Quando foi a última vez que você errou no trabalho? Você sabe, como escrever um erro de digitação embaraçoso em um e-mail, enviar seu chefe para o endereço errado para uma reunião ou chegar atrasado ao trabalho porque seu telefone morreu e o alarme não disparou.
Esses tipos de erros fazem seu coração cair. Poucas coisas são tão indutoras de ansiedade quanto perceber que você fez algo errado – especialmente se você descobrir no último minuto.
É normal temer erros. Ninguém quer arriscar aborrecer seu chefe ou decepcionar seus colegas. Você pode até temer perder seu emprego. E se você tiver padrões muito altos para si mesmo, provavelmente será seu pior crítico.
Mas esses contratempos não precisam ser o fim do mundo. Cada erro é uma oportunidade de aprendizado , e cabe a você tirar vantagem. Aqui está o que fazer quando você bagunça no trabalho.
É normal errar no trabalho?
Se você tem ansiedade por erros no trabalho, esse fato pode não ser reconfortante para você: erros são inevitáveis e 100% normais. Você não pode ser perfeito do tempo, e tudo bem! Errar é ser humano, e ser humano é melhor do que ser um robô.
Mas deixar ir pode ser difícil, especialmente se você tem medo da imperfeição ou sofre de síndrome do impostor . Na verdade, até 82% dos trabalhadores americanos pensam que são trabalhadores inferiores, o que pode contribuir para o aumento da ansiedade, depressão e risco de esgotamento .
Você leu certo. É provável que quase todos os seus colegas se sintam tão mal por estragar tudo quanto você. Quando você inevitavelmente cometer um erro, tente não se culpar por isso.
A maioria dos erros não é grande coisa e oferece experiências de aprendizado que ajudam você a se tornar um ótimo funcionário. Há muitos resultados positivos a serem considerados:
- Quando você comete um erro, você está expandindo suas habilidades. É fácil evitar erros quando você não está se desafiando, o que significa que você não aprenderá algo novo . O fracasso é o maior professor , então tente encarar os erros como uma chance de ganhar sabedoria e experiência.
- Você precisa ser resiliente para superar seus erros – e isso é bom. Adaptabilidade, resolução de problemas e resiliência são algumas das principais habilidades valorizadas pelos empregadores , de acordo com a Forbes. Cada erro é uma chance de praticar a superação da adversidade.
- Assumir seus erros pode aproximá-lo da gestão. Se você for honesto sobre suas deficiências, poderá discuti-las com seu chefe e definir metas juntos . Conforme você progride, você pode comemorar suas vitórias , e eles saberão que você se importa.
- Reconhecer seus erros o ajudará a aceitar suas deficiências. Aprender e aceitar suas fraquezas é uma parte fundamental da autodescoberta . Se você puder fazer isso sem autojulgamento, desenvolverá uma autoimagem mais saudável .
Nem todos os erros são iguais
Esteja atento aos tipos de erros que você comete e que precisam ser melhorados. Você pode se estressar menos com pequenos erros que surgem ao se desafiar e expandir suas habilidades. Mas isso não lhe dá um passe livre por negligência, como:
- Sempre chegando atrasado. Às vezes, circunstâncias estranhas fazem com que você se atrase – tudo bem. Mas, dependendo da cultura do seu local de trabalho, pode prejudicar sua reputação se se tornar um hábito.
- Aparecer em uma reunião despreparado. Se você recebeu a agenda da reunião com antecedência, é importante saber onde você se encaixa. Seu chefe pode ter perguntas específicas para você, então vale a pena se preparar.
- Ignorando comentários. Cometer repetidamente o mesmo erro mostra que você não está aprendendo. Alguns problemas levam tempo para serem resolvidos, mas você deve mostrar que está se esforçando.
O que fazer quando você comete um erro
Como os erros são inevitáveis, você deve se concentrar em se recuperar graciosamente. Aqui estão algumas práticas recomendadas.
1. Admita cedo
É importante confessar cedo para evitar que seu pequeno erro se transforme em um grande erro. Sente-se com seus superiores e quaisquer outros membros importantes da equipe para oferecer um gracioso pedido de desculpas . Você pode optar por fazer isso pessoalmente, por telefone ou por e-mail, dependendo da gravidade do incidente.
Não há necessidade de passar por cima aqui. Seja profissional, direto e claro. Reconheça seu erro sem ser excessivamente crítico consigo mesmo.
2. Reserve um momento para se recuperar
Ninguém está mais chateado com esse erro do que você. Afinal, você sabe do que é capaz. É normal sentir-se frustrado ou desanimado.
Tire algum tempo para lamber suas feridas e praticar o autocuidado . Podes tentar:
- Expressar suas emoções para seus entes queridos fora do trabalho
- Acompanhando seus pensamentos em um diário
- Respirações conscientes e profundas
- Exercício
E, acima de tudo, lembre-se de que você sobreviveu a todos os erros que cometeu até agora. Você pode fazer isso de novo.
3. Aceite as consequências de cabeça erguida
Dependendo da gravidade do seu erro, sua organização pode precisar tomar medidas disciplinares. Aceite-os graciosamente e permaneça respeitoso. Tente manter uma atitude positiva ao fazer as pazes e evite reações emocionais extremas.
4. Aborde quaisquer pontes queimadas
Não se esqueça que você faz parte de uma equipe. Seu erro pode ter afetado negativamente os outros. Talvez as tarefas deles dependessem de você completar as suas e eles podem ter que trabalhar horas extras para compensar seu erro.
É importante preservar esses relacionamentos para manter um ambiente de trabalho positivo. Ofereça-lhes um pedido de desculpas sincero. E dependendo da natureza do seu relacionamento, tente levá-los para almoçar ou tomar um café para acalmar as coisas.
5. Peça desculpas
Não espere muito antes de se desculpar com a pessoa certa. Esta é a coisa mais importante que você pode fazer depois de um grande erro.
Aqui estão as características de um bom pedido de desculpas, com alguns exemplos:
- Seja honesto sobre o que aconteceu. “Mesmo que você não pudesse ir, eu decidi participar da reunião do cliente por conta própria. Eu disse algo errado e o cliente desistiu do negócio.”
- Expressar remorso. “Sinto muito por ter aceitado esta reunião, embora você tenha me dito para cancelar. Eu não queria te colocar nessa posição.”
- Ofereça uma explicação, mas não uma desculpa. “Como demorou tanto para garantir essa reunião, achei melhor não cancelar. Eu também estava animado para ganhar meu primeiro cliente. Percebo agora que estava errado.”
- Explique como você vai mudar no futuro. “No futuro, vou confiar em seu julgamento e cancelar a reunião quando solicitado. Também vou consultá-lo antes de interagir com futuros clientes.”
- Peça perdão. “Espero que você me perdoe por este erro. Farei o que puder para compensar isso.”
6. Aprenda com seus erros
Seu próximo passo deve ser a auto-reflexão. Você precisa chegar ao fundo de seus erros e identificar por que eles aconteceram em primeiro lugar. Isso irá ajudá-lo a evitá-los no futuro.
Aqui estão algumas perguntas para se fazer:
- Como era o seu ambiente no momento do erro? Talvez você tenha um colega de trabalho difícil distraindo você em sua mesa enquanto escrevia seu relatório. É razoável pensar que isso pode ter puxado seu foco. Em tal situação, você pode precisar definir limites mais claros para que possa trabalhar de forma mais eficaz.
- Havia um processo pré-definido e você o seguiu? Você pode ter feito essa tarefa um milhão de vezes antes. Mas, por alguma razão, talvez você tenha pulado um passo desta vez. Por quê? Talvez você precise seguir sua lista de verificação mais de perto.
- Você tinha as ferramentas necessárias para concluir o trabalho? Em alguns casos, cabe a você pedir suporte extra. Você pode ter precisado de mais treinamento antes de editar um vídeo para sua empresa de mídia, o que pode ser difícil de admitir. Mas se seus superiores não estão dispostos a ajudá-lo, é um sinal de que você pode estar em um local de trabalho tóxico .
- Houve algo em sua vida pessoal que o afetou emocionalmente? Se sim, dê uma folga. Uma morte na família irá distraí-lo de seu trabalho. Você pode confiar que esse erro não acontecerá novamente em circunstâncias diferentes.
Essas perguntas ajudarão você a identificar o que deu errado. Então você pode fazer um plano de jogo para evitar que isso aconteça novamente.