A comunicação adequada é essencial para o bem-estar e convívio entre os colaboradores dentro da instituição. Ela auxilia a criar um clima organizacional positivo e acolhedor, além de desenvolver soft skills importantes para as relações profissionais e pessoais.
O gerente de RH será o responsável por implementá-la na cultura da empresa, em conjunto com todas as lideranças, a fim de proporcionar esses e outros benefícios ao ambiente de trabalho.
Neste conteúdo, você aprenderá o que é linguagem não violenta, quais os impactos que ela gera na instituição e de que forma é possível aplicá-la no meio corporativo.
O que é comunicação adequada?
A Comunicação Adequada (CA) é uma habilidade de se comunicar de forma empática, visando criar conexões humanizadas e complacentes. Ela pode ser aplicada tanto na forma verbal (escrita ou fala), quanto na não verbal (gestos, expressões faciais e corporais, etc).
Alguns exemplos de como funciona a CA no dia a dia de trabalho, são:
- Buscar se comunicar sem pré-julgamentos ou expectativas para com o outro;
- Não utilizar um tom acusatório na mensagem;
- Procurar por afinidades em comum com o outro, procurando acabar com conflitos interpessoais;
- Manifestar pontos de vulnerabilidade para criar conexões e reconhecimento dos desafios pessoais;
- Respirar, refletir e responder com calma sempre que receber alguma mensagem com tom agressivo.
Quando você se torna uma pessoa com uma linguagem não violenta, há mais assertividade na sua forma de se expressar. Além disso, o outro poderá ser recíproco e também se comunicar de uma maneira mais calma e respeitosa, evitando a agressividade.
Existem 4 pilares essenciais para executar a CA, baseados no estudo de Rosenberg. São eles:
- Observação;
- Sentimento;
- Necessidade;
- Solicitação.
É preciso observar o seu pensamento e sentimento, a fim de identificar o que está sendo manifestado. Ou seja, pensar antes de agir, fazer uma leitura da reação do outro e refletir qual é a melhor maneira de dizer o que deseja.
É de extrema importância que o profissional de RH tenha essa soft skill bem desenvolvida, para que a sua gestão de pessoas aconteça de forma eficiente e humanizada.
Porém, o ideal é também criar uma cultura de CA na empresa, com o intuito dos colaboradores conseguirem se expressar da melhor forma. Isso evitará desentendimentos e conflitos diversos, inclusive na integração de novos colaboradores, que ainda não estão habituados com a cultura da empresa.
O que não é considerado CA?
Uma pessoa que não pratica a comunicação empática pode reproduzir comportamentos agressivos, manipulados ou superficiais. Alguns exemplos de ações que não são consideradas CA:
- Apontar erros;
- Não ser claro, objetivo e transparente;
- Buscar ter sempre razão;
- Não escutar o outro;
- etc.
Há casos em que há uma sensação de empatia, mas que acaba se tornando uma comunicação passivo-agressiva. Ou seja, quando a pessoa é hostil, fala ou age de modo transgressor para causar incômodo, e é pessimista ou vitimista.
Isso faz com que o outro seja subestimado, tirando a importância da sua emoção e gerando sentimentos negativos (como medo, raiva ou tristeza).
Benefícios da CA no ambiente de trabalho
Quando a linguagem não violenta é interligada à cultura da empresa, diversos benefícios são percebidos tanto pelos colaboradores quanto para a instituição como um todo. Alguns deles, são:
- Promoção da empatia no trabalho;
- Clima organizacional positivo;
- Diminuição de conflitos e desentendimentos;
- Comunicação assertiva;
- Relacionamentos interpessoais saudáveis;
- Otimização das equipes.
É essencial que as habilidades de comunicação sejam desenvolvidas nas empresas, uma vez que, segundo estudo da Harvard Business Review, quase 70% dos gestores não sabem se comunicar com seus liderados.
Quando se trabalha esses fatores na instituição, implementando, por exemplo, uma cultura de feedback, a produtividade dos colaboradores aumenta até 25%. Esse dado é da pesquisa feita pela Everyone Social, que mostra também que a alta da conectividade interpessoal gera mais de 20% de lucro.
Ou seja, a CA é capaz de gerar um ambiente mais acolhedor, respeitoso e pacífico, além de auxiliar no crescimento indireto da organização. Apesar de todos os pontos positivos da CA, é importante lembrar que conflitos sempre existem, mesmo em uma empresa implementando uma cultura mais saudável.
A grande diferença da aplicação da CA é fazer com que todas as equipes tenham mais experiência e preparo emocional de lidar com raiva, frustrações e fracassos.
Impactos da comunicação não-violenta no feedback
Ao longo do conteúdo, demos alguns exemplos sobre a implementação da CA através do feedback. Isso porque, é por meio de uma cultura de feedbacks que essa soft skill pode ser sentida com mais impacto.
Quando a prática da devolutiva é feita de modo incorreto, a mensagem não é recebida de forma assertiva. Mas, ao ter uma linguagem empática, que contenha observação, sentimento, necessidade e solicitação, o receptor terá um bom recebimento do feedback.
Isso auxilia para que os colaboradores se sintam mais eficientes e satisfeitos, mesmo com feedback negativo. E ainda, o funcionário que tiver feito a devolutiva, se sentirá mais feliz em colaborar com o crescimento do outro de maneira positiva.
Até porque, muitas vezes há dificuldade para passar uma mensagem construtiva. O medo de causar conflito, a falta de conhecimento de como executar, a dificuldade de se expressar, entre outros, são alguns desafios que podem ser sentidos por profissionais que não tenham a soft skill de comunicação.
Por fim, é válido ressaltar que a CA torna o feedback um diálogo, e não uma crítica ou julgamento. Ambos os envolvidos saberão escutar, argumentar, sugerir soluções e refletir os pontos levantados com mais facilidade.