Como prevenir acidentes em seu estabelecimento

Como prevenir acidentes em seu estabelecimento

Os acidentes com escorregões e quedas são comuns na indústria hoteleira . No entanto, os protocolos de limpeza, manutenção de equipamentos, esforços de conscientização, calçados e treinamento corretos podem fazer toda a diferença na redução do risco (e da gravidade) desses acidentes. Não é exagero dizer que técnicas adequadas de prevenção de acidentes podem salvar uma empresa. Mas quais são essas técnicas?

Fatores de risco

O primeiro passo para mitigar o risco desses acidentes é entender os fatores de risco comuns que podem levar a eles.

  • Composição da superfície. Quanta resistência ao deslizamento o piso tem quando seco e devidamente limpo?
  • Substâncias estranhas. Gelo, graxa e água são os principais contribuintes para pisos perigosos.
  • Condições de superfície. Bordas elevadas ou rebaixadas, carpete solto, sujeira e limpeza geral do piso podem ser fatores.
  • Mudanças de superfície. Andar de um piso acarpetado para um piso de cerâmica pode fazer com que alguém tropece.
  • Mudanças de nível. Declives inesperados no chão ou subidas de três degraus ou menos podem contribuir para acidentes.
  • Obstruções. Cabos de extensão, mangueiras e até mesmo sinais de “piso molhado” no nível do solo podem tornar a pista de obstáculos insegura.
  • Visibilidade. Iluminação fraca, brilho, sombras, luzes muito brilhantes e contrastes de cores podem impedir a visibilidade.
  • Fatores humanos. Habilidades físicas variáveis, desafios físicos, tipos de calçados e familiaridade com uma determinada área fazem a diferença.
  • Escadaria. As quedas de escadas normalmente resultam nos ferimentos mais graves.
  • Recursos incomuns. Qualquer coisa que possa distrair um caminhante (ruídos altos, luzes piscando, etc.).

Tenha cuidado onde é importante 

Utilize tiras feitas para “encaixar” os tapetes, para que os trabalhadores não viajem entre níveis diferentes (piso liso e liso versus tapete elevado e antiderrapante). Use água limpa e produtos de limpeza adequados para limpar água, gordura, alimentos e quaisquer outros derramamentos em tempo hábil. Passar água suja e gordurosa de volta no chão não tornará o chão menos escorregadio ou limpo. Certos produtos de limpeza contêm aditivos que fazem dupla função, limpando o chão e proporcionando um pouco de tração.

O que torna o piso escorregadio? Água, gordura, condensação, comida derramada? Tente eliminar ou gerenciar o que quer que seja o risco de escorregamento. Mantenha o piso o mais seco e limpo possível e incentive os funcionários a limpar o derramamento imediatamente. Os funcionários são a primeira linha de defesa na redução do risco de escorregões. Além disso, sapatos antiderrapantes são obrigatórios!

As entradas, onde os clientes entram com sapatos molhados ou guarda-chuvas pingando, podem ser perigosas para funcionários e clientes. Tapetes especiais e “mangas” descartáveis ​​para guarda-chuvas podem ajudar nisso.

Os banheiros também podem ser pontos problemáticos. Os dispensadores de toalhas devem ficar próximos às pias, para que os lavadores de mãos não pinguem água no chão do banheiro no caminho para pegar uma toalha. Designe um funcionário para fazer verificações frequentes ao banheiro para manter tudo limpo, seco e em ordem.

Lembre os funcionários de estarem sempre atentos, verbalmente e com sinalização, especialmente em áreas onde derramamentos são comuns (perto de refrigeradores, áreas de lavagem de louça e máquinas de gelo). Os funcionários estão se movendo rapidamente, carregando itens quentes ou manuseando uma pilha de pratos molhados? Os funcionários devem usar sua visão periférica para ver o que está vindo em sua direção e para que os outros saibam quando estão andando atrás deles.

Tenha procedimentos operacionais padrão para tudo, desde a limpeza do chão e manutenção das esteiras até o esvaziamento das fritadeiras, limpeza das fatiadoras e retirada do lixo. Mantenha as técnicas de prevenção de acidentes altamente visíveis para os funcionários enquanto realizam essas tarefas.

Compartilhar:

Campinas, BR
23:51 - 13/08/ 2022
18°C
céu limpo

Tempo, 28 Janeiro
Tempo em Sumaré

+27

Máx.: +27° Mín.: +18°

Humidade: 66%

Vento: S - 16 KPH

Tempo em Americana

+27

Máx.: +27° Mín.: +19°

Humidade: 64%

Vento: SSE - 17 KPH

Tempo em Hortolândia

+27

Máx.: +27° Mín.: +19°

Humidade: 67%

Vento: S - 16 KPH

Tempo em Paulínia

+27

Máx.: +27° Mín.: +19°

Humidade: 66%

Vento: SSE - 16 KPH

Tempo em Valinhos

+26

Máx.: +26° Mín.: +19°

Humidade: 72%

Vento: SE - 16 KPH

Tempo em Vinhedo

+25

Máx.: +25° Mín.: +19°

Humidade: 74%

Vento: SSE - 15 KPH

Tempo em Indaiatuba

+26

Máx.: +21° Mín.: +19°

Humidade: 69%

Vento: ESE - 9 KPH

Tempo em Monte Mor

+27

Máx.: +21° Mín.: +19°

Humidade: 67%

Vento: ESE - 9 KPH

Tempo em Capivari

+27

Máx.: +27° Mín.: +20°

Humidade: 68%

Vento: SSE - 20 KPH

Tempo em Ribeirão Preto

+29

Máx.: +25° Mín.: +20°

Humidade: 54%

Vento: WNW - 11 KPH

Publicidade

Artigos por Data

agosto 2022
STQQSSD
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031 

Adicionados Recentemente

CONHEÇA NOSSOS PLANOS DE DIVULGAÇÃO

DEPOIMENTOS DE CLIENTES