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Dicas para melhorar sua comunicação

Dicas para melhorar sua comunicação

A comunicação eficaz é importante para muitas áreas da vida. Neste artigo, compartilharemos como melhorar as habilidades de comunicação!

Se você está apenas entrando no mercado de trabalho ou pensando em fazê-lo nos próximos anos, é essencial desenvolver fortes habilidades de comunicação. Eles podem ajudar a construir a base para o sucesso na carreira que você pode desfrutar por décadas. Embora os Millennials e a Geração Z geralmente tenham dificuldades com suas habilidades de comunicação devido ao uso frequente de mídias sociais e outras plataformas de comunicação baseadas na Internet, a boa comunicação é uma habilidade que pode ser aprendida como qualquer outra.

Embora a Geração Z esteja a caminho de ser a  geração mais bem educada  até agora, há mais para ter sucesso em sua carreira do que seus diplomas. Eles podem ficar bem em seu currículo, mas não o ajudarão a causar uma boa impressão em sua primeira entrevista presencial.

Você está se perguntando como melhorar as habilidades de comunicação? Procurando maneiras de se comunicar de forma mais eficaz para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de carreira e educação?

Vamos dar uma olhada em tudo que você precisa saber!

A regra número um de como melhorar as habilidades de comunicação: comece a ouvir

Um dos aspectos mais importantes da boa comunicação é ser um bom ouvinte. Quando você realmente ouve alguém, isso significa que você pode realmente responder significativamente à sua pergunta para responder ao ponto que eles estão fazendo. Se você está apenas ouvindo sem entusiasmo, você está fazendo um desserviço a todos na situação.

Não seja a pessoa que está apenas esperando uma breve pausa na conversa para atacar e começar a reclamar. Essas pessoas estão sempre mais preocupadas com o que querem dizer em seguida do que com o que a pessoa que está falando está dizendo. Isso significa que o que eles estão dizendo será apenas parcialmente relevante (se for) para o que eles supostamente estão respondendo.

Aprenda a se sentir confortável com um curto período de silêncio depois que alguém terminar de falar. Antes de trabalhar em outras maneiras de melhorar suas habilidades de comunicação, primeiro concentre-se em aprender a ouvir.

Sempre conheça seu público

A maneira como você interage com seu melhor amigo será diferente da maneira como você interage com seu chefe. Entender quem é seu público pode ajudá-lo a entender como se comunicar melhor com eles.

(Você está tentando iniciar seu próprio negócio e evitar ser um drone de escritório?

Aprenda o básico da comunicação não verbal

A linguagem corporal é um aspecto importante da boa comunicação. Ter uma linguagem corporal aberta quando em situações de trabalho é considerado uma boa forma, como regra geral. Isso significa não cruzar os braços, relaxar a postura e olhar as pessoas nos olhos quando estiver falando com elas.

Quando for a hora de dar uma palestra na frente de um grupo, fale com uma voz clara e fique em pé. Além disso, desacelere. É fácil entrar no modo de avanço rápido quando você está nervoso, mas você transmitirá seus pontos de forma mais eficaz se diminuir um pouco e relaxar.

Foco na qualidade, não na quantidade

Todos nós conhecemos pessoas que apenas falam, falam, falam, falam, falam. E sem parar. Você faz uma pergunta e fica ainda mais confuso quando eles terminam de responder do que estava para começar.

Quando estiver falando, compartilhe informações reais e específicas. O objetivo da comunicação é muitas vezes esclarecer algo ou explicar algo claramente. Não turva as águas falando sobre coisas que são fora do tópico ou falando longamente sobre um assunto simples.

Sobre comunicar

Embora isso possa parecer contradizer completamente o ponto anterior, não é.

O excesso de comunicação é garantir que a pessoa com quem você está falando entenda as informações mais essenciais que você compartilhou. Não presuma que dizer algo uma vez em um comentário improvisado significa que a outra pessoa entendeu o que você estava dizendo. Se houver um ponto importante que precisa ser feito, o excesso de comunicação geralmente é o caminho a seguir.

Mantenha contato visual

Isso é verdade se você estiver fazendo uma apresentação na frente de dezenas de pessoas ou em uma reunião individual. Quando você mantém contato visual, isso mostra que você está prestando atenção e que se importa. Também cria credibilidade.

Claro, se você olhar nos olhos de alguém 100% do tempo, começa a parecer um pouco assustador. Felizmente, existe uma fórmula que você pode usar se o senso de quando desviar o olhar não estiver vindo naturalmente para você.

A regra 50/70  ajuda você a entender como manter contato visual sem parecer estar olhando ou deixar as coisas desconfortáveis. Isso significa que, quando estiver falando com alguém, mantenha contato visual 50% do tempo. Se você estiver ouvindo alguém, mantenha contato visual 70% do tempo.

Quando você estabelecer contato visual com alguém, é melhor segurá-lo por cerca de quatro ou cinco segundos antes de olhar para o lado. Então, você pode restabelecer o contato visual mais uma vez.

Quando você desviar o olhar, faça-o com calma e devagar, em vez de desviar os olhos. Caso contrário, você pode parecer nervoso ou tímido. Lembre-se de olhar de um lado para o outro em vez de para baixo, pois olhar para baixo pode fazer você parecer inseguro.

Quando você está se encontrando com alguém, é melhor estabelecer contato visual imediatamente antes de começar a falar.

Se estiver ouvindo outra pessoa que está falando, você pode ouvir com os olhos. Mantenha contato visual, pareça interessado, relaxe o rosto e sorria quando apropriado.

Antes de clicar em Enviar, dê uma olhada na sua mensagem

Em nosso mundo digital, as habilidades de comunicação não são importantes apenas pessoalmente. Também é importante ser capaz de se comunicar de forma eficaz online também.

Os corretores gramaticais e ortográficos não são totalmente infalíveis. Ao enviar um e-mail, dê uma olhada e certifique-se de que está tudo bem. Lembre-se de que a outra pessoa não tem noção do seu tom e tente ter certeza de que suas palavras estão transmitindo a mensagem que você deseja enviar da maneira que deseja enviá-la.

Tome um respiro

Muitos de nós não se sentem tão à vontade com silêncios e se preocupam que pausar antes de responder faz parecer que não sabemos o que dizer. Na realidade, porém, é sempre melhor fazer uma pausa antes de começar a falar. Não diga a primeira coisa que vier à sua mente, mas decida deliberadamente o que você vai dizer.

Trate todos igualmente

Esta é uma boa regra na vida em geral, mas é particularmente importante em um contexto de negócios. Certifique-se de que você nunca está falando com as pessoas. Trate todos que encontrar, não importa quão abaixo de você eles estejam na escada corporativa com respeito.

Mantenha uma atitude positiva

Se você está mal-humorado o tempo todo, vai descobrir que outras pessoas também parecem mal-humoradas. Se você mantiver uma atitude positiva, descobrirá que as pessoas começam a responder positivamente às coisas que você diz.

Uma observação importante é que a autenticidade é sempre importante. Ninguém gosta daquela pessoa que está sempre despreocupada, mas isso obviamente está impedindo o que ela realmente sente. Trabalhe para cultivar uma atitude genuinamente positiva e ela brilhará em tudo que você fizer.

Grave você mesmo

Às vezes é difícil saber como nos saímos para outras pessoas. Considere gravar algumas de suas comunicações com outras pessoas para que você possa analisá-las e determinar onde você pode fazer melhorias.

Você também pode olhar para trás em e-mails anteriores e analisar suas habilidades de comunicação escrita. Em vez de se encolher e ser duro consigo mesmo nesses exercícios, tente vê-los como experiências valiosas de aprendizado.

Trabalho de Desenvolvimento Emocional

Em nosso mundo moderno, tendemos a assumir que tudo é racional e lógico. Na realidade, porém, o mundo da comunicação humana é emocional e muito mais confuso do que poderíamos esperar.

O termo inteligência emocional refere-se à nossa compreensão de nossas próprias emoções, bem como as dos outros. A empatia e a autoconsciência são dois aspectos importantes da  inteligência emocional . Você pode encontrar recursos on-line sobre como desenvolver inteligência emocional, e trabalhar nessa habilidade, sem dúvida, ajudará em suas habilidades de comunicação.

Melhorar suas habilidades de comunicação irá beneficiá-lo em todos os aspectos da vida

Estamos constantemente interagindo com outras pessoas e contando com elas para o que precisamos. Esteja você falando com o encanador sobre o barulho estranho que seu vaso sanitário faz quando dá descarga ou fazendo uma entrevista para o emprego dos seus sonhos, a comunicação é o que cria fluidez e harmonia no mundo. Quando você não consegue comunicar o que está tentando dizer, fica confuso, caótico e desagradável.

Todas as transações comerciais resultam da comunicação. Se suas habilidades de comunicação forem ruins, você provavelmente lidará com muita frustração e mal-entendidos no futuro. Por esse motivo, uma pesquisa realizada no LinkedIn descobriu que os empregadores consideram as habilidades de comunicação as habilidades mais valiosas, superando a organização, o trabalho em equipe e a pontualidade.

Saiba que você sabe como melhorar as habilidades de comunicação, você está no caminho certo para o sucesso! E lembre-se, todas as habilidades exigem prática. Aproveite a oportunidade onde quer que a veja para se comunicar de maneira respeitosa e articulada, mesmo que esteja apenas pedindo comida para viagem.

 

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