Os varejistas de informática fornecem hardware, software e serviços relacionados a clientes domésticos e comerciais. Confira informações práticas para iniciar e administrar sua própria loja de informática.
Pesquise o seu mercado alvo
Descobrir mais sobre os seus clientes
É provável que você já tenha uma ideia clara dos tipos de cliente que espera que sua empresa atraia. Ao fazer uma estimativa do número de clientes em potencial, pense no seguinte:
- qual é o tamanho da população local? Existem pessoas suficientes para apoiar sua loja?
- como é a população local? Por exemplo, as pessoas são ricas? É uma área predominantemente residencial ou principalmente comercial?
- qual é o tamanho da comunidade empresarial local?
- que tipos de negócios estão presentes em sua área? Por exemplo, as empresas locais são baseadas principalmente em manufatura, serviços, varejo ou tecnologia?
- se você planeja vender online, como se destacará de seus concorrentes?
Lembre-se de que a pesquisa de mercado é um processo contínuo. Depois de iniciar seu negócio, é uma boa ideia conversar com seus clientes para saber mais sobre suas necessidades e desejos. Observe os tipos de produtos que são populares e aqueles que não vendem bem.
Descobrir mais sobre seus concorrentes
Até que ponto seus clientes em potencial já são atendidos por empresas existentes? Alguns de seus concorrentes mais importantes são outros varejistas especializados em computadores da região. Fique atento às filiais de grandes redes, como a Balão da Informática ou outras. Não se esqueça de outros varejistas que vendem computadores e acessórios, por exemplo, varejistas de produtos elétricos como as lojas da Samsung, Americanas, varejistas de materiais de escritório como Kalunga, grandes supermercados como o Extra e assim por diante.
Se você pretende operar como um ‘revendedor de valor agregado’, descubra outras empresas na área que oferecem serviços semelhantes aos seus. Navegar no Google e em outros diretórios online semelhantes pode ser útil, pois muitos anunciantes fornecem detalhes sobre os tipos de serviço que oferecem. Você também pode consultar os diretórios de impressão locais. Os sites de classificados locais fornecerão as mesmas informações e, possivelmente, detalhes úteis adicionais de preços que não seriam necessariamente incluídos em um anúncio em um diretório de negócios. Lembre-se de que grandes empresas e organizações em sua área podem olhar para o nível nacional, e não apenas para o local, ao procurar um Prestador de Serviços para realizar um grande projeto de hardware de TI.
Tente identificar quatro ou cinco empresas que você acha que serão seus concorrentes locais mais importantes. Se possível, visite seus pontos de venda e anote o seguinte:
- são especialistas em informática ou outro tipo de revendedor
- eles fazem parte de uma grande rede nacional
- em quais tipos de produto eles se concentram (por exemplo, jogos ou sistemas de negócios)
- quais serviços eles oferecem, se houver
- eles possuem quaisquer qualificações especiais, por exemplo, ‘revendedor autorizado’ para um grande fabricante
- onde eles estão localizados (por exemplo, Centro, Bairro, Shopping, localização secundária)
- como são seus pontos de venda – são grandes e modernos, pequenos e maltratados
Esteja ciente de que todos os tipos de hardware e software de computador estão disponíveis em outras fontes, em particular varejistas on-line e especialistas em vendas pelo correio (Mercado Livre), muitos dos quais tiram proveito de seus baixos custos operacionais para oferecer produtos a preços muito competitivos. Lembre-se também de que muitos fabricantes vendem seus produtos diretamente ao usuário final.
Localização da loja
A localização da sua loja pode ser um fator muito importante, especialmente se você espera contar com a atração de negócios de passagem. Uma ‘contagem de pés’ dá-lhe uma ideia do número de pessoas que passam pelo local onde pretende abrir a sua loja. Repita a contagem em diferentes horas do dia e em diferentes dias da semana. Anote os tipos de pessoas que passam pela sua loja em momentos diferentes – são predominantemente compradores, por exemplo, ou estão com pressa para ir e voltar do trabalho?
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Vendas e financiamentos na loja
Comprar computadores e periféricos pode ser uma compra muito cara. Alguns clientes podem não querer ou não conseguir pagar por seu novo hardware de uma vez e preferir distribuir o custo por vários meses.
Você pode oferecer crédito a esses clientes por meio de uma empresa financeira especializada. Várias dessas empresas existem e, entre elas, oferecem uma variedade de pacotes de financiamento na loja para varejistas.
Alguns dos pacotes de financiamento disponíveis que você pode usar para atrair clientes incluem:
- contas de crédito baseadas em cartão
- crédito padrão com juros
- crédito de taxa de juros subsidiada
- crédito sem juros
- crédito de pagamento diferido (compre agora, pague depois)
Quando você vende algo financiado ou parcelado, você terá que preencher um formulário de crédito com o cliente. A sua financeira decidirá então se aceita ou não o pedido. Se tudo correr bem, a transação será concluída com bastante rapidez e você receberá o pagamento da mercadoria da financeira em alguns dias. Normalmente, você também receberá uma comissão. Normalmente, isso se baseia em uma porcentagem do valor da venda e é pago a você separadamente no final do mês.
A maioria das empresas financeiras espera que você atenda a certos requisitos e padrões antes de concordar em fazer negócios com você. Alguns lidam apenas com empresas que estão negociando há um determinado período mínimo de tempo, geralmente dois anos.
Pesquise quando se trata de escolher com qual empresa financeira você vai negociar. Seus termos e práticas de trabalho variam. Ao escolher qual é o mais adequado para o seu negócio, tenha em mente o seguinte:
- que tipo de pacote financeiro tem maior probabilidade de atrair seus clientes
- com que rapidez você receberá o pagamento da financeira
- quanta comissão é oferecida a você?
- com que rapidez os pedidos de crédito de seus clientes serão respondidos
- que nível de backup e suporte está disponível para você
Você precisará de autorização de crédito ao consumidor se quiser oferecer financiamento aos seus clientes. Isso é obtido direto nas financeiras e bancos.
Quais equipamentos de informática, acessórios e serviços você oferecerá?
Existe uma ampla gama de produtos e serviços que você pode oferecer, dependendo do foco do seu negócio e das habilidades e experiência que você e sua equipe têm.
Venda de computadores e acessórios
Existem várias maneiras diferentes em que você pode fornecer sistemas de computador, incluindo sistemas de desktop e laptop que são:
- construído sob encomenda nas suas instalações
- construído sob encomenda por um especialista
- pedido conforme exigido de um grande fabricante
- mantido em estoque e vendido ‘na prateleira’
Você pode decidir estocar sistemas de computador usados. Essa seria uma forma de diferenciar seu ponto de venda daqueles dos grandes varejistas múltiplos – poucos ou nenhum desses estoques de produtos de segunda mão. Outros itens de hardware e periféricos que você pode decidir estocar (ou fornecer sob encomenda) incluem:
- netbooks e tablets
- monitores
- impressoras
- drives externos, cartões de memória e assim por diante
- scanners, câmeras digitais da web
- outras máquinas de escritório
Periféricos, consumíveis e acessórios
Dependendo de quanto espaço de varejo você tem, você pode decidir estocar alguns ou todos os seguintes itens:
- atualizar componentes, como processadores, chips de memória, placas de rede e assim por diante
- consumíveis da impressora, CD ROMs virgens, discos Blu-ray e DVDs
- cabos, roteadores e conectores
- outros pequenos periféricos como joysticks, teclados e assim por diante
- livros de informática e manuais de treinamento
Programas
Há uma grande variedade de softwares prontos para uso que você pode decidir estocar. Você também pode ‘empacotar’ certos pacotes de software com os sistemas de computador que vende. Exemplos de alguns tipos de software que você pode armazenar incluem:
- jogos
- aplicativos de escritório, como pacotes de processamento de texto e software de contabilidade
- pacotes gráficos
- sistemas operacionais
- suítes de programação
- antivírus e outros pacotes de proteção
Observe que muitos pacotes de software estão disponíveis nas formas ‘Home’ e ‘Profissional’, bem como ‘novo usuário’ e ‘atualização’.
Serviços
Os serviços que você pode oferecer incluem:
- serviço, reparos e manutenção de hardware
- atualizações de sistema
- consultoria e design de sistemas
- instalações no local, configuração e aulas
- suporte técnico e aconselhamento
Dependendo de suas habilidades e recursos, você também pode oferecer outros serviços de informática aos seus clientes, por exemplo, treinamento, hospedagem de sites, desenvolvimento de software personalizado e assim por diante.
Você pode decidir oferecer financiamento na loja a seus clientes. Isso pode atrair clientes que, de outra forma, não teriam condições de fazer grandes compras. Você também pode obter uma receita extra na forma de comissão da companhia financeira.
Hardware
Dependendo das necessidades de seus clientes, de sua própria experiência e do foco de seu negócio, os tipos de hardware que você pode fornecer e instalar incluem:
- redes corporativas, incluindo máquinas de servidores, terminais de clientes, cabeamento de rede, roteadores e equipamentos de armazenamento de dados
- soluções de servidor de intranet, internet e e-commerce
- sistemas de varejo, por exemplo hardware (ponto de venda eletrônico)
Programas
Frequentemente, você será solicitado a fornecer, instalar e configurar o software como parte de um pacote completo de serviços de ‘valor agregado’. Em alguns casos, pode ser necessário personalizar pacotes de software ou até mesmo produzir software sob medida para determinados aplicativos. A maioria dos clientes espera que você os avise corretamente sobre problemas de licenciamento em que o software é instalado em um ambiente multiusuário.
Além de estocar produtos de software em formato físico, você também pode revender serviços de ‘nuvem’ para empresas, por exemplo, software como serviço (SAAS).
Serviços
Como um Prestador de Serviços, os serviços que você fornece são parte integrante do pacote de ‘valor agregado’ que você oferece. Por exemplo, um cliente pode exigir que você realize todos os procedimentos a seguir:
- consultar sobre suas necessidades de TI e recomendar uma solução ideal
- avaliar, selecionar e fornecer o software e hardware mais adequado às suas necessidades
- instalar e configurar hardware e software, configurando o sistema para atender aos seus requisitos particulares
- fornecer treinamento inicial e suporte para usuários do novo sistema
- fornecer solução de problemas no local, atualização e possivelmente manutenção em uma base contínua
Pode ser vantajoso se tornar um ‘profissional certificado’, ‘revendedor autorizado’ ou ‘parceiro oficial de vendas’ para determinados fabricantes de hardware e / ou software.
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Caro amigo do Tá Contratado, se você que está lendo esse post, respondeu sim para alguma das perguntas acima, você está precisando ter mais visibilidade e exposição, sua, da sua empresa, dos serviços que presta e nossa plataforma pode ajudar você a melhorar seus números de vendas.
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Provavelmente você já ouviu falar no Tá Contratado, mas talvez você não entenda direito como nossa plataforma funciona.
Como funcionam as plataformas?
Desde que foi criada a plataforma, pensamos num sistema mais justo e transparente para as pessoas que precisam divulgar seus serviços, não deixando ela presa a comissões, moedas, ou investimentos que ela realmente não consiga visualizar. A maioria das plataformas de serviços são fechadas, quem intermedia o primeiro contato, seja através de e-mail, sms ou WhatsApp, é o gerenciador da plataforma, que recebe um interesse de serviço e repassa para a lista de prestadores de serviços interessados. Quando o prestador de serviços interessado recebe o chamado, havendo interesse, ele tem que abrir o orçamento o vincular o pedido de comissão. Você acha isso justo?
Justo ou não essas plataformas trabalham neste formato, mas nós do Tá Contratado idealizamos uma plataforma aberta, com páginas sendo ranqueadas nos principais buscadores de internet, como Google, Bing, Yahoo, Ecosia, a disposição de todos os interessados.
Mas como funciona o Tá Contratado?
Por ser uma plataforma aberta, tendo as suas páginas indexadas nos principais buscadores, o Tá Contratado fará suas páginas de Perfil e anúncios navegarem pela internet, ficando disponível e visíveis para as pessoas que precisam buscas e contratar serviços. Neste modelo de plataforma, o retorno é mais assertivo, tendo em vista que as pessoas que vão procurar seus serviços, estão realmente procurando por eles, na sua região e nas especificações que você divulga. Aqui você é procurado diretamente pelo cliente.
Você não manda convite, não manda mensagem ou e-mail para ninguém, você, havendo interesse de uma pessoa nos seus serviços, você será procurado por ela.
Mas como serei procurado?
Seus anúncios serão feitos de forma a ter a informação precisa dos seus serviços, localização e área de atendimento e terão seus contatos exposto nas suas páginas de anúncios, como e-mail, telefone, celular e WhatsApp, disponíveis para o interessado consultar na sua página. Por isso falamos ser uma forma mais assertiva, a pessoa que entrar em contato com você, muito provavelmente precisará dos seus serviços.
É garantido que terei chamados?
Não existe garantia de que haverá chamadas no seu perfil, nenhuma plataforma pode garantir isso, mesmo aquelas que enviam a existência de um interessado, não atesta que os serviços procurados, são realmente procurados, ou apenas um orçamento de uma pessoa curiosa. O que nós do Tá Contratado podemos afirmar é que, seu anúncio será feito com as melhores técnicas de SEO e persuasão para uma melhor interação com o interessado, porém, cabe ao anunciante o envio de detalhes dos serviços que executa.
Muitos cadastros chegam até nossa área técnica com poucos dados, sem fotos e nossos técnicos não podem inovar com fotos, podemos melhorar a parte escrita, melhorando o SEO da página e a interação com o usuário, porém pouco conteúdo, acarreta pouco interesse de quem procura.
Vamos dar um exemplo: “Realizo serviços de pintura” envia uma foto baixada na internet – Fazer um anúncio com apenas 4 palavras e uma foto de internet, não conseguiremos fazer nenhum ranqueamento dele junto aos buscadores de internet, por outro lado, seu anúncio não trará conectividade com o interessado, pois quem está procurando e está disposto a comparar, e um anúncio com baixa qualidade fica difícil essa comparação inicial.
CONECTE-SE COM SEUS CLIENTES
Vamos para outro exemplo “Pintor com grande experiencia em pintura lisas, grafiatos…….” colocando mais de 300 palavras – 10 fotos reais de obras já executadas e vídeos, explicando seus serviços, nossos técnicos farão todos os ajustes necessários para SEO e para conectar da melhor forma possível seu anúncio para pessoas que estão a procura e poderão comparar de forma satisfatória suas qualidades.
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Portanto é bom lembrar, uma pessoa que busca encontrar um profissional, perde tempo na procura, verificando o site, tipos de páginas, cuidados em descrever seus serviços e qualidades e quando ele se depara com um anúncio pobre, com certeza ele pensará que se você não pode dedicar um tempo para elaborar um bom anúncio, porque ele perderá o tempo dele entrando em contato com você!
Meu perfil e anúncios são cobrados?
Todos os anúncios devem ter um plano de divulgação contratado. Para que nossa plataforma de bons resultados, investimos recursos financeiros e tempo de nossos colaboradores para que você e nossos usuários tenham a melhor experiência possível, portanto, o custo é alto, mas com certeza é uma das formas de marketing mais baratas disponível no mercado.
O Tá Contratado faz anúncios ADS?
Não, todo tráfego gerado pela nossa plataforma é orgânico, mas nada impede de fazermos ADS quando acharmos necessário para alguma campanha.
Em quais Estados estamos presentes:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Quais serviços posso anunciar?
Acupuntura, Adestrador, Advocacia, Agrimensura, Agronomia, Agência de Marketing, Agência de influencer, Agência de turismo, Ajudante de Pintor, Alfaiate, Alimentação para Pets, Alpinismo Industrial, Aluguel de Artigos para Festas, Aluguel de Container, Aluguel de veículos, Analista de Dados, Analista de Redes, Analista de Sistemas, Analista de T.I., Animação de Festas, Antenista, Aplicador de Sinteco, Aplicação de Película, Aplicação de papel de parede, Armação de ferragem, Arquiteto, Artesanato, Assistente técnico administrativo, Assistência Técnica e Manutenção equipamentos para pets, Assistência Técnica em Eletrônicos, Assistência Técnica em Elevadores, Assistência Técnica em Equipamentos Médicos, Assistência Técnica em Equipamentos Odontológicos, Assistência Técnica para Aparelhos de Ginástica, Assistência Técnica para Ar Condicionado, Assistência Técnica para Cortador de Grama, Assistência Técnica para Eletrodomésticos, Assistência Técnica para Fogão e Cooktop, Assistência Técnica para Geladeira e Freezer, Assistência Técnica para Gerador, Assistência Técnica para Gás, Assistência Técnica para Lava-Louças, Assistência Técnica para Lava-Roupas, Assistência Técnica para Micro-ondas, Assistência Técnica para Smartwatch, Assistência Técnica para máquina de costura, Aula de direção, Aulas de Idiomas, Aulas de Inglês, Aulas de Música, Automação Residencial, Automação de Processos, Auxiliar de carga e descarga, Auxiliar de cozinha, Auxiliar de saúde bucal, Auxiliar de veterinário, Azulejista, Açougueiro, Babá, Banho e Tosa de Pets, Barbearia, Barista, Bartender, Bombeiro, Bordadeira, Borracheiro, Carimbos, Carpintaria, Chaveiro, Chef de cozinha, Churrasqueiro, Cientista da Computação, Cientista da Informação, Comunicação visual, Confecção de cortinas, Confeitaria, Construção civil, Consultoria Ambiental, Consultoria Financeira, Consultoria Jurídica, Consultoria Pessoal, Consultoria de Mídia e Conteúdo, Consultoria de Negócios, Consultoria de Saúde, Consultoria de 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O que mais pode ser anunciado no Tá Contrato?
Como a atividade relacionada a serviços é imensa, não conseguiremos dar exemplos de todos os serviços, por isso, listamos apenas alguns serviços de pessoas físicas e de pessoas jurídicas, empresas, mas temos certeza de que nossa plataforma, está preparada para divulgar todos os tipos de serviços.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e vamos trabalhar juntos, você prestando os melhores serviços e nós do Tá Contratado divulgando você e sua empresa para as pessoas que precisam contratar serviços. Venha conhecer!
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