O que são habilidades interpessoais e como você as desenvolve? Este artigo explora essas valiosas habilidades pessoais em detalhes e com exemplos de habilidades interpessoais, dicas e conselhos de desenvolvimento e muito mais!
A geração do milênio e a geração Z são frequentemente acusadas de terríveis habilidades interpessoais. Diferentes fatores são demonizados – muito tempo de tela, muitas horas gastas em videogames, muito tempo gasto caçando o próximo hit de dopamina de uma mídia social como.
As gerações mais velhas costumam dizer que a capacidade de ter uma conversa interpessoal, na vida real, foi arruinada. A Geração Z não faz contato visual, não fala claramente, não poderia manter uma conversa se tivesse controle sobre ela.
Claro, essas generalizações são muitas vezes incorretas. Jovens da geração Z, como Amanda Gorman ou Greta Thunberg, cativaram o mundo com sua eloquência e comunicação.
O que são habilidades interpessoais?
Como os jovens profissionais podem imitar seu sucesso ao entrar no mercado de trabalho? A resposta está no desenvolvimento de habilidades interpessoais.
Hard skills podem ser ensinadas e testadas. Seja em codificação ou design gráfico, essas habilidades são muitas vezes a espinha dorsal de muitos cargos. Mas quando se trata de se conectar com colegas de trabalho, construir uma carreira e fazer networking no local de trabalho, as habilidades interpessoais são o que faz a diferença entre vencedores e perdedores.
Você não pode ser classificado neles. Não há aulas que testam sua capacidade de ser discreto, autoconsciente ou colaborativo. Muitas vezes, é por isso que muitas pessoas não estão cientes de que se deparam com ‘aquele colega de trabalho’, aquele com quem é difícil trabalhar.
Muitas vezes, eles simplesmente não são autoconscientes o suficiente para reconhecer as lacunas em suas habilidades. Como quaisquer outras habilidades sociais, as habilidades interpessoais representam um músculo que pode ser flexionado e desenvolvido ao longo do tempo.
Desenvolvendo Habilidades Interpessoais
Quer saber como desenvolver habilidades interpessoais? Para começar, eles contam com um certo nível de inteligência emocional. Muitas vezes, estes são desenvolvidos através de interações sociais regulares.
Aqui está uma definição abrangente de habilidades interpessoais:
- Autoconsciência
- Colaboração
- Ouvindo
- Entendendo a linguagem corporal não verbal
- Humor
- Empatia
- Resolução de conflitos
- Tato
- Falar em público
- Respeito
- Cronometragem
A autoconsciência pode fazer ou quebrar sua carreira a longo prazo. Você nem sempre terá pessoas que podem comunicar como você se depara. Ser orientado é valioso porque é crucial ter alguém que lhe dê isso diretamente.
Autoconsciência significa estabelecer um padrão alto para si mesmo. Você poderia ter sido mais gentil, mais direto, mais comunicativo? Você realmente fez o melhor trabalho que podia?
Os melhores funcionários são aqueles que mantêm sua barra pessoal mais alta do que qualquer empregador jamais poderia.
Nesta nova era de trabalho híbrido, enquanto algumas pessoas estão trabalhando remotamente e outras voltando para o escritório, os colaboradores estão no topo de seu jogo. Conectar-se em diferentes mídias, seja no Slack ou em uma mesa, é como os projetos são feitos.
Colaboração e Escuta
Colaboração significa refinar a arte do compromisso. Com novos profissionais, é fácil pensar que você não traz nada para a mesa. Afinal, as pessoas com quem você está colaborando podem ter décadas de experiência.
Dependendo do seu setor, eles podem estar em sua posição atual antes de você aprender a amarrar seus próprios sapatos! Não se preocupe com isso – sua perspectiva e imersão no mundo de hoje são inestimáveis.
A colaboração é um jogo de dar e receber. Não seja vítima da síndrome do impostor e certifique-se de que você também está doando!
Ouvir pode realmente diferenciá-lo. Se tivéssemos que recomendar duas habilidades de comunicação interpessoal , seriam a escuta e a autoconsciência. Essas duas coisas podem ajudá-lo a evitar armadilhas, evitar colocar o pé na boca e evitar conflitos desnecessários.
Você precisa ouvir o que as pessoas estão dizendo. Igualmente importante, porém, é ouvir o que eles não estão dizendo. Isso se liga à próxima habilidade, que é entender a linguagem corporal não verbal.
Algumas pessoas têm dificuldade em ler a linguagem corporal. Pode dizer muito sobre como alguém está se sentindo sobre a conversa, especialmente se eles lutam para serem diretos.
Por exemplo, você pode perguntar a alguém se eles têm largura de banda para ajudá-lo com uma tarefa. Eles dizem que precisam checar seu calendário, enquanto se movem lentamente, mordem o lábio ou evitam contato visual.
Isso pode significar que eles realmente não têm tempo, mas se sentem mal por dizer não. Eles não querem esmagá-lo e estão tentando descobrir uma maneira de equilibrar as necessidades de todos.
Pegar as dicas da linguagem corporal pode ajudá-lo a evitar situações embaraçosas e colocá-lo ainda mais no local de trabalho como alguém que é compreensivo.
Não abuse do humor
Como uma habilidade interpessoal, o humor pode ser mal utilizado. Todos nós adoramos sair com uma pessoa engraçada, e uma boa piada pode fazer o dia de trabalho passar.
No entanto, o humor inapropriado nunca é engraçado. E todos nós já trabalhamos com alguém que recicla a mesma piada um milhão de vezes, submete todos ao mesmo trocadilho e assim por diante.
Use o humor com bom senso, mas lembre-se de que é uma ótima maneira de se conectar com outros colegas de trabalho!
Tipos de habilidades interpessoais
Empatia é algo que não pode ser ensinado. Não há como fingir o ato de sentir o que outra pessoa está passando. Em vez disso, pode ser praticado.
Uma boa maneira de fazer isso é se imaginar no lugar de outra pessoa. Talvez um colega de trabalho esteja atrasado e você tenha a opção de se ressentir por isso ou deixá-lo ir.
Imagine uma vez em que você se atrasou. Tudo deu errado – café derramado em sua blusa de trabalho, seu gato vomitou e seu carro não ligou. Eles provavelmente estão começando o dia em um estado muito esgotado, assim como você estaria.
Nesse caso, ser empático pode realmente suavizar o início do dia de trabalho. Assim, você ajudou a construir o moral da equipe e começou a formar uma conexão.
A resolução de conflitos às vezes é difícil de lidar. Em vez de reprimir seus sentimentos ou simplesmente escalá-los para um gerente, a resolução de conflitos é apenas uma aplicação de outras habilidades interpessoais.
Ouvir, empatia… isso minimiza o conflito e garante que todos possam existir e trabalhar juntos em um ambiente pacífico.
O tato também é algo com o qual nem todos são abençoados. Se é algo com o qual você luta, pode ser assustador se aventurar em um novo ambiente de trabalho. Afinal, você pode não ter muita experiência e pode ter uma tendência a enfiar o próprio pé na boca.
Se for esse o caso, siga esta regra: na dúvida, não diga. Se você quiser dizer algo um pouco ousado ou um pouco “rude” porque acha que vai ser engraçado, evite. Provavelmente, você evitará cavar sua própria cova.
Falar em Público e Respeito
Você é uma das muitas pessoas que classificariam falar em público como um de seus principais pesadelos? É uma habilidade que você provavelmente precisará desenvolver ao longo de sua carreira profissional.
Se você tiver sorte, é algo que você conseguiu praticar na escola. Esteja você fazendo apresentações na frente da classe ou lendo uma redação em um evento de premiação, a escola é um ótimo lugar para aprimorar suas habilidades.
Se você não teve a sorte de ter essas experiências, considere praticar. Você pode precisar começar com muitas notas. Então, você pode trabalhar para fazer uma apresentação perfeita e sem estresse.
Respeito é algo que todos merecem. Não é apenas algo que está reservado para o seu chefe. Uma das dicas mais importantes para os jovens profissionais que estão entrando no mercado de trabalho é esta: todos se conhecem.
Se você desrespeitar a recepcionista, é provável que seu chefe eventualmente ouça sobre isso. E mesmo que não o façam, todos que você vê são dignos de respeito básico. Essa atitude tende a lançar as pessoas muito à frente em suas carreiras, pois elas constroem conexões com pessoas que podem não ter previsto originalmente.
Como construir seu conjunto de habilidades
Saber o significado das habilidades interpessoais é uma coisa. Mas como você os constrói? Neste caso, a prática leva à perfeição.
O primeiro passo é evitar a negatividade. Todo mundo tem dias ruins, e tudo bem! Mas não caia na armadilha de falar mal do seu local de trabalho com seus colegas de trabalho.
É fácil ficar parado e reclamar sobre a gestão, ou como sua agenda está bagunçada graças aos erros de outra pessoa. Esse tipo de reclamação diminui o moral do local de trabalho e, subconscientemente, solidifica a ideia em sua cabeça de que você, de fato, trabalha em um lugar terrível e mal administrado.
Isso não é maneira de vir trabalhar! Em vez disso, lembre-se das coisas que você ama em seu trabalho. Qual é a sua parte favorita? Que impacto positivo você pode fazer a cada dia?
Lembre-se por que você estava tão animado para se formar na faculdade e começar este trabalho em primeiro lugar. Faça uma lista manuscrita, se precisar! Isso pode lhe dar a energia e a motivação necessárias para desenvolver habilidades interpessoais com seus colegas de trabalho.
Aprender sobre seus colegas de trabalho é outra maneira de ajudar no gerenciamento de conflitos e interagir com eles. Você passará a maior parte de sua vida no trabalho. Para a maioria das pessoas, eles passam mais tempo com o vizinho do cubículo do que com o parceiro.
Isso é muito tempo! Tome um momento e ouça quando eles estão falando sobre suas vidas. Aprenda o nome de seu animal de estimação, sua filha, e pergunte sobre isso mais tarde.
Isso realiza algumas coisas. Todo mundo gosta de ser ouvido, e é ainda mais raro ser lembrado. Lembrar algumas informações pessoais dessa maneira é tocante e pode realmente criar um relacionamento.
Networking com outros
Também é importante porque você simplesmente não gosta de todos os colegas de trabalho com os quais se conecta. Alguns serão irritantes, outros o deixarão nervoso e você ficará frustrado.
Aprender sobre seus colegas de trabalho ajudará você a identificar seus traços positivos. Quando você se concentra em sua atenção aos detalhes ou em sua impressionante paciência , é mais fácil ignorar o fato de que eles colocam no micro-ondas peixes pungentes todos os dias.
A próxima dica é um pouco mais desafiadora, especialmente se você é novo em sua carreira. Pode ser fácil tropeçar no local de trabalho, de olhos arregalados e cheios de síndrome do impostor.
Parte de se tornar um membro de pleno direito da força de trabalho, com incríveis habilidades interpessoais, é ser assertivo . Isso não significa ser arrogante ou passar por cima de todos os seus colegas de trabalho.
Em vez disso, representa o conhecimento de suas próprias habilidades e o que você traz para a mesa. Se você sabe que pode consertar algo que está errado com a codificação do site, seja assertivo e ofereça suas habilidades antes mesmo que a tarefa seja atribuída!
Isso o posicionará como um membro da equipe e como alguém que realmente se preocupa com o futuro da empresa.
Adicionando essas habilidades a um currículo
Para não mentir, construir habilidades interpessoais é um desafio. E praticar essas habilidades é melhor quando você está em um trabalho real.
Pregar seu primeiro emprego fora da faculdade é difícil, no entanto! Há tantas maneiras de fazer isso. A mágica começa, porém, com o polimento do seu currículo.
Em muitos casos, seu currículo é o equivalente a uma primeira impressão. É o lugar onde você pode se lançar com confiança.
Ao adicionar essas habilidades em um currículo , não se subestime. Ser capaz de negociar conflitos e ser um ouvinte ativo é algo que traz grande valor para a empresa. Essas habilidades não podem ser ensinadas, aprender Salesforce ou Adobe Acrobat pode ser.
No entanto, evite a tentação de apenas copiar e colar uma lista de habilidades interpessoais em seu currículo. Qualquer um pode dizer que tem habilidades de escuta ativa. Como você pode provar isso?
Ao escrever algo em seu currículo , o que você quer fazer é enquadrá-lo de forma orientada a resultados. Por exemplo, sua escuta ativa evitou um desastre que teria custado à sua empresa (seja um estágio, um trabalho voluntário ou um emprego anterior) X quantia em dinheiro?
Currículos são tudo sobre resultados e números. Isso prova que você tem o que é preciso para traduzir essas habilidades sociais em dinheiro vivo.