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Por Tá Contratado
Tornar -se um novo gerente pode ser uma das transições mais difíceis de sua carreira. Além de liderar uma equipe, você também precisa aprender a gerenciar o desempenho ruim com seus subordinados diretos.
Mesmo que você esteja gerenciando equipes há anos, treinar um desempenho ruim é um conjunto de habilidades único que exige muita prática. As boas notícias? É algo que você pode aprender.
Estamos aqui para ajudá-lo com um exemplo real de como é gerenciar um desempenho ruim no trabalho. Além disso, compartilharemos o que é o desempenho ruim dos funcionários, as causas e exatamente como você pode lidar com isso com confiança como gerente ou líder .
Por definição, o mau desempenho no trabalho ocorre quando um funcionário não cumpre as expectativas ou responsabilidades de seu trabalho. Um funcionário também pode ter um desempenho insatisfatório se não atingir suas metas ou atingir determinados marcos em um determinado período de tempo.
Os problemas de desempenho também podem estar relacionados à forma como um funcionário se envolve ou se comporta em sua equipe. Basicamente, o mau desempenho no trabalho é qualquer coisa, desde chegar sempre atrasado, esquecer tarefas cruciais, até causar conflito com seus colegas de trabalho .
O desempenho insatisfatório no trabalho pode prejudicar a produtividade e o moral de toda a sua equipe. Mesmo que não sejam intencionais, os erros do escritório devem ser corrigidos. Aqui estão alguns exemplos para demonstrar como é o desempenho ruim no local de trabalho:
Aqui está um exemplo de mau desempenho que enfrentei com um dos meus clientes de coaching.
Imani foi promovido a gerente no início deste ano. Sua equipe de 5 está indo muito bem, com uma exceção, Juliette. O trabalho de Juliette não atende às expectativas de Imani. Seu trabalho é apressado, as submissões estão cheias de erros e muitas vezes são enviadas com atraso.
Imani tentou dar feedback a Juliette, mas enquanto Juliette corrige os problemas de desempenho que Imani aponta, ela não parece estar incorporando o feedback nas tarefas seguintes, que geralmente apresentam problemas semelhantes. O trabalho de Juliette não está melhorando, apesar do feedback consistente de Imani.
Imani começou a pensar em deixá-la ir, mas ela se preocupa por não ter feito o suficiente para ajudar Juliette a melhorar. Ela quer ser justa com Juliette, e também quer ser justa com o resto de sua equipe e ter sucesso como nova gerente. Imani precisa aprender a lidar com o mau desempenho de Juliette.
Antes de resolver problemas de desempenho, é uma boa ideia entender a causa raiz. Cada funcionário é diferente e o mau desempenho pode vir de qualquer lugar.
Dito isto, aqui estão algumas das causas mais comuns de baixo desempenho no trabalho:
As chances são de que você reconhecerá um desempenho ruim quando o vir. Dito isso, pode ser necessária alguma observação intencional para separar um padrão de desempenho ruim de um erro ocasional no local de trabalho.
Ninguém pode ser perfeito o tempo todo, então aqui estão algumas perguntas a serem feitas ao identificar um desempenho ruim entre os membros de sua equipe:
Iniciar um processo de gerenciamento de desempenho pode ser intimidante. Nunca é divertido criticar alguém, ou pior, demiti-lo se ele não puder fazer as melhorias que você precisa.
Estamos aqui para ajudá-lo com o melhor guia passo a passo para lidar com o desempenho insatisfatório dos funcionários:
Agora vamos mergulhar um pouco mais fundo em cada uma dessas etapas.
Antes de qualquer conversa difícil , você deve praticar – e estar preparado para qualquer coisa.
Vamos voltar ao exemplo de Imani e Juliette. Como gerente que aborda uma conversa sobre desempenho, Imani deve estar preparado para uma forte reação. Imani conhece Juliette, mas esse tipo de conversa nunca é fácil.
Se o seu subordinado direto ficar muito emocionado para continuar a conversa, faça uma pausa. No entanto, volte sempre à discussão. Não abandone a conversa porque é difícil.
Uma vez que Imani tenha identificado exatamente quais são os problemas de desempenho de Juliette, ela deve sentar-se cara a cara com Juliette (mesmo que seja por meio de uma chamada de Zoom ). Imani precisará ser direto e factual ao comunicar que o trabalho de Juliette não está atendendo às suas expectativas.
Quer saber por onde começar? Tente uma declaração de abertura como: “Juliette, tivemos essa conversa várias vezes, sobre [esses erros específicos], e ainda os estamos vendo. Ajude-me a entender o que está impedindo você de fazer esse trabalho de uma maneira que atenda às expectativas.”
Depois de iniciar a conversa, aqui estão algumas dicas para torná-la o mais bem-sucedida possível:
Como coach, acredito em envolver desde cedo um parceiro de negócios de RH quando se trata de problemas de desempenho. Por exemplo, Imani, um novo gerente, precisaria entender as políticas da empresa para lidar adequadamente com o mau desempenho. Um parceiro de RH pode realmente ajudar aqui.
Se Juliette tiver todas as habilidades e suporte de que precisa e simplesmente não estiver funcionando, Imani pode ter que seguir o caminho do plano de melhoria de desempenho. Um parceiro de RH será muito útil para garantir que isso seja feito corretamente. Por exemplo, o RH pode ajudar a determinar a quantidade certa de tempo para corrigir o problema. Seja qual for a causa do não desempenho, o RH é uma grande fonte de apoio.
Agora, é hora de criar uma estratégia que ajudará seus funcionários a melhorar seu desempenho. Com o plano certo e um bom treinador (você!), você pode ver os trabalhadores com baixo desempenho começarem a prosperar novamente.
Aqui estão os componentes mais importantes de um plano para melhorar o desempenho ruim:
Depois de criar uma estratégia à prova de balas para ajudar seu funcionário a melhorar seu desempenho, verifique regularmente. Se você não vir mudanças, precisará começar a fazer algumas perguntas difíceis.
Por exemplo, seu funcionário tem todas as habilidades certas, mas simplesmente não está fazendo o trabalho? Nesse caso, o treinamento adicional não ajudará a melhorar o desempenho e talvez seja hora de considerar a rescisão. Essa nunca é a decisão que você deseja fazer como gerente, mas os melhores líderes sabem como e quando tomar decisões difíceis.
A longo prazo, mesmo que se trate de demissão, todos se beneficiarão – seu funcionário encontrará uma função mais adequada ao seu conjunto de habilidades e sua organização poderá contratar alguém mais adequado para a equipe.
Então agora você sabe como gerenciar o baixo desempenho com sua equipe. Antes de encerrarmos, porém, queríamos compartilhar uma estratégia única para melhorar o desempenho. Você sabia que os funcionários que têm um senso de propósito no trabalho tendem a ser muito mais engajados e motivados para o desempenho ?
A pesquisa da Gallup mostra que quando os funcionários estão conectados à missão ou propósito de uma organização, isso reduz a rotatividade de funcionários e melhora a lucratividade. Os funcionários precisam ter um senso de propriedade sobre seu trabalho e precisam ver como isso causa impacto além do dia-a-dia.
Então, como você pode melhorar a motivação de sua equipe e ajudá-los a sentir um maior senso de propósito no trabalho? Você precisa tornar as coisas pessoais:
Essas ações podem ajudá-lo a criar uma cultura de alto desempenho . Os funcionários sentirão um verdadeiro senso de propósito e, como resultado, serão motivados a fazer o melhor trabalho.
Gerenciar o mau desempenho é uma habilidade crítica a ser aprendida. É sempre difícil, mas fica mais fácil. Se você puder ajudar um membro da equipe a entrar no caminho certo e ter sucesso em sua função, sentirá uma incrível sensação de realização.
Para fazê-lo bem, você precisará de uma comunicação aberta e honesta e uma atitude positiva e empática. Você também precisará de paciência e coragem para ter conversas difíceis.