A RED Canids não teve um dia fácil nesta quarta-feira (6) no Mundial de LOL. Foram duas derrotas seguidas no Worlds 2021, contra LNG, da Liga Chinesa (LCL), e os sul-coreanos da HLE (Hanwha Life Esports), que ficaram entre os melhores da LCK. A expectativa já era por confrontos difíceis, mas o bom início nos dois jogos deixou um gostinho amargo de que a vitória poderia vir. Ao TechTudo, Alexandre "TitaN" Lima, atirador do time brasileiro, destacou o early game agressivo nos dois confrontos e lamentou os erros da equipe em momentos cruciais.

Apesar das derrotas, o clima é de confiança pela classificação. O bom desempenho frente a equipes tecnicamente superiores dá esperança para ir bem contra a PEACE e garantir vaga nos confrontos da segunda rodada, que serão MD5 (Melhor de cinco). Veja as impressões de TitaN sobre as atuações da RED nesta quarta e a expectativa para a sequência do Mundial de League of Legends.

➡️ GUIA DO WORDLS 2021: saiba tudo sobre o Mundial de LOL aqui🖥 Veja tabela, próximos jogos e como assistir

1 de 5 Segundo TitaN, apesar das derrotas desta quarta-feira (6), há pontos positivos; desempenho no early game agradou — Foto: Divulgação/Riot Games

Segundo TitaN, apesar das derrotas desta quarta-feira (6), há pontos positivos; desempenho no early game agradou — Foto: Divulgação/Riot Games

Dia difícil, mas há esperança

Após a vitória na estreia contra a Infinity, todos imaginavam dois jogos duros contra os asiáticos. Afinal, os times disputam duas das ligas mais difíceis do mundo e conseguiram chegar ao Mundial. Segundo TitaN, a RED sabia da qualidade dos chineses nos insides, mas a pouca prática contra adversários do nível da LNG e os erros cometidos foram determinantes para a derrota. Apesar disso, destacou o bom nivelamento no early game:

"Querendo ou não, a gente não está tão acostumado quanto ao que estavam fazendo, mas conseguiu reagir ao nível deles. Muita coisa conseguiu surpreender no early game. Mas é complicado quando você não pratica tanto contra esses times e tem esses erros."

Entre os erros apontados, TitaN disse que faltou punir a LNG em algumas situações de jogo. "Como quando mataram o JoJo (Gabriel "JoJo" Dzelme) e, mesmo assim a T1 era nossa… mas a gente não puniu". De acordo com o atirador, os chineses enxergam o jogo em várias frentes e acabam sendo mais rápidos nas ações. "Tem que estar sempre esmagando", completou.

2 de 5 TitaN citou a força técnica do adversário e erros da equipe como determinantes na derrota para a LNG — Foto: Divulgação/Riot Games

TitaN citou a força técnica do adversário e erros da equipe como determinantes na derrota para a LNG — Foto: Divulgação/Riot Games

Contra a HLE, as falhas também aconteceram, mas não foram determinantes. O desempenho da RED foi melhor e, de acordo com TitaN, a equipe estava entendendo o jogo dos sul-coreanos. Apesar das ações previsíveis pelo time, a RED Canids pecou em momentos pontuais.

"A gente matou os caras, mas não puxou a Wave… se a gente faz isso, eu não tomo o Freeze. Acabou que eu fiquei muito freezado e atrás no jogo, mas não foi o que levou à derrota. Erro no bot não justifica, mas, se a gente joga bem nesse quesito e não me deixa freezado, estaria muito mais controlado."

O atirador destacou ainda outro ponto chave na partida com os sul-coreanos: quando Guilherme "Guigo" Ruiz perdeu na rota de cima, já que a equipe havia colocado todas as peças nele. Com isso, a estratégia foi por água abaixo e a HLE encaminhou uma vitória tranquila, apesar do early game parelho (e agitado).

3 de 5 RED Canids não teve bons resultados após vitória na estreia; classificação ainda é possível — Foto: Divulgação/Riot Games

RED Canids não teve bons resultados após vitória na estreia; classificação ainda é possível — Foto: Divulgação/Riot Games

Próximos passos

Mesmo com a derrota, o início intenso da RED na partida foi citado por TitaN como positivo, onde a equipe não ficou para trás nos pensamentos, prevendo jogadas e conseguindo mesmo nivelar a partida. "A gente tinha uma expectativa muito alta, e o campeonato não acabou. Fico muito feliz com o desempenho e a dedicação que a gente teve", apontou.

Agora, o time enfrenta a PEACE, campeã da Oceania e que tem um desempenho idêntico nessa primeira rodada de jogos: uma vitória contra a Infinity e duas derrotas, também contra LNG e HLE. O duelo pode definir quem consegue vaga na segunda parte do Play-In, mas, como a equipe latino-americana da Infinity já perdeu três seguidas, é provável que ambas cheguem nas MD5. Independente disso, TitaN prega respeito contra a PEACE, e mantém os pés no chão.

"Querendo ou não, eles vêm de uma liga onde são os melhores. A gente não pode desrespeitar.. mas claro que eu enxergo que somos um time melhor. Vamos ter duas MD5 para jogar se a gente ganhar deles, então é só focar nisso e ter pé no chão que tem muita chance de dar certo."

4 de 5 Confrontos MD5 vão decidir a classificação para a Fase de grupos; antes, é necessário garantir a vaga contra a PEACE — Foto: Divulgação/Riot Games

Confrontos MD5 vão decidir a classificação para a Fase de grupos; antes, é necessário garantir a vaga contra a PEACE — Foto: Divulgação/Riot Games

Sobre o formato MD5 (Melhor de cinco), TitaN apontou um jogo mais versátil por parte da RED, afinal, há uma margem maior para erros. Segundo o atirador, o time atua mais tranquilo sabendo que terá outros jogos. "Acho que a gente tá bem centralizado porque a nossa MD5 é sempre versátil, e a gente tá muito feliz com o nosso desempenho", reforçou.

Ambiente bom e experiência

Ao TechTudo, TitaN também garantiu que o ambiente é bom dentro da equipe, e eles chegaram focados no torneio, o que nem sempre acontece nesse período da temporada. De acordo com ele, o time não chegou brigado para o Mundial, o que geralmente acontece.

"Querendo ou não, a gente está junto há muito tempo. Teve o split do CBLOL, o Mundial agora… é cansativo estar esse tempo todo jogando. No final você acaba cansando mais, discutindo mais e a gente não teve isso."

Um dos fatores que pode ter ajudado a evitar esse tipo de situação foi sua vivência em torneios internacionais: o atleta disputou o Mid-Season e o Mundial de LOL em 2018, pela KaBuM!, quando foi bicampeão do CBLOL em uma temporada impecável.

Segundo ele, isso faz tempo, e muito mudou desde então. "Eu não tinha muita consciência das minhas ações, das coisas que eu fazia. Hoje em dia eu me tornei uma pessoa muito mais madura. Afinal, faz três anos que eu não jogo o Mundial", afirmou TitaN. Vale lembrar que TitaN tem apenas 21 anos, sendo o segundo mais novo do line-up atual, logo abaixo de Guigo, com 19 anos.

5 de 5 TitaN falou sobre o foco da equipe: apesar do cansaço, equipe mantém o clima bom no Mundial — Foto: Divulgação/Riot Games

TitaN falou sobre o foco da equipe: apesar do cansaço, equipe mantém o clima bom no Mundial — Foto: Divulgação/Riot Games

Ainda assim, esse background mostra aos colegas de equipe a importância de sincronia e manter um bom clima. "Acho que essa foi a experiência que eu passei para eles, e a gente está muito tranquilo quanto a isso. É mais sobre confiança, expectativa, sobre o nosso jogo mesmo… e também sobre ser melhor, porque a gente precisa ser melhor que os caras", concluiu.

TitaN e a RED Canids voltam nesta quinta-feira (7) ao palco do Mundial de LOL, em Reykjavik, na Islândia, para enfrentar a PEACE, às 9h de Brasília. Vale lembrar que o torneio está sendo transmitido no YouTube e na Twitch TV pelos canais oficiais da Riot Games.

Veja também Qual a sua skin favorita de League of Legends? Opine no Fórum do TechTudo Mundial de LOL 2021: veja times classificados e adversários da RED Canids Faker, Chovy, Canyon e mais: veja principais nomes do Mundial de LOL 2021

Compartilhar:

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.