O papel do vendedor depende do setor de negócios e do tamanho da empresa.
E apesar de que muitas pessoas podiam pensar, essa profissão ainda é muito procurada, por todos os tipos de comércio.
No artigo de hoje, vamos te mostrar como se tornar um vendedor, como conseguir uma melhor colocação no mercado e como divulgar seus serviços de vendas, que pode ser o que muitas empresas da sua região estão procurando nesse exato momento.
Qual a principal função de um vendedor?
O vendedor pode ser descrito como a cara da empresa, encarregado não somente de conseguir as vendas, mas também de conseguir gerar um relacionamento positivo com os futuros clientes.
Numa época em que os clientes se tornaram cada vez mais exigentes e informados, a profissão de vendedor de loja tende para funções consultivas. Hoje em dia, o famoso papo de vendedor não é mais possível de ser praticado.
Conhecendo muito bem os produtos pelos quais é responsável, o vendedor fornece informações práticas e não hesita em fazer demonstrações para sustentar seus argumentos.
Em muitos casos, um vendedor da loja prepara a área de vendas, o que também inclui colocar os produtos de destaque nas prateleiras.
Seu objetivo é tornar todos os produtos visíveis. Um produto não foi devolvido ao seu lugar? Cabe ao vendedor colocá-lo de volta no lugar certo.
Dependendo do tamanho da empresa em que trabalha, o vendedor realiza muitas outras tarefas. Por exemplo, ele pode ser chamado para fazer o inventário, fazer pedidos, receber pagamentos e registrar os recebimentos do dia.
Com equipes cada vez menores, as empresas estão contando com os vendedores tradicionais para também realizar a administração interna dos processos.
As habilidades e qualidades necessárias para se tornar um vendedor de loja:
- Domínio de ferramentas comerciais utilizadas pela empresa;
- Conhecimento de produtos;
- Conhecimento do mercado e dos novos produtos.
Mesmo que ser vendedor de loja ou vendedor de varejo tenha aspectos diferentes, certas atividades são comuns a todos os vendedores:
- Apresentar cuidadosamente os produtos;
- Garantir que todos os tamanhos, cores e modelos estejam disponíveis;
- Tornar os departamentos atrativos;
- Rotular os produtos;
- Conversar com os clientes;
- Oferecer aconselhamento aos clientes;
- Demonstrar o produto;
- Propor soluções alternativas;
- Realizar um inventário de estoques;
- Reabastecer o estoque;
- Verificar a limpeza de seu departamento;
- Realizar os procedimentos de pagamentos;
- Oferecer eventos em torno de seus produtos.
Oportunidades para a profissão de vendedor
Diante da concorrência, marcas de varejo, pequenas e grandes lojas, estão fazendo todo o possível para aumentar suas vendas. Eles, portanto, recorrem aos talentos dos vendedores. Em particular, as empresas que oferecem produtos mais técnicos sempre estão à procura de novos entusiastas do mercado, que consigam transformar os argumentos em novas vendas.
Por trás do termo vendedor, existem muitas habilidades. Independentemente do setor em que atuam (automotivo, telefonia, multimídia, etc.), todos os bons vendedores têm as mesmas qualidades e muitas vezes seguiram o mesmo tipo de treinamento.
A principal missão do vendedor é aconselhar os clientes que chegam à sua loja para obter informações e possivelmente comprar um produto. Ele deve saber na ponta dos dedos os itens que vende. Os clientes de hoje procuram um especialista ao entrar em uma loja, informações que não conseguiram na internet.
Quando não há clientes em sua loja e fora do horário de funcionamento, o vendedor deve garantir que tudo esteja no lugar nas vitrines, prateleiras, etc. Ele deve ajudar o gerente na gestão de estoque, preparação de pedidos, gestão financeira e pode até ser chamado para participar da organização da loja.
Um bom vendedor deve ter um senso de contato e serviço. Ele também deve ser educado e ter um sorriso no rosto em todas as circunstâncias. Finalmente, ele deve conhecer absolutamente todos os detalhes de todos os produtos que ele é responsável por vender.
Um vendedor iniciante pode esperar ganhar um salário mínimo. Algumas empresas também operam com comissões que são adicionadas nos salários.
As possibilidades de evolução são grandes neste ramo. Com alguns anos de experiência, você pode se tornar o gerente de uma equipe ou até mesmo de uma loja.
Onde trabalhar como vendedor?
Existem quase tantos vendedores diferentes quanto tipos de negócios. Da pequena loja ao hipermercado, passando pelas médias lojas especializadas ou não especializadas, todas empregam vendedores. A natureza do trabalho obviamente varia de acordo com o tamanho da empresa.
Os setores em que é possível trabalhar como vendedores presenciais não param de crescer. Por exemplo, você pode trabalhar em:
- Supermercados e hipermercados;
- Lojas de produtos tecnológicos;
- Concessionárias de carros;
- Lojas de roupas.
Observe que o vendedor pode trabalhar aos finais de semana e feriados dependendo do tipo de estabelecimento em que está contratado.
Desenvolvimento profissional do vendedor
Esse profissional de vendas pode se tornar um líder de equipe e depois, por que não, um gerente de loja.
Quando surgem oportunidades na empresa, ele pode acessar o cargo de gerente de departamento em particular.
Se a profissão de vendedor não exige ensino superior, é preciso se destacar pela disposição e conhecimento do produto. Estar sorrindo é uma das qualidades essenciais de um bom vendedor.
Só que é difícil estar de bom humor ao longo do dia, e isso, durante toda a semana. Saber controlar suas emoções, mesmo diante de clientes exigentes, é, portanto, essencial. Esta profissão também requer alguma resistência. Vendedores de lojas normalmente passam o dia inteiro de trabalho em pé, andando em suas prateleiras.
Uma boa condição física é útil. Todos os vendedores também devem usar trajes impecáveis. A arte da maquiagem, penteados e códigos de vestimenta devem ser perfeitamente dominados, especialmente para vendedores de moda e boutiques de luxo em particular.
As habilidades de observação também são importantes, tanto para identificar problemas que surgiram nas prateleiras, como também para entender o cliente.
O vendedor na loja deve, de fato, adaptar seu método de vendas de acordo com o tipo de cliente. O senso de serviço é obviamente a base do trabalho do consultor de clientes. Um bom conhecimento dos produtos também é muito importante, especialmente em determinadas áreas.
Por exemplo, conhecer vários esportes para ser vendedor em uma loja especializada em esportes é um ótimo diferencial. Finalmente, falar inglês é uma vantagem real para aconselhar clientes estrangeiros em muitos mercados em pontos turísticos.
Encontrar um emprego no setor de vendas não é particularmente difícil, pois as lojas que exigem profissionais de vendas são numerosas e diversificadas.
Além disso, a rotatividade é bastante alta. Os primeiros contratos, por outro lado, são precários, e quase sempre os vendedores começam com um salário mínimo.
Mas é possível evoluir na carreira de vendedor com o tempo. Após alguns anos de prática como vendedor, você pode se candidatar ao cargo de gerente de departamento ou gerente de loja.
Por que não abrir sua própria loja? Você pode limitar os riscos tornando-se um franqueado de uma marca de renome. Um bom conhecimento de um setor ou de uma marca em particular também pode possibilitar a passagem para a profissão de demonstrador ou representante.
Se você deseja trabalhar como vendedor de loja, é possível encontrar vagas sem treinamento. No entanto, para encontrar mais facilmente um emprego estável, é preferível ter seguido um curso que conduza, pelo menos, as boas práticas de atendimento pessoal.
Encontrar seu primeiro emprego é mais fácil em vendas do que em muitos outros setores. Por outro lado, os comerciantes costumam contratar vendedores para períodos limitados de tempo, como no final do ano.
Você poderá rapidamente se tornar uma referência em seu mercado, e ser disputado entre as empresas do seu setor.
Como se apresentar como um vendedor profissional
Antes mesmo de tentar vender seu produto/serviço para um cliente, venda-se! Saber se apresentar bem em um mínimo de tempo é essencial para conquistar uma boa cartela de clientes.
Em apenas alguns minutos (porque o tempo do cliente é tão valioso quanto o seu), apresente-se com um discurso de vendas impactante.
Se você mentir para um cliente, ele não voltará a te procurar. Pior, corre o risco de comprometer sua fama no mercado, ou pelo menos na sua empresa.
Não se comprometa com prazos se não os cumprir, nem com o desempenho técnico dos seus produtos se não corresponderem à realidade. Da mesma forma, não venda uma solução que não corresponda ao seu cliente.
Para reter seus clientes, respeite seus compromissos! Manter uma relação de confiança com o cliente é a chave para trabalhar com ele a longo prazo e atrair outros através do boca a boca.
A experiência comercial é uma das qualidades que o melhor vendedor deve cultivar.
Em um momento em que os clientes encontram informações no Google por conta própria, destaque-se trazendo um valor agregado real.
Melhore a experiência de compra de um cliente com sua experiência em:
- Seu setor;
- Seu negócio e no negócio deles;
- Suas ofertas de produtos/serviços;
- Inovações tecnológicas, técnicas etc.
O cliente deve estar convencido: sem você, ele faria a escolha errada!
Um cliente estará disposto a pagar o preço, seja qual for, se estiver convencido de que seu investimento será lucrativo graças a:
- Ao seu conselho como um especialista comercial. Acompanhe-o com conselhos relevantes até encontrar a solução certa.
- Às vantagens ultracompetitivas de seus produtos/serviços que atendem perfeitamente às suas necessidades.
Não perca a sensação e satisfação do cliente! Demonstre ao seu interlocutor que os benefícios de sua oferta e sua experiência valem o investimento.
A mente de um vendedor é uma das chaves para o sucesso. Quer ser bem sucedido? Você vai conseguir! Mas você ainda tem que trabalhar, trabalhar e não hesitar em… trabalhar!
Para atuar e permanecer se destacando, a vontade é um motor profissional que deve ser acompanhado de outras qualidades:
- Esteja convencido dos seus argumentos para convencer seu cliente! Esteja determinado a ter sucesso: você ganhará a confiança do seu cliente. Você vai impressionar e sua argumentação será levada em conta.
- Questione-se se certos métodos não estão funcionando. Aprenda com seus erros. Lembre-se: apenas idiotas não mudam de ideia.
- Não fique nos louros. Siga o treinamento comercial e de vendas regularmente para estar por dentro das últimas técnicas de vendas que funcionam!
- Domine as práticas de vendas: teste-as em campo várias vezes com seus clientes até encontrar os seus melhores argumentos de vendas!
Como anunciar meus serviços de vendedor especializado?
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