A gestão sempre foi uma profissão exigente e em evolução. E desenvolver as habilidades de gerenciamento certas é a chave para um ecossistema profissional próspero – sem mencionar os ingredientes de um grande gerente.
Se você é novo em um cargo de gerenciamento, quer aprimorar suas habilidades ou quer investir em sua equipe –– este guia pode ajudar. Veremos as habilidades práticas do gerente e as diferentes maneiras pelas quais os gerentes podem se desenvolver nessas áreas.
O que são habilidades de gestão?
Em suma, as habilidades de gerenciamento são competências que ajudam os gerentes a liderar, motivar, organizar, agendar, planejar, orçar e resolver problemas melhor. Seja definindo metas de equipe que se transformam em metas organizacionais ou defendendo uma nova contratação, os gerentes aproveitam um punhado de habilidades essenciais para realizar cada aspecto de seu trabalho.
Você pode aplicar as habilidades de gerenciamento a uma ampla gama de carreiras e setores fora do gerenciamento de pessoas . Muitas das habilidades necessárias são transferíveis entre essas várias funções. Da média gerência aos empreendedores, as habilidades de gestão são um ativo valioso para a maioria dos profissionais
Tipos de habilidades de gerenciamento
Embora existam muitas habilidades essenciais que os gerentes devem desenvolver, elas tendem a se enquadrar em três categorias principais:
- Habilidades técnicas : habilidades técnicas são as habilidades necessárias para atingir seus objetivos. Além de entender ferramentas e softwares relevantes, as habilidades técnicas também incluem técnicas e estratégias necessárias para concluir projetos e atingir seus objetivos.
- Habilidades conceituais : esse pensamento geral é fundamental para que os gerentes entendam suas tarefas e construam um plano de ação eficaz. Os gerentes devem ser capazes de desenvolver ideias e iniciativas de solução de problemas que apoiem seu departamento.
- Habilidades de gestão de pessoas : As pessoas são muitas vezes os principais impulsionadores da ação orientada a objetivos. Os gerentes devem ter fortes habilidades interpessoais para ajudar a motivar, liderar e trabalhar bem com os outros.
Quais são as principais habilidades gerenciais a serem desenvolvidas?
Como você deve ter percebido, há uma longa lista de habilidades técnicas e pessoais benéficas para a alta administração adotar. Quando se trata de agregar o maior valor, no entanto, podemos dividi-los em quatro categorias distintas:
- Habilidades interpessoais : aprendizado e crescimento, trabalho em equipe, estabelecimento de confiança e agilidade cognitiva
- Habilidades de resolução de problemas e tomada de decisão : planejamento financeiro, visão de negócios e foco no cliente
- Gestão de equipas e competências de desenvolvimento profissional : influência , motivação, comunicação, formação de equipas e coaching
- Habilidades organizacionais : pensamento estratégico, habilidades de gerenciamento de tempo , sensemaking ou tendências e reconhecimento de padrões
- Habilidades de comunicação e liderança : motivar, atualizar e colaborar
Além dessas habilidades tradicionais, é bom lembrar que os gerentes devem aprender constantemente novos conjuntos de habilidades neste mundo em rápida evolução. Essas habilidades incluem conhecimento de tecnologia, gerenciamento ágil , tomada de decisões orientada por dados e liderança orientada por propósitos.
12 habilidades fundamentais de gestão
As habilidades de gerenciamento mais comuns que você deseja desenvolver se enquadram em 12 funções essenciais de gerenciamento:
- Coordenação
- Dando direção
- Liderança
- Organização
- Planejamento
- Comunicação clara
- Responsabilidade e propriedade
- Treinamento
- Gerenciamento de tempo
- Colaboração
- Escuta activa
- Solução de problemas
Coordenação
Um papel fundamental dos gerentes é desenvolver equipes funcionais e coesas. Idealmente, essas equipes trabalham de forma independente, e o gerente garante que elas tenham os recursos e as habilidades necessárias para atingir seus objetivos.
Se uma equipe não estiver ciente de um recurso de que precisa ou de outro departamento com o qual deve colaborar, por exemplo, poderá ter dificuldades para concluir seus projetos.
Dando direção
A direção é provavelmente para onde a mente da maioria das pessoas vai quando pensa em gerentes. E é uma parte vital de um papel gerencial. A direção pode ser na forma de delegação ou revisão de trabalho, atuando como uma forma de controle de qualidade ou gerenciando cronogramas.
A boa comunicação está no centro da direção, e a inteligência emocional ajuda a desenvolver a confiança ao longo do processo.
Liderança
Nem todos os gerentes são líderes naturais , por isso é importante que os gerentes trabalhem em suas habilidades de liderança. Líderes influentes inspiram e motivam os outros por meio de seu comportamento. Eles definem o tom da equipe, buscam feedback, reconhecem os esforços de sua equipe e delegam estrategicamente.
Essas ações são vitais para pessoas influentes e gerenciamento de projetos.
Organização
Como mencionamos, ser gerente é um papel desafiador. Os gerentes geralmente supervisionam vários projetos com prazos e prazos variados. Portanto, ter habilidades organizacionais estelares ajuda os gerentes a permanecerem eficientes, cumprirem prazos e reduzirem o estresse.
Planejamento
Uma responsabilidade significativa de uma função gerencial é atingir os objetivos. Estes podem ser para uma empresa ou a nível individual. Alguns gerentes fazem parte do processo de planejamento de objetivos e outros não. De qualquer forma, um gerente deve desenvolver um plano para atingir esses objetivos. Ver o quadro geral e como os diferentes elementos se afunilam é uma habilidade útil para os gerentes aprimorarem durante o planejamento.
Comunicação clara
Saber como comunicar claramente pensamentos , planos, feedback e estratégias é uma habilidade importante para qualquer função de gerenciamento. Seus funcionários podem prosperar quando sabem o que se espera deles e como isso se relaciona com os objetivos gerais.
Responsabilidade e propriedade
Assim como os subordinados diretos e os colaboradores individuais são responsabilizados por seu trabalho, os gerentes também o são. Ver a si mesmo como o dono do seu trabalho e das contribuições de sua equipe ajudará bastante na construção de confiança e integridade em toda a sua equipe .
Treinamento
O coaching é uma ótima maneira de compartilhar seu conhecimento e apoiar o crescimento de sua equipe. Esteja você treinando-os em habilidades mais técnicas ou habilidades interpessoais, sua contribuição cria confiança e capital intelectual .
Gerenciamento de tempo
Escusado será dizer que bons gerentes e grandes líderes sabem administrar seu tempo e sua energia de forma eficaz. Torna-se ainda mais importante quando você a combina com outras habilidades, como dar direção e ser dono do seu trabalho. Se você entender suas limitações e assumir compromissos conscientes ao assumir mais trabalho, sua equipe agradecerá por isso. Você terá a cabeça limpa durante os check-ins 1:1, será um participante ativo nas reuniões e concluirá seu trabalho com mais conforto.
Colaboração
Trabalho em equipe e colaboração são a espinha dorsal de muitas organizações . As empresas tendem a funcionar melhor quando os departamentos saem de seus silos e os indivíduos trabalham juntos. O mesmo pode ser dito para os líderes. É responsabilidade do líder facilitar ambientes de trabalho colaborativos e ser fortes colaboradores.
Escuta activa
Para desenvolver melhor suas habilidades de comunicação e empatia com os outros, seja um ouvinte ativo. “Procure primeiro entender antes de ser entendido.” Ouvir ativamente significa estar engajado e agir de acordo com o que você ouve, não apenas ouvir os outros. A escuta ativa também cria empatia .
Solução de problemas
A maioria dos indivíduos em um papel de liderança terá que enfrentar alguma forma de solução de problemas. Um gerente bem-sucedido pode analisar com tato um problema de todos os sites, obter feedback e priorizar com base nas informações que recebe. Eles aproveitam as habilidades de comunicação eficazes para aprender com suas equipes e tomar decisões informadas.