Quais os impactos que a era tecnológica causa no mundo do empreendedor contábil? A falta de adequação ao novo modelo pode gerar exclusão?
Rotinas contábeis jurássicas estão cada vez mais cedendo espaço para a modernização das operações. E apesar dos processos de aprimoramento que a contabilidade passa há muitos anos e de todas as mudanças significativas que a profissão vem trilhando, eu diria que nenhuma delas impactou tanto quanto o progresso que a era da inteligência artificial vem causando.
A contabilidade está passando por uma mudança de padrão, impondo um novo posicionamento profissional dentro do mercado, de postura e entrega de valor. Um posicionamento que resgata a essência da profissão, porém de forma renovada e eficaz, adaptada ao mundo de hoje e atendendo às necessidades atuais do mercado de forma relevante, sem timidez.
Com um novo perfil, digital e consultivo, contadores e contadoras passam a ser um elemento absolutamente relevante para a evolução do ecossistema empreendedor, inclusive do ponto de vista dos empresários. Empresas destravam seus negócios e se tornam mais rentáveis ao serem acompanhadas por esses profissionais que possuem competências de perfil consultivo.
Porém, com um processo reformulado, onde a tecnologia destituiu a velha figura do guarda livros e do profissional informatizado ainda refém do fisco, contadores e contadoras, preocupados com o futuro da profissão contábil, sofrem forte pressão para se adequarem a essa mudança de mindset e buscam alternativas para construção e permanência no mercado.
Conversar sobre os reflexos que a automatização contábil causa no novo perfil, tanto do ponto da contabilidade, quanto das empresas que contratam os serviços desses profissionais. Além disso, vamos relacionar quais as dificuldades para essa adequação e como solucionar para destravar o seu negócio dentro dessa nova realidade.
Os reflexos mais percebidos na automação das operações contábeis são o aumento de performance, a qualidade de entrega do time, a segurança nos processos e o aumento do ticket médio. A estratégia de utilizar sistemas que destravam as rotinas impacta diretamente em toda estrutura e, aqui neste artigo, eu vou explicar o porquê.
Você já deve ter percebido o quanto é possível, através da automatização de algumas rotinas, destravar o seu negócio contábil agregando valor para o cliente e aumento da credibilidade da sua empresa contábil no mercado. Mas os impactos positivos não param por aí.
Uma das grandes dores das empresas contábeis é fazer um controle eficiente de processos e tarefas. Evitar gargalos na gestão e aquelas indesejadas multas aplicadas pelo fisco por falta de cumprimento de obrigações acessórias é um dos grandes desejos dos empresários contábeis. Dentro desse cenário, a contabilidade digital também oferece a possibilidade de gestão através de automação em sistemas.
Além disso, gerenciar o cumprimento de processos rotineiros e, também, eventuais mensurando o tempo gasto para a execução de cada tarefa, entre outros benefícios, ajuda na precificação dos honorários contábeis. E é por esse e outros motivos que se torna muito importante que uma empresa contábil digital e consultiva também invista em plataforma de controle e gestão de processos.
Imagine também que essa plataforma pode auxiliar o seu time no envio de impostos, folha de pagamento e outros documentos para os clientes por meio da automação de e-mail. Sua equipe não vai precisar mais anexar documento por documento e enviar e-mail por e-mail. Esse desperdício de tempo com trabalhos repetitivos vai acabar quando você permitir que o robô dessa plataforma execute essa tarefa de forma automatizada.
Processos que demandam tempo, desperdiçam energia e não entregam retorno de valor na mesma proporção são substituídos por sistemas que realizam essas atividades em maior quantidade e menor tempo, aumentando consideravelmente a produtividade da empresa.
E é exatamente isso! Ao aumentar a performance da empresa contábil através de processos auxiliados pela inteligência artificial, o time entrega um trabalho com mais qualidade. Passa a existir tempo para que sejam feitas análises mais detalhadas durante o cumprimento de conformidades e geração de impostos. O piloto automático da equipe, imposto pela escassez de tempo, dá lugar a um trabalho consultivo e customizado.
Os profissionais que trabalham com contabilidade deixam de se sentir meros robôs que desempenham trabalhos operacionais repetitivos e passam a se perceber como profissionais que têm habilidades cognitivas e conhecimentos técnicos capazes de transformar e destravar empresas através de um trabalho estratégico.
O impacto na equipe causado por essa transformação tecnológica gera uma percepção considerável de avanço e crescimento profissional. A cultura organizacional da empresa sofre alterações de engajamento porque o time se percebe como parte integrante da diferenciação que faz empresas evoluírem e preservarem empregos.
As rotinas burocráticas, agora facilitadas por robôs, passam a ser insumos para um propósito maior, onde os profissionais contábeis assumem o protagonismo da entrega de valor estratégico que impactam diretamente no ecossistema do empreendedor. Nesse momento, acontece um aumento de credibilidade no mercado jamais sentido antes por profissionais da área contábil.
O antigo escritório de contabilidade se transformou em uma empresa de contabilidade que oferece serviços de atendimentos recorrentes, bem como serviços que auxiliam na gestão estratégica dos negócios, como BPO financeiro, planejamento tributário, assessoria em gestão de negócios, planejamento financeiro, entre outros.
Com toda essa alta performance, o ticket médio da empresa contábil aumenta consideravelmente. Colaboradores que integram o time passam a atender um maior número de clientes em sua carteira, evitando mais contratações e assim aumentando a lucratividade.
Com um maior valor agregado ao serviço recorrente, respaldado por uma equipe consultiva que propõe melhorias e entrega de soluções, é possível aumentar o valor dos honorários. A empresa contábil aumenta a entrega de valor (solução) através de diferenciação e, consequentemente, aumenta também a cobrança do valor de honorários contábeis.
A competitividade no mercado também é um dos reflexos que a automação contábil causa. O empreendedor em geral tem uma dor latente, a de precisar de uma contabilidade com mais tempo para a consultabilidade, com mais atenção e energia para auxiliá-lo em tomada de decisão. E é através da estratégia digital que empresas contábeis se destacam no mercado e se tornam mais competitivas.
Enquanto alguns profissionais estão travados em processos tradicionais e ultrapassados, perguntando-se sobre o futuro da profissão contábil, os visionários estão se especializando e adaptando seus negócios à era digital, que chegou para revolucionar o mercado e apresentar uma nova forma de entrega.
Claro que há algumas dificuldades para que a empresa de contabilidade se enquadre nesse novo formato, e que essa dúvida que tanto amedronta sobre o futuro da profissão contábil tem muito sentido para os que estão rígidos nessa transformação. Mas até os profissionais que estão abertos para o novo e já em transformação sentiram esse receio sobre a exclusão no mercado, por isso estão em busca de renovação.
Uma das orientações que eu deixo aqui para você que quer avançar nessa transformação contábil é internalizar a importância da mudança de mindset, mas de dentro para fora. Nada adianta publicizar um posicionamento quando a operação ainda não está pronta e não faz parte da cultura e rotina da sua empresa contábil.
Além disso, é importante reavaliar também o modelo de negócio da sua empresa contábil. Entender a diferença entre o tradicional, digital/consultivo e o modelo online, além de identificar qual a persona do seu cliente, o que vai fazer total diferença na entrega e no crescimento do negócio.
A contabilidade vive um momento de protagonismo jamais sentido em toda a sua história. Antes com a consultabilidade como essência sentida em teoria, hoje com a oportunidade de praticá-la e provar para o mercado a importância e o valor que a gestão contábil tem para a evolução de todo o ecossistema empreendedor.
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Provavelmente você já ouviu falar no Tá Contratado, mas talvez você não entenda direito como nossa plataforma funciona.
Como funcionam as plataformas?
Desde que foi criada a plataforma, pensamos num sistema mais justo e transparente para as pessoas que precisam divulgar seus serviços, não deixando ela presa a comissões, moedas, ou investimentos que ela realmente não consiga visualizar. A maioria das plataformas de serviços são fechadas, quem intermedia o primeiro contato, seja através de e-mail, sms ou WhatsApp, é o gerenciador da plataforma, que recebe um interesse de serviço e repassa para a lista de prestadores de serviços interessados. Quando o prestador de serviços interessado recebe o chamado, havendo interesse, ele tem que abrir o orçamento o vincular o pedido de comissão. Você acha isso justo?
Justo ou não essas plataformas trabalham neste formato, mas nós do Tá Contratado idealizamos uma plataforma aberta, com páginas sendo ranqueadas nos principais buscadores de internet, como Google, Bing, Yahoo, Ecosia, a disposição de todos os interessados.
Mas como funciona o Tá Contratado?
Por ser uma plataforma aberta, tendo as suas páginas indexadas nos principais buscadores, o Tá Contratado fará suas páginas de Perfil e anúncios navegarem pela internet, ficando disponível e visíveis para as pessoas que precisam buscas e contratar serviços. Neste modelo de plataforma, o retorno é mais assertivo, tendo em vista que as pessoas que vão procurar seus serviços, estão realmente procurando por eles, na sua região e nas especificações que você divulga. Aqui você é procurado diretamente pelo cliente.
Você não manda convite, não manda mensagem ou e-mail para ninguém, você, havendo interesse de uma pessoa nos seus serviços, você será procurado por ela.
Mas como serei procurado?
Seus anúncios serão feitos de forma a ter a informação precisa dos seus serviços, localização e área de atendimento e terão seus contatos exposto nas suas páginas de anúncios, como e-mail, telefone, celular e WhatsApp, disponíveis para o interessado consultar na sua página. Por isso falamos ser uma forma mais assertiva, a pessoa que entrar em contato com você, muito provavelmente precisará dos seus serviços.
É garantido que terei chamados?
Não existe garantia de que haverá chamadas no seu perfil, nenhuma plataforma pode garantir isso, mesmo aquelas que enviam a existência de um interessado, não atesta que os serviços procurados, são realmente procurados, ou apenas um orçamento de uma pessoa curiosa. O que nós do Tá Contratado podemos afirmar é que, seu anúncio será feito com as melhores técnicas de SEO e persuasão para uma melhor interação com o interessado, porém, cabe ao anunciante o envio de detalhes dos serviços que executa.
Muitos cadastros chegam até nossa área técnica com poucos dados, sem fotos e nossos técnicos não podem inovar com fotos, podemos melhorar a parte escrita, melhorando o SEO da página e a interação com o usuário, porém pouco conteúdo, acarreta pouco interesse de quem procura.
Vamos dar um exemplo: “Realizo serviços de pintura” envia uma foto baixada na internet – Fazer um anúncio com apenas 4 palavras e uma foto de internet, não conseguiremos fazer nenhum ranqueamento dele junto aos buscadores de internet, por outro lado, seu anúncio não trará conectividade com o interessado, pois quem está procurando e está disposto a comparar, e um anúncio com baixa qualidade fica difícil essa comparação inicial.
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Vamos para outro exemplo “Pintor com grande experiencia em pintura lisas, grafiatos…….” colocando mais de 300 palavras – 10 fotos reais de obras já executadas e vídeos, explicando seus serviços, nossos técnicos farão todos os ajustes necessários para SEO e para conectar da melhor forma possível seu anúncio para pessoas que estão a procura e poderão comparar de forma satisfatória suas qualidades.
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Portanto é bom lembrar, uma pessoa que busca encontrar um profissional, perde tempo na procura, verificando o site, tipos de páginas, cuidados em descrever seus serviços e qualidades e quando ele se depara com um anúncio pobre, com certeza ele pensará que se você não pode dedicar um tempo para elaborar um bom anúncio, porque ele perderá o tempo dele entrando em contato com você!
Meu perfil e anúncios são cobrados?
Todos os anúncios devem ter um plano de divulgação contratado. Para que nossa plataforma de bons resultados, investimos recursos financeiros e tempo de nossos colaboradores para que você e nossos usuários tenham a melhor experiência possível, portanto, o custo é alto, mas com certeza é uma das formas de marketing mais baratas disponível no mercado.
O Tá Contratado faz anúncios ADS?
Não, todo tráfego gerado pela nossa plataforma é orgânico, mas nada impede de fazermos ADS quando acharmos necessário para alguma campanha.
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O que mais pode ser anunciado no Tá Contrato?
Como a atividade relacionada a serviços é imensa, não conseguiremos dar exemplos de todos os serviços, por isso, listamos apenas alguns serviços de pessoas físicas e de pessoas jurídicas, empresas, mas temos certeza de que nossa plataforma, está preparada para divulgar todos os tipos de serviços.
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