Prevê-se que os gastos com receita online aumentam em bilhões. Conforme relatado em pesquisas, em 2021 quase metade das pequenas empresas orientou sua abordagem aos negócios com uma mudança distinta para a receita online. Isso já está criando uma competição acirrada de categorias nos mercados B2B e B2C.
À medida que a confiança econômica continua a aumentar em 2022, as pequenas empresas também estão alocando mais recursos para marketing digital e conteúdo para maximizar as vendas de comércio eletrônico. Mas muitos serão pegos por conselhos equivocados para se concentrar em polir o ônibus de pesquisa do Google. Sem uma compreensão profunda de como os rankings e pesquisas do Google funcionam, isso é arriscado.
A verdade das taxas de conversão de comércio eletrônico
Um site de comércio eletrônico bem lubrificado converterá as vendas em seis a sete por cento. No entanto, muitos profissionais de marketing e agências defendem que uma ECR (taxa de conversão de comércio eletrônico) de três por cento seja comemorada. Discordo, pois muitas vezes é um indicador de que o foco do gasto de tráfego precisa de validação.
A verdade é que o ECR fica principalmente em um a dois por cento como consequência do polimento dos elementos errados.
EAT e bots do Google
Muito tempo e dinheiro são desperdiçados polindo o barramento de conteúdo de pesquisa do Google em vez de melhorar as experiências do usuário dos clientes que já estão no ônibus.
Conduzir o tráfego do site é uma parte crítica da geração de receita e o conteúdo que se classifica bem no Google é importante.
A maior parte do conteúdo do site é escrita para bots e algoritmos, não para humanos. Isso significa que o conteúdo pode ser rebaixado na pesquisa. Parece contra-intuitivo, mas escrever para os bots do Google prejudica as pontuações EAT (Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness) dos sites, o que compromete o tráfego.
Os clientes precisam ver elementos do EAT em toda a jornada online. Este é o valor real no Google, apesar da rotação dos rankings de bots de SEO.
O Google atualiza seus algoritmos constantemente. Cada vez que isso ocorre, muitos sites que tentaram enganar o Google para ganhar mais tráfego caíram.
Existem sites com SEO técnico terrível, mas com classificações altas. Isso ocorre porque a marca é tão forte que o Google recompensa automaticamente pelo valor da experiência do cliente online.
Páginas da Web criadas com a intenção puramente de enganar o Google em classificações e tráfego mais altos sem ajudar os usuários a serem classificadas como páginas de baixa qualidade. Isso é uma consequência do conteúdo escrito para bots, não para humanos.
Analistas de tendências para webmasters do Google, dizem: “Se você publicar conteúdo de alta qualidade que é altamente citado na internet, você está indo muito bem. É basicamente assim que o algoritmo funciona. As alterações são classificadas por humanos, portanto, o conteúdo que reflete o que um humano faria é fundamental. É meio frustrante porque continuamos dizendo por anos para ter conteúdo para as necessidades dos usuários e não para os mecanismos de busca.”
Não estou dizendo que SEO não é importante. Mas um site precisa ter um desempenho excepcionalmente bom para ser considerado nas classificações do EAT. Um exemplo é a velocidade do site. Um carregamento rápido do site terá uma classificação mais alta no Google, pois está vinculado à experiência do usuário e se torna um presente que continua dando nas classificações e influenciando os usuários.
Aprimore a experiência do usuário
A receita e as conversões são o objetivo final de todos os sites de comércio eletrônico e negócios híbridos. Para maximizar a participação de mercado, você deve polir e repolir como prioridade máxima o UX (experiência do usuário).
Quão fácil você faz a navegação no site? Quão fácil é comprar? Existe consistência com as mensagens da marca? Você está simplificando os processos? Os CTAs são altamente visíveis?
O volume de tráfego maciço para um site morrerá no teclado se a experiência do usuário estiver faltando. O UX excepcional direcionará automaticamente mais pessoas ao seu site.
Concentre-se nos elementos de UX que acelerarão as taxas de conversão perfeitamente no ônibus.