Como fazer sua empresa crescer
Se você é dessas pessoas que ouve falar o tempo todo sobre growth hacking, mas ainda não entendeu exatamente o que significa, saiba que não está sozinho.
O marketing digital se transforma com a mesma velocidade na qual passamos a ficar cada vez mais conectados. A estratégia usada ontem já não vale mais hoje, pois o seu conteúdo está concorrendo cada dia mais por atenção.
E, em um universo onde tudo pode ser interessante e, em que temos pouco tempo para “fisgar” nosso público-alvo e mantê-lo conosco o tempo suficiente para causar impacto, é preciso criar ações cada vez mais inteligentes.
Se para você growth hacking soa como algo incompreensível e fora da sua realidade, coisa de gente que faz coisa errada na internet, continue lendo esse artigo para mudar seu pensamento agora mesmo, aprender esta técnica e começar a utilizá-la em seus negócios.
Isso não é growth hacking
Se quando ouviu falar sobre o assunto você imediatamente pensou em hacker, aquele indivíduo que fica em um quarto fechado o dia inteiro, sabe tudo sobre computador e fica estudando e planejando como elaborar técnicas, criar vírus, invadir seu e-mail, roubar sua conta do banco… esqueça!
O termo não tem nada ver com isso. A única semelhança é que ambos, um hacker e um growth hacker são pessoas que estudam muito o comportamento na web. E tudo termina por aqui.
Afinal, o que é growth hacking
Acontece que entre milhares de estratégias que você pode usar no marketing digital, essa é uma das mais recentes, inovadoras e ainda pouco compreendida.
Não há como fazer uma tradução literal para o português dessa expressão e, é por isso, que o termo foi mantido no Brasil.
Para ficar um pouco mais fácil entender, vamos destrinchar o conceito:
Growth: Significa crescimento
Hack: Brechas, oportunidades
Hacking: Ato de explorar brechas e oportunidades
Agora ficou super fácil, certo? Eu sei que não é tão simples assim!
Esse termo foi cunhado por um americano – Sean Ellis. De acordo com ele, growth hacking é um “marketing orientado a experimentos”.
Esta frase já mostra um pouco da essência do growth hacking.
A partir destas definições podemos concluir que growth hacking:
– Busca por oportunidades inexploradas, que ainda não sendo trabalhadas por todos;
– Serve para quem deseja crescer rapidamente;
– Não tem regras específicas;
– Se baseia em vários testes até encontrar o que realmente dá certo.
Porém, não pense que growth hacking é baseado em ‘achismos’. Assim como qualquer metodologia séria, todas as ferramentas utilizadas são formas eficientes de se atingir um objetivo que já deve ter sido definido antes mesmo da decisão de uso desta técnica.
Leia também: Potencialize suas vendas com Técnicas de PNL
Conhecimentos de um Growth Hacker
Levando em consideração o que foi exposto acima, fica claro que não é possível a qualquer pessoa exercer a tarefa de maneira apropriada.
Há alguns conhecimentos essenciais que o profissional deve ter ou desenvolver para ser capaz de realizar a técnica de growth hacking.
E antes que você imagine que apenas um curso de algumas horas possa ajudar, esclareço que será necessário um pouco mais que isso para se tornar um verdadeiro growth hacker!
É por isso que a maioria dos profissionais de marketing não se aventura a realizar a técnica de growth hacking sem antes se aprofundar mais no tema, pois é complexo mesmo.
É preciso chegar a um determinado nível de qualificação para exercê-la com foco em resultados.
Mas, afinal o que é preciso saber para ser capaz de realizar a estratégia de growth?
Antes de mais nada, você deve entender bastante sobre marketing digital, processos, tecnologias, modelos de experimentações e, não pode faltar, psicologia e comportamento do consumidor.
É preciso conhecer os aspectos que levam a sua persona a percorrer o funil de vendas e quais os gatilhos que produzem nela o resultado esperado na sua estratégia.
Com relação a tecnologias, não é necessário que o profissional que exerce a técnica growth hacking saiba programação, por exemplo. Porém é importante que ele conheça as tecnologias existentes e saiba o que pode extrair delas. Assim, ele será capaz de solicitar a um programador que faça exatamente o que ele precisa para sua estratégia ser eficaz.
Técnicas de growth hacking
Para colocar em prática as técnicas de growth hacking, além de ter domínio dos conhecimentos já citados, é preciso passar por algumas etapas que irá levá-lo aos resultados desejados.
Desta forma, antes de começar o ciclo de um projeto como este, é necessário desenhar as seguintes etapas:
– Estabelecimento de prioridades
– Seleção das ideias a serem transformadas
– Prioridade de execução
– Documentação do experimento
– Implementação de testes
– MVT – Teste mínimo viável
– Análise de resultados e aprendizados
– Melhoria contínua
Growth Hacking é um ciclo infinito sempre com o objetivo de crescimento contínuo e exponencial.
O foco deve estar em resultados e para isso, a definição de metas, objetivos, dados a serem analisados, modelos de alavancagem, como coletar dados, entender o ciclo de vida dos produtos e dos clientes, é fundamental.
Quando aplicar a técnica de growth hacking
Você pode estar se pensando: Ok, entendo um pouco mais sobre isso.
Mas, como saber se utilizar essa estratégia e não qualquer outra, será mais efetivo?
Uma parte da resposta para essa pergunta você já obteve ao longo deste artigo.
Growth é uma técnica utilizada por quem busca crescimento contínuo e acelerado.
Para mercados que precisam de respostas rápidas e para descobrir se o seu negócio é viável e lucrativo.
É para casos em que as técnicas tradicionais de marketing apresentam pouca efetividade justamente pelo tempo que levam para maturação e apresentação de resultados.
Além disso, tudo que é feito em growth hacking é quantificável. Mensuração é regra. Se não tem números, não é growth hacking.
Assim, você sabe exatamente em que seu dinheiro está sendo investido.
O que pode ser feito na estratégia de growth hacking
São diversas as abordagens e “brechas” que podem ser utilizadas para se obter um rápido crescimento do negócio. Porém, antes de mais nada, é preciso conhecer o mercado, o que o segmento consome, o que deseja, entre outras informações importantes.
Também é necessário saber responder com segurança o que o seu produto oferece e a “dor” que ele vai eliminar.
Nunca subestime qualquer oportunidade de testar a técnica, por menor que possa parecer. Muitas vezes, é em ambientes pouco prováveis e pouco explorados é que os resultados serão mais eficazes.
Entre as possibilidades a serem utilizadas, estão:
– Marketing de conteúdo;
– Guest posts, infográficos;
– Incentivo para aquisição;
– Click pop up;
– Sequência de emails personalizados.
Lembrou-se do inbound marketing? Sim, há diversas técnicas que podem são iguais. A diferença é que o growth tem foco no crescimento acelerado e apenas nas técnicas que trazem resultados.
Conheça alguns cases de Growth hacking famosos
Mesmo quando a técnica ainda não havia sido “nomeada”, algumas empresas já se utilizavam dela.
O caso do Hotmail é um belo exemplo. Após várias tentativas frustradas com anúncios pagos, a empresa viu o número de usuários crescer exponencialmente, apenas adotando uma simples frase no final de cada e-mail enviado pelos já usuários: “ PS – Eu te amo”.
Se o destinatário do email decidisse clicar na frase seria redirecionado para criar uma conta no Hotmail.
O Google também usou isso em seu início com os convites para usar o Gmail e Orkut. Somente quem recebia um convite poderia aderir às novidades e isso gerava um grande expectativa entre os usuários para começar a usar os serviços.
Outros casos bem famosos são:
Dropbox:
O Dropbox utilizou como estratégia o marketing de referência.
Para aumentar o número de assinaturas, eles facilitaram a forma como os usuários compartilhavam links com os amigos e criaram um incentivo para que isso acontecesse mais efetivamente.
Assim, cada cliente atual que conquistasse um novo usuário gerava um bônus de 500 MB a mais de espaço em ambas as contas. Segundo a empresa, essa estratégia aumentou em 60% o número de cadastros.
Airbnb
O growth hack utilizado pelo Airbnb no Craigslist foi muito inteligente.
Na época, esse era um dos maiores sites de classificados. E, em cada anúncio da página, era deixado um link para o site mostrando facilidade do serviço para anunciantes.
Sem dúvida nenhuma uma brecha muito bem explorada.
Hoje é uma das maiores startups de tecnologia com o valor que ultrapassa os U$10bi.
Porém, é bom lembrar que essas estratégias foram válida para essas empresas.
Cada segmento vai apresentar seus diferenciais e suas próprias variações que devem ser estudadas com cuidado.
Somente copiar os modelos já adotados não vai garantir que a estratégia gere resultados para você também.
Consultor growth hacking
Se você não é especialista no assunto e que adotar estratégias de growth hacker para sua empresa, é preciso estudar com afinco essa metodologia. Entretanto, se além de adotar a metodologia você queira implantá-la com rapidez e garantia de resultados, a sugestão é contratar uma consultoria especializada em growth hacking.
Assim, você poderá contar com alguém com experiência e com resultados efetivos já implantados em outras empresas.
Um consultor growth hacking terá a habilidade e agilidade necessária para entender rapidamente seu modelo de negócio, seu mercado, seu público-alvo, entre outras definições importantes para essa estratégia e poderá ajudar você a se destacar, destacar sua marca e produtos no mercado.
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Caro amigo do Tá Contratado, se você que está lendo esse post, respondeu sim para alguma das perguntas acima, você está precisando ter mais visibilidade e exposição, sua, da sua empresa, dos serviços que presta e nossa plataforma pode ajudar você a melhorar seus números de vendas.
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Provavelmente você já ouviu falar no Tá Contratado, mas talvez você não entenda direito como nossa plataforma funciona.
Como funcionam as plataformas?
Desde que foi criada a plataforma, pensamos num sistema mais justo e transparente para as pessoas que precisam divulgar seus serviços, não deixando ela presa a comissões, moedas, ou investimentos que ela realmente não consiga visualizar. A maioria das plataformas de serviços são fechadas, quem intermedia o primeiro contato, seja através de e-mail, sms ou WhatsApp, é o gerenciador da plataforma, que recebe um interesse de serviço e repassa para a lista de prestadores de serviços interessados. Quando o prestador de serviços interessado recebe o chamado, havendo interesse, ele tem que abrir o orçamento o vincular o pedido de comissão. Você acha isso justo?
Justo ou não essas plataformas trabalham neste formato, mas nós do Tá Contratado idealizamos uma plataforma aberta, com páginas sendo ranqueadas nos principais buscadores de internet, como Google, Bing, Yahoo, Ecosia, a disposição de todos os interessados.
Mas como funciona o Tá Contratado?
Por ser uma plataforma aberta, tendo as suas páginas indexadas nos principais buscadores, o Tá Contratado fará suas páginas de Perfil e anúncios navegarem pela internet, ficando disponível e visíveis para as pessoas que precisam buscas e contratar serviços. Neste modelo de plataforma, o retorno é mais assertivo, tendo em vista que as pessoas que vão procurar seus serviços, estão realmente procurando por eles, na sua região e nas especificações que você divulga. Aqui você é procurado diretamente pelo cliente.
Você não manda convite, não manda mensagem ou e-mail para ninguém, você, havendo interesse de uma pessoa nos seus serviços, você será procurado por ela.
Mas como serei procurado?
Seus anúncios serão feitos de forma a ter a informação precisa dos seus serviços, localização e área de atendimento e terão seus contatos exposto nas suas páginas de anúncios, como e-mail, telefone, celular e WhatsApp, disponíveis para o interessado consultar na sua página. Por isso falamos ser uma forma mais assertiva, a pessoa que entrar em contato com você, muito provavelmente precisará dos seus serviços.
É garantido que terei chamados?
Não existe garantia de que haverá chamadas no seu perfil, nenhuma plataforma pode garantir isso, mesmo aquelas que enviam a existência de um interessado, não atesta que os serviços procurados, são realmente procurados, ou apenas um orçamento de uma pessoa curiosa. O que nós do Tá Contratado podemos afirmar é que, seu anúncio será feito com as melhores técnicas de SEO e persuasão para uma melhor interação com o interessado, porém, cabe ao anunciante o envio de detalhes dos serviços que executa.
Muitos cadastros chegam até nossa área técnica com poucos dados, sem fotos e nossos técnicos não podem inovar com fotos, podemos melhorar a parte escrita, melhorando o SEO da página e a interação com o usuário, porém pouco conteúdo, acarreta pouco interesse de quem procura.
Vamos dar um exemplo: “Realizo serviços de pintura” envia uma foto baixada na internet – Fazer um anúncio com apenas 4 palavras e uma foto de internet, não conseguiremos fazer nenhum ranqueamento dele junto aos buscadores de internet, por outro lado, seu anúncio não trará conectividade com o interessado, pois quem está procurando e está disposto a comparar, e um anúncio com baixa qualidade fica difícil essa comparação inicial.
CONECTE-SE COM SEUS CLIENTES
Vamos para outro exemplo “Pintor com grande experiencia em pintura lisas, grafiatos…….” colocando mais de 300 palavras – 10 fotos reais de obras já executadas e vídeos, explicando seus serviços, nossos técnicos farão todos os ajustes necessários para SEO e para conectar da melhor forma possível seu anúncio para pessoas que estão a procura e poderão comparar de forma satisfatória suas qualidades.
FIQUE CONECTADO
Portanto é bom lembrar, uma pessoa que busca encontrar um profissional, perde tempo na procura, verificando o site, tipos de páginas, cuidados em descrever seus serviços e qualidades e quando ele se depara com um anúncio pobre, com certeza ele pensará que se você não pode dedicar um tempo para elaborar um bom anúncio, porque ele perderá o tempo dele entrando em contato com você!
Meu perfil e anúncios são cobrados?
Todos os anúncios devem ter um plano de divulgação contratado. Para que nossa plataforma de bons resultados, investimos recursos financeiros e tempo de nossos colaboradores para que você e nossos usuários tenham a melhor experiência possível, portanto, o custo é alto, mas com certeza é uma das formas de marketing mais baratas disponível no mercado.
O Tá Contratado faz anúncios ADS?
Não, todo tráfego gerado pela nossa plataforma é orgânico, mas nada impede de fazermos ADS quando acharmos necessário para alguma campanha.
Em quais Estados estamos presentes:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
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- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
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- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Quais serviços posso anunciar?
Acupuntura, Adestrador, Advocacia, Agrimensura, Agronomia, Agência de Marketing, Agência de influencer, Agência de turismo, Ajudante de Pintor, Alfaiate, Alimentação para Pets, Alpinismo Industrial, Aluguel de Artigos para Festas, Aluguel de Container, Aluguel de veículos, Analista de Dados, Analista de Redes, Analista de Sistemas, Analista de T.I., Animação de Festas, Antenista, Aplicador de Sinteco, Aplicação de Película, Aplicação de papel de parede, Armação de ferragem, Arquiteto, Artesanato, Assistente técnico administrativo, Assistência Técnica e Manutenção equipamentos para pets, Assistência Técnica em Eletrônicos, Assistência Técnica em Elevadores, Assistência Técnica em Equipamentos Médicos, Assistência Técnica em Equipamentos Odontológicos, Assistência Técnica para Aparelhos de Ginástica, Assistência Técnica para Ar Condicionado, Assistência Técnica para Cortador de Grama, Assistência Técnica para Eletrodomésticos, Assistência Técnica para Fogão e Cooktop, Assistência Técnica para Geladeira e Freezer, Assistência Técnica para Gerador, Assistência Técnica para Gás, Assistência Técnica para Lava-Louças, Assistência Técnica para Lava-Roupas, Assistência Técnica para Micro-ondas, Assistência Técnica para Smartwatch, Assistência Técnica para máquina de costura, Aula de direção, Aulas de Idiomas, Aulas de Inglês, Aulas de Música, Automação Residencial, Automação de Processos, Auxiliar de carga e descarga, Auxiliar de cozinha, Auxiliar de saúde bucal, Auxiliar de veterinário, Azulejista, Açougueiro, Babá, Banho e Tosa de Pets, Barbearia, Barista, Bartender, Bombeiro, Bordadeira, Borracheiro, Carimbos, Carpintaria, Chaveiro, Chef de cozinha, Churrasqueiro, Cientista da Computação, Cientista da Informação, Comunicação visual, Confecção de cortinas, Confeitaria, Construção civil, Consultoria Ambiental, Consultoria Financeira, Consultoria Jurídica, Consultoria Pessoal, Consultoria de Mídia e Conteúdo, Consultoria de Negócios, Consultoria de Saúde, Consultoria de 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O que mais pode ser anunciado no Tá Contrato?
Como a atividade relacionada a serviços é imensa, não conseguiremos dar exemplos de todos os serviços, por isso, listamos apenas alguns serviços de pessoas físicas e de pessoas jurídicas, empresas, mas temos certeza de que nossa plataforma, está preparada para divulgar todos os tipos de serviços.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e vamos trabalhar juntos, você prestando os melhores serviços e nós do Tá Contratado divulgando você e sua empresa para as pessoas que precisam contratar serviços. Venha conhecer!
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