A venda de concreto é um negócio ainda desconhecido por muitos. Somente quem já começou a construir a própria casa, ou quem está querendo construir a chácara dos sonhos já andou pesquisando sobre esse tipo de produto.
Se você já tentou comprar esse tipo de serviço, sabe quem nem sempre é fácil conseguir muitos orçamentos diferentes.
E para quem trabalha no mercado de venda de concreto, sabe que divulgar seu negócio é complicado, pois nem sempre é fácil conseguir alcançar os clientes certos.
Nós do portal Tá Contratado podemos te ajudar. Oferecemos um serviço especial para quem trabalha com concreto – divulgar seu negócio diretamente para quem é da sua região. Você pode não saber, mas muitas pessoas estão nesse exato momento procurando orçamentos de concreto em suas redondezas.
Sem clientes, todos os negócios fecham. É, por isso, vital garantir a sustentabilidade e continuidade da empresa para encontrar novos clientes. Neste artigo, apresentamos 10 estratégias eficazes para encontrar novos clientes dentro do mercado de venda de concretos.
Dê-se a conhecer às suas personas
Pode parecer óbvio, mas antes de começar a divulgar seu negócio de venda de concretos para todos, é importante definir claramente seus alvos: suas personas.
A quem se dirige a sua oferta? Qual(is) problema(s) você está resolvendo? Que tipo de cliente você está segmentando?? Qual área geográfica? Quanto mais específica for sua oferta, mais otimizados serão seus gastos com publicidade e mais novos clientes você conquistará.
Se você trabalha com venda de concreto, um anúncio em um jornal local é muito mais vantajoso do que investir em publicidade que pode chegar a cidades onde você não conseguirá entregar.
Mantenha suas redes sociais diariamente
Ter uma página no Facebook para fazer como todo mundo, ou porque seu concorrente tem uma é um bom começo, assim como ter uma página comercial no LinkedIn. No entanto, não ter uma foto no perfil do LinkedIn, postar uma sucessão de promoções de seus produtos e serviços ou mesmo publicar uma vez a cada 4 meses não vai te ajudar e, ao contrário, pode te atrapalhar.
O que seus prospects pensarão se seu último post foi em setembro de 2015? Os mais pessimistas pensarão que você não consegue mais entregar as necessidades dos clientes no que diz respeito a concreto, ou mesmo que faliu.
Em ambos os casos, você perdeu a capacidade de iniciar uma conversa já se apresentando como referência no mercado de concreto. Não manter suas redes é um pouco como não manter sua janela, seu ponto de venda: não limpe as janelas por meses, deixe suas plantas morrerem: ninguém vai empurrar sua porta da frente.
Dê vida às suas redes, troque com sua comunidade de fãs e assinantes : compartilhe com eles conteúdo que lhes interesse, ofertas promocionais que valem a pena (e não 5% a cada 2 horas em itens não vendidos de 1997), organize concursos para crescer e qualificar seu banco de dados.
Seu “ gerenciamento de comunidade ” só será eficaz se você for constante, regular, investido. E isso também se aplica ao próximo ponto.
Crie um anúncio digital e otimize seu referenciamento
Porque uma página do Facebook não substituirá um site onde você pode fazer o que quiser (ou quase). É importante ter um anúncio “mobile-friendly”, porque hoje é a partir do smartphone que os seus futuros clientes procuram por seus serviços.
Nós do portal Tá Contratado podemos te ajudar a criar seu anúncio digital de forma simples, profissional e rápida.
Hoje, se você não está presente na internet, você não existe. Se queremos ser consultados, ter um anúncio digital não referenciado ou não ter nenhum, é quase a mesma coisa.
Você confiou no primo do seu genro, ou em uma agência que desenvolveu um site totalmente personalizado para você, mas que nunca lhe trouxe clientes? Tudo bem, podemos ainda te ajudar, entre em contato conosco.
Portanto, é importante projetar seu anúncio de acordo com boas práticas de referência natural ou SEO (link). Qualquer pessoa pode fazer referências pagas no Google Ads (um cartão de crédito é suficiente), mas você será exibido durante toda a sua campanha e desaparecerá logo após o seu saldo ser totalmente consumido. Pense a longo prazo: otimize seu conteúdo, suas páginas, seus netlinks e a autoridade do seu domínio.
Faça um anúncio em um portal que fica no ar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Crie um blog em sua página para provar sua credibilidade
Com raras exceções, um site sem blog não é um site. No máximo, é uma vitrine e, na melhor das hipóteses, um site de comércio eletrônico que é visitado umas 3 vezes por dia.
No mercado da construção civil, um tipo de conteúdo que sempre chama a atenção é o dia a dia dos locais de obra.
Um vídeo de uma laje sendo completada terá muito mais atenção do que um post técnico sobre o mercado de cimentos e cal.
Seu site deve ser projetado para que os usuários da Internet possam encontrar rapidamente as informações, produtos ou serviços que procuram.
Este conteúdo não deve ser perturbado por suas notícias e promoções. Otimize sua jornada de usuário para que eles entrem em contato com você e façam um pedido ou solicitem um orçamento, um teste, um compromisso. Não misture notícias, artigos de especialistas e fichas de produtos.
O conteúdo da sua empresa é o diário no qual você pode publicar conteúdos que interessam ao seu público em cada etapa da jornada do cliente, anunciar lançamentos de produtos. Isso não apenas permitirá que você seja melhor referenciado pelos mecanismos de pesquisa, mas também poderá provar sua legitimidade. Não diga aos seus clientes que você é a melhor de concreto em sua região: prove com artigos de especialistas, publicações frequentes e interessantes.
Capitalize a fidelidade do cliente
Adquirir novos clientes é caro, muito caro. Uma vez que esses clientes conquistados com muito esforço estejam em seu banco de clientes, não os deixe para procurar novos clientes.
Crie um programa de fidelidade ou pelo menos um sistema para ficar perto deles e de suas preocupações, oferecendo-lhes produtos ou serviços adicionais e complementares de tempos em tempos. Quem é do mercado de construção civil sabe que quem procura uma venda de concreto hoje, certamente irá buscar esse mesmo serviço na próxima construção.
O mercado agora é extremamente competitivo, e isso para a maioria das atividades e indústrias, e com o nicho de construção, não é diferente.
Ouvimos sempre nas propagandas tradicionais frases como “a melhor solução no mercado”.
Mas atenção – não importa o que você vende, você está conversando com clientes em potencial que geralmente têm mais opções do que você pensa, mais informações sobre seus produtos e concorrentes do que seus próprios vendedores e que priorizam a experiência do cliente.
Um cliente que não conhece seu serviço é difícil de convencer, mas quando ele se torna cliente, você entra em outra dimensão: espera que o tapete vermelho seja estendido para ele, espera tratamento preferencial, experiência inesquecível do cliente.
Ele confiou em você sua obra e agora espera algo em troca: tratamento mais rápido de seus pedidos ou reclamações, ofertas especiais, vendas particulares, serviço pós-venda abrangente e acessível.
Seus melhores embaixadores serão seus clientes satisfeitos.
A recomendação de um amigo ou familiar tem mais valor no ato da compra do que a busca por informações, seu blog ou suas redes sociais. De acordo com a Nielsen, 83% das pessoas dizem confiar mais nas recomendações de entes queridos do que em qualquer outra forma de publicidade.
Cuide de seus depoimentos e avaliações de clientes
Como acabamos de ver, seus clientes atuais poderão facilmente convencer seus entes queridos.
Uma recomendação de um ente querido é extremamente eficaz, mas também pode vir de completos estranhos. Como? Graças à publicação de avaliações e depoimentos de clientes em seu site, sua página do Facebook e sua página do Google Meu Negócio ou, mais raramente, nas páginas amarelas, como antigamente.
(h2) Otimize seus compromissos com clientes
Depois de 11 meses, 78 ligações e 37 mensagens, você finalmente conseguiu uma reunião com um importante construtor.
Não estrague tudo chegando como um turista, prepare seu encontro: selecione as ofertas mais adequadas às necessidades e problemas do seu cliente potencial, prepare-se para as várias objeções potenciais.
Se preocupar com apenas um grande contato, ao longo prazo, pode trazer muito mais pedidos.
Treine seus vendedores
A otimização de uma reunião com o cliente pode ser aprendida, também no mercado de construção civil.
Para que o treinamento seja eficaz, ele deve ser adaptado à sua atividade, personalizado para suas equipes de vendas: todos os vendedores têm o mesmo objetivo: vender; mas nem todos respondem aos mesmos estímulos, motivações.
Portanto, você terá que treinar suas equipes de vendas além das palavras doces que sussurra para elas durante os briefings semanais muito eficazes e as revisões mensais de desempenho. Você terá que identificar áreas de melhoria e envolver organizações de treinamento para aumentar as habilidades de sua equipe.
Nada passa menos credibilidade no mercado de concreto do que um vendedor que não sabe as diferenças entre um concreto pré-moldado e um submerso, um concreto 25 e um concreto 30.
Ative sua renda
O mercado de construção civil geralmente é formado por pequenos grupos. Construtoras, engenheiros e arquitetos geralmente estão dentro desse grupo, e podem indicar muitos pedidos para quem vende concreto.
Talvez uma visita pessoal a esses profissionais possa gerar muitos frutos, ou seja, muitos pedidos.
Não deixe também de anunciar em nosso portal. Dessa forma, você irá aparecer para quem procura serviços de venda de concreto em toda sua região.