Avaliar o nível de aprendizagem dos alunos e identificar aqueles que precisam de um reforço no ensino. É isso que o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a ferramenta Avaliações Formativas, direcionada para o ensino fundamental, os anos iniciais e finais.

A plataforma foi desenvolvida em parceria com o Centro de Avaliação de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e está disponível tanto para a rede pública como para a privada, deve haver interesse.

Neste ano, a ferramenta disponibiliza a avaliação matemática e linguística portuguesa, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, e avaliação da fluência na leitura do segundo a quinto ano do ensino fundamental. Já no próximo ano, estará disponível a avaliação linguística portuguesa e matemática da sexta para nono grau do ensino fundamental e a inclusão das ciências da natureza.

A plataforma disponibiliza também um guia de avaliações para interpretação e acompanhamento dos resultados alcançados pelos estudantes. As avaliações são feitas por meio de questionários de múltiplas escolhas e contemplam disciplinas da base curricular comum. Professores e gestores poderão organizar o resultado da avaliação na plataforma e mapear o aprendizado de suas aulas e, em seguida, oferecer suporte individualizado aos alunos para que cada um possa superar os obstáculos.

Só neste ano, o projeto envolverá mais de 100 escolas de todo o país.

“Esta entrega do Ministério da Educação considero ser uma das mais relevantes feitas neste contexto pós-pandemia”, enfatizou o secretário de Educação Básica Do MEC, Mauro Rabelo.

O diferencial das Avaliações Formativas em relação a outras métodos aplicados atualmente, é que não requer que o aluno reproduza o conteúdo dado em sala de aula, mas sim que demonstre o seu desenvolvimento pessoal.

” Todos esses esforços do Ministério da Educação pretendem lançar luz sobre esse contexto que enfrentamos. É crítico que todos nós saibamos em que situação nos encontramos hoje na educação brasileira para que, a partir daí, possamos superar esse enorme desafio que teremos “, disse o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy.

O projeto de criação da ferramenta começou em novembro de 2020, quando o MEC definiu apoiar as redes de educação de todo o país no diagnóstico de deficiências de aprendizagem causadas pela suspensão das aulas presenciais na grande maioria das escolas brasileiras.

Para acessar o plataforma, basta que o professor ou gerente de escola faça um cadastro.

Compartilhar:

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.