Para atrair novos consumidores e gerar mais receitas para sua base atual de clientes seria a partir de uma boa estratégia de promoção de vendas.
As promoções de vendas são uma forma testada e comprovada de aumentar as conversões, conquistar novos clientes e até aproveitar a sazonalidade de alguns produtos.
São ações que impulsionam um maior número de vendas em um curto prazo.
No entanto, nem todas as promoções de vendas são iguais. Há promoções orientadas para vendas, bem como para negócios.
Promoção de vendas, o que é?
Promoção de vendas é um conjunto de ações de marketing e estratégias que visam potencializar a venda de um produto, bem como aumentar o awareness sobre uma marca.
Apesar de toda teoria por trás, o objetivo da promoção de vendas é simples e bem popular: criar descontos, ofertas, presentes e outras táticas que visam reduzir preços.
As promoções de vendas buscam criar ofertas por tempo limitado, em uma lógica que instiga os clientes a gastar.
Se bem feita, uma promoção pode ser eficaz em aumentar a receita geral da empresa, sem comprometer seu lucro.
Afinal, esse ponto é um dos grandes desafios por trás da promoção de vendas:
Desenvolver descontos e escolher produtos e mercadorias para colocar em oferta, de modo que sua venda não prejudique o caixa da empresa ou sua margem de lucros?
Nada de complexidade, veja a seguir algumas dicas importantes.
Promoção de vendas, qual a finalidade?
A promoção de vendas é um dos principais elementos do mix promocional, um conceito de marketing que combina diferentes táticas de promoção para ajudar empresas a vender mais.
O “P” de “Promocional” é um dos 4 P’s do Marketing, um conceito muito conhecido e utilizado que determina os 4 pilares básicos de uma estratégia de marketing bem-sucedida.
É composta de:
- Produto
- Preço
- Praça
- Promoção
Desse modo, ao promover uma ação de promoção de vendas, muito mais do que vender os seus produtos, você ativamente contribui na construção de um relacionamento com os clientes (quem não gosta de uma promoção, certo?).
São ações que podem servir de testes e experimentação, indicando qual tipo de venda mais funciona com sua persona.
Estratégia de promoção de vendas e sua importância
Não há como negar a importância da promoção de vendas para um negócio. Preços mais em conta são um fator determinante para realizar uma venda.
Por mais que outros aspectos ganhem tração, como a experiência do cliente, o preço ainda é um tremendo motivador para a compra.
Ou seja, para uma empresa crescer e continuar vendendo, um planejamento de promoção de vendas é essencial.
Isso é algo que se encaixa tanto para a (pequena, média ou grande) empresa com negócio digital, como para o seu PDV.
No primeiro caso, por exemplo, faz toda diferença — e ainda pode potencializar sua receita.
Isso mesmo: dados do Deal Nerd identificaram que usuários que utilizam cupons de desconto acabam gastando, em média, 46% mais do que compradores regulares.
Mas, e na prática, qual a real importância da promoção de vendas?
Bom, você já entendeu seu poder no aumento da receita.
Porém, há mais. Veja só:
- Promoções de vendas geram novos leads
- Promoções de vendas atraem novos clientes
- Promoções de vendas aumentam o reconhecimento da sua marca
- Promoções de vendas possibilitam a reativação do público existente
Agora que você entendeu a importância, nos diga: já sabe qual o melhor momento para colocar sua promoção de vendas em prática?
Quando fazer uma promoção de vendas?
A promoção pode ser feita em qualquer momento do seu negócio, pois tem múltiplas finalidades.
Isso mesmo: múltiplas!
A promoção de vendas não é uma estratégia simplesmente utilizada para vender mais e desencalhar um produto do seu estoque.
Em geral, aponta-se que o objetivo principal é aumentar o faturamento da empresa e potencializar a participação de mercado, mas há outros fatores secundários que podem ser motivadores, veja só:
- testar lançamentos
- demonstrar como utilizar novos produtos
- atualização e/ou ampliação do banco de clientes
- desenvolver e fortalecer a relação da empresa com clientes
- pesquisar aspectos importantes sobre o consumo dos produtos
Você identifica alguma dessas necessidades no seu negócio? Então talvez seja a hora de planejar e sua promoção de vendas!
Sim, a promoção de vendas pode comprometer os lucros do negócios — se for mal planejada.
E calma, porque a lógica para descobrir se sua estratégia vai afetar seus lucros é bem fácil.
De forma simples, dá pra dizer que qualquer promoção de vendas vai impactar a margem de lucro sobre os produtos com descontos.
Digamos que você, originalmente, planejava vender um kit de ferramentas por R$ 200,00.
Neste preço, a margem de lucro seria de 100% (considerando apenas o custo total do item).
Porém, você identificou que poderia fazer uma promoção, cortando 15% do preço, o que resultaria em um valor final de R$ 170,00 e uma margem de lucro de 70%.
Talvez a principal questão seja: qual a margem de lucro mínima que posso considerar?
Bom, aí vai depender de uma série de fatores. Promoções de lançamento, por exemplo, costumam considerar uma margem de 50% muitas vezes.
Para margens ainda menores, é recomendado que se faça apenas para produtos de queima de estoque, perecíveis ou sazonais.
O que você deve evitar, portanto, é vender por um preço abaixo do valor de custo. Obviamente isso prejudicaria seu caixa e comprometeria totalmente seus lucros.
Como planejar uma promoção de vendas
Bom, você já conseguiu entender todo conceito por trás da promoção de vendas, certo?
Não é tão difícil, mas conhecer os detalhes pode facilitar nessa próximo passo aqui, o planejamento da sua promoção de vendas.
Como fazer? Bom, tudo começa nessa palavra-chave que você acabou de ler: “planejamento”.
Veja nossas dicas a seguir!
Defina o objetivo da promoção
Certifique-se de que os objetivos de sua promoção de vendas sejam claros e objetivos.
Por exemplo, você busca aumentar as vendas de um produto específico, atrair um público diferente ou reforçar os valores da marca?
Essas respostas vão servir para determinar se a campanha foi um sucesso ou não, e quais dados serão usados para avaliar isso.
Escolha qual será o público-alvo
Entender qual o público principal, buscando detalhar suas preferências. Desenhar uma persona pode ser decisivo para o sucesso da estratégia. Pergunte-se:
Como eles se comportam? Onde eles passam o tempo? Com o que eles se importam? Como você influenciará os comportamentos do consumidor escolhido?
Crie uma persona para dar vida ao cliente e busque compreender qual a melhor mensagem para conversar com ele, o que pode maximizar o sucesso da campanha.
Construa a mecânica a promoção
A mecânica da promoção é basicamente o que o cliente precisa fazer para conquistar o benefício oferecido.
O ideal é que seja o mais simples possível (como, “compre 1, leve 2”) e coisas do tipo, para que gere nenhum atrito no momento da compra e seja de fácil entendimento.
Treine os colaboradores
Seus colaboradores devem estar cientes da promoção, de sua mecânica e das particularidades (como benefícios adicionais, uso de pontos do cadastro do cliente, etc).
Procure esclarecer todos os pontos com antecedência e treinar os colaboradores para que possam explicar aos clientes em caso de dúvidas.
Divulgue a promoção
Uma campanha precisa ser apoiada por uma estratégia de marketing que garanta o máximo de reconhecimento do público.
Para isso, analisar canais, formatos de anúncios e o tempo de antecedência para fomentar o awareness (especialmente em datas especiais ou lançamentos), pode potencializar o ROI da promoção de vendas.
Mensure os resultados
Após a conclusão da promoção, mensure resultados para entender alguns fatores, como:
- A campanha atingiu seus objetivos?
- Como seus clientes reagiram à promoção?
Busque discutir os resultados com sua equipe, avaliando a performance, pontos fortes e fracos e oportunidades de melhorias.
Termine esse processo identificando como todas as partes poderiam ter executado melhor e busque nesses insights as lições para sua próxima campanha!
É um Prestador de Serviços ou tem uma empresa? Aproveite e conheça nossos Planos de Divulgação.
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VOCÊ PRECISA DO TÁ CONTRATADO
Caro amigo do Tá Contratado, se você que está lendo esse post respondeu sim para uma ou mais perguntas acima, você está precisando ter mais visibilidade e exposição sua, da sua empresa, dos serviços que você presta e, nossa a plataforma de divulgação de anúncios de serviços pode ajudar você a melhorar seus números de vendas.
TÁ CONTRATADO – CADASTRO RÁPIDO – FAÇA AGORA O SEU!
Provavelmente você já ouviu falar no Tá Contratado, mas talvez você não entenda direito como nossa plataforma funciona.
Primeiramente precisamos ressaltar que o Tá Contratado não é uma agência de emprego, não recruta, não seleciona e contrata pessoas para trabalhar para terceiros, somos uma plataforma de divulgação de serviços.
Como funcionam as plataformas?
Desde que foi criada a plataforma, pensamos num sistema mais justo e transparente para as pessoas que precisam divulgar seus serviços, não deixando-as presas a comissões, moedas ou investimentos que elas realmente não consigam visualizar. A maioria das plataformas de serviços são fechadas, onde quem intermedia o primeiro contato, seja através de e-mail, SMS ou WhatsApp é o gerenciador da plataforma, que recebe um interesse de serviço e repassa para a lista de prestadores de serviços interessados. Quando o prestador de serviços interessado recebe o chamado, havendo interesse, ele tem que abrir um orçamento e vincular o pedido de comissão ou fazer um pagamento para se habilitar a orçar o serviço. Você acha isso justo?
Justo ou não essas plataformas trabalham neste formato, mas nós do Tá Contratado idealizamos uma plataforma aberta, com páginas sendo ranqueadas nos principais buscadores de internet, como Google, Bing, Yahoo, Ecosia, a disposição de todos os interessados, uma plataforma livre para os dois, prestadores de serviços e clientes.
O objetivo principal do Tá Contratado é que sua página seja encontrada na internet e não dentro do próprio site, fazendo você ter mais visibilidade e exposição.
Mas como funciona o Tá Contratado?
Por ser uma plataforma aberta, tendo as suas páginas indexadas nos principais buscadores, o Tá Contratado fará suas páginas de perfil e anúncios navegarem pela internet, ficando disponível e visível para as pessoas que precisam buscar e contratar serviços. Neste modelo de plataforma, o retorno é mais assertivo, tendo em vista que as pessoas que vão procurar seus serviços, estão realmente procurando por eles, na sua região e nas especificações que você divulga. Aqui você é procurado diretamente pelo cliente.
Você não manda convite, não manda mensagem ou e-mail para ninguém, havendo interesse de uma pessoa nos seus serviços, você será por ela contactado.
Mas como meus clientes entrarão em contato?
Seus anúncios serão feitos de forma a ter a informação precisa dos seus serviços, localização, área de atendimento e terão seus contatos expostos nas suas páginas de anúncios, como e-mail, telefone, celular e WhatsApp, disponíveis para o interessado consultar. Por isso falamos ser uma forma mais assertiva, a pessoa que entrar em contato com você, muito provavelmente precisará dos seus serviços, pois teve o interesse de buscar, analisar e entrar em contato.
É garantido que terei leads ou chamados?
Não existe garantia de que haverá leads ou chamados no seu perfil, nenhuma plataforma pode garantir isso, mesmo aquelas que enviam a existência de um interessado, não atesta que os serviços procurados, são realmente procurados, ou apenas um orçamento de uma pessoa curiosa, tendo em vista que a única pessoa que pode decidir em comprar ou somente dar uma “olhadinha” é o interessado. O que nós do Tá Contratado podemos afirmar é que, seu anúncio será feito com as melhores técnicas de SEO e persuasão para uma melhor interação com o interessado, porém, cabe ao anunciante o envio de detalhes dos serviços que executa, quanto mais detalhes dos seus serviços, mais confiante e motivado o interessado fica em entrar em contato.
Muitos cadastros chegam até nossa área técnica com poucos dados, sem fotos e nossos técnicos não podem inovar seu perfil com fotos, pois buscamos fotos reais. Podemos ajudar a melhorar a parte escrita, com um SEO da página adequado e a interação com o usuário, porém um perfil com pouco conteúdo, acarreta insegurança e pouco interesse de quem procura.
Vamos dar um exemplo: “Realizo serviços de pintura” onde o anunciante envia uma foto baixada na internet – Fazer um anúncio com apenas 4 palavras e uma foto de internet, nossa equipe não conseguirá fazer nenhum ranqueamento do anúncio e sua página não ficará bem colocada nas listas dos buscadores de internet, e seu anúncio não trará conectividade com o interessado, pois quem está procurando ou contratando algum serviço, está disposto a comparar, e um anúncio com baixa qualidade fica difícil de atrair a atenção de um interessado.
Fica a dica:
Anúncio com pouco conteúdo e pobre em detalhes = Baixa procura.
Anúncio com bom conteúdo e rico em detalhes = Alta procura.
CONECTE-SE COM SEUS CLIENTES
Vamos para outro exemplo “Pintor com grande experiência em pinturas lisas, grafiatos…….” colocando mais de 300 palavras – 10 fotos reais de obras já executadas e vídeos, explicando seus serviços; nossos técnicos farão todos os ajustes necessários para um melhor SEO e para conectar da melhor forma possível seu anúncio às pessoas que estão buscando seus serviços e poderão comparar de forma satisfatória suas qualidades.
FIQUE CONECTADO
Portanto é bom lembrar, uma pessoa que busca encontrar um profissional, perde tempo na procura, verificando o site, tipos de páginas, cuidados em descrever seus serviços, qualidades e quando ele se depara com um anúncio pobre, com certeza ele pensará que se você não pode dedicar um tempo para elaborar um bom anúncio, como prestará um bom serviço. Lembre-se sempre do ditado: “A propaganda é a alma do negócio”.
Meu perfil e anúncios são cobrados?
Todos os anúncios devem ter um plano de divulgação contratado. Para que nossa plataforma dê bons resultados, investimos recursos financeiros e tempo de nossos colaboradores para que você e nossos usuários tenham a melhor experiência possível. Portanto, o custo é alto, mas com certeza é uma das formas de marketing mais baratas disponível no mercado.
O Tá Contratado faz anúncios ADS?
Não, todo tráfego gerado pela nossa plataforma é orgânico, mas nada impede de fazermos ADS quando acharmos necessário para alguma campanha.
Em quais Estados estamos presentes?
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Em quais cidades posso anunciar?
Estaremos presentes em todas as cidades do Brasil, abaixo listamos algumas, mas com certeza logo teremos prestadores de serviços e empresas divulgando seus serviços em todas as cidades.
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Goiânia, Belém, Porto Alegre, Guarulhos, Campinas, São Luís, São Gonçalo, Maceió, Duque de Caxias, Campo Grande, Natal, Teresina, São Bernardo do Campo, João Pessoa, Nova Iguaçu, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Jaboatão dos Guararapes, Uberlândia, Osasco, Sorocaba, Contagem, Aracaju, Feira de Santana, Cuiabá, Joinville, Aparecida de Goiânia, Londrina, Juiz de Fora, Porto Velho, Ananindeua, Serra, Caxias do Sul, Macapá, Niterói, Florianópolis, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, Vila Velha, Mauá, São João de Meriti, São José do Rio Preto, Mogi das Cruzes, Betim, Boa Vista, Maringá, Santos, Diadema, Jundiaí, Rio Branco, Montes Claros, Campina Grande, Piracicaba, Carapicuíba, Anápolis, Olinda, Cariacica, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Vitória, Caruaru, Caucaia, Blumenau, Petrolina, Ponta Grossa, Franca, Canoas, Pelotas, Vitória da Conquista, Ribeirão das Neves, Uberaba, Paulista, Praia Grande, Cascavel, São José dos Pinhais, Guarujá, Taubaté, Palmas, Limeira, Camaçari, Santarém, Petrópolis, Mossoró, Suzano, Taboão da Serra, Várzea Grande, Sumaré, Marabá, Gravataí, Santa Maria, Governador Valadares, Barueri, Embu das Artes, Juazeiro do Norte, Volta Redonda, Parnamirim, Ipatinga, Macaé, Indaiatuba, Imperatriz, Foz do Iguaçu, Cotia, Viamão, São Carlos, São José, Colombo, Magé, Novo Hamburgo, Rio Verde, Itaboraí, Americana, Itapevi, Sete Lagoas, Divinópolis, Marília, Araraquara, São Leopoldo, Rondonópolis, Hortolândia, Jacareí, Arapiraca, Cabo Frio, Presidente Prudente, Maracanaú, Dourados, Chapecó, Itajaí, Águas Lindas de Goiás, Santa Luzia, Juazeiro, Criciúma, Parauapebas, Luziânia, Itabuna, Rio Grande, Sobral, Alvorada, Cachoeiro de Itapemirim, Cabo de Santo Agostinho, Angra dos Reis, Rio Claro, Passo Fundo, Castanhal, Lauro de Freitas, Araçatuba, Ferraz de Vasconcelos, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Friburgo, Nossa Senhora do Socorro, Araguaína, Teresópolis, Barra Mansa, Jaraguá do Sul, Ibirité, Guarapuava, São José de Ribamar, Linhares, Itapecerica da Serra, Francisco Morato, Palhoça, Itu, Mesquita, Valparaíso de Goiás, Bragança Paulista, Pindamonhangaba, Timon, Poços de Caldas, Maricá, Itapetininga, Caxias, Teixeira de Freitas, Nilópolis, São Caetano do Sul, Abaetetuba, Camaragibe, Rio das Ostras, Franco da Rocha, Barreiras, Ilhéus, Paranaguá, Lages, Jequié, Patos de Minas, Pouso Alegre, Mogi Guaçu, Parnaíba, Jaú, Alagoinhas, Porto Seguro.
Quais serviços posso anunciar?
Agronomia, academia, academia de dança, academia de futebol, Acupuntura, Adestrador, administração de condomínio, Administração, Advogado, Aeroporto, Agência de Marketing, agencia de turismo, Agrimensura, Alambrados, Alarmes, Alfaiate, Aluguel de Artigos para Festas, Aluguel de Container, aluguel de ferramentas, aluguel de máquinas, Aluguel de veículos, Analista de Dados, Analista de Redes, Analista de Sistemas, Analista de T.I., Animação de Festas, Antenista, Aplicação de papel de parede, Aplicador de Sinteco, ar condicionado, Arbitragem, Armação de ferragem, Arquitetura, artesanato, Asfalto, assessoria de imprensa, Assessoria previdenciária, Assistência Técnica em Elevadores, Assistência Técnica em Equipamentos Médicos, Assistência Técnica em Equipamentos Odontológicos, Assistência Técnica para Aparelhos de Ginástica, Assistência Técnica para Ar Condicionado, Assistência Técnica para Cortador de Grama, Assistência Técnica para Fogão e Cooktop, Assistência Técnica para Gás, Assistência Técnica para Geladeira e Freezer, Assistência Técnica para Gerador, Assistência Técnica para Lava-Louças, Assistência Técnica para Lava-Roupas, Assistência Técnica para máquina de costura, Assistência Técnica para Micro-ondas, Assistência Técnica para Smartwatch, assistência técnica eletrodomésticos, assistência técnica eletrônicos, Atacadista, áudio e vídeo, Aula de direção, Aulas de Idiomas, Aulas de Inglês, Aulas de Música, Auto escola, Automação de Processos, Automação Residencial, avaliador, azulejista, Babá, balanceador de rodas, banho e tosa, Banho e Tosa de Pets, barbearia, barbeiro, Bares, Bicicletaria, bombeiro, Bordadeira, Borracheiro, Buffet, Cabeleireiro, Caldeiraria, Calheiro, Cantor, Carimbos, Carpintaria, Cartunista, Casa de carnes, casa de repouso, certificado digital, chaveiro, Chef de cozinha, Churrasco, clinicas médica, clubes, comissária de voo, comunicação, Comunicação visual, Concreto, Condomínios, Confecção de cortinas, Confeiteiro, cortador de 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O que mais pode ser anunciado no Tá Contratado?
Como a atividade relacionada a serviços é imensa, não conseguiremos dar exemplos de todos os serviços, por isso, listamos apenas alguns serviços de pessoas físicas e de pessoas jurídicas (empresas), mas temos certeza de que nossa plataforma, está preparada para divulgar todos os tipos de serviços.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e vamos trabalhar juntos, você prestando os melhores serviços e nós do Tá Contratado divulgando você e sua empresa para as pessoas que precisam contratar serviços. Venha conhecer!
Plataforma – https://tacontratado.com.br/
Como funciona – https://tacontratado.com.br/como-funciona/
Planos – https://tacontratado.com.br/planos/
Cadastro – https://tacontratado.com.br/super-cadastro-de-servico/
Contato – [email protected]
YouTube – https://www.youtube.com/c/TaContratado