Quer conhecer as melhores áreas de atuação de TI? Veja se você consegue se localizar neste campo de trabalho que realmente tem trazido excelentes frutos para todos que se arriscam a aprender.

Antigamente era comum utilizar o termo TI para referir ao técnico em informática. E acredite, estes profissionais eram e ainda são importantes, ajudando com a manutenção de computadores, redes e várias outras coisas necessárias para uma empresa funcionar corretamente.

Entretanto, é possível dizer que hoje o significado da sigla tomou uma proporção ainda mais abrangente. Ela hoje significa Tecnologia da Informação, e abrange praticamente tudo que tenha alguma relação com a informática em si.

Por isso, é importante ter em mente que vagas como auxiliar de TI ou analista em TI podem significar quase qualquer coisa dentro da empresa.

Seja como for, o mercado de TI é sem dúvida um dos mais aquecidos do momento, e ter um diploma na área e paixão pelo trabalho praticamente significa não ficar desempregado.

Mas você sabe realmente quais as principais áreas de atuação profissional de TI?

Nós separamos para você uma lista com as 5 principais e mais rentáveis. Assim você pode iniciar os seus estudos e também se aperfeiçoar no caminho para ter resultados incríveis.

melhores-areas-de-ti

5 melhores áreas de atuação de TI

Então, antes de mais nada julgo ser muito importante dizer que estas áreas foram separadas seguindo o critério de disponibilidade de vagas mais a remuneração em geral.

Pode ser que o primeiro item tenha o melhor dos dois mundos, mas o quarto, por exemplo, é o mais bem pago da lista, embora existam poucas ofertas de trabalho.

De qualquer jeito é importante passar por um bom curso na área para ter certeza de que você terá capacidades de encontrar exatamente o que te interessa.

Lembrando, que mesmo que o mercado hoje não ligue para um diploma de faculdade, quanto melhor a estrutura do curso, melhores serão os resultados.

1 – Mobile

Uma das tecnologias mais marcantes de todo o mercado atual são os programas mobile. Sem dúvida nenhuma temos uma quantidade maior de smartphones nas mãos das pessoas, do que computadores fixos dentro das casas.

Primeiramente pelo preço ser muito mais acessível, afinal de contas você pode encontrar celulares utilizáveis por cerca de R$500.

Mas não podemos nos esquecer que também há uma grande facilidade em se utilizar o smartphone. Ele não pesa muito e pode ser levado e utilizado em qualquer lugar.

Sem contar que receber mensagens, ligações e até mesmo consultar o saldo do banco hoje em dia é feito por ele.

Então dominar a programação de um aparelho desses é garantir que uma boa fatia do mercado esteja diretamente envolvida com o seu produto.

Diversas empresas já entenderam como funciona o processo, e até mesmo mercados, salões de beleza e negócios pequenos estão apostando na área.

Para facilitar, nós também temos linguagens de programação onde você cria para um sistema operacional, mas ele serve para os outros.

Realmente um ótimo local para se começar.

2 – Front-End

O programador Front-End é um profissional completo, mas que via necessitar de dons artísticos. Basicamente sua função é fazer todas as ações que serão visualmente exibidas para o usuário do programa em si.

Então ele irá desde a parte visual do Web Design até a comunicação com as APIs do sistema e consultas em geral.

Sem dúvida nenhuma é a área com maior procura no mercado hoje. Entretanto, é justo dizer que a maioria das pessoas não entende que você precisa estudar muito para se tornar capacitado.

Então, se for a sua escolha, prepare-se para gastar boas horas programando.

3 – Back-End

Este é o profissional que vai ficar por debaixo dos panos. Ele irá entregar para o usuário final a capacidade de receber os dados de maneira rápida e fidedigna.

Tanto que o leque de linguagens de programação para se utilizar é praticamente completo. Você vai poder escolher praticamente qualquer uma que desejar, mas é importante pensar que você tem ferramentas corretas para tipos corretos de trabalho.

Se você quer um bom SEO, então o melhor será garantir um site de resposta rápida. Linguagens compiladas como o C seria o ideal, mas também é possível encontrar outras como o Java e C# que criam uma máquina virtual e entregam um bom resultado.

Seja como for, a principal dica que eu dou para um profissional da área é que não tente abraçar o mundo com as pernas. Aprenda o básico com uma linguagem e depois tente aprender outras.

Isto facilita o desenvolvimento do seu raciocínio de programador e melhora os resultados.

areas-de-ti

4 – Segurança da informação

Você provavelmente ficaria assustado com a quantidade de ataques deferidos hoje em dia. Principalmente pelo fato de que empresas possuem em dados um valor que muitas vezes excede o fluxo de caixa.

Criptografar um banco de dados pode ser um problema que você não irá conseguir se livrar tão fácil. Muitas vezes o dano, se não reparado, pode colocar grandes empresas no mapa da falência.

O especialista nesta área é um dos que ganha as maiores comissões. Entretanto, é justo dizer que a carga de conhecimento necessária é muito grande, principalmente para evitar problemas mais sofisticados.

De fato, uma graduação de ciências da computação acaba sendo uma das áreas mais garantidas.

5 – Banco de dados

Por último é importante a menção de uma área honrada que costuma ser a espinha dorsal dos sistemas em geral. Os bancos de dados são uma necessidade real para se manter informação de maneira persistente.

Assim como os bancos são uma estrutura crucial para se fazer consultas de maneira rápida e confiável. Realmente, uma das melhores opções para quem deseja alcançar um ótimo rendimento no longo prazo.

A pessoa precisa de um conhecimento de alto nível em linguagens como SQL. 

Em geral o profissional especializado nesta área tem uma boa remuneração e uma quantidade interessante de vagas à disposição.

areas-de-atuacao-profissional-de-ti

Conclusão sobre as melhores áreas de TI

Então conseguimos passar por muitos dos maiores e melhores salários da área de TI. Claro, um iniciante ainda vai precisar passar por períodos de experiência, estágio e aprendizado.

Mas sem dúvida nenhuma é uma das carreiras onde a competição para encontrar profissionais é tão grande que ninguém irá desejar perder as comissões e valores em geral.

O retorno acaba sendo bastante rentável para todos e você vai conseguir ter uma ascensão ou mesmo mudar de empresa caso queira crescer.

Sem contar a possibilidade de conseguir resultados como autônomo ou empreendedor. Que deixa suas margens de lucros ainda mais abertas e maior flexibilidade de horários.

No mais é isso, esperamos que estas informações tenham sido úteis. Qualquer dúvida sobre o assunto estamos à disposição nos comentários, ok?

Até a próxima!

Compartilhar:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.