O blog do “Tá Contratado” hoje fala de uma profissão que usa um equipamento eletrônico que tem quase 100 anos e perdura até hoje, firme e forte informando, tocando e alegrando as pessoas. O equipamento é o rádio e o profissional é o locutor de rádio ou radialista como gosta de ser chamado.

O locutor de rádio ou radialista é o profissional que narra, dirige, escreve, planeja ou produz programas de informação e entretenimento para o rádio. É o profissional que empresta a sua voz para um produto ou ideia ser divulgado.

Nos dias de hoje ainda temos o rádio como um entretenimento, mesmo após a tecnologia superar o equipamento rádio com os smartphones, ele consegue permanecer firme e forte, seja nos veículos, nos escritórios e em muitas casas.

A atividade de locutor no Brasil foi regulamentada em 1978 pela Lei 6.615 o qual tem as seguintes atribuições:

Locutor Anunciador – Faz leituras de textos nos intervalos da programação.

Locutor Apresentador Animador – Apresenta e anuncia programas, realiza entrevistas, interage com o público.

Locutor Comentarista Esportivo – Comenta eventos esportivos e transmite informações comerciais.

Locutor Esportivo – Narra e comenta os eventos esportivos. Participa de debates e mesas-redondas.

Locutor Noticiarista de Rádio – Lê programas noticiosos.

Locutor Entrevistador – Expõe e narra fatos, realiza entrevistas.

O rádio tem quase 100 anos e essa profissão apenas 43 anos regulamentada no Brasil, mas com certeza o profissional do rádio está presente desde o seu início.

Para aumentar ainda mais esse jogo de número, hoje o “Tá Contratado” vai entrevistar um profissional do rádio com quase 50 anos de carreira, muitos que estão lendo essa matéria não tem a idade que ele tem de rádio, esse locutor de rádio ou radialista como ele gosta de ser chamado é o Radialista Edson Cabral.

Tá Contratado – Edson Cabral é um prazer estar com você no “Tá Contratado”, falando da profissão de radialista ou locutor de rádio. Mas antes de iniciarmos, conte para nós, quem é Edson Teles da Silva?

Radialista Edson Cabral – O prazer é todo meu em fazer parte desta empresa virtual que é uma plataforma de divulgação de prestadores de serviços, que tanto tem a oferecer ao mercado.

Bom, quem é Edson Teles da Silva!!!!!!!

Esse é meu nome de batismo, nascido na cidade de Bom Conselho de Papa-Caça no Estado de Pernambuco, porém criado nas ruas, sem carinho dos pais, mendigando e fazendo alguns pequenos serviços para sobreviver, como vender picolé, pipocas e doces nas praia e na cidade, lutando a todo momento para me tornar uma pessoa de caráter, merecedor da confiança daqueles que acreditavam em mim, porque sem estudos, e convivendo com pessoas complicadas nas ruas, me tornar um delinquente parecia inevitável, mas não era aquilo que eu queria para minha vida, apesar de que não via perspectiva nenhuma que venceria tudo aquilo, porque tudo conspirava contra, porém sempre tive coragem, e seguia muito os conselhos das boas pessoas e sempre tive muita fé em Deus.

Tá Contratado – E o nome Cabral nasceu de onde? Afinal você é mais conhecido por Cabral!

Radialista Edson Cabral – Todos me fazem essa pergunta, mas por ser filho de mãe solteira sempre pensei que não tinha pai, uma história um pouco longa essa, mas eu conto no meu livro que é uma autobiografia com o nome “Aqui Está Minha Vida Até Aqui, Sem Censura”, mas resumindo eu tinha um pai, uma relação um pouco complicada, ele se chamava Jose Cabral da Silva e quando iniciei no rádio na década de 70 coloquei meu nome artístico de Edson Silva, mas no rádio o que é importante além da voz são as marcas e Edson Silva não marcava muito, daí um dos nomes de meu pai caiu como uma luva, adotei o nome de Radialista Edson Cabral e o nome pegou na região nordeste, nas cidades pequenas, na época radialista era um grande artista e Edson Cabral pegou muito bem.

Tá Contratado – Interessante, Cabral entrou na sua vida por causa do rádio e o rádio como entrou na sua vida?

Radialista Edson Cabral – O rádio entrou na minha vida em duas oportunidades: a primeira foi quando comecei a trabalhar no circo e a segundo foi quando atuei como locutor em um parque de diversões.

Em 1971 conheci Edmilson um amigo que me chamou para fazer um quadro infantil em seu programa de rádio. Meu primeiro contato com a profissão, mas não foi fácil não, tive que trabalhar muito nos bastidores atendendo telefones dos ouvintes, achava aquilo o máximo, e para minha surpresa em pouco tempo esse amigo, saiu daquela rádio indo para outra e me levando com ele e passamos a fazer o programa juntos.

Aqui tudo tem um tempo e ele teve seu tempo e infelizmente nos deixou, porém com esse legado que ele me confiou consegui levar meu nome para outras rádios pelo Brasil, até aterrizar em solo Paulista na cidade de Campinas, onde passei por várias rádios também como Brasil Am, Centra Am, Prisma Fm, Stiyllus Fm etc. Em 1997 cheguei a rádio Valinhos Fm onde estou até hoje.

Tá Contratado – E quantos anos nesta estrada Cabral?

Radialista Edson Cabral – Lá se vão 50 anos dedicados a esse ofício que é levar informação, boas e nem sempre boas, porém é função do comunicador, passar a verdade acima de tudo, músicas, humor e brincadeiras que alegra quem está do outro lado, a interação do ouvinte gera mais segurança para desenvolver com mais dinâmica o conceito do rádio.

O rádio é diferente de muitas profissões, você interage com pessoas que você não vê o rosto, os ouvintes muitas vezes sabem da fisionomia do radialista, pois visualizam na internet e em outros locais, mas os ouvintes dificilmente o radialista sabe que são, mas é apaixonante a profissão, o reconhecimento do público, o rádio é simplicidade e o público do rádio é plural, temos todos os públicos, dos mais simples aos mais sofisticados, como temos os programas dos mais humildes aos mais elaborados, mas todos falando e se comunicando pelas ondas do rádio.

É maravilhoso você ver o rádio estar ativo, firme e forte. Infelizmente, a comunicação de papel, como jornais e revistas vem perdendo espaço para era digital, como também sou jornalista fico triste com isso. Mas o rádio continua firme, muita coisa mudou, da mesa de som ao microfone, mas sua essência permanece intacta: no geral você acessou o botão sintonizar, estaremos lá para você ficar conosco seja onde estiver.

Tá Contratado – 50 anos de rádio deve ter muitas histórias, tem alguma marcante?

Radialista Edson Cabral – Tem muita coisa engraçada, também tem história triste que a gente como radialista, principalmente âncora de alguns programas, tem que passar para o ouvinte.

Dentre tantas engraçadas a que me recordo no momento é que, além do rádio também sou locutor de uma rede de Supermercados aqui na cidade de Valinhos, onde faço as promoções. Num sábado eu saí da loja e fui para a rádio, comecei o programa como de costume, em dado momento fui falar a hora, e ao invés de falar 14:25 – quatorze horas e vinte e cinco minutos, falei: quatorze horas e vinte e cinco centavos, pois no rádio falamos horas e no Supermercado faço a locução de ofertas, aquilo foi o máximo para aquela tarde, todos riram, desde o técnico, meu comentarista esportivo e até o ouvinte.

Outros dois momentos que me emocionaram no rádio e foi difícil até para dar a notícia, foi a morte do Presidente Tancredo Neves e a morte do Airton Senna, era preciso levar a notícia no seu contexto mais não tinha como se conter, porque a comoção tomou conta do país nestes dois episódios que foram marcantes, para mim principalmente, que precisava na medida do possível ser forte para passar a informação.

Tá Contratado – Radialista ou locutor é um prestador de serviços, qual conselho você pode dar para as pessoas que estão começando a trabalhar com a voz, trazendo informação, emoção e diversão?

Radialista Edson Cabral – Essa pergunta é muito importante, muitas pessoas que têm voz grave, podem até sair por aí dizendo que é um comunicador, é um começo, mas não é tudo, além disso é preciso ter boa comunicação, dicção, e o primordial na minha opinião, o tempo vocal porque as vezes, a pessoa “embola todo o meio de campo” pelo seu grave, e os ouvintes que estão do outro lado, acabam por não entender nada, fica com “conotação de trovão”.

Outra coisa importante é ler bem o que vai noticiar porque o rádio não tem correção, falou não tem como voltar atrás e a veracidade da informação no mundo que vivemos atualmente é importantíssimo, uma informação errada ou fake News como chamamos hoje, acaba complicando o profissional e até sua carreira, o rádio requer muita dinâmica do profissional para fluir o programa seja jornalístico ou diversão.

Tá Contratado – Cabral, nós do Tá Contratado agradecemos sua entrevista, contamos com você em nossa plataforma de divulgação de serviços e espaços agora é seu para você falar com seu público.

Radialista Edson Cabral – Eu que agradeço a oportunidade e o momento, justo no ano 2021 que completo 50 anos de dedicação no veículo que mais amo estar que é o rádio.

Como disse hoje, estou na rádio Valinhos FM tenho três programas sendo dois sertanejos: “Alvorada Sertaneja” das 6:00/7:00, o “Entardecer na Fazenda” das 16:55/17:55 de segunda à sexta, e o pioneiro “Brasil de Todos Nós” de sábado das 13:55/15:55.

Além disso sou cantor, com 03 cds gravados, humorista com meu personagem Chico Caipira, aqui fiz um resumo da minha trajetória, se tiver interesse em saber mais e na integra, tem meu livro autobiográfico onde falo tudo. Me conheça mais no radio www.valinhosfm.com.br ou no meu site www.chicocaipira.com ou pelo meu e-mail [email protected] , e nas redes sociais Facebook e Instagram @chicocaipiraoficial – telefone para contato (19)99747-5919

Hoje você soube um pouco mais de uma profissão, que é o locutor de rádio ou radialista, uma história que serve de inspiração e de perseverança para quem busca ser um grande profissional.

Faça como o Radialista Edson Cabral, venha divulgar seus serviços que você faz no “Tá Contratado” e tenha mais visibilidade e exposição.

Quem presta serviços, faz mais que serviços, faz amigos!

Compartilhar:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.