O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, está com inscrições abertas para o Programa Formação em Epidemiologia Aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) até o dia 16 de outubro para contratação de epidemiologistas. O processo seletivo destina-se à classe 18ª do Programa. As partes interessadas devem se inscrever no website EpiSUS.

O local de trabalho está em Brasília. O curso visa valorizar a capacidade técnica dos profissionais de nível superior, através da formação em serviço para atuar em face das investigações epidemiológicas de surtos e emergências em saúde pública no âmbito dos serviços do SUS.

O EpiSUS-Advanced tem duração de dois anos, é presencial e requer dedicação exclusiva por parte do profissional em formação. O treinamento será formado por atividades práticas, desenvolvidas pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) do Ministério da Saúde em parceria com órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS), nas esferas municipal e estadual.

Aprendizado na prática

Anualmente, a seleção de novas turmas é realizada-em três etapas, por nove meses. O Episus prepara profissionais para atender a qualquer situação de interesse da saúde pública em apoio aos estados e municípios do país.

Durante a formação, o profissional realiza trabalhos de campo diversos, como avaliação ou implantação de um sistema de vigilância; elabages boletins e informa com análise de dados de vigilância; participa de cursos técnico-científicos, nacionais e internacionais; realiza estudos epidemiológicos para responder a emergências e situações de interesse na saúde pública, como surtos, desastres ambientais, eventos de massa, entre outros; realiza pesquisas aplicadas aos serviços; e publica artigos científicos.

Com informações do Ministério da Saúde

Compartilhar:

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.