Saiba quais são as habilidades pessoais mais valorizadas
As habilidades pessoais são padrões, atitudes e conhecimentos que tornam os profissionais melhores no ambiente profissional, além de auxiliar no desenvolvimento de atividades. Profissionais com certas aptidões conseguem se sair melhor em setores e profissões específicas, isso vale também para a atuação como Prestador de Serviços ou gestor em qualquer área profissional.
Conheça a lista com as principais competências que são valorizadas e estão em alta no mercado de trabalho:
Tenha um bom relacionamento interpessoal
Relacionamento interpessoal é como a pessoa lida e se relaciona com outros indivíduos. Essa é uma habilidade que deve estar presente em praticamente todos os funcionários, já que nenhum colaborador trabalhará completamente sozinho em seu setor.
É importante saber ouvir e falar com o restante da equipe, além de conseguir ser empático. Ao mesmo tempo, deve conseguir falar sobre si mesmo e seus pensamentos para com a empresa.
Comunique-se de maneira eficiente
Além de conseguir lidar bem em equipe, é importante que todos se comuniquem de maneira clara, calma e direta entre si. Isso ajuda a evitar conflitos e a manter boa relação entre funcionários e superiores.
Para isso, o colaborador precisa falar em uma boa velocidade e tom de voz, bem como ter uma linguagem corporal amigável e não fechada ou intimidadora. Tão importante quanto saber falar é saber ouvir. Por isso, deixe que as pessoas expressem suas opiniões e experiências e trabalhe suas respostas em cima delas.
Tome decisões
Mesmo que o profissional não esteja atuando em um cargo de liderança, ele precisará dar sua opinião ou, até mesmo, tomar decisões importantes dentro da instituição. Por isso, é fundamental contar com pessoas que consigam analisar a situação e promover boas soluções para os planos e problemas apresentados.
Pode ser interessante conversar com profissionais com mais experiência antes de tomar uma decisão que causará grande impacto. Entretanto, não se deve pautar a sua escolha final apenas em comentários de terceiros, mas sim ter confiança nos seus próprios pensamentos e análises.
Liderar é preciso
Seguindo o tópico anterior, é importante que um funcionário tenha espírito de liderança com seu grupo ou equipe, além de não tomar atitudes que passem a impressão de mandão ou de chefe. Afinal, é preciso trabalhar em equipe para atingir as metas e resultados esperados.
Uma importante característica de uma pessoa que sabe liderar é a transmissão de confiança para o resto da equipe. Mostrar que sabe o que está fazendo é uma ótima forma de acalmar os ânimos dos colaboradores e fazer com que eles trabalhem e pensem melhor.
Seja empático
É preciso confiar no restante da equipe no que diz respeito às decisões e delegação de tarefas, caso contrário, o profissional poderá tomar todo o trabalho para si com insegurança, se sobrecarregando ou não entregando um resultado satisfatório por não ter todos os conhecimentos necessários.
Nem todo mundo poderá ajudar no mesmo momento em que é solicitado. Por isso, é importante ser paciente e entender as prioridades do restante da equipe. Além disso, a paciência ajudará a lidar com os momentos de estresse e pressão dentro da empresa.
Agir com flexibilidade e criatividade
Dentro do ambiente de trabalho, o profissional entrará em contato com diferentes tipos de pessoas, que trabalham de formas variadas e têm pensamentos singulares. Por isso, é importante contar com pessoas que tenham a mente aberta e saibam lidar com as diferenças e novidades.
Não será incomum realizar atividades fora dos seus afazeres corriqueiros ou ter que lidar com diferentes tipos de problemas. Por isso, empresas estão em busca de colaboradores que sejam flexíveis e consigam se adaptar e lidar com situações adversas.
Além disso, não tenha vergonha de expor suas ideias para novos projetos ou resoluções de problemas para o restante do setor. Afinal, a sua opinião poderá trazer ótimos resultados para e empresa ou ser lapidada para algo mais realista e condizente com a instituição.
Assim, entendendo o que são as habilidades pessoais, sua importância para o crescimento da empresa e conhecendo melhor algumas das mais procuradas pelas empresas atualmente, você terá uma equipe capacitada e unida.