À medida que fazemos a transição para um período de recuperação pós-pandemia, é importante que sua empresa entenda as mudanças nas necessidades do consumidor e capture novas oportunidades de crescimento, a tendência do Marketing Digital pós Pandemia segue modificando o jeito de atuar no mercado.
Essas tendências mostrarão para onde o marketing digital está indo e como sua empresa pode capitalizá-las.
A nostalgia inflamada exige campanhas retrô
A saudade coletiva dos anos passados incitou as pessoas a buscar o conforto do familiar nestes tempos tumultuados e mostra que muitas marcas se entregam a campanhas nostálgicas.
Para entrar na onda e ganhar o jackpot da nostalgia em sua próxima campanha de marketing, é importante identificar os temas exatos com os quais seu público se conectará. Consiga isso compreendendo seu público intimamente e identificando suas diferentes personas. Considere se existe uma tendência atual que você pode associar à sua marca e comece a se planejar para essas eventualidades. Mova-se rapidamente, porém, as tendências estão mudando rapidamente.
O ceticismo nas compras online exige conteúdo gerado pelo usuário
O crescimento das compras online como resultado da pandemia marcou um aumento do ceticismo, levando os consumidores a acreditarem e buscarem a autenticidade das marcas por meio do conteúdo gerado pelo usuário.
Para construir uma forte estratégia de conteúdo para o seu negócio, é essencial primeiro entender sua comunidade. Pesquise e analise os dados demográficos que mais postam sobre sua marca para identificar sobre quais produtos eles falam e quais comportamentos demonstram.
Depois de saber quem eles são, incentive suas ações por meio de republicações, compartilhamentos e menções. Sua comunidade é vital para o crescimento do conteúdo gerado pelo usuário, então interaja e seja mais receptivo ao conteúdo que sua empresa obtém e você pode inspirar mais.
Já viu a rapidez com que um desafio do TikTok se espalha? Se você está descobrindo que sua empresa tem um conteúdo mínimo, uma ótima maneira de aumentá-la é iniciar um concurso ou desafio e incentivar os usuários a participar.
Adapte digitalmente sua marca para um futuro híbrido.
Os impactos do virtual no físico têm mostrado grandes sinais de crescimento, com empresas e consumidores experimentando cinco anos de progresso na adoção digital em apenas oito semanas no início da pandemia.
Prevê-se que a fusão do físico e do digital permaneça, exigindo inovação e testes no atual cenário de marketing da sua empresa. Portanto, seja uma loja de varejo digitalmente imersa, um evento híbrido ou algo tão simples quanto um filtro do Instagram, sua empresa deve adotar a mentalidade de inovação para se destacar. No entanto, certifique-se de escolher a tecnologia certa com base no que envolverá seu público.
Utilizar experiências digitais é uma ótima maneira de “gamificar” seu marketing para ajudar a criar um burburinho em torno de seus produtos ou serviços e incentivar os usuários a se envolverem com sua marca. Certifique-se de que sua campanha seja fiel à identidade de sua marca e ressoe com seu público, pois isso fornecerá um valor impactante.
Conecte-se com seu público por meio de comunidades de nicho.
À medida que as pessoas buscam interações sociais mais significativas, vemos uma mudança de macro para micro comunidades em todas as plataformas sociais. Por isso, é importante que sua marca identifique quem ela quer atingir e onde. Depois de saber, tome as medidas necessárias para criar uma comunidade online em plataformas como Grupos do Facebook, Canais Slack ou Discord Server, onde seu público pode compartilhar seus laços comuns. Evite se concentrar muito em garantir uma venda, pois isso afastará os usuários da sua comunidade.
Como alternativa, você pode estabelecer a presença de sua marca em uma comunidade online existente. Considere veicular anúncios em comunidades que os permitem, como Dribble e Goodreads, ou simplesmente garantir que você está agregando valor à comunidade com suas postagens.
Agora que você sabe quais tendências digitais estão em alta no pós-pandemia, é hora de fazer a mudança e capturar essas oportunidades de crescimento! Se você não fizer isso, seus concorrentes farão!