Mantenha-se saudável, feliz e produtivo!
Nem é preciso dizer que tem sido difícil para as pequenas empresas e para a vida das pessoas. O que a pandemia fez foi trazer uma onda de mudança na forma como fazemos as coisas e no que é importante. O bem-estar está na vanguarda dos indivíduos e das organizações.
O instituto Gallup publicou recentemente seu relatório Global e concluiu que 45% dos trabalhadores sofrem de estresse diário. Gallup continua afirmando: “Os gerentes precisam inserir o bem-estar na conversa de negócios sobre ‘como fazemos as coisas por aqui’”.
Agora é a hora de repensar como trabalhamos para a sustentabilidade e o sucesso dos negócios e a saúde física e mental das pessoas no trabalho. A boa notícia é que não leva muito tempo e esforço para fazer uma grande diferença na maneira como as pessoas se sentem e atuam.
“É hora de as pessoas brilharem e os negócios prosperarem”
É muito mais fácil do que você pensa encontrar um equilíbrio entre trabalho e bem-estar. A arte de ser saudável, feliz e produtivo – permitindo que as empresas prosperem.
Os sete passos desse trabalho:
- Respire fundo e lentamente.
- Beba mais água.
- Sente-se, levante-se e caminhe alto.
- Levante-se da cadeira a cada 60 minutos e priorize o exercício.
- Coma bem, tornando-se verde e cortando a porcaria.
- Vá para a cama na hora certa e desligue o telefone à noite.
- Seja grato.
Como os negócios podem prosperar
Tudo começa com o chefe.
Quando os líderes estão cuidando de si mesmos, isso se espalha para o resto da empresa. Assim, o primeiro lugar para melhorar o bem-estar do seu negócio é com você.
Martin Green é o chefe de uma empresa de manufatura que emprega 60 funcionários. Martin diz: “Antes eu lutava com o equilíbrio mental que afetava as decisões de negócios, agora sou muito mais produtivo e capaz de lidar com os problemas com calma e rapidez”. Como resultado, Martin relata que seu negócio alcançou seus três melhores anos financeiros desde que assumiu o controle em 2005, antes da pandemia. Ele também relata que sua melhor saúde emocional ajudou a desenvolver melhores relações e confiança com seus colegas e funcionários.
Iniciativas de bem-estar
Os proprietários de empresas precisam implementar iniciativas de bem-estar para incentivar seus funcionários a serem mais saudáveis, dando-lhes acesso a opções, recursos e especialistas mais saudáveis. Também não precisa ser caro.
Aqui estão algumas ideias:
• reuniões a pé
• mesas ajustáveis
• substituir lanches e bebidas não saudáveis por opções mais saudáveis
• iniciar uma reunião com uma “vitória de bem-estar”
• foco de bem-estar da semana ou do mês, como sono, movimento, estresse, etc.
• desafio de passos com uma semana ou prêmio mensal
• uma sessão semanal de ginástica em grupo
• estabelecer um “companheiro de bem-estar” para que cada funcionário se conecte regularmente com um colega que também construa relacionamentos e confiança
• organize um calendário de eventos que varia de atividades mensais a trimestrais
• forneça acesso a especialistas como subsidiar treinamento pessoal, nutricionistas ou conselheiros
• organizar um líder de bem-estar para ser o organizador principal e a pessoa de referência
• pergunte aos funcionários o que eles querem e quais são seus desafios.
Nem todo mundo aceita, mas a maioria dos funcionários valoriza o fato de que o chefe e a empresa estão tomando medidas para cuidar deles.
Faça valer cada ação
As pessoas são a alma do seu negócio. Quando as pessoas se sentem melhor (não estressadas ou esgotadas), elas têm um desempenho melhor. Eles gostam de vir trabalhar e ficar mais tempo, reduzindo custos de rotatividade. Eles trabalham de forma mais produtiva e custam menos em perdas, como dias de doença e sinistros. Basta estabelecer esquemas para incentivar hábitos mais saudáveis para fazer uma grande diferença na forma como as pessoas trabalham e no seu bem-estar pessoal. Essa é a essência do trabalho produtivo.