Pode não parecer, mas o ramo da engenharia civil no Brasil não deixa nada a desejar em relação ao resto do mundo. Descubra aqui porque você não precisa mudar de país para ser bem-sucedido profissionalmente.

Nosso país possui proporções quase continentais, e sem dúvida nenhuma algumas dezenas de super potências caberiam com folga no nosso território. Sem contar que nós temos, de longe, uma das maiores diversidades culturais e naturais do mundo.

Entretanto, o que diferencia o nosso país dos outros? Por que estamos sempre com um bom complexo de vira lata, achando que a única saída para os nossos problemas é ir para o exterior?

O mais interessante é que no ímpeto de sair do nosso país, alguns vão em busca de países com problemas ainda maiores do que os nossos.

Claro, o Brasil tem a sua dose de problemas, mas se engana quem pensa que lá fora é muito diferente.

Principalmente se levarmos em consideração aspectos importantes, como por exemplo a jornada de trabalho e afins. Sem contar que estamos em um dos países com o maior número de projetos na área da Construção Civil.

Quem deseja ter muito sucesso com certeza pode encontrar aqui uma das maiores oportunidades para se tornar até mesmo alguém com bastante dinheiro no bolso.

Hoje, nós do Tá Contratado, estamos aqui para te ajudar a entender porque é melhor investir na carreira certa do que se mudar do país.

Leia até o final e aprenda a ser uma pessoa realizada independente do país que você estiver dentro deste ramo.

Vamos conferir?

egenheiros-olhando-planta

Engenharia Civil no Brasil – 5 Motivos para não sair do país!

Bom, acredito que existam mais de 5 motivos para que você permaneça por aqui. Mas vou focar nestes 5, e que de preferência são positivos, notícia ruim já tivemos de sobra.

Mas se quiser debater, tirar alguma dúvida ou mesmo sugerir e complementar com alguma informação, fique à vontade de ir até nossos comentários, ok?

1 – Mercado aquecido

Por incrível que pareça, já se faz mais de uma década desde que o mercado de trabalho da construção civil no Brasil se tornou uma grande exponencial em oportunidades.

Praticamente qualquer funcionário da área tem a possibilidade de atuar e conseguir bons resultados de uma maneira geral. Entretanto, é justo dizer que sempre existem alguns que acabam lidando com uma situação adversa.

Neste caso, é sempre possível recorrer a outros locais e empregadores. Quem sabe até oferecer um downgrade temporário no seu pagamento. Mas o normal é não ficar sem trabalho.

Esta previsão ainda não tem nenhum vislumbre de queda tão próxima. Afinal de contas, no Brasil temos um excesso de demanda, principalmente em um país com uma densidade populacional tão enorme.

Isto sem contar que o Brasil tem as maiores empreiteiras do mundo, que realizam projetos para diversos países. É possível que você até mesmo consiga chegar lá.

2 – Possibilidade de crescimento

Um motivo que impulsiona muitas pessoas para esta carreira é exatamente a possibilidade de se ascender no seu cargo. Normalmente a maioria das profissões pode ter um teto de função, ou mesmo contar uma carreira de difícil promoção.

Entretanto, na engenharia civil, o crescimento quando se está nos cargos mais básicos é bem mais rápido que o normal. Tudo na base será considerado em relação ao seu esforço e domínio da função.

Um servente de pedreiro facilmente pode se destacar, aprender técnicas, melhorar suas habilidades e algum tempo depois se tornar um pedreiro.

Este pedreiro pode se especializar e ainda se tornar um mestre de obras, e por aí vai.

Porém, algo que é muito interessante é que sempre é possível fazer algum tipo de curso de capacitação, ou até mesmo uma faculdade e alcançar degraus mais altos. Como por exemplo o da engenharia civil.

Você pode também ter uma veia empreendedora e obter muito sucesso abrindo a sua própria empresa. Seja como for, esta é uma das melhores áreas para se crescer em uma carreira.

planta-baixa-engenharia

3 – Variedade de trabalhos

Muitas pessoas ficam entediadas com rotinas programadas e extremamente maçantes. Esta é a sina de muitos que entram em empresas para trabalhar em pequenos cubículos.

O fato é que dentro do mundo da engenharia civil no Brasil, existem dezenas de aplicações possíveis para todos os níveis de trabalhador. Assim, se você for um engenheiro ou mesmo um ajudante de serviços gerais, é possível se encaixar.

Aqui estão as principais áreas de aplicação que vão além da construção civil no Brasil:

  • Mineração

  • Equipamentos industriais

  • Consultoria

  • Materiais de construção

  • Telecomunicações

  • Setor financeiro

  • Administração

  • Docência de nível superior

Pode parecer que muitos destes trabalhos precisam de algum curso técnico ou mesmo de alguma graduação específica. Entretanto, é justo dizer que todos eles precisam mesmo é de alguém responsável pela organização do ambiente e estruturas.

Não basta apenas ter condições de calcular e projetar uma antena de grande capacidade, é preciso fazer uma estrutura que seja resistente, econômica, fácil de escalar, segura e durável.

O mesmo vale para todas as áreas em geral, mesmo que seja para você posteriormente trazer seus conhecimentos para os próximos profissionais em forma de alguma aula em si.

Sendo que a carreira acadêmica abre portas ainda mais amplas que irão permitir sua formação em geral.

4 – Facilidade de gerar networking

Algo muito importante em todo tipo de carreira é definitivamente ter a capacidade de se conhecer e manter relacionamentos com pessoas que também podem proporcionar impulsionamentos na sua carreira.

Na engenharia civil é possível encontrar vários profissionais de várias áreas. Onde todos irão se destacar em seu respectivo lugar, mas que também dependem um dos outros.

Estas parcerias formam a possibilidade de ser chamado para projetos de qualidade e de maneira constante. Entretanto, é justo dizer que existe a necessidade de se manter como o melhor na sua área.

Para que as pessoas se lembrem de você e te recomendem, é importante ter um bom relacionamento profissional com todos, evitando os principais erros de profissionais iniciantes.

Seja sempre solícito em ajudar, mas não deixe de fazer o seu trabalho para realizar o dos outros.

profissional-da-construcao-civil

5 – Facilidade de formação

Embora eu já tenha citado a possibilidade de estudo, é justo falar um pouco mais dela neste momento.

Hoje, não só temos uma grande variedade de faculdades, cursos técnicos e até mesmo cursos profissionalizantes. Mas também toda uma estrutura facilitada pela internet que nos permite ter excelentes resultados.

Assim, quando entramos em uma rotina mais pesada de trabalho, é possível estudar de acordo com a disposição e horários livres. Quem sabe o final de semana não vira um refúgio de estudos?

Sem contar que tudo pode ser feito no seu ritmo, tanto mais devagar como mais rapidamente para se tornar alguém apto.

Claro, não adianta fazer um curso só para ter o diploma. O ideal é que você dê o seu melhor para aprender tudo o que for ensinado e sair como um profissional ainda mais completo.

E voltando ao assunto do exterior. Por mais que as melhores faculdades estejam em outros países, a verdade é que a grade curricular é praticamente a mesma.

Este tipo de avaliação não é tão relevante na prática, pois quem faz a universidade é o aluno e ponto final. 

A outra diferença é que contamos com uma ampla rede de ensino público gratuito e também faculdades que são igualmente boas em conteúdo e muito mais baratas.

[Bônus] Como conseguir mais trabalhos

Pode ser que a situação seja singular na sua cidade ou região. Os trabalhos podem estar escassos por algum tipo de ocasião desfavorável, mas isto não significa que você precisa ficar parado esperando as coisas mudarem.

Sendo assim, eu te recomendo criar um perfil no Tá Contratado. Este é um dos sites mais confiáveis para que você consiga clientes e trabalhos de maneira bastante eficaz.

Clique Aqui e confira como funciona todos os serviços e procedimentos.

Quem sabe hoje não é o dia de conseguir aquele trabalho que vai ser o primeiro de muitos?

Ainda mais se você quiser começar e experimentar a área da construção civil no Brasil.

campo-de-obra-engenheira

Considerações finais

As oportunidades são várias e você realmente está em um bom momento para começar esta carreira. Aproveito que você nem ao menos necessita de algum tipo de formação para iniciar e comece nos primeiros trabalhos.

Pode ser que as coisas sejam bastante puxadas no início, principalmente por ser um trabalho um tanto quanto braçal. Mas assim que você aprender a se virar e der conta do recado, provavelmente terá ótimos resultados.

Além disso, é sempre possível ir melhorando o seu currículo com cursos profissionalizantes e livres. Aprendendo funções específicas, que até pouco tempo atrás eram passadas de pai para filho.

Se você quiser chegar ao patamar de engenheiro, todo tipo de conhecimento das rotinas de trabalho será positivo. Além disso, é comum que muitos dos iniciantes precisem dar alguma ajuda e colocar a mão na massa, nem que seja para mostrar o procedimento correto.

Estar à frente do serviço é uma das melhores maneiras de mostrar autoridade e domínio do assunto.

No mais é isso, qualquer dúvida estou à disposição para te ajudar nos comentários.

E lembre-se, quem presta serviço faz mais que serviços, faz amigos.

 

Até a próxima!

Compartilhar:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.