Diferenciais de nicho para pequenas empresas

Diferenciais de nicho para pequenas empresas

Uma vantagem competitiva de nicho é uma estratégia eficaz para pequenas empresas que não têm recursos para ir atrás de segmentos maiores do mercado. Conheça três estratégias:

A Estratégia de Liderança de Custos

Concentra-se em aumentar os lucros reduzindo os custos operacionais e cobrando preços mais baixos. Isso requer um investimento em tecnologia, logística eficiente e monitoramento contínuo de custos para poder superar continuamente seus concorrentes no preço. Um excelente exemplo disso no varejo de alimentos é o McDonald’s com sua entrega otimizada de alimentos, treinamento e integração vertical onde são donos das instalações que produzem as misturas de ingredientes.

No varejo de móveis, a TOK STOK pregou produtos padronizados, auto montagem e fabricação terceirizada para países de baixos salários. Note-se também que a TOK STOK também seguiu uma estratégia de diferenciação ao criar um modelo de negócio novo e inovador. A Amazon é uma estrela de liderança de custo no varejo online em comparação com os varejistas físicos. Eles conseguem isso pela busca robusta e implacável de economias de escala, automação de processos e tecnologias avançadas de computação e rede. Ao usar a melhoria contínua da infraestrutura de TI, a Amazon também possui elementos de uma estratégia de diferenciação.

A Estratégia de Diferenciação

Visa tornar o seu produto atrativo e único em comparação com os dos seus concorrentes. Requer um investimento em criatividade, inovação, estar à frente das tendências, oferta de produtos de alta qualidade e marketing e vendas eficazes.

Bem conhecida por seus produtos inovadores de elegância e simplicidade é a Apple. Distinguem-se dos seus concorrentes através de um design de produto minimalista, um sistema operativo único que melhora a experiência do utilizador e uma estratégia de preços compatível com o seu nível de qualidade.

A Emirates, companhia aérea estatal nos Emirados Árabes Unidos, diferencia-se pelo atendimento excepcional ao cliente na forma de espaço pessoal para passageiros, culinária e entretenimento a bordo, bebidas de cortesia e Wi-Fi. Eles investem pesadamente nas tecnologias mais recentes, incluindo tecnologia de navegação avançada.

Os veículos elétricos da Tesla assumiram a missão de nos acelerar em direção à sustentabilidade, visando o setor de luxo e, em seguida, movendo-se para preços mais baixos e segmentos de mercado maiores. Eles alcançam a diferenciação por meio da inovação de produtos, incluindo respeito ao meio ambiente, alta tecnologia, personalização, atualizações de software, painéis solares e recursos de acionamento autônomo. Outro diferencial importante é a falta de uma estratégia de marketing, visando referências e boca a boca em vez de comerciais de TV.

Usando Foco Estratégico

Concentra-se no desenvolvimento de produtos e serviços para um nicho de mercado. Essa estratégia requer uma compreensão profunda das necessidades de seu cliente e atender a essas necessidades com algo especial que outros não podem. A estratégia de foco normalmente não é suficiente para conquistar uma participação de mercado substancial por si só, portanto, precisa ser combinada com a Liderança de Custo ou a Estratégia de Diferenciação. Um nicho pode ser um grupo de compradores específico, geografia única, atributos especiais de produtos que atraem apenas determinados indivíduos, uma linha de produtos específica – por exemplo, chá, valores compartilhados como “comércio justo” ou “ar livre”, ou uma combinação desses .

A Neo Driver é especializada em experiências de viagem de alta qualidade, exclusivas para mulheres, que visam proporcionar comunidade, aventura e liberdade, mudando fundamentalmente a maneira como as mulheres experimentam as viagens. Garoto e Lacta concentram-se em uma variedade deliciosa e inovadora de guloseimas com chocolates, naturais e saudáveis ​​que são diferentes, usam frutas, laticínios e com açúcar refinado. Ambas as empresas têm um Foco de nicho e uma forte Estratégia de Diferenciação.

Se você está de olho em crescer, considere a estratégia “Oceano Azul” onde vários podem navegar. Essa estratégia busca a Diferenciação e a Liderança em Custos para abrir um novo espaço de mercado e demanda. Você pretende tornar a concorrência irrelevante criando e capturando um espaço de mercado incontestável. Considere os disruptores da Apple, Airbnb, Uber, Uber Eats para as indústrias de computadores pessoais, acomodação, táxi e entrega de alimentos.

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