Estão noivos? E agora? A esta altura, você provavelmente está gastando a maior parte de cada dia planejando tudo sobre o seu grande dia – desde o envio dos convites de casamento até o planejamento do serviço de alimentação na recepção. Mas antes de começar a entrar em detalhes sobre o seu casamento, uma das coisas mais importantes a decidir é quem vai realizar a cerimônia.

É uma pergunta fácil de descartar, pois você já deve ter presumido que um padre ou escrivão faria as honras. Mas há uma infinidade de outras opções se você não quiser seguir o caminho tradicional.

Você já ouviu falar de padres e registradores, mas e os celebrantes? Existem vários tipos diferentes de cerimonialistas para escolher, incluindo Cerimonialistas Independentes, Civis ou Humanistas.

Portanto, antes de fazer qualquer confirmação final, por que não dar uma olhada no que é um cerimonialista de casamento e o que ele pode ajudá-lo a fazer com seu casamento?

 

Como um cerimonialista de casamento difere de outros oficiantes?

Simplificando, um Celebrante de Casamento é uma pessoa que realiza e oficializa cerimônias formais. Embora sejam comumente vistos em casamentos, eles também podem realizar outras cerimônias, como renovação de votos, nomeação de bebês e rituais fúnebres.

Qual é a diferença entre um celebrante de casamento e um sacerdote?

Existem algumas diferenças fundamentais entre celebrantes e padres, a maior diferença sendo que o primeiro não é um membro do clero. Enquanto o padre recebe treinamento formal para realizar cerimônias, um celebrante participa de seminários e conferências conforme ditado pela organização de celebrantes. Uma diferença mais importante para o seu casamento, no entanto, é que enquanto um padre ou pastor está sujeito às convenções religiosas e ritos de sua fé, um celebrante pode adaptar o casamento às suas próprias especificações, utilizando uma série de temas, cerimônias e conceitos como você gostaria.

Existem, também, semelhanças entre os dois. Assim como um padre, um celebrante pode estar tão envolvido, se não mais, com todo o processo de planejamento da cerimônia. Desde o planejamento da estrutura da cerimônia, verificação dupla dos votos – até oferecendo aconselhamento informal.

Prestar-servicos

Leia também: Quais são os serviços mais procurados?

Qual é a diferença entre um celebrante de casamento e um registrador?

Os registradores estão autorizados por lei a oficializar um casamento por meio de cerimônia civil, o que significa que a cerimônia é puramente secular, sem qualquer tipo de religião. O escrivão fica então encarregado de processar e aprovar a certidão de casamento do casal, com a cerimônia de casamento funcionando como uma formalidade após o atendimento das legalidades.

O celebrante do casamento pode ajudar e orientar o casal no cumprimento dos requisitos necessários para a licença de casamento, embora eles não tenham autoridade para aprová-la. No entanto, os celebrantes podem oferecer mais orientação no planejamento e oficiar uma cerimônia muito mais personalizada.

As cerimônias de casamento conduzidas pelo celebrante são legais?

Como o papel, a certificação e a descrição do trabalho de um celebrante de casamento podem ser vagos, há um pouco de confusão sobre se as cerimônias que realizam são juridicamente vinculativas.

No entanto, isso não deve impedi-lo de considerar um celebrante para oficiar sua cerimônia de casamento. Como, na verdade, não é a cerimônia que torna o casamento legal – alguns casais já estão legalmente casados ​​antes do início da cerimônia e usam os rituais de casamento mais como um evento comemorativo do que qualquer outra coisa.

Afinal, não há regra de que a certidão de casamento só possa ser assinada após a cerimônia, ela pode ser assinada antes mesmo de você vestir o vestido ou terno.

Nesse sentido, não importa se a pessoa que está oficializando seu casamento não é membro do clero ou do ministério público. Seu casamento ainda será válido e legal, desde que você tenha uma certidão de casamento e uma certidão de casamento assinada.

O que importa é que sua cerimônia é tudo o que você e seu parceiro queriam que fosse. Com um celebrante, você pode especificar e personalizar sua cerimônia de casamento até que seja a representação perfeita de seu amor como casal.

divulgue-seus-serviços

Por que você deve usar celebrantes de casamento?

Agora que você sabe o que é um cerimonialista de casamento, veja por que ele pode ser mais adequado para você e sua cerimônia de casamento.

Os celebrantes do casamento fazem mais do que presidir a cerimônia . Enquanto os padres apenas celebram a missa e o escrivão está mais interessado no lado jurídico das coisas, os celebrantes do casamento lhe dão as obras. Se você quiser, eles podem ficar ao seu lado desde o anúncio do noivado até depois da recepção, antes de você partir para a lua de mel. Os cerimonialistas do casamento são conhecidos por ajudar até mesmo no planejamento do casamento.

Os cerimonialistas do casamento são a melhor opção para os casais que pensam que as estruturas tradicionais de casamento não são para eles . Embora os padres e registradores tenham que seguir estruturas religiosas e legais específicas, os cerimonialistas do casamento podem se desviar quando se trata de conduzir a cerimônia do início ao fim, o que significa que você tem mais voz sobre o que deseja incluir e excluir da cerimônia.

Os cerimonialistas são Prestadores de Serviços mais versáteis . Você quer um casamento com tema de fantasia e fantasias? Os cerimonialistas estão sempre dispostos a participar, vestir-se de acordo com o papel e até agir de determinada maneira, se você quiser. Outros funcionários são mais propensos a dizer não a um conceito ultrajante, uma localização remota ou guarda-roupa exclusivo; no entanto, os celebrantes garantem que o grande dia seja exatamente como o casal imaginou que fosse.
Com os celebrantes, o evento gira em torno de vocês dois . Assim como sua parceria, seu casamento deve ser exclusivo para vocês como casal. Com um celebrante, os únicos parâmetros que seu casamento segue são aqueles que você decide.

Já se foi o tempo em que os casamentos eram feitos de acordo com as regras e cada cerimônia era semelhante à seguinte. Um cerimonialista de casamento não só garantirá que seu casamento transcorra sem problemas desde a papelada até a cerimônia real, mas também garantirá que a experiência e as memórias que o evento transmitirá a você e aos seus convidados serão certamente únicas.

 

É um Prestador (a) de Serviços de Cerimonialista? Cadastre-se aqui na Plataforma Tá Contratado e divulgue seus serviços para milhares de usuários.

Entrar

Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.