Quer contratar um encanador ou mesmo saber como funciona esta profissão? Confira Aqui um guia completo da profissão e veja como ter os melhores resultados tanto na contratação quanto exercendo a função. 

Você provavelmente já deve ter passado por alguma situação onde sua casa ficou sem água. Senão, eu já adianto que é um momento que parece não passar nunca.

Principalmente pelo fato de que existem dificuldades extras na manutenção de um ambiente que não possui o famoso solvente universal H2O.

Alguns reclamam, e com razão, de quando ficam sem luz ou internet, mas a falta de água é muito pior. E olha que ela nem sempre acontece por conta de algum problema na rede de distribuição.

Muitas pessoas, infelizmente acabam tomando grandes prejuízos exatamente por furarem uma parede no local errado, ou mesmo terem um cano entupido, e por aí vai.

Neste momento, o único profissional que pode salvar desta situação é o encanador. E não estamos falando de um problema corriqueiro, e sim de uma situação onde o vazamento sai extremamente caro se não resolvido em pouco tempo.

Sendo assim, nós do Tá Contratado resolvemos trazer um guia da profissão, que mostre tanto qual seria o caminho para se tornar quanto a melhor maneira de contratar um profissional.

Vamos conferir?

O que faz um encanador?

A CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) considera os encanadores como fazendo parte de um profissão com mercado de atuação muito amplo.

As contratações normalmente partem da área civil (casa, prédios, apartamentos, condomínios), comerciais (lojas, shoppings, clubes) e indústrias.

Todas as contratações podem ser feitas diretamente com o profissional em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho, a famoso carteira assinada) ou mesmo atuar como freelancer ou autônomo.

Sendo que sua atuação pode ser tanto nos reparos em geral, como também ajudar na implementação de instalações novas, reformas e obras.

Aqueles com uma graduação podem até mesmo atuar na parte de engenharia de um imóvel, entregando a melhor disposição para os móveis.

Os trabalhos mais simples e comuns a serem realizados são:

  • Limpeza em geral (e também desentupimento) de:
    • Caixa de gordura
    • Canos
    • Esgoto
    • Fossa
    • Pias
    • Ralos 
    • Vasos sanitários
  • Consertos em geral de:
    • Reservatórios
    • Canalizações
    • Chaves de bóia 
    • Redes pluviais
  • Instalar: 
    • Bomba de água
    • Redes de: 
      • Água
      • Gás 
      • Esgoto
  • Testes de pressão
  • Manutenções preditivas em geral

Em geral qualquer coisa que envolva um encanamento. Tanto para se resolver problemas momentâneos, quanto para instalação quanto para manutenção preditiva (ou seja, resolver um erro antes que um problema aconteça).

Quanto ganha um encanador?

A faixa salarial vai depender muito do que o profissional dá conta de fazer. Principalmente se levarmos em conta a necessidade dele se vincular ou não a uma empresa.

No caso das contratações de emprego normal, é possível começar ganhando algo em torno de R$1850 a R$2100. Claro, tudo depende da região e até mesmo do seu tipo de capacitação para o trabalho.

Sendo que em alguns locais há um regime de aumento gradual do salário.

Mas é importante notar que você tem a possibilidade de trabalhar como um profissional autônomo. Neste caso, a remuneração fica mais difícil de se precificar, principalmente pela necessidade de se correr atrás dos clientes.

Entretanto, mesmo que no início os valores sejam muito baixos, você não terá um teto de ganhos. Além disso, você dita seu horário, tem mais liberdade e até mesmo ganha mais experiência para resolver problemas.

Por isso, a maioria das pessoas cogita contratar prestadores de serviço profissionais ao invés de ir atrás de uma agência.

Até porque a agência basicamente vai cobrar um valor como seria o de um profissional liberal mais as despesas e uma margem de lucro. Normalmente o profissional autônomo sai mais barato para os clientes além de prestar um melhor serviço.

Mas, para quem está iniciando pode ser interessante trabalhar em um regime fixo para ganhar experiência.

curso-de-encanador

Qual formação precisa para ser encanador?

Não é como se você precisasse cursar uma faculdade para se tornar um profissional da área. Porém, é possível notar que você terá melhores propostas, oportunidades e até uma maior procura caso tenha melhores formações.

Por exemplo, fazer um curso de graduação te permite fazer coisas que alguém que está menos capacitado na área não terá condições.

É um pontapé inicial muito bom para quem deseja no longo prazo empreender, já que poderá ter uma visão mais aberta da situação.

Entretanto, existem possibilidades mais simples, como cursos técnicos e até mesmo cursos livres.

Neste caso, as vagas provavelmente não estarão ligadas ao planejamento e por isso serão mais voltadas para a prática em si. Mas são extremamente mais rápidas, além de garantir que você tenha uma melhor capacidade de gerar uma renda inicial para então pagar por cursos mais caros.

Vamos dar uma olhada nas opções:

1 – Graduação

As duas oportunidades para a área em nível de graduação são a Engenharia Civil e a Engenharia Hídrica. Ambos os cursos irão explorar os conceitos principais e entregar a base mais sólida possível.

Entretanto, é justo dizer que são cursos difíceis e longos, durando no mínimo algo em torno de 5 anos. O que pode ser um desafio para a maioria.

Porém, é justo dizer que muitos irão ter resultados satisfatórios ao se dedicar exclusivamente para esta área.

2 – Curso Técnico

São várias as opções que um curso técnico pode te proporcionar. Basicamente os nomes nem sempre serão os mesmos, mas eles valem como um certificado mais robusto de competência do profissional.

A duração pode chegar a algo em torno de 2 anos, e por isso vale a pena escolher bem a a área e o instituto.

São alguns dos mais comuns os cursos de: 

  • Instalador hidráulico
  • Bombeiro hidráulico
  • Encanador industrial

3 – Cursos Profissionalizantes

Estes são os tipos de cursos mais abundantes do mercado, e com certeza irão te ajudar na projeção para dentro da área. Costumam ser muito baratos e até mesmo entregam certificados válidos.

Alguns podem ser completados em menos de uma semana, lembrando que simplesmente fazer o curso não significa que você tenha estudado ou realmente aprendido sobre a profissão.

Assim, a sua absorção do conhecimento depende de você e de mais ninguém.

como-contratar-encanador

Como contratar encanador?

Bom, agora que já falamos muito sobre a profissão em si, que tal mostrar para os curiosos como contratar encanador de uma maneira fácil e segura?

O jeito mais rápido é clicar no botão abaixo e conferir as nossas opções do Tá Contratado, aqui você terá um catálogo com os melhores profissionais da área e que podem estar próximos da sua região.

Clique e confira:

botao-cta-prestador-1

Entretanto, alguns podem ficar um pouco desconfiados e ainda ter alguma dúvida sobre como escolher o melhor dentre as opções.

Então, o desafio não é muito grande e você pode obter resultados se avaliar alguns pontos em questão na apresentação de cada profissional e seus serviços.

Primeiramente veja qual a formação da pessoa. Quanto maior o nível dela, maiores serão as chances de conseguir prestar um serviço de qualidade.

Mas também pode ser interessante contratar alguém da área para ter algum resultado de maneira geral.

Como conseguir clientes como encanador?

Esta é uma tarefa mais simples do que parece. Embora muitos possam ter problemas para manter a agenda sempre cheia, não há nenhum tipo de necessidade para pânico.

A primeira maneira de investir seus recursos é através de um cartão de visitas. Algo que faça a pessoa lembrar do seu contato e até mesmo compartilhar com outras.

Um cartão de visitas virtual também pode ser uma excelente forma de garantir que você tenha uma distribuição rápida de produtos e serviços por Whatsapp e Facebook.

Mas nós do Tá Contratado temos uma maneira incrível de impulsionar o seu perfil através do marketing digital. Divulgamos seu serviço de uma maneira eficaz, confira clicando no botão abaixo:

botao-cta-empresa-1

Considerações finais

Então é isso, aqui estão algumas informações importantes sobre a carreira de encanador. Mas se ainda houver alguma dúvida sobre o tema, estamos à disposição para te ajudar nos comentários, ok?

Até a nossa próxima dica!

Compartilhar:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.