Quer saber todas as informações pertinentes e relevantes sobre a profissão de cuidador de idosos? Então confira aqui um guia completo da profissão e evite qualquer erro na hora de seguir este caminho.

Não é de hoje que a população mundial está envelhecendo. Afinal de contas, isto é um sinal positivo que nunca estivemos em um mundo tão bem desenvolvido com uma medicina de ponta e recursos de sobra.

Preste atenção em alguns fatores, como por exemplo a própria criação de uma estrutura médica e farmacêutica que cura com facilidade algumas doenças que eram consideradas sentenças de morte.

A própria lepra, por exemplo, era considerada uma doença cruel e sem cura. Sendo que hoje ela pode ser facilmente tratada, e até mesmo possui uma forma de tratamento gratuita pelo SUS.

Quando você observa este tipo de fenômeno, com certeza vai notar que os partos são bem assistidos, assim como toda a gravidez. O que não faltam são suplementos e remédios para evitar que haja um aborto ou mesmo uma morte da mãe durante o parto.

Não que os problemas de antes não aconteçam, mas é realmente muito menos frequente.

A qualidade de vida aumentou muito, e mesmo que hoje você tenha um padrão baixo, provavelmente tem muito mais conforto do que grandes reis da antiguidade.

Então, nada mais natural do que vivermos mais. Um exemplo era a expectativa de vida de algumas cidades dos Estados Unidos da América que no século XIX era de menos de 30 anos de idade.

Porém, toda esta longevidade ainda não teve um amparo 100% perfeito no nosso corpo. Podemos acabar necessitando de uma ajuda, seja para locomoção ou até mesmo para doenças degenerativas mais graves.

Então, surgiu a profissão do cuidador de idosos, e este é o assunto de hoje.

cuidadora-de-idosos

O que faz um Cuidador de Idosos?

Primeiramente é importante dizer que existe uma grande diferença entre um cuidador de idosos e um enfermeiro. Embora um enfermeiro sirva como cuidador, isto não o torna automaticamente um.

Mas o recíproco não é verdadeiro, pois a maioria das ações específicas que um enfermeiro faz não pode ser feitas por alguém que só possui um certificado de cuidador.

Entenda o cuidador como uma pessoa que estará auxiliando e protegendo o idoso em momentos em que a família não estiver por perto. É como se ele fosse um parente de dedicação exclusiva e assim pudesse fazer uma grande diferença na rotina em geral.

Entretanto, é importante dizer que um cuidador de idosos tem as suas limitações, e não pode tentar agir como médico.

Se algo der errado e um imprevisto acontecer, o máximo a ser feito é aplicar primeiros socorros e buscar ajuda. O que já se torna uma indicação de cursos complementares para a execução da profissão em si.

Outro motivo pelo qual a contratação se torna mais comum é que o valor se torna muito mais barato do que um profissional de enfermagem na maioria das vezes.

Até porque muitos dos idosos podem estar em suas plenas capacidades físicas. Onde eles utilizam apenas a habilidade de vigiar a pessoa e evitar acidentes.

Ou então pode haver o contrário, e a pessoa precisa auxiliar na locomoção e tudo o mais.

enfermeiro-e-idoso-casa-de-repouso

Atividades comuns

O cuidador de idosos em geral faz companhia para o idoso e observa caso ele tenha alguma necessidade que não pode realizar.

Então, é possível que haja a necessidade de auxiliar a pessoa em um banho, ou mesmo em uma troca de roupas.

Além disso, o profissional pode garantir o processo de uma alimentação mais regrada, segundo a recomendação médica. Evitando que o idoso acabe comendo fora do horário ou mesmo ingerindo alimentos que lhe são proibidos.

Outro ponto que precisa ser mencionado é a possibilidade de se lembrar do horário de medicamentos. Afinal de contas, os problemas de memória costumam ser bastante comuns nesta faixa etária.

E por isso, acaba sendo interessante notar que esta é uma tarefa que leva a responsabilidade de só se administrar remédios por via oral. Este não é um profissional capacitado para dar injeções ou coisas semelhantes.

Além disso, o cuidador não é um médico ou curandeiro, e jamais deve receitar qualquer coisa para seus pacientes. Ainda que esta recomendação seja simplesmente de algum chá natural, pois uma alergia desconhecida pode ser até mesmo fatal.

medindo-pressao-idoso

Como se tornar um cuidador?

Ainda não existem grandes tipificações e regulamentações do trabalho. Sendo que muitas pessoas acabam escolhendo até mesmo amigos e conhecidos que estão desempregados para trabalhar na função.

Isto é mais comum do que se imagina, entretanto existem maneiras contábeis mais corretas de resolver a situação. Por isso, vale a pena citar um profissional da área, de carteira assinada, que precisa ter pelo menos um curso de cuidador de idosos.

Este tipo de curso é ministrado em vários locais, e o melhor de tudo é que os valores são bastante acessíveis.

Não há uma necessidade de curso técnico ou graduação para começar. Entretanto é sempre positivo escolher algo assim caso queira entregar um currículo em destaque.

Como dito anteriormente, um curso de primeiros socorros pode agregar bastante à situação. Até porque acidentes com pessoas idosas podem ser muito mais graves.

profissional-da-saude-e-idoso

Como trabalhar ou conseguir clientes?

Existem várias maneiras de ingressar no mercado após ter terminado um curso na área. Principalmente se você tem acesso a um computador com internet.

A primeira delas é indo atrás de empresas especializadas em Home Care. Elas são locais onde você pode ganhar bastante experiência e ainda criar um currículo com maior substância.

Entretanto, é justo dizer que nem sempre o salário pago acaba sendo justo, já que você agirá como um trabalhador terceirizado.

A outra maneira que nós recomendamos é que você venha para o Tá Contratado!

Aqui temos uma variedades de meios de divulgação onde você poderá encontrar clientes de uma maneira rápida e por um preço justo.

Confira no botão abaixo as opções e como funciona:

botao-cta-empresa-1

No mais é isso, espero que estas explicações tenham sido úteis e interessantes para você. Qualquer outra dúvida sobre o assunto estou à disposição nos comentários, ok?

Até a próxima!

Compartilhar:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.