Habilidades dos grandes líderes: Humildade

Habilidades dos grandes líderes: Humildade

Quando você pensa em uma grande liderança, quais características vêm à mente? Provavelmente, você está pensando em um líder forte e confiante com uma série de qualidades admiráveis. Como inteligência, carisma, inovação e vontade de colocar o trabalho duro necessário para fazer as coisas. 

Mas há outro traço de liderança que muitos líderes de sucesso têm em comum – e isso é a humildade na liderança.

Agora, se você está pensando “ Humildade? Mesmo? ” entendemos. A humildade não é o traço mais comum associado a líderes empresariais conhecidos. (Sejamos honestos – você teria dificuldade em encontrar alguém que chamasse Steven Jobs de humilde.) 

Mas o fato de que humildade e liderança eficaz nem sempre são comumente associadas não significa que não estejam profundamente ligadas. Pessoas humildes têm uma série de qualidades que realmente as tornam líderes melhores e mais eficazes – como a disposição de admitir (e abraçar!) suas fraquezas e pedir ajuda quando necessário.

Além disso, o ambiente de trabalho e o ambiente de negócios também estão mudando – e muito. Os funcionários têm expectativas diferentes de seus líderes, hoje. E o que é preciso para entregar valor aos clientes de forma lucrativa muda constantemente. Um líder que tem todas as respostas e sempre tem que estar certo não vai dar conta. 

Fortes contribuições para o líder

Para ser eficaz hoje, um líder precisa ser hábil em incluir e extrair contribuições de muitas fontes. Eles têm que estar sempre curiosos e aprendendo . Aprender requer humildade .

Então, se você quer ser melhor para os seus liderados, incline-se para a humildade como líder. Mas inclinar-se para a humildade não fará de você apenas um bom líder. A humildade também tem outros benefícios, como melhores habilidades de escuta e níveis mais altos de compaixão. 

Quando você abraça a humildade na liderança, no processo de se tornar um líder melhor?

Você só pode se tornar uma pessoa melhor.

Isso é um ganha-ganha para todos.

Então, o que, exatamente, é a humildade na liderança? Por que a humildade nos líderes é importante? E como você pode se apoiar nesse traço de humildade – e se tornar um líder melhor no processo?

O que é humildade na liderança?

A Associação Americana de Pscologia define a humildade como caracterizada por um baixo foco em si mesmo, um senso preciso (não super ou subestimado) de suas realizações e valor, e um reconhecimento de suas limitações, imperfeições, erros, lacunas no conhecimento e assim por diante. .

Essencialmente, a humildade é a capacidade de se ver como você é. Você reconhece seus pontos fortes e sucessos. Mas você também entende suas fraquezas e limitações.

Como líder, isso pode ser extremamente útil. Você não assume que sempre tem a resposta ou sabe o melhor caminho a seguir. Você sabe que isso pode ter um impacto negativo em seus negócios e nos membros da equipe. Em vez disso, como um líder humilde, você pode reconhecer quando e onde pode precisar de ajuda ou de informações externas.

Uma coisa importante a notar? A humildade às vezes é confundida com falta de confiança – mas isso simplesmente não é verdade. Líderes humildes podem ser (e normalmente são!) totalmente confiantes em suas habilidades e habilidades. Eles sabem o que fazem bem e o que trazem para a mesa. Eles também conhecem seus pontos cegos e onde podem falhar – e não ficam envergonhados de admitir isso.

Não existe uma abordagem única para a humildade na liderança. Mas há certas qualidades que os líderes humildes tendem a ter em comum, incluindo:

  • Uma vontade de aprender . Como os líderes humildes não superestimam suas próprias habilidades, eles reconhecem que sempre há mais a aprender. Essa mentalidade estudantil significa que eles estão sempre procurando aprender coisas novas – e essa cultura de aprendizado geralmente atinge suas equipes.
  • A capacidade de revelar o que eles não sabem. Uma coisa é querer aprender e estar bem em cometer erros. Para os líderes, é igualmente importante tornar isso visível e modelá-lo para suas equipes. Líderes humildes não têm medo de mostrar vulnerabilidade dizendo: “Aqui estão as coisas que eu não sei ou não entendo. Pode me ajudar?” Para ser mais eficaz, o líder humilde combina vulnerabilidade com boas perguntas que enquadram o problema e extraem novas informações.
  • Habilidades de escuta sólidas . Mais uma vez, os líderes humildes estão cientes de que há muitas coisas que eles não conhecem. Isso normalmente se manifesta como uma vontade de ouvir outras pessoas e considerar suas ideias. Um líder eficaz usa diferentes tipos de escuta .
  • Um foco na colaboração . Líderes humildes reconhecem suas limitações. E eles sabem que para superar essas limitações, eles precisarão trabalhar com outras pessoas. Isso não apenas os torna mais abertos a receber feedback, mas também promove um espírito colaborativo em suas equipes.

    Esse tipo de colaboração no trabalho pode levar a melhores resultados. (Por exemplo, maior inovação, melhor desempenho da equipe e um ambiente de trabalho mais positivo.) Isso é ainda mais importante com equipes híbridas ou virtuais .

  • Mais autenticidade . Os líderes humildes têm uma compreensão clara de quem são, o que trazem para a mesa e as áreas que apresentam oportunidades de crescimento. Eles não estão tentando agir como se não tivessem falhas ou fraquezas – e isso permite que eles sejam mais autênticos em um papel de liderança . Quando a autenticidade no trabalho  é modelada, grandes coisas podem acontecer. 
  • Um estilo de liderança compassivo . Líderes humildes sabem que não são perfeitos. E porque eles reconhecem que não são perfeitos, eles também não esperam que os membros de sua equipe sejam perfeitos. Eles trazem um senso de compaixão ao seu estilo de gerenciamento e permitem espaço para suas equipes aprenderem, crescerem e cometerem erros.
  • Uma vontade de admitir quando eles estão errados . Líderes humildes não apenas criam espaço para sua equipe cometer erros. Eles também reconhecem que são capazes de errar – e não têm nenhum problema em admitir quando o fazem.

A humildade na liderança pode se manifestar de diferentes maneiras em diferentes pessoas. Mas, no fundo, trata-se de reconhecer que ser um líder não o torna invencível. E que você, como qualquer outra pessoa, tem áreas onde pode crescer, mudar e melhorar.

Principais conclusões da liderança humilde

  • A humildade nem sempre é a primeira característica associada à liderança, mas é extremamente importante.
  • Líderes humildes têm uma compreensão clara de seus pontos fortes e fracos. Eles não pensam que são mais ou menos capazes do que realmente são.
  • Humildade e confiança não são mutuamente exclusivas. Líderes humildes podem confiar em seus pontos fortes e habilidades. Mas eles também podem reconhecer lacunas, desafios e oportunidades de crescimento. 
  • A humildade leva a uma melhor escuta, maior colaboração e um estilo de liderança mais compassivo. Isso cria mais autenticidade e uma motivação constante para aprender. Essas qualidades levam a melhores resultados, tanto para os líderes quanto para suas equipes.
  • Líderes humildes não têm medo de cometer erros. Eles sabem que erros levam ao crescimento – e criam espaço para suas equipes fazerem o mesmo.

Por que a humildade na liderança é importante?

A humildade é uma habilidade importante quando você está em um papel de liderança. Mas por que, exatamente, é tão essencial?

Há uma série de razões pelas quais a humildade é uma das competências de liderança mais importantes , incluindo:

  • Isso o torna mais acessível e relacionável com sua equipe . Ninguém quer se aproximar de um líder arrogante. Quando você adota a humildade na liderança, isso faz você parecer mais acessível e acessível para sua equipe. Isso faz parte da criação de uma cultura de inclusão e pertencimento .
  • Ele ajuda você a inovar . Líderes humildes são mais abertos aos insights e ideias de outras pessoas. Quando você pode apreciar e desenvolver as ideias dos outros, você gera soluções melhores e aumenta a inovação.
  • Ele ajuda você a ganhar influência . De acordo com uma pesquisa descrita na Harvard Business Review, os funcionários são mais atraídos por líderes humildes . Eles acham líderes que se subestimam mais eficazes do que líderes que se superestimam.

    Em outras palavras, os funcionários são mais propensos a respeitar um líder humilde do que um arrogante ou confiante demais. E esse respeito pode ajudá-lo a ganhar influência com sua equipe.

  • Isso leva a melhores resultados . A humildade gera melhores resultados . A liderança humilde inspira equipes mais eficazes, maior colaboração e mais flexibilidade.

A humildade na liderança é importante porque faz de você um líder melhor – e leva a melhores resultados em todos os aspectos.

Como os líderes desenvolvem a humildade?

Algumas pessoas nascem com humildade. E se for você, as chances são de que a humildade na liderança vem naturalmente.

Mas se você não é uma pessoa que tem humildade natural, terá que trabalhar para infundir ativamente a humildade em seu estilo de liderança.

 

Compartilhar:

Campinas, BR
22:22 - 21/05/ 2022
14°C
céu limpo

Tempo, 28 Janeiro
Tempo em Sumaré

+27

Máx.: +27° Mín.: +18°

Humidade: 66%

Vento: S - 16 KPH

Tempo em Americana

+27

Máx.: +27° Mín.: +19°

Humidade: 64%

Vento: SSE - 17 KPH

Tempo em Hortolândia

+27

Máx.: +27° Mín.: +19°

Humidade: 67%

Vento: S - 16 KPH

Tempo em Paulínia

+27

Máx.: +27° Mín.: +19°

Humidade: 66%

Vento: SSE - 16 KPH

Tempo em Valinhos

+26

Máx.: +26° Mín.: +19°

Humidade: 72%

Vento: SE - 16 KPH

Tempo em Vinhedo

+25

Máx.: +25° Mín.: +19°

Humidade: 74%

Vento: SSE - 15 KPH

Tempo em Indaiatuba

+26

Máx.: +21° Mín.: +19°

Humidade: 69%

Vento: ESE - 9 KPH

Tempo em Monte Mor

+27

Máx.: +21° Mín.: +19°

Humidade: 67%

Vento: ESE - 9 KPH

Tempo em Capivari

+27

Máx.: +27° Mín.: +20°

Humidade: 68%

Vento: SSE - 20 KPH

Tempo em Ribeirão Preto

+29

Máx.: +25° Mín.: +20°

Humidade: 54%

Vento: WNW - 11 KPH

Publicidade

Artigos por Data

maio 2022
STQQSSD
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Adicionados Recentemente

CONHEÇA NOSSOS PLANOS DE DIVULGAÇÃO

DEPOIMENTOS DE CLIENTES