Para facilitar o gerenciamento geral dentro de uma organização, líderes e outros gerentes devem entender os resultados das avaliações de desempenho dos funcionários.
Essa iniciativa tende a aumentar o desempenho dos colaboradores em diferentes áreas. Para isso podem ser usadas plataformas que, em algumas clínicas médicas, chegam a ter até software de prontuário eletrônico para os pacientes.
Portanto, o objetivo é encontrar pontos que possam ser melhorados. Desta forma, promovem-se resultados individuais e coletivos, visando a melhoria do clima organizacional da empresa.
Essa prática também aumenta o engajamento organizacional, pois os colaboradores sentem que seu desempenho está sendo avaliado e medido em relação às suas ações e que seus esforços estão sendo reconhecidos.
O que é avaliação de desempenho?
É uma ferramenta muito usada por profissionais da área de Recursos Humanos e/ou Gestão de Pessoas com o intuito de medir os resultados individuais e coletivos de todos os colaboradores.
Esse processo é feito para garantir o alinhamento das expectativas tanto do empregador quanto dos quadro de funcionários, para que pontos acordados no momento de efetivação sejam seguidos por ambas as partes.
A avaliação deve ser sinônimo de futuro, portanto deve ser projetadas melhorias e projetar ações de desenvolvimento pessoal e profissional, que beneficiem a todas as partes envolvidas.
Quais 5 objetivos principais?
Como dito anteriormente, essa prática busca mensurar a performance individual e coletiva da empresa, para que se obtenha melhores resultados. Se tornando uma alternativa essencial para avaliar a produtividade da organização.
- Observar os pontos fortes e fracos de cada colaborador para que se busque maneiras de aprimorá-los.
- Mensurar áreas de melhorias dentro da equipe para que possa alavancar os resultados obtidos, tornando a empresa mais eficiente.
- Documentar a produtividade de cada profissional para que facilite a prática de feedbacks, promoções e possíveis benefícios.
- Prevenção da rotatividade de funcionários dentro da empresa, transformando o trabalho em um ambiente amistoso.
- Aumentar o engajamento dos colaboradores através de uma política de horizontalidade.
- Criar oportunidades de aperfeiçoamento profissional e alterações visando elevar os resultados obtidos
Como funciona esse processo?
Existem várias formas de realizar as avaliações de desempenho. Mas, em geral, esse tipo de avaliação passa por três passos principais. O primeiro passo é por meio da análise diária do comportamento e da entrega dos colaboradores.
O segundo passo está relacionado à identificação de percalços. Ao observar problemas e pontos de melhoria, o gestor deve avaliar o que pode ser feito para melhorar o desempenho dos funcionários e da empresa.
O terceiro processo é uma entrevista, através dela é possível ter uma conversa franca com os colaboradores, ouvir observações diárias, sempre destacando os pontos positivos e as áreas de melhoria.
Confira 6 tipos de avaliação de desempenho
1- Autoavaliação
Neste processo o próprio colaborador analisa a qualidade, produtividade e desempenho dos seus serviços prestados. Através de um questionário o profissional avalia suas entregas.
Caso a avaliação seja muito diferente da que o gestor estava esperando é possível que juntos eles elaborem um plano de ação, visando o desenvolvimento pessoal daquele profissional dentro da organização.
2- Escala Gráfica
Possivelmente a avaliação mais tradicional onde através de um gráfico o avaliador coloca em uma coluna as diretrizes a serem analisadas, como assiduidade, trabalho de equipe, proatividade, pontualidade e muitos outros.
Na coluna seguinte, ele coloca um medidor dessas variáveis, podendo ser uma escala numérica, de 0 a 5 por exemplo, ou especificar como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.
Por tratar apenas de números seus resultados costumam ser mais limitados, deixando de lado dados sobre o desempenho do profissional.
3- Avaliação por Competências
Esse tipo de avaliação é diferente e vai além de apenas avaliar o desempenho. Ela também mensura o conhecimento, habilidade e atitude do colaborador, é popularmente conhecida como Avaliação CHA.
- C – Conhecimento: como por exemplo aptidões cognitivas, “saber algo”
- H – Habilidade: parte psicomotora do profissional, “saber fazer”
- A – Atitude: fator motivador, “querer fazer”
4- Avaliação por objetivos
Este método tem o objetivo de quantificar os resultados do profissional. O processo consiste em analisar o desempenho alcançado pelo colaborador durante um período. Por se basear em números, esse tipo de avaliação é mais seguro e assertivo.
Essa avaliação de desempenho normalmente é realizada pelo gestor que, a partir das metas e resultados acordados previamente, consegue mensurar o desenvolvimento e comprometimento do colaborador.
5- Avaliação de desempenho por equipe
É evidente que avaliar os profissionais individualmente é necessário, pois cada um possui características que definem seu potencial. No entanto, a equipe também deve ser avaliada, tendo em vista que a soma do esforço é um dos principais fatores que levam a grandes resultados.
Ao avaliar o desempenho do grupo, ajustes podem ser feitos para alinhar os membros da equipe, melhorar o fluxo de trabalho, melhorar o relacionamento interpessoal e assim aumentar a produtividade.
Esse modelo é muito usado porque com ele, a confiança da equipe tende a aumentar, pois todos entendem as necessidades e os pontos fortes de seus colegas e os apoiam quando necessário.
6- Avaliação de desempenho do líder
O líder de uma equipe tem caráter decisivo no funcionamento saudável de uma equipe, portanto precisa ser avaliado constantemente. Normalmente, quando o desempenho de um líder está abaixo, tende a afetar o desempenho de seus subordinados.
Por isso a necessidade do líder passar por um processo de avaliação e receber feedbacks sobre a sua performance. Nesse processo, a avaliação parte dos colaboradores e de seus superiores, dando uma visão sobre o seu desempenho.
Conclusão
Com tudo isso exposto fica claro a necessidade de uma avaliação de desempenho bem feita e contínua dentro de uma organização. É através desse processo que será possível encontrar pontos de melhoria.
A avaliação de desempenho visa melhorar não só a rotina da empresa quanto o aumento de metas e resultados que podem ser alcançados tanto individualmente como externamente.
Agora que já sabe a importância e os diferentes tipos de avaliação, busque usar desse conhecimento para desenvolver seu pessoal, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Previna acontecimentos inesperados conhecendo cada vez mais seus colaboradores.