É sempre útil estudar e aprimorar a forma de melhorar a performance de vendas para todo tipo de negócio, a evolução do mercado exige estudo e uso da prática para obter melhores resultados, principalmente com uso da internet a favor do negócio, conheça abaixo dicas úteis para ficar mais fácil a evolução de vendas na sua empresa ou negócio.
Fique atento à concorrência
Será que as empresas e prestadores de serviços do seu nicho de mercado estão abaixando ou aumentando os preços? Avaliar a concorrência pode parecer um pouco invasivo, mas se faz necessário para criar estratégias mais competitivas.
Portanto, observe os tipos de vendas que realizam, a configuração dos sites, os preços e as promoções, tal como as páginas de checkout. Se possível, realize compras para testar e entender melhor quais formas de pagamento e de entrega estão sendo disponibilizadas.
Além disso, entre em contato com o atendimento para constatar se há demora na resposta ou se novas informações estão sendo compartilhadas.
Esse tipo de acompanhamento te ajuda a pensar dinamicamente e compreender, junto ao comportamento do seu público-alvo, quais das necessidades dele ainda não foram supridas e podem ser desenvolvidas por você.
Foque na estratégia de preços
Totalmente relacionada à análise dos concorrentes está a estratégia de preços de uma empresa. Também conhecida como pricing, ela garante que a sua loja chegue ao custo ideal de cada produto, tendo como base o equilíbrio entre o valor da oferta com relação aos concorrentes e à demanda vinda dos clientes.
Para isso, é importante entender sobre inteligência de mercado e alguns conceitos de precificação de produtos, como custos variáveis, regime tributário da empresa, margem de lucro e margem de contribuição.
Veja e revise processos internos e comerciais
Seja qual for a estratégia de vendas de sucesso, é importante ter foco e processos internos bem alinhados. Por isso, você deve revisar todas as etapas que permeiam a jornada de compra do cliente, desde o primeiro contato com a sua loja virtual até que ele receba, de fato, a mercadoria em sua residência.
Entenda quais são os principais pontos desse caminho e como sua equipe — ou você mesmo — está lidando com as principais dores encontradas dentro do processo. Assim, será possível listar pontos positivos e de melhoria dentro da sua operação.
Uma ótima ferramenta para isso é a análise SWOT, que identifica oportunidades e ameaças para o seu negócio dentro do ramo em que atua.
Crie produtos focado nos seus clientes
Apesar de estar cada vez mais presente na vida das pessoas, os sites de compras online ainda geram receio em parte dos consumidores. E o principal motivo para isso é a falta de contato com a mercadoria antes da decisão de compra. Por isso, é importante que você aproxime o seu produto do cliente que está prestes a comprá-lo.
Uma dica simples para fazer isso é caprichar nas fotos e na descrição de cada item que você vai vender na sua loja. Tente dar o máximo de detalhes possíveis, como dimensões, material, fabricante, entre outras coisas.
Quem manda é o usuário, então foque nisso
Garantir uma boa experiência ao usuário que navega pelo seu e-commerce é fundamental para gerar mais conversões. Isso porque um site organizado, intuitivo e visualmente agradável torna-se um canal de venda muito mais convidativo para a compra do que outro cheio de erros e dificuldades na jornada de compra.
Assim, tanto no desktop quanto no mobile, é preciso ter a certeza de que todas as informações podem ser visualizadas e acessadas de maneira simples pelo consumidor que entra na sua loja virtual.
Use os canais de marketing digital
Ações de marketing podem ser feitas em diversos canais — como blog, e-mail marketing, redes sociais — e formatos — vídeos, imagens e/ou textos. Independentemente do meio, os objetivos principais devem ser engajar o público-alvo e posicionar a sua loja virtual.
O blog corporativo, por exemplo, serve como canal para compartilhar conteúdos informativos que dizem respeito à sua marca ou ao nicho em que ela está inserida. Por exemplo, se você vende acessórios de moda, é interessante desenvolver artigos que abordam dicas de como usá-los em diferentes ocasiões.
Além disso, no blog, também é possível linkar vídeos do YouTube para disponibilizar tópicos ricos em multimídia.
Outra estratégia é a de divulgar os artigos em newsletters, o que nos leva a um segundo canal: o e-mail marketing. Nesse caso, o ideal é nutrir sua base de contatos e utilizar essa ferramenta tanto para promover conteúdos como para divulgar ofertas e cupons de desconto.
As redes sociais são indicadas para se aproximar do público-alvo e, consequentemente, aumentar as vendas.