Marketing direto é uma estratégia de divulgação da empresa na qual a mensagem é direcionada a um público que já a conhece e que tem interesse no que ela oferece. Por suas características, pode funcionar bem para atrair e fidelizar clientes, sendo utilizado para a construção de relacionamentos duradouros.
A ideia do marketing direto parte do entendimento de que é muito mais fácil convencer a se tornar seu cliente uma pessoa já interessada em seus produtos ou serviços. No mínimo, isso elimina uma das etapas tradicionais em campanhas, que consiste em se apresentar ao público.
É por essa razão que a estratégia se torna mais barata e com boas chances de alcançar resultados positivos mais rapidamente.
São exemplos de ferramentas empregadas em uma proposta de marketing direto:
- Mala direta
- Telemarketing
- Televendas
- Revistas
- Catálogo
- Impressos
- E-mail marketing
- Redes sociais.
Como você pode ver, o marketing direto pode ser tanto online quanto offline. Tudo depende de identificar o canal ideal por meio do qual seu cliente prefere ser contatado.
Principais vantagens do marketing direto
São algumas das boas razões para a sua empresa apostar em uma estratégia de marketing direto os seguintes aspectos:
- Ajuda na identificação do perfil de clientes e suas necessidades
- É útil para atrair e fidelizar clientes
- Se mostra uma das melhores táticas para construir relacionamentos
- Torna a comunicação com os clientes mais eficiente
- Contribui tanto na divulgação quanto na promoção de vendas
- Garante uma mensagem mais personalizada ao público-alvo
- Incentiva a interação com os clientes
- Pode representar um diferencial competitivo
- Qualifica o empreendedor como ouvinte do cliente, o que permite a ele evoluir.
Como construir uma ótima estratégia de marketing direto
O que não pode faltar em uma ótima estratégia de marketing direto em pequenas empresas e para Prestadores de Serviços. Veja as dicas e planeje suas ações.
Foco no público-alvo
Requisito básico para o sucesso de qualquer estratégia de marketing, conhecer o público-alvo adquire ainda mais importância quando o assunto é marketing direto. Para isso, é preciso listar o maior número possível de características a identificar o perfil do seu cliente. Vale relacionar idade, sexo, escolaridade, renda, hobbies, interesses e preferências diversas.
Se você utiliza um software de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente), ou pelo menos mantém um cadastro ou fichas de clientes, lá encontrará todas ou boa parte das informações de que necessita. Do contrário, terá que começar do zero, mas comece, pois qualquer ação de marketing depende disso.
Determine o objetivo da ação
Junto da definição do público-alvo, estabelecer um foco para a sua ação de marketing direto é uma das etapas mais importantes, pois isso irá se refletir ao longo da estratégia.
Você quer apenas ser lembrado pelo cliente? Quer convidá-lo para um evento? Deseja anunciar uma promoção, oferta especial ou lançamento de produto? Seja o mais específico for possível, pois ser genérico no marketing não dá certo. Além disso, será a decisão que tomar agora fundamental para a escolha da ferramenta a adotar.
Defina como abordar o cliente
Foram listadas algumas das ferramentas de marketing direto. A definição sobre qual usar deve considerar o que acabamos de falar, ou seja, as características do seu público.
Antes, porém, é importante avaliar a receptividade do cliente à sua mensagem. Sempre que possível, você deve ter a concordância dele quanto ao envio de futuras ações de divulgação da sua empresa ou sua marca. O objetivo é evitar que sua abordagem seja vista como inconveniente ou invasiva. E isso, é claro, seria um verdadeiro tiro no pé.
Mas voltando à escolha das ferramentas, hoje, os meios digitais predominam e há boas chances de serem a melhor opção para o seu caso. Ainda assim, nunca deixe de colocar as preferências do público em primeiro lugar.
Segmentação
Você já tem o público a quem deseja dirigir a mensagem, sabe qual o propósito da ação e a ferramenta a utilizar. Agora, cabe se perguntar: será que todo o seu banco de clientes se encaixa no que planejou até agora?
Quanto mais heterogêneo seu público for, ou seja, quanto mais características diferentes apresentar, maior será a necessidade de segmentar a ação. Isso significa que você precisa fazer recortes no seu banco de clientes, selecionando apenas parte dele para direcionar a campanha de marketing direto. As chances de retorno aumentam consideravelmente.
Torne o benefício mais especial e atrativo
Há basicamente duas ótimas maneiras de tornar sua campanha atrativa a ponto de o cliente prontamente aceitar o convite à ação. A primeira delas é limitar o acesso ao benefício oferecido, como ao estabelecer um tempo para resposta ou torná-lo válido apenas para um número restrito de pessoas.
Nesse cenário, se o público entender que vale a pena responder ao seu convite, ele tende a agir rápido e não pensar duas vezes. Afinal, se sente desafiado e quer ser um dos primeiros a ter o privilégio de aproveitar o que oferece.
A segunda forma de ampliar a atratividade da campanha segue o mesmo raciocínio, mas acrescenta um desconto especial, um brinde ou algum outro tipo de bonificação para aqueles que primeiramente retornaram à sua mensagem.
Crie, teste e ajuste
Agora, você já tem boas informações para colocar a sua estratégia em prática, o que começa pela criação da campanha. Afie bem suas ferramentas a utilizar, construa um material capaz de sensibilizar seu público e escolha uma pequena amostra para fazer um primeiro teste. Em seguida, avalie os resultados.
A partir do retorno que obter, tanto na qualidade quanto na quantidade dele, você deve promover os ajustes necessários para aperfeiçoar sua campanha. Só então deve transmiti-la à totalidade da sua seleção de clientes. Todo esse cuidado não garante a efetividade da ação, é claro, mas aumenta muito as chances de isso ocorrer.
Meça os resultados
Assim como fez no envio teste da sua campanha de marketing direto, deve repetir a análise dos resultados dela quanto atingir a todo o público selecionado para a ação.
Acompanhar seu desempenho adquire ainda mais importância se você incorporar o marketing como uma ação rotineira e permanente, o que é bastante recomendável para atrair e fidelizar clientes.