Descubra o que é e como funciona a Pirâmide de Maslow e use esse conceito na sua empresa para motivar os funcionários!

 

O conceito da Pirâmide de Maslow pode ser aplicado de diversas formas dentro da administração de um empresa. Trata-se de um conceito utilizado para entender as necessidades humanas dentro de uma hierarquia e compreender as motivações e os desejos das pessoas.

Também conhecida como hierarquia das necessidades de Maslow, a pirâmide foi criada na década de 1950, pelo psicólogo Abraham Maslow. Segundo ele, ao encontrar as necessidades das pessoas, é possível acessar sua força motivadora.

Esse é um conceito especialmente interessante para ser aplicado em uma empresa, onde o gestor precisa saber o que motiva seus profissionais e usar isso para que os colaboradores funcionem como uma equipe. Na Pirâmide de Maslow é possível relacionar a hierarquia das necessidades de Maslow, das mais básicas às mais elaboradas.

Quem foi Maslow

Antes de saber mais sobre a teoria das necessidades, é preciso saber quem foi Maslow. Abraham Harold Maslow tinha origem estadunidense e foi um psicólogo e pesquisador cujo trabalho foi bastante difundido no mundo.

Ele trabalhou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e fundou o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics. Seu trabalho sempre girou em torno das dinâmicas e interações em grupo e também de técnicas voltadas para a resolução de conflitos.

Hierarquia de necessidades de Maslow

Na pirâmide podemos relacionar cinco níveis de necessidades: realização pessoal, autoestima, amor e relacionamentos, segurança e fisiologia. Entenda a seguir cada um desses níveis:

Necessidades fisiológicas

As necessidades fisiológicas são as mais primitivas do ser humano e se encontram na base da pirâmide, pois são as mais básicas. São as que todos os indivíduos  possuem e que precisam ser atendidas para manter o corpo saudável. Elas incluem sono, temperatura corporal, fome, sede, entre outras.

Segundo a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, ao não atender a essas necessidades básicas, não há como a pessoa focar nas demais necessidades da pirâmide.

Necessidades de segurança

As necessidades que envolvem a segurança estão relacionadas com abrigo e proteção. Podemos citar como exemplo: segurança física, segurança proporcionada pela família, segurança de se ter estabilidade financeira por meio de um trabalho, entre outras.

Portanto, todas as soluções que trazem a sensação de proteção para as pessoas sobre situações incertas e fora de seu controle, fazem parte do nível das necessidades de segurança da pirâmide.

Necessidades de amor e relacionamentos

Ao passarmos para as necessidades de amor e relacionamentos, já adentramos em um nível da escala de Maslow mais complexo. Isso porque essas necessidades têm a ver com o senso de pertencimento e intimidade dos seres humanos, que são fatores importantes para alcançar a felicidade.

Para que o indivíduo possa se manter motivado, é preciso que tenha boas relações em sua vida, que gerem amor. Seja por meio de: família, amizades, parceiros amorosos, intimidade sexual, pertencimento a um grupo ou sociedade, etc.

Necessidades de estima

A estima também é uma das necessidades mais complexas da pirâmide. O indivíduo precisa sentir-se estimado em seus relacionamentos, assim ele consegue reconhecer suas próprias potencialidades.

Além disso, o ser humano precisa que seus pares reconheçam seu valor, o que impacta diretamente sua autoestima e confiança. Essa necessidade é atendida quando a pessoa recebe reconhecimento por suas conquistas e realizações e obtém o respeito dos demais.

Necessidades de realização pessoal

As necessidades que têm relação com a realização pessoal são as mais complexas da pirâmide e envolvem realizações pessoais e profissionais. Essas necessidades são saciadas quando o indivíduo atinge seus objetivos, alcança um cargo no trabalho, realiza sonhos, entre outras metas que costumam exigir esforço.

O indivíduo precisa despender muito trabalho, foco e determinação para satisfazer essas necessidades, porém são as que mais trazem vantagens para o ser humano.

Necessidades atuais

Após a teoria das necessidades de Maslow ter sido desenvolvida e difundida, ficou mais claro que existem outros tipos de necessidades importantes também. Veja:

  • Necessidade de aprendizado: que envolve o desenvolvimento das habilidades e do intelecto para entender mais sobre o mundo;
  • Necessidade de transcendência: para as pessoas que seguem alguma religião ou dogma. Envolve fé, espiritualidade e até conexão com a natureza,
  • Necessidade de satisfação estética: não só envolve a busca pela simetria e perfeição, mas também a busca e apreciação da beleza em todos os lugares, inclusive através da arte.

Pirâmide de Maslow e a motivação nas empresas

A teoria da Pirâmide de Maslow é bastante aplicada na gestão de pessoas para manter seus colaboradores motivados, por meio de uma análise do comportamento humano e incentivo motivacional.

É possível satisfazer as necessidades dos colaboradores ao seguir a Pirâmide de Maslow e engajar os profissionais, oferecendo-lhes objetivos a serem alcançados. Além de respeitar as obrigações trabalhistas, é preciso oferecer plano de carreira, benefícios, ambiente de trabalho agradável e favorável ao desenvolvimento pessoal, boa relação da equipe e ações que valorizem as necessidades sociais, como momentos de lazer e descontração.

É possível oferecer bolsas de estudo, cursos rápidos e palestras, que saciem a necessidade de aprendizado dos colaboradores. Uma comunicação interna que incentive o trabalho em equipe também pode ajudar a satisfazer as necessidades de pertencimento e aceitação.

Compartilhar:

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.