Pular para o conteúdo
Tá Contratado

Dicas para fidelizar seus clientes

Dicas para fidelizar seus clientes

Existe uma importância cada vez maior nos negócios que é a fidelização de clientes, hoje sabemos que o ideal é manter um engajamento benéfico e entre os empreendedores é conquistar seus clientes para que eles voltem a comprar mais vezes. Diariamente nos pegamos pensando em: Como participar de mais negócios, manter minha carteira e não cair na comparação de preços?

Uma boa estratégia de relacionamento com o cliente pode responder a todas essas perguntas. O ideal é oferecer mais do que o básico. Seja qual for seu ramo de atuação, tornar o cliente como algo mais importante no negócio fará com que sua prestação de serviços e empresa sejam sempre reconhecidos por seus clientes.

Dicas de como fidelizar os clientes

Saiba quem é o seu cliente

Entender os seus hábitos, medos e anseios, e o que ele valoriza, é essencial para fazer uma boa venda. Entenda o que tem valor para ele e como o seu produto ou serviço completa/resolve as necessidades na vida dele.

Se você apresentar o seu produto, por melhor que ele seja, ao público errado ou da forma errada, sem uma abordagem adequada e sem as devidas conexões entre os benefícios do seu produto e as “dores” do seu cliente, então todo o resto da sua estratégia será em vão.

Invista parte do seu orçamento para conhecer bem o seu cliente, pois cada vez que você o conhecer melhor, mais o seu produto ou serviço o completará, ele perceberá mais valor na sua oferta, e fidelizar seus clientes será muito mias fácil.

Utilize uma comunicação adequada

Se você seguiu a dica anterior de conhecer quem você está tentando atrair, então a comunicação com essa pessoa não pode ser padrão. Você não deve falar mais do mesmo, pois isso todas as outras empresas já estão fazendo com milhares de e-mails, anúncio de venda, ligações e panfletos. Então, realize uma comunicação segmentada, clara e objetiva sobre como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo.

E quando falamos em ajudar, não queremos dizer em questão à preço ou promoções. Primeiro você o ajuda de verdade, e depois você vende. Crie um ebook, tutoriais, comparativos, informações relevantes e faça-o confiar em você, crie afinidade e então a venda será uma consequência.

Faça com que o atendimento seja exclusivo

Veja o caso do Habib’s, e tantas outras companhias que treinam seus funcionários a fim de garantir que todo o fluxo de atendimento seja realizado em um padrão. Para que a experiência e as entregas sejam completas, da mesma forma, com os mesmos sorrisos, com as mesmas perguntas.

Não importa se sua empresa é uma barraca de amendoim ou uma indústria de turbinas para naves espaciais. Você precisa mostrar ao seu cliente que ele é único, especial, que você está feliz em atendê-lo e que você se preocupou com cada passo do atendimento dele e se preparou para fazê-lo com cuidado e zelo. E mostrar principalmente que o seu atendimento não é apenas bom, mas é bom todas as vezes que ele precisar.

Sua oferta precisa ter “valor”

Se você conseguiu cumprir as dicas anteriores, então o cliente que você está atendendo não é só mais um cliente, mas sim aquele cliente que você escolheu, segmentou, atraiu, engajou, atendeu de forma única e cuidou. Agora não jogue essa relação na vala comum, mostre que sua oferta é única para que ele perceba o valor em sua empresa, isole os concorrentes, entregue mais valor por um preço justo.

Isso pode ser feito através de atendimentos diferenciados, mimos, brindes, garantia estendida e outras ações que mostram que, na sua oferta, ele ganha mais do que em qualquer outro lugar.

Um grande exemplo disso é a Starbucks, que junto com cafés e lanches, ainda entrega para o seu cliente internet grátis e um espaço muito agradável, que ele pode passar horas e horas sem ter que pagar mais por isso.

Aja com tranquilidade

Estudos recentes apontam que a maioria das pessoas, quando entram em contato com produtos e serviços pela primeira vez, ainda não estão preparadas para comprar. Entretanto, muitas empresas criam estratégias que gritam algo como “compre de mim agora ou vá embora!”. Essa estratégia é materializada por sites repletos de ofertas, features (funcionalidades) e formulários de vendas.

Essa estratégia não permite que o cliente entre no site da empresa e conheça mais de sua história, veja conteúdos relevantes, faça conexões do produto com as necessidades ou simplesmente que comece uma relação sem compromisso até que ele esteja pronto para comprar.

Em suma, a dica é: Valorize o relacionamento, que a venda será uma consequência. Tenha calma, a não venda de hoje pode representar somente que ainda não te conheci suficiente para querer fazer negócio com você.

Sua emtrega precisa ser brilhante

Não adianta nada você atrair, encantar e vender, mas o produto ou serviço que você entrega realmente não é algo que supera as expectativas do cliente. Se o seu cliente não se sente motivado a falar bem de você ou lhe indicar para amigos, pior ainda.

Isso acontece muitas vezes devido ao desalinhamento entre expectativa e entrega, então para solucionar isso não esqueça: durante todo o ciclo de vendas deixe claro as entregas, faça sempre conexões sobre a expectativa do cliente e o produto final. Se possível surpreenda-o no final com algo que transformará a experiência em algo especial.

Invista parte da sua verba de marketing em qualidade dos serviços, pois apesar de ser clichê, um cliente bem atendido te trará muito mais receita e indicações que um cliente somente atendido. Resumindo, faça mais que o feijão com arroz, seja único na entrega e cada vez você precisará de menos marketing para conquistar novos clientes.

FIDELIZAR

Compartilhar:

CONHEÇA NOSSOS PLANOS DE DIVULGAÇÃO

DEPOIMENTOS DE CLIENTES

Entrar




Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Volte no tempo e encontre mais tempo para você Viagens seguras e sustentáveis decolam Vender grande ideias para sua equipe Vendendo mesmo em momentos de economia volátil Vendendo mais com menos