Para as pequenas empresas, a frase “mantenha a calma e continue” nunca pareceu mais apropriada à medida que nos aproximamos do terceiro ano da pandemia do coronavírus. Após meses de restrições e bloqueios, a sobrevivência é o nome do jogo para a maioria das pequenas empresas.

Portanto, não é de se estranhar que a palavra do ano para 2021, segundo especialistas, seja “persistência”. Sua palavra para 2020 era “quarentena”, mas é justo dizer que “resiliência” era uma escolha melhor. Outros contendores pelas palavras e frases que definiram os tempos eram “inéditos”, “o novo normal” e “você está no mudo”.

Provavelmente é muito cedo para prever a palavra de negócios do ano em 2022, mas, seja o que for, talvez precisemos mudar a ênfase de simplesmente sobreviver para prosperar. Certamente há mais desafios pela frente, mas em qualquer período de turbulência, sempre há oportunidades.

Um estudo recente descobriu que mais da metade dos proprietários de pequenas empresas acreditam que a pandemia ajudou a preparar seus negócios para o futuro e os tornou mais resilientes, e muitos agora procuram investir em pessoas, novos produtos e tecnologia para o próximo ano.

Para iniciar o novo ano com uma nota positiva, veja cinco dos principais aspectos em que as pequenas empresas precisam se concentrar para ter a melhor chance de sucesso em 2022.

Cuide de suas margens

As consequências da economia, a inflação dos salários, o aumento dos preços e os problemas da cadeia de abastecimento estão colocando uma pressão incalculável sobre as empresas agora. Esse tipo de volatilidade significa que as pequenas empresas estão tendo que revisar sua estratégia de preços regularmente e aumentos de preços têm sido vistos em uma ampla gama de setores – de hotelaria e varejo à construção.

Um dos principais desafios para as pequenas empresas é comunicar aumentos de preços aos clientes sem perdê-los . Uma maneira de tornar os aumentos de preços mais palatáveis ​​para sua base de clientes é se concentrar em agregar valor a seus produtos ou serviços. A redução de custos também pode ajudá-lo a manter seus preços competitivos. De qualquer forma, como a expectativa é que a inflação suba até 2022, será mais importante do que nunca observar suas margens de lucro .

Atualize seus sistemas de pagamento

O fim do dinheiro e o crescimento do comércio eletrônico é uma tendência de longo prazo que foi turbinada pela pandemia. Os varejistas menores que desejam competir com seus rivais devem ter os sistemas de pagamento corretos tanto na loja quanto online .

Os dados mais recentes sobre consumo e de consumidor mostram que muitos já migraram e afirmam que “principalmente” ou “sempre” compram produtos online (excluindo alimentos), contra alguns poucos que ainda compram na loja. Aqueles que compram nas ruas esperam poder usar a tecnologia de pagamento sem contato com seus cartões ou telefones, portanto, é vital que as empresas garantam que seus sistemas de pagamento atendam às necessidades de seus clientes.

Concentre-se em seus colaboradores

A escassez de pessoal tem sido apenas um dos desafios que afetam as empresas na segunda metade de 2021. Olhando para o futuro, é previsto que a contratação não ficará mais fácil em 2022 e também avisa que “as demissões estão aumentando” com um número recorde de trabalhadores deixando seus empregos – sugerindo que a retenção de pessoal será um desafio por si só.

Quando se trata de recrutamento, as pequenas empresas costumam se sentir em desvantagem, pois as empresas maiores costumam oferecer vantagens e salários melhores. Mas você pode ter vantagem quando se trata de recrutar novos funcionários . Fazer parte de uma equipe pequena pode oferecer maior responsabilidade e a chance de obter uma experiência valiosa que não seria possível em uma organização maior. Se você estiver recrutando em 2022, certifique-se de enfatizar os aspectos positivos de trabalhar para uma pequena empresa, incluindo a cultura da empresa, progressão na carreira e oportunidades de treinamento.

Seja apto para a tecnologia

Todos nós nos acostumamos com as chamadas do Zoom, mas as ferramentas de comunicação digital não são apenas para bloqueios, elas estão aqui para ficar. Muitas empresas abraçaram totalmente o conceito de trabalho remoto a longo prazo é sugerido que três quartos dos empregadores continuarão a oferecer trabalho híbrido daqui para frente.

Investir nas ferramentas online certas pode ajudar sua empresa a começar da melhor maneira em 2022. Aplicativos de comunicação como Zoom e Microsoft Teams são ótimos para reuniões online, mas um aplicativo de gerenciamento de projetos como Trello, pode transformar o caminho e seu pessoal trabalha junto. Os sistemas de gerenciamento de projetos reúnem documentos, ativos e conversas em um só lugar, tornando mais fácil para os colegas colaborarem e acompanharem o progresso – onde quer que estejam. Encontre soluções e prestadores de serviços que podem ajudá-lo a encontrar a ferramenta mais adequado ao seu negócio aqui na Plataforma Tá Contratado.

Faça networking

Se 2022 é o ano em que sua empresa passa da sobrevivência à prosperidade, você precisará investir tempo em marketing para expandir sua empresa e atrair novos clientes. Uma das melhores maneiras de aumentar seu jogo nas mídias sociais é se concentrar no envolvimento com influenciadores que podem ajudá-lo a levar sua marca a um público mais amplo.

Outra tendência de marketing importante para 2022 será a rede de negócios. Com o cancelamento de feiras, conferências e eventos de networking, os proprietários de empresas perderam a oportunidade de se encontrar com outros proprietários de empresas. Esse tipo de rede pode frequentemente gerar ideias, criar colaborações e trazer novos negócios. Se você gostaria de fazer parte de uma comunidade com diversos freelancers, prestadores de serviços e proprietários de empresas ansiosos para aprender uns com os outros e compartilhar suas experiências, por que não se juntar ao Tá Contratado no Facebook.  

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