Aprenda sobre o Pixel do Facebook e use em seu negócio

Aprenda sobre o Pixel do Facebook e use em seu negócio

O Facebook Ads é uma excelente forma de conseguir gerar leads e conquistar público para o seu negócio. Ao criar campanhas visando aproveitar o máximo dessa rede social, torna-se importante saber configurar corretamente o Pixel do Facebook, então vamos ver como isso funciona…

O que é o pixel do Facebook Ads?

Antes de mais nada, você, como empreendedor(a), precisa entender que o pixel do Facebook Ads te ajudará (e muito), a entender mais sobre a jornada de compra do seu cliente ideal.

Essa informação, por sua vez, abre as portas para melhorias e reformulação de estratégias – tudo com o objetivo de aumentar as suas conversões e vender cada vez mais.

Lembre-se também de que o pixel do Facebook Ads é diferente, em algumas facetas, do pixel (ou tag) do Google Ads, do LinkedIn Ads ou do Taboola, por exemplo.

Por isso, saiba que o pixel do Facebook Ads, nada mais é do que uma ferramenta de coleta, rastreamento e análise de dados dentro de um site e/ou landing page(s).

Os dados são obtidos por meio de um pedaço de código em html inserido no seu site, que registra todas as interações dos usuários, os quais chegaram até o seu site ou landing page por meio das suas campanhas de anúncios.

Além disso, os dados, citados acima, podem ser visualizações de página, cliques em botões, rolagem de X% da barra, adições de produtos ao carrinho ou compras online, no caso de e-commerces (lojas virtuais).

Assim, com essas informações em mãos, obtidas através do pixel do Facebook Ads, é possível mensurar e monitorar todas as ações e conversões dos usuários.

Isso é feito por meio de uma interface intuitiva que o próprio Facebook Ads disponibiliza, chamado de Gerenciador de Eventos.

Assim, você consegue analisar se a sua campanha patrocinada está apresentando um bom desempenho, gerando resultados positivos (ou não).

“Mas, como eu posso ter certeza de que o pixel do Facebook Ads vai ser útil para o meu negócio?”

A resposta é simples: se você quer obter mais leads para as suas listas (por meio de cadastros em landing pages, por exemplo), ter cada vez mais pessoas visualizando seu conteúdo e, principalmente, aumentar as suas vendas, então o pixel do Facebook Ads será a “virada de chave” para você.

Por que usar o pixel do Facebook Ads?

Como vimos mais acima, os benefícios obtidos ao usar o pixel do Facebook Ads são inúmeros.

Alguns dos principais benefícios que o pixel do Facebook Ads tem a oferecer são:

  • segmentação de público (mais qualificado), de acordo com a localização geográfica, faixa etária, ações e tempo médio gasto dentro de seu site;
  • campanhas de remarketing para (re)impactar usuários que acessaram seu site ou adicionaram algum item ao carrinho nos últimos dias;
  • maior clareza dos pontos de melhoria a serem feitos na sua estratégia de tráfego pago;
  • aumento das conversões em leads e/ou vendas, com custo reduzido.

Percebeu como usar o pixel do Facebook Ads pode lhe ajudar, não só em suas campanhas patrocinadas, mas também em sua estratégia de marketing digital como um todo?

Para exemplificar, suponhamos que você esteja promovendo um produto específico da sua loja virtual:

  • uma carteira azul feminina

Ao anunciar no Facebook Ads redirecionando com um link (para a página de vendas deste produto), você conseguiu alcançar 5.000 pessoas.

Desse total de 5.000 pessoas, apenas 10 (0,5%) compraram esse item, enquanto outras 500 (10%) apenas iniciaram o checkout, mas não concluíram a compra.

É um número baixo de conversões, não acha?

Pensando por esse lado, você pode fazer melhorias na página de vendas do seu produto, tais como:

  • otimizando os títulos e imagens;
  • colocando em evidência os benefícios desse produto com ancoragem de preço;
  • otimizando o tempo de carregamento da página e botão (chamada para a ação);
  • colocando em evidência os benefícios do produto com ancoragem de preço.

Após essas melhorias, você pode criar uma nova campanha, com o mesmo orçamento (e público), para coletar dados, analisar (e comparar) qual deles, por conta do aprimoramento da página de vendas, performou melhor.

Esse exemplo mostra como você pode fazer com que o pixel do Facebook Ads contribua para sua estratégia como um todo. (enxergando além dos anúncios)

Como funciona o pixel do Facebook Ads?

O funcionamento do pixel do Facebook Ads é bem simples.

Depois que você cria e instala o seu pixel (dentro do seu site ou landing page), ele passa a ficar ativo e começa a coletar informações de cada usuário que visita essa(s) página(s), clicando em um botão, ou preenchendo um formulário, por exemplo.

Você pode acompanhar esses dados (em tempo real) por meio do Gerenciador de Eventos do Facebook Ads.

Você não precisa reinventar a roda para conseguir extrair tais informações e dados.

O próprio Gerenciador de Eventos estipula algumas ações-padrão (tecnicamente chamadas de eventos de conversão). Algumas delas são:

  • Adicionar informações de pagamento
  • Adição ao carrinho
  • Adição à lista de desejos
  • Cadastro concluído
  • Contato
  • Personalizar Produto
  • Doar
  • Encontrar localização
  • Iniciar confirmação da compra
  • Cadastro
  • Compra
  • Programar
  • Pesquisa
  • Iniciar avaliação
  • Envio de candidatura
  • Inscrever-se
  • Visualizar conteúdo

Esses eventos (citados acima) são os eventos-padrão da plataforma, considerados essenciais para àqueles que desejam aumentar suas conversões em leads e/ou vendas.

Como criar e instalar seu pixel do Facebook Ads

Agora que você já sabe exatamente como o pixel do Facebook Ads funciona e porque é uma excelente opção usá-lo em sua estratégia de tráfego pago, vamos ao passo a passo prático de como criá-lo e instalá-lo em seu website.

Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads

Acesse o Gerenciador de Negócios (também conhecido como Business Manager ou BM) com os dados de login da sua conta do Facebook.

Selecione a aba “fonte de dados”

Logo após clicar em “fonte de dados” (dentro do Gerenciador de Negócios), clique na opção “Pixels”.

Feito isso, clique no botão “Adicionar” para criar o seu novo pixel.

Dê um nome para o seu pixel

Nesse momento, dê um nome curto e coerente para o seu pixel, como o nome-fantasia da sua empresa ou do seu website.

Por fim, informe o domínio do seu site e clique no botão “Continuar” para que seu pixel seja criado.

Adicione o pixel no seu site

Todo o processo é bem fácil e intuitivo, como você deve ter percebido.

Porém, recomendo que você preste muita atenção a esse passo em específico, uma vez que ele é o “divisor de águas” para que o seu pixel funcione corretamente.

É simples: escolha a opção de adicionar manualmente o código do pixel ao seu site.

Em seguida, copie o código em html que será apresentado e cole no cabeçalho do seu site.

Uma outra opção mais fácil e detalhada (para websites em WordPress), é seguir os passos abaixo:

  • acesse seu site;
  • vá ao menu e selecione a opção “Plugins”;
  • clique em “Adicionar novo”;
  • procure pelo plugin “Facebook for Sites”;
  • clique em “Instalar”;
  • após finalizar a instalação, clique em “ativar”;

Feito isso, o plugin mostrará uma mensagem dizendo que, para funcionar, é preciso adicionar uma identificação (ID) do pixel do Facebook Ads nele.

Assim, clicando ali, você só precisa inserir o ID do pixel, que aparece lá no Gerenciador de Negócios em “Fontes de dados” e “Pixels”, no campo de identificação.

Seguindo esses passos, seu pixel do Facebook Ads já estará ativo.

Confira se o pixel foi instalado corretamente com o Facebook Pixel Helper

O Facebook Pixel Helper é uma extensão gratuita do Google Chrome que verifica em tempo real se o seu pixel está (ou não).

Para conseguir utilizar essa extensão, basta adicioná-la ao seu navegador (utilizando o link mencionado acima).

Porém, caso você utilize outros navegadores, como Opera, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge, é só acessar a loja de aplicativos e extensões e buscar pela extensão com esse nome: Facebook Pixel Helper.

Uma vez instalada a extensão, basta acessar seu website ou landing page e verificar, clicando no ícone da extensão, no canto superior direito, perto da barra de favoritos do Google Chrome.

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