Quer cada líder reconheça ou não, a comunicação é essencial para seu sucesso.
Comunicar as expectativas de forma eficaz é um componente crítico do que é necessário para ser um grande líder . Sem comunicação em torno das expectativas, seus funcionários (e sua força de trabalho) não saberão qual direção seguir.
Mas comunicar expectativas não é tão fácil quanto parece. Uma pesquisa encontrou uma grave lacuna na comunicação entre gerentes e funcionários. Na verdade, 91% dos funcionários dizem que problemas de comunicação impedem uma liderança eficaz.
Para a maioria de nós, as habilidades de comunicação são apenas isso — habilidades para desenvolver, praticar e investir. No clima de hoje, as empresas estão se movendo rapidamente.
Muitas organizações estão mudando as prioridades rapidamente, ajustando-se às mudanças na economia, no mercado de trabalho e na equipe. Uma força de trabalho resiliente e ágil é mais importante do que nunca, o que significa que a comunicação também.
Vamos falar sobre a importância de comunicar claramente as expectativas. Também abordaremos como comunicar as expectativas com sua equipe e como liberar todo o potencial de sua força de trabalho em um mercado de trabalho apertado.
A importância de comunicar claramente as expectativas
Definir expectativas com sua equipe tem seus benefícios. É mais do que apenas definir metas alcançáveis para atingir ou comunicar claramente as expectativas da equipe.
Aqui estão sete razões pelas quais comunicar as expectativas é tão importante – e como isso pode afetar seus resultados.
- Ajuda a aumentar o engajamento dos funcionários
- Otimiza a produtividade da sua equipe
- Ajuda a resolver alguns problemas de gerenciamento de desempenho
- Pode ajudar a melhorar o ambiente de trabalho da sua organização
- Pode ajudar a aumentar a retenção de funcionários
- Garante que ambas as partes tenham uma compreensão clara dos objetivos compartilhados
- Dá aos funcionários expectativas e clareza sobre quais projetos, iniciativas ou prioridades focar
Como comunicar expectativas com sua equipe
Definir as expectativas dos funcionários requer uma comunicação clara e eficaz . Siga estas sete etapas para ajudar a garantir que os membros de sua equipe entendam o que se espera deles.
Como comunicar expectativas com sua equipe
- Solidifique suas expectativas
- Dê um propósito
- Confirme as coisas
- Verificar novamente
- Faça reuniões regulares de equipe
- Segure encontros individuais regulares
- Aposte em suas habilidades de coaching
1. Solidifique suas expectativas
Ao atribuir uma tarefa, deixe claro que você precisa de um alto padrão de trabalho concluído e um prazo em que deve ser feito.
Não seja ambíguo quando se trata do que você está pedindo às pessoas, deixe as coisas claras desde o início e garanta que as pessoas saibam o que fazer se tiverem problemas ou dúvidas. Se, por exemplo, eles devem fazer check-in ou responder a perguntas com o líder da equipe ou com você diretamente como gerente.
2. Dê um propósito
Seu pessoal quer encontrar um propósito por trás de seu trabalho . As pessoas estarão muito mais dispostas e motivadas a completar o que se espera delas se puderem relacioná-lo a algo com significado. Em vez de apenas pedir às pessoas que preencham um relatório específico.
Por exemplo, compartilhe com eles o que esse relatório realizará em uma escala maior; como contribuirá em conjunto com o trabalho do restante da equipe e como impactará positivamente a organização em um sentido mais amplo.
3. Confirme as coisas
É uma boa prática, ao atribuir tarefas ou projetos maiores, encorajar as pessoas a escrever o que se espera delas com um detalhamento das etapas ou ações necessárias para atingir a meta .
Isso não é apenas útil no sentido de que ajudará as pessoas a se comprometerem e se motivarem para concluir as metas, mas também garantirá que você permaneça na mesma página e tenha um plano de ação sólido no futuro. Existem várias ferramentas que você pode usar para acompanhar as metas e o progresso que está sendo feito.
4. Verifique novamente
Verifique novamente depois de alguns dias. Claro, há uma linha tênue entre manter as pessoas na tarefa e microgerenciar , e é importante reconhecer isso. Não é necessário estar constantemente nas costas das pessoas.
A chave é verificar casualmente com as pessoas para garantir que as expectativas sejam atendidas. Reserve apenas 10 minutos para conversar durante o café e perguntar se as pessoas estão no caminho certo para atender às expectativas e se sentem que os prazos ainda são realistas.
Melhor ainda, existem ferramentas por aí que podem fornecer um espaço compartilhado para 1:1 e outras maneiras úteis de compartilhar feedback e permanecer conectado com sua equipe. Isso não apenas significa que todos estão na mesma página e as preocupações podem ser abordadas, mas também mostra às pessoas que você investe nelas e o que elas estão fazendo e deseja dedicar um tempo para discutir isso.
5. Realize reuniões regulares
Faça reuniões regulares, talvez bimensais, com a equipe para manter uma conversa bidirecional e garantir que comunicar o que você deseja não seja apenas algo que acontece quando você atribui tarefas ou projetos.
Defina metas claras durante essas reuniões para a equipe e divida-as em metas individuais para que todos saibam exatamente para o que estão trabalhando e as etapas práticas para chegar lá.
6. Faça encontros individuais regulares
Ter conversas individuais sobre o progresso pode mantê-lo na mesma página que sua equipe e garantir que, uma vez definidas as expectativas iniciais, a conversa permaneça aberta e a oportunidade para qualquer discussão necessária esteja lá.
Os 1:1 podem ser especialmente úteis, pois não é apenas sua equipe que pode obter feedback. Também é uma ótima oportunidade para você crescer como gerente, pois pode personalizar a forma como interage com as pessoas depois de conhecê-las em um nível mais pessoal.
Você também está mais ciente de como eles preferem que as coisas sejam comunicadas a eles, seja recebendo uma tarefa, tendo metas definidas ou uma conversa mais geral baseada em desempenho.
7. Apoie-se em suas habilidades de coaching
Você já pensou que comunicou expectativas claras? No entanto, de alguma forma, sua comunicação clara parecia ter sido confusa ou mal interpretada. Por alguma razão, seus subordinados diretos não estão entendendo as expectativas que você definiu.
Para os gerentes, isso pode ser uma ocorrência comum. Os funcionários estão ocupados. Eles estão fazendo malabarismos com muitas prioridades entre trabalho e vida pessoal. Às vezes, suas expectativas precisam ser combinadas com coaching.
Apoie-se em suas habilidades de coaching para ajudar a orientar seus funcionários na direção certa. Ao trabalhar individualmente com seu treinador, você poderá identificar maneiras de definir as expectativas de desempenho com sua equipe. E especialmente se você estiver gerenciando equipes remotas, suas habilidades de comunicação se tornam mais importantes do que nunca.