Encontrar um diferencial para sua empresa de serviços profissionais não é uma tarefa fácil. Muitas empresas lutam fortemente apenas para encontrar um diferenciador que realmente não as diferencie de forma alguma.

O que é um diferenciador?

Um diferenciador é uma característica de sua empresa que o separa dos principais concorrentes e lhe dá uma vantagem percebida aos olhos de seu público-alvo.

Como avaliar um diferenciador

Para ter sucesso, um diferenciador deve atender a três critérios importantes :

  • Deve ser verdade. Você não pode simplesmente inventar.
  • Deve ser importante para clientes potenciais. Se não, qual é o ponto?
  • Deve ser provável. Se você não puder demonstrar que é verdade, não acreditarão.

A triste realidade é que a maioria dos diferenciadores falha em pelo menos dois desses critérios. Mas tenha coragem. Existem muitos diferenciadores de sucesso.

Principais diferenciais para empresas de serviços profissionais

Dicas que trabalham para muitas empresas de serviços profissionais. E lembre-se, você pode ter vários diferenciadores. Eles podem ser combinados para criar uma vantagem competitiva poderosa .

1. Especialize-se em um negócio ou nicho de atuação.

Este é talvez o diferenciador mais fácil e mais bem-sucedido para a maioria das empresas. Os clientes valorizam o especialista em seu setor. Mas tenha cuidado. Se você tentar se especializar em muitos setores, perderá credibilidade.

2. Especialize-se em cumprir uma função específica na organização do seu cliente.

Essa especialização baseada em funções também é bastante bem-sucedida, especialmente se combinada com um foco no setor. Se você dirige TI em um escritório de advocacia, é reconfortante saber que seu provedor de serviços é especializado em ajudar pessoas como você.

3. Especialize-se em oferecer um serviço específico.

Isso também é muito bem-sucedido, especialmente se o serviço em que você se especializou for raro e difícil de encontrar. Mas cuidado, ofertas de serviços exclusivos podem rapidamente se tornar populares. Veja a conformidade com a sua área de atuação ou o marketing de mídia social como dois exemplos recentes.

4. Ofereça uma tecnologia ou processo verdadeiramente único.

Por verdadeiramente único, não queremos dizer o seu processo que começa com uma avaliação e termina com o monitoramento dos resultados e ajustes. Queremos dizer uma abordagem que é uma maneira totalmente diferente de abordar o problema, que oferece um benefício único para o cliente.

5. Concentre-se em compreender um determinado público-alvo.

Um diferencial importante para algumas empresas é o conhecimento profundo de um determinado público . Sua empresa pode se especializar em marketing para mulheres cuidadoras de idosos. Seus clientes podem ser planejadores de aposentadoria, seguradoras ou varejistas de roupas, por exemplo.

 

 

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6. Especialize-se em atender clientes de um determinado porte.

Esse é um diferenciador comum, embora algumas pessoas não pensem nele como tal. Talvez você trabalhe exclusivamente com as maiores empresas do mundo. Compare isso com uma empresa que se concentra em profissionais solo. Qualquer uma das empresas poderia ter uma vantagem competitiva sobre a empresa que atende clientes de todos os tamanhos.

7. Todos os seus funcionários compartilham uma característica ou credencial específica.

Todos sentem que têm uma grande equipe. Portanto, é difícil fazer disso um diferencial. Mas e se todos os seus programadores tivessem pós graduação em Ciência da Computação? Isso é comprovável e significativo para um cliente potencial. Ou talvez todos os seus gerentes de projeto sejam técnicos. Não tão distinto, mas também comprovável e relevante.

8. Especialize-se em clientes que compartilham uma característica comum.

Esse diferenciador se concentra em uma característica de seus clientes, diferente de seu setor ou função. Digamos que você forneça serviços de contabilidade e impostos para expatriados. Eles podem ser de qualquer país, em qualquer setor ou função corporativa, mas você terá uma vantagem competitiva.

9. Concentre-se em resolver um desafio comercial específico.

Aqui, o foco não está tanto no cliente quanto na natureza do desafio comercial que ele está enfrentando. Para funcionar, deve ser um desafio facilmente reconhecido e difícil de resolver sem habilidades e experiência especializadas. Ajudar as empresas a garantir seu primeiro contrato com o governo é um exemplo.

10. Ter um ou mais indivíduos que são experts em suas áreas.

Esta é uma estratégia testada pelo tempo que funciona muito bem. Ter o maior especialista do país em sua especialidade é uma vantagem competitiva muito poderosa. Muitas empresas foram construídas somente com base nesse diferenciador. Adicione vários especialistas de alta visibilidade e você terá uma marca atraente e muito valiosa.

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