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Dicas para captação de clientes

Dicas para captação de clientes

Com essas dicas de captação de clientes, seu 2023 pode começar com tudo. Com um maior alcance, sua empresa tende a obter melhores resultados e se destacar mais no mercado, fator de grande relevância para vencer a concorrência que encontra-se cada vez mais acirrada.

Aproveite e confira as dicas para captação de clientes que irã alavancar sua estratégia de crescimento em 2023.

CAPTAÇÃO DE CLIENTES

Saiba muito bem que é o seu público

Sem dúvida alguma, o ponto inicial para o sucesso das estratégias de captação de clientes é conhecer o seu público.

Você e sua equipe precisam saber para quem está comunicando e oferecendo produtos/serviços.

Ao saber sobre o público do seu negócio, você consegue se aprofundar mais em suas necessidades, demandas e/ou dores para, assim, tomar decisões mais assertivas no planejamento e execução de estratégias.

Conhecer o seu público significa saber onde ele está, qual a linguagem utilizada, quais são os hábitos mais comuns, quais necessidades precisam ser atendidas, entre outros detalhes importantes.

Sabendo quem é sua audiência, a sua empresa evita o desperdício de  dinheiro e tempo, na medida em que as ações tendem a ser mais focais e não “tiros no escuro”, que são dados quando você não conhece o seu cliente.

Um passo importante no processo de reconhecimento do seu cliente é definir uma persona.

A persona nada mais é do que o perfil ideal do seu cliente, que representa os hábitos, necessidades e dores mais frequentes.

Com uma persona definida, isto é, sabendo quem é o seu cliente, fica muito mais fácil segmentar as estratégias de captação de clientes.

Por isso, se a sua empresa não tem uma persona definida, não deixe de construí-la imediatamente pois fará toa a diferença na conquista e atenção do público ideal.

Entenda as necessidades e/ou dores do seu cliente

É obvio, contudo, possui relação direta com o acima, visto que sabendo e delimitando quem é o seu público que você consegue entender suas necessidades/dores.

O que o cliente está precisando?

Como a sua solução poderá ajudá-lo?

Será que ele precisa realmente do seu produto/serviço?

Você consegue as respostas para os questionamentos acima justamente ao identificar as expectativas, anseios, necessidades, dores e demandas que levam o cliente a estar no mercado em busca de um produto e/ou serviço específico.

Assim, além de saber quem é o seu cliente ideal, você precisa entender o que ele está necessitando e o que ele espera da sua empresa. Dessa forma, fica muito mais simples traçar estratégias para ofertar exatamente o que ele precisa.

Mais uma vez, aqui, você economiza tempo e investimento, visto que possui a base necessária para saber o que deve ser feito. Neste caso, você sabe o que precisa ser ofertado ao seu consumidor.

Crie sempre um atendimento de qualidade

Ao falar sobre estratégias de captação de clientes não podemos deixar de fora a importância de a sua empresa promover excelentes experiência ao cliente, visto que essas vivências são relevantes na hora de o cliente escolher sua marca para realizar uma compra.

Com isso, um dos elementos que fazem a experiência do cliente ser satisfatória ou não é o atendimento.

Logo, ao ponderar o atendimento como estratégia de captação de clientes podemos imaginar dois cenários de experiência de um consumidor: o primeiro com um atendimento ao cliente péssimo (demorado, desumanizado, desalinhado e sem solução) e o segundo com um atendimento ao cliente de qualidade.

Em qual das duas experiências o consumidor se sentirá mais satisfeito?

Provavelmente na segunda, não é mesmo?

Logo, seja considerando um lead ou uma pessoa que já é cliente da sua empresa, um atendimento ao cliente é um fator que interfere direto no SIM ou no NÃO que ele pode dar à sua empresa.

Além disso, o atendimento é a porta de entrada da sua empresa. Ou seja, a primeira impressão do cliente (e a que pode se manter) acerca da sua marca pode ser definida ainda no primeiro contato.

Atendimento mais que personalizado para captação de clientes

Tudo pode ficar ainda mais satisfatório caso sua empresa invista no atendimento personalizado.

Ou seja, se você já delimitou o seu público, sabe com quem está falando e quais as necessidades do seu público, por quê não promover um atendimento personalizado?

O atendimento personalizado é direto. Você e o cliente.

Assim, você fala com o cliente sobre suas necessidades e dores e deixa evidente que a sua marca o conhece e está disposta a ajudá-lo.

Portanto, há um grande ganho no quesito experiência do cliente.

Você pode criar canais de comunicação diretos: se aproxime do cliente, construa uma relação, esteja sempre disponível e venda oportunidades e soluções para ele.

Chatbot

Ademais, em um mundo digitalizado, você não pode ficar para trás da concorrência. Já passou da hora de digitalizar o seu atendimento e trazer as automatizações para o cotidiano do seu negócio.

No que diz respeito à comunicação com o público, os chatbots vêm ganhando cada vez mais espaço como recurso que auxiliam na construção do relacionamento com o cliente.

Os robozinhos são excelentes soluções para a sua empresa jamais deixar o cliente sem resposta e promover um ótimo serviço de suporte ao cliente.

Com o chatbot, a sua empresa está disponível 24 horas por dia nos 7 dias da semana.

Além disso, o chatbot pode, ainda, fazer o papel, automaticamente, de qualificação de potenciais clientes, de modo que facilita o trabalho do seu time.

Faça uso de uma estratégia omnichannel

A sua empresa precisa marcar presença no máximo de canais possíveis.

Na era da comunicação, com a difusão dos mais diversos serviços de comunicação, o seu negócio não pode mais ficar preso a um único meio de comunicação com o consumidor.

Caso permaneça dessa forma, está perdendo excelentes oportunidades e ficando cada vez mais para trás no mercado.

Portanto, hoje, é fundamental investir na estratégia omnichannel, a qual melhora a experiência do cliente com sua marca e, assim, auxilia na captação de clientes.

A estratégia omnichannel nada mais é do que utilizar, de modo integrado, vários canais de comunicação, os quais devem ser selecionados de acordo com a presença da sua persona neles.

Existem hoje no mercado muitas soluções viáveis para atendimento com chatbot.

Investindo no atendimento via chatbot, a sua empresa une dois mundos em um só: um software de CRM e uma central de atendimento omnichannel com Chatbot integrado.

Dessa forma, você tem dados valiosos para promover melhores experiências aos consumidores, construir ótimos relacionamentos e, consequentemente, promover mais vendas.

Ou seja, além de captar mais clientes, você aumenta sua fidelização.

Utilize o marketing de conteúdo e aprimore o inbound marketing

O marketing de conteúdo é uma outra estratégia bastante recomendada para captar mais clientes em seu negócio.

A situação é que muitos gestores não enxergam o valor dessa estratégia e acham que é perda de tempo.

Mas, na verdade, o marketing de conteúdo tem um grande valor, sobretudo por ser um meio de auxiliar o seu cliente com conteúdos úteis e por focar no sucesso do consumidor.

Ao desenvolver uma boa estratégia de marketing de conteúdo, a sua marca pode deixar o consumidor informado sobre o mercado, temas da área, bem como serviços e produtos ofertados.

Sobre estes últimos, hoje, é muito comum um consumidor buscar informações sobre algo que pretende adquirir. Faz parte do perfil mais exigente do cliente atual.

Assim, ao realizar essa busca, o consumidor pode, inclusive, achar conteúdo da sua empresa.

Logo, o marketing de conteúdo está inserido em um conjunto de estratégias de captação de leads mais abrangente, que conhecemos por Inbound Marketing.

O Inbound Marketing nada mais é do que estratégias que tem como objetivo atrair e converter clientes, como, por exemplo, a partir de conteúdos relevantes que, no exemplo da busca de informações, citado acima, podem resultar na conquista de novos clientes.

Dentro do marketing de conteúdo temos diversos meios e formatos, como ebooks, artigos de blog e posts nas redes sociais.

Para fazer sua empresa ou negócio ter melhores resultados, conte também com as plataformas de nicho, o uso de anúncios assertivos pode atribuir maior retorno do investimento.

 

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