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6 Estratégias para sua farmácia vender mais

6 Estratégias para sua farmácia vender mais

Se você tem uma farmácia tradicional ou uma farmácia de manipulação, provavelmente já oferece seus produtos de forma online, ou até mesmo já é 100% online.

Seja qual for a sua situação, uma coisa é certa: este é um mercado especial quando se trata de vendas e deve ser levado em consideração.

Mas ainda alguns donos de farmácia não prestam a atenção devida aos a essa nova forma de venda – e também de publicidade.

Por isso, nós do Portal Tá Contratado podemos te ajudar, de forma simples e eficiente. Somos o maior portal de anúncios digitais em sua região, e temos todo o conhecimento necessário para que sua farmácia apareça nos mecanismos de busca, atraindo assim cada vez mais clientes.

Para quem deseja conseguir aumentar suas vendas de forma natural, temos a solução. E para quem já anuncia conosco, vamos ver juntos mais seis estratégias de marketing para farmácias.

Se a sua farmácia não aparece mundo digital, não entre em pânico! Nós temos a cura.

 

FARMÁCIA, FARMACÊUTICA, FARMACÊUTICO

 

Anúncios digitais para farmácias

As farmácias também devem vender online (como qualquer outro negócio)

Embora seja um setor tradicionalmente offline, cada vez mais farmácias estão presentes online.

E isso é normal, pois a tendência atual é ter dois pontos de venda:

  1. Um físico.
  2. Um virtual.

E o mercado farmacêutico também está seguindo o exemplo.

Além disso, é um dos setores que mais se desenvolveu online em 2018, com um volume de negócios multiplicado por dois em relação a 2015.

Há várias razões para isso:

  • O interesse atual da sociedade pela saúde em geral.
  • Pagamentos online cada vez mais seguros (os usuários estão mais confiantes ao comprar online).
  • A rapidez com que os pedidos são entregues (especialmente se você escolher um bom operador logístico ).
  • As garantias oferecidas nos produtos adquiridos online, que são as mesmas de uma farmácia tradicional.
  • Disponibilidade 24/07/365.
  • A possibilidade de aceder a produtos de marca a preços mais competitivos dada a grande oferta na Internet.

Obviamente, este último ponto é decisivo se você estiver entrando no mercado. Cada vez mais farmácias online oferecem ofertas semelhantes e é difícil se destacar em um mercado saturado.

Não desanime, em breve explicaremos como se destacar com sua farmácia on-line para ter seu pedaço desse grande bolo.

Antes de falar sobre estratégias, observe uma coisa importante:

As farmácias online só podem vender medicamentos que não exijam receita médica ou receita médica controlada, desde que tenham uma farmácia física com licença.

Ou seja, como uma farmácia normal, apenas um farmacêutico pode abrir uma farmácia online.

Esses medicamentos de venda livre são chamados de “OCTs”. Aqui estão alguns exemplos:

  • Analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno.
  • Antigripais, que variam de xaropes para tosse a descongestionantes nasais.
  • Cremes, pomadas ou loções para dores musculares, irritação da pele…
  • Anti-histamínicos para alergias.
  • Medicamentos para diarreia ou prisão de ventre.
  • Suplementos à base de minerais e vitaminas.
  • Produtos de higiene e saúde, como biberões, artigos pós-parto…
  • Itens de primeiros socorros (curativos, bandagens ou termômetros).
  • Infusões ou outras plantas para uso alimentar.

Como você pode ver, o catálogo de uma farmácia online pode conter quantos produtos você quiser.

Se você está entrando neste setor, recomendamos que você tenha uma oferta bastante grande. Os medicamentos de venda livre geralmente são baratos, mas você pode aumentar seu ticket médio com produtos de menor procura, mas de preço mais elevado.

Falaremos sobre isso mais tarde.

Embora todas as farmácias pareçam iguais, as que vendem na Internet são na maioria lojas de produtos comuns. Eles não vendem drogas, mas sim suplementos e produtos naturais.

Observação: Se você tem uma farmácia física, pode vender medicamentos OTC. Caso contrário, basta vender uma loja voltada para produtos naturais.

Agora, vamos ver o que você pode fazer para destacar sua farmácia on-line e vender mais.

As melhores estratégias de marketing farmacêutico

Uma vez que você saiba que tipos de produtos você pode vender, você desenvolverá as melhores estratégias para aumentar suas vendas (elas funcionam bem para farmácias, mas também com lojas de produtos sem indicação médica).

1. Use um mecanismo de pesquisa profissional

Já aconselhamos você a ter uma grande oferta para que seu ticket médio aumente e sua farmácia online seja lucrativa.

Mas também pode ter uma desvantagem:

Seu cliente visita seu e-commerce em busca de um determinado produto, mas fica perdido no meio de todos esses artigos e todas essas páginas de categorias (e subcategorias). Resultado: ele vai para outro site na esperança de encontrar mais rapidamente.

Para evitar esse problema, mantenha seu site simples. Faça o usuário ter a possibilidade de chegar em um produto por mais de uma maneira – barra de pesquisa e pela barra lateral de navegação, por exemplo.

2. Publicidade online – Adwords

Como qualquer outra loja de e-commerce, você precisa direcionar tráfego qualificado para sua farmácia para captar clientes.

E uma das melhores maneiras de fazer isso é investir em publicidade online. Nós do portal Tá Contratado podemos te ajudar a fazer uma publicidade digital, que ficará no ar todo o tempo. Mas para complementar sua presença digital, muitas farmácias também recorrem a outras formas de divulgação no mundo online.

Pontos a considerar:

  • Faça uma pequena pesquisa sobre o que a concorrência está fazendo (onde e como eles anunciam).
  • Observe seus anúncios (seja no nível de redação e design ) e o destino para o qual ele redireciona.

Isso lhe dará uma ideia do que funciona hoje.

3. Posicionamento SEO

A publicidade online é uma grande fonte de tráfego, mas você não pode confiar apenas nesse público pagante. Então, um dos seus principais objetivos deve ser aparecer nos primeiros resultados do Google de forma orgânica.

Como fazer?  Nós do portal Tá Contratado podemos te ajudar. Temos um grande conhecimento em posicionamento orgânico, que é sempre muito bem elogiado pelos nossos parceiros, que sempre conquistam novos clientes.

 

 

4. Diversifique seus produtos

Começamos falando sobre medicamentos OTC dizendo que eram baratos. Para se ter uma ideia, uma caixa de aspirina de 20 comprimidos custa cerca de R$ 10.

É por isso que lhe dizemos que o ticket médio de uma farmácia online é muito baixo.

O que você pode fazer para aumentá-lo?

Expanda e diversifique seu catálogo, oferecendo:

  • Cremes e loções.
  • Cosméticos.
  • Produtos dietéticos.
  • Produtos de higiene.

Para incentivar esse aumento a cada compra, você pode usar técnicas de venda cruzada. Com essa técnica, uma simples venda de aspirina pode também ser uma forma mostrar para o cliente, que já vai comprar no site, um produto novo.

Você pensou que os termos mais usados ​​poderiam estar relacionados à dor ou doença? E não, é sobre marcas.

E se sua farmácia não for organizada dessa forma?

É muito simples. Você pode usar um mecanismo de pesquisa do próprio site que direciona seu cliente diretamente para o produto que está procurando. Assim, mesmo que você tenha classificado seus produtos por marca:

  • Você permite que o cliente encontre imediatamente o que deseja;
  • Você não corre o risco de ir para outra loja (na Internet, ninguém quer perder tempo procurando);
  • Você melhora a experiência do usuário e a experiência do cliente.

5. Blog (muitos tópicos de pesquisa se concentram em questões de saúde)

De acordo com um estudo da Research C, a grande maioria dos millenials prefere consultar a Internet quando está doente do que ir ao médico.

E se os blogs são uma valiosa fonte de informação para esse público. Aproveite, e publique conteúdo sobre os produtos da sua farmácia online para atrair esses leitores, fortalecer sua marca, e conseguir futuros clientes.

Você não sabe por onde começar? Vamos passo a passo:

  • Pesquise palavras-chave usando uma ferramenta como o Uber suggest.
  • Construa seu calendário editorial para não perder de vista a estratégia geral de conteúdo.
  • Escreva com o Google em mente para posicionar seus artigos organicamente.

E agora imagine que seu artigo está posicionado nesta palavra-chave e que você o conclui oferecendo remédios disponíveis em sua loja. Sim, você fará vendas diretas.

Melhor ainda, ao publicar esses tipos de artigos, você cria uma sensação de segurança e confiança em seus leitores, o que é essencial na indústria farmacêutica porque você vende saúde.

 6. Crie vídeos

Além das postagens do blog, existem muitas maneiras diferentes de criar conteúdo relevante para seu público. Mas a rainha da internet é o vídeo. Pode aumentar o tráfego orgânico do seu site em 157%.

É claro que, assim como o conteúdo escrito, ele deve estar relacionado ao catálogo da sua farmácia online.

Você pode fazer vídeos explicando:

  • Como preparar infusões.
  • Como enfaixar um braço.
  • Primeiros socorros para crianças.
  • A melhor maneira de aplicar um creme reafirmante.

Todo conteúdo útil relacionado à sua oferta pode incentivar esses “especialistas” a consultar a Internet antes de ir ao médico.

E se você puder redirecioná-los para a ficha de produto correspondente (que também será otimizada para melhorar a taxa de conversão, como explicamos neste artigo), melhor ainda.

 

FARMACÊUTICO, FARMACIA

 

Use o marketing farmacêutico para aumentar suas vendas

Hoje conhecemos importante passos para que você possa aumentar as vendas da sua farmácia com essas 6 estratégias de marketing.

Tudo o que você precisa fazer é colocar nossos conselhos em prática.

Mesmo para as farmácias de bairros, que geralmente competem com grandes redes de farmácias, é possível se destacar e aparecer nos mecanismos de buscas.

Para isso, basta apostar em uma estratégia de pesquisa que envolva os seus produtos e sua região. Como as grandes redes de farmácia não conseguem manter esse tipo de pesquisa em sua lista de palavras chaves, pode ser uma ótima oportunidade para as pequenas farmácias conseguirem algum tráfego super relevante.

Nós do portal Tá Contratado podemos te ajudar. Somos especialista em conseguir tráfego para os pequenos estabelecimentos, incluídas farmácias mais pequenas, que apostam em sua localização estratégica para conseguir clientes todos os dias.

Para saber mais, entre em contato conosco agora mesmo.

 

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