Pular para o conteúdo
Tá Contratado

Dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego

Dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego

Todo mundo quer dinheiro para poder fazer as viagens dos sonhos, não é mesmo? Para isso, o cadastro positivo te auxilia a guardar todas as suas informações financeiras e te permite uma avaliação mais justa na concessão de empréstimos.

Apesar de muitas empresas estarem migrando para plataformas de recrutamento online, uma grande parcela de organizações ainda preferem uma conexão mais profunda com o entrevistado e insistem em manter entrevistas presenciais.

Então, se você é daquelas pessoas que fica super nervosa em uma entrevista de emprego e daquelas que não sabem o que vestir e como se comportar! Fique atento às dicas a seguir para mudar o rumo da sua carreira profissional.

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Se você foi chamado para uma entrevista é sinal que o seu perfil profissional foi bem avaliado pelos recrutadores daquela empresa. Os entrevistadores querem durante a conversa entender e conhecer habilidades que não estejam no currículo.

Portanto, é nesse momento que você precisa mostrar todo o seu entusiasmo e potencial para assumir aquela vaga. É a hora de você encantar a pessoa recrutadora para se transformar no escolhido para a função. 

Para que isso aconteça é necessário que você estude e treine bastante. Procure entender mais sobre o trabalho daquela empresa, quais são os valores, o propósito dela funcionar. Entender os produtos e serviços que são oferecidos por ela. 

Como se comportar na entrevista?

O principal passo a ser dado durante uma entrevista é ser você mesmo. Evite usar palavras rebuscadas e que não estejam no seu vocabulário do dia a dia. O recrutador tem o conhecimento necessário para perceber quando é algo natural ou forçado. 

Procure sempre pensar antes de responder, entenda o que você quer passar com aquela resposta. Com isso você será mais assertivo e objetivo nos questionamentos feitos pela pessoa recrutadora. 

Outro ponto importante para se atentar durante a conversa é conseguir demonstrar todo o seu interesse e desejo pela vaga. Deixe claro para o entrevistador que você está empenhado em conquistar aquele lugar. 

 

COMO SE VESTIR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO
Como Se Vestir Para Uma Entrevista De Emprego

 

5 perguntas clássicas em uma entrevista

1- Fale mais sobre você

Procure apresentar ao recrutador experiências pessoais e profissionais que fizeram você chegar até aquele momento. Se ainda está no início da carreira, busque falar sobre temas e momentos que te desenvolveram como ser humano. 

Fique sempre atento com o tempo, a empolgação e a veracidade dos fatos narrados. Como já foi falado, o profissional de recrutamento sabe decifrar quando a história é fantasiosa ou não. Não se prolongue tanto, mas também não seja muito breve.

2- Por que quer trabalhar nessa empresa?

É nesse momento que você deve demonstrar que se dedicou para a entrevista e mostrar o que aprendeu sobre a cultura da empresa. Apresente valores e propósitos que tenha em comum com a organização.

Essa é uma pergunta muito importante para o entrevistador perceber se você realmente combina com a rotina da empresa ou não. Além de perceber se o seu conhecimento sobre a empresa condiz com o seu entusiasmo mostrado. 

3- Conte algum projeto que se orgulhe

Para essa pergunta é importante que você contextualize e demonstre uma situação realmente vivida que tenha relação com a vaga proposta. Explique as tarefas que precisaram ser realizadas para o sucesso da empreitada. 

Aproveite o momento para discorrer sobre habilidades que foram úteis para a realização do trabalho assim como aptidões que foram desenvolvidas a partir daquela experiência. Acrescente falando porque esse projeto o faz se sentir orgulhoso.

4- Quais seus pontos fortes?

Pense bem suas maiores qualidades e busque situações que elas apareceram. Mais uma vez, não minta. 

Para que não seja pego de surpresa, ao se preparar para a entrevista enumere 2 ou 3 qualidades e desenvolva bem as defesas delas, com situações que as exemplificam. Com isso o recrutador vai poder analisar sua desenvoltura e clareza. 

5- E os pontos fracos, quais são?

É uma pergunta de autoconhecimento, onde você poderá mostrar ao entrevistador suas dificuldades e pontos a serem melhorados. O objetivo dessa pergunta não é descobrir seus podres e sim perceber se você está fazendo algo para mudar seus defeitos. 

Procure ser o mais sincero possível, evite mentir, como já ficou bem claro, seja você mesmo e mostre todo o seu empenho em desenvolver seus pontos fracos. 

 

COMO SE VESTIR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO
Como Se Vestir Para Uma Entrevista De Emprego

 

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Formal ou informal?

A escolha da roupa depende da cultura organizacional da empresa. Se você concorre a uma vaga em um banco ou escritório de advocacia, por exemplo, é indicado o uso de terno, gravata para homens, e vestidos e saias mais compridas para mulheres.

Entretanto, se a empresa que está concorrendo possui uma política mais descontraída, sua roupa pode ser uma calça jeans e uma camisa social para fora, ou até mesmo uma camisa polo. 

Lembre-se: o foco é você

Por isso evite cores muito vibrantes, uso de muitos acessórios, maquiagens pesadas ou roupas muito curtas e decotadas. Foque também em roupas que te tragam conforto, evite roupas muito justas ou que obriguem ficar toda hora mexendo. 

Durante a entrevista é o momento de “vender” a sua imagem, por isso busque estar de acordo com o ambiente de trabalho o qual você busca se inserir. Fique atento também a sua aparência. 

Procure cortar os cabelos, deixar as unhas apresentáveis e também evite usar roupas sujas ou amarrotadas. O que você menos quer aparentar é ser desleixado com a sua aparência, né? Afinal, se não cuida de você, como vai poder cumprir com suas funções no trabalho.

Conclusão

Por mais que a grande maioria das pessoas fiquem nervosas e tensas durante as entrevistas de emprego, ficou claro que ela não é algo tão assustador assim. Se você seguir todas essas instruções acima, certamente vai melhorar sua desenvoltura.

Vale destacar novamente para sempre buscar a verdade durante a conversa e também buscar conhecimento sobre a vaga e a cultura da empresa. Mostre todo o seu entusiasmo para vaga.

Com tudo isso exposto, agora é sua vez de pôr em prática as dicas aqui apresentadas e arrasar nas futuras oportunidades que surgirem na sua carreira profissional. 

 

TÁ CONTRATADO PRESTADORES DE SERVIÇOS
Tá Contratado Prestadores De Serviços

 

Compartilhar:

CONHEÇA NOSSOS PLANOS DE DIVULGAÇÃO

DEPOIMENTOS DE CLIENTES

Entrar




Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Volte no tempo e encontre mais tempo para você Viagens seguras e sustentáveis decolam Vender grande ideias para sua equipe Vendendo mesmo em momentos de economia volátil Vendendo mais com menos