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Por Tá Contratado
A comunicação adequada é essencial para o bem-estar e convívio entre os colaboradores dentro da instituição. Ela auxilia a criar um clima organizacional positivo e acolhedor, além de desenvolver soft skills importantes para as relações profissionais e pessoais.
O gerente de RH será o responsável por implementá-la na cultura da empresa, em conjunto com todas as lideranças, a fim de proporcionar esses e outros benefícios ao ambiente de trabalho.
Neste conteúdo, você aprenderá o que é linguagem não violenta, quais os impactos que ela gera na instituição e de que forma é possível aplicá-la no meio corporativo.
A Comunicação Adequada (CA) é uma habilidade de se comunicar de forma empática, visando criar conexões humanizadas e complacentes. Ela pode ser aplicada tanto na forma verbal (escrita ou fala), quanto na não verbal (gestos, expressões faciais e corporais, etc).
Alguns exemplos de como funciona a CA no dia a dia de trabalho, são:
Quando você se torna uma pessoa com uma linguagem não violenta, há mais assertividade na sua forma de se expressar. Além disso, o outro poderá ser recíproco e também se comunicar de uma maneira mais calma e respeitosa, evitando a agressividade.
Existem 4 pilares essenciais para executar a CA, baseados no estudo de Rosenberg. São eles:
É preciso observar o seu pensamento e sentimento, a fim de identificar o que está sendo manifestado. Ou seja, pensar antes de agir, fazer uma leitura da reação do outro e refletir qual é a melhor maneira de dizer o que deseja.
É de extrema importância que o profissional de RH tenha essa soft skill bem desenvolvida, para que a sua gestão de pessoas aconteça de forma eficiente e humanizada.
Porém, o ideal é também criar uma cultura de CA na empresa, com o intuito dos colaboradores conseguirem se expressar da melhor forma. Isso evitará desentendimentos e conflitos diversos, inclusive na integração de novos colaboradores, que ainda não estão habituados com a cultura da empresa.
Uma pessoa que não pratica a comunicação empática pode reproduzir comportamentos agressivos, manipulados ou superficiais. Alguns exemplos de ações que não são consideradas CA:
Há casos em que há uma sensação de empatia, mas que acaba se tornando uma comunicação passivo-agressiva. Ou seja, quando a pessoa é hostil, fala ou age de modo transgressor para causar incômodo, e é pessimista ou vitimista.
Isso faz com que o outro seja subestimado, tirando a importância da sua emoção e gerando sentimentos negativos (como medo, raiva ou tristeza).
Quando a linguagem não violenta é interligada à cultura da empresa, diversos benefícios são percebidos tanto pelos colaboradores quanto para a instituição como um todo. Alguns deles, são:
É essencial que as habilidades de comunicação sejam desenvolvidas nas empresas, uma vez que, segundo estudo da Harvard Business Review, quase 70% dos gestores não sabem se comunicar com seus liderados.
Quando se trabalha esses fatores na instituição, implementando, por exemplo, uma cultura de feedback, a produtividade dos colaboradores aumenta até 25%. Esse dado é da pesquisa feita pela Everyone Social, que mostra também que a alta da conectividade interpessoal gera mais de 20% de lucro.
Ou seja, a CA é capaz de gerar um ambiente mais acolhedor, respeitoso e pacífico, além de auxiliar no crescimento indireto da organização. Apesar de todos os pontos positivos da CA, é importante lembrar que conflitos sempre existem, mesmo em uma empresa implementando uma cultura mais saudável.
A grande diferença da aplicação da CA é fazer com que todas as equipes tenham mais experiência e preparo emocional de lidar com raiva, frustrações e fracassos.
Ao longo do conteúdo, demos alguns exemplos sobre a implementação da CA através do feedback. Isso porque, é por meio de uma cultura de feedbacks que essa soft skill pode ser sentida com mais impacto.
Quando a prática da devolutiva é feita de modo incorreto, a mensagem não é recebida de forma assertiva. Mas, ao ter uma linguagem empática, que contenha observação, sentimento, necessidade e solicitação, o receptor terá um bom recebimento do feedback.
Isso auxilia para que os colaboradores se sintam mais eficientes e satisfeitos, mesmo com feedback negativo. E ainda, o funcionário que tiver feito a devolutiva, se sentirá mais feliz em colaborar com o crescimento do outro de maneira positiva.
Até porque, muitas vezes há dificuldade para passar uma mensagem construtiva. O medo de causar conflito, a falta de conhecimento de como executar, a dificuldade de se expressar, entre outros, são alguns desafios que podem ser sentidos por profissionais que não tenham a soft skill de comunicação.
Por fim, é válido ressaltar que a CA torna o feedback um diálogo, e não uma crítica ou julgamento. Ambos os envolvidos saberão escutar, argumentar, sugerir soluções e refletir os pontos levantados com mais facilidade.