Toda empresa bem-sucedida e sustentável tem uma estratégia de crescimento fundamental.
No entanto, as estratégias de crescimento não são de tamanho único para as empresas. Muitos fatores determinam qual estratégia de crescimento pode ser a melhor. Por exemplo, produto, clima econômico e participação de mercado são fatores determinantes. Para muitas organizações, os líderes empresariais escolherão estratégias de crescimento vertical ou horizontal.
É mais importante do que nunca que os líderes empresariais entendam o ROI de longo prazo de cada estratégia de crescimento. Em uma época em que mudanças constantes tornam a gestão de um negócio mais desafiadora, a estratégia de crescimento da sua empresa é importante.
Sabemos que as empresas que não têm a estratégia de crescimento correta correm o risco de se tornar outra estatística de negócios fracassada. De acordo com os dados, uma em cada cinco empresas falha em seu primeiro ano . E quase metade de todas as empresas falham em cinco anos.
Para ter a estratégia de crescimento certa, os líderes da empresa precisam entender as diferentes maneiras de crescer, dimensionar e expandir. Isso inclui crescimento horizontal e vertical, o que significa que é fundamental entender o que ambos significam. Especialmente em um mercado volátil, é mais importante do que nunca que as empresas tomem decisões inteligentes e calculadas.
Sabemos que as estratégias de crescimento horizontal e vertical podem ser extremamente eficazes. Com a visão de negócios certa , eles podem apoiar a expansão e o crescimento de seus negócios.
Mas qual a diferença entre os dois? Como você determina qual estratégia de integração é a mais adequada para sua organização? E como você pode aproveitar ambos para levar seu negócio para o próximo nível?
O que é crescimento horizontal?
Primeiras coisas primeiro. Antes de nos aprofundarmos no crescimento horizontal, vamos definir rapidamente o que é exatamente o crescimento horizontal.
O que é crescimento horizontal?
O crescimento horizontal é uma estratégia de negócios. Envolve expandir seus produtos ou serviços para novos mercados. Com uma estratégia de crescimento horizontal, as empresas evitam desenvolver novos produtos ou serviços líquidos.
Não há necessidade de desenvolver nada de novo. Você expande seus negócios e sua estratégia de negócios trazendo esses produtos e/ou serviços para novos clientes.
Por exemplo, digamos que você tenha uma empresa SaaS – e seu principal produto é um software de gerenciamento de projetos ágil .
Uma estratégia de crescimento horizontal envolveria consultoria em uma nova área geográfica ou em um novo setor.
Por exemplo, digamos que sua base de clientes atual seja inteiramente composta por empresas de contabilidade. Você pode expandir para oferecer seu software a empresas de outros setores para ganhar mais poder de mercado. Às vezes, as organizações reduzem os custos para poder introduzir o produto existente em novas fatias de mercado.
Crescimento horizontal versus crescimento vertical
O crescimento horizontal pode ser uma estratégia de crescimento eficaz. Mas não é a única maneira de expandir seus negócios. Outra estratégia alternativa de expansão? Crescimento vertical.
Com uma estratégia de crescimento vertical, você dimensiona seus negócios com base em seus produtos e/ou serviços existentes. Você pode expandir os produtos e/ou serviços que oferece, como adicionar um novo recurso ou expandir uma linha de produtos. .
Algumas empresas também criam novos produtos ou serviços e os lançam em seu mercado existente para impulsionar o crescimento dos negócios. O crescimento vertical permite que você construa o reconhecimento e a fidelidade da marca que você já tem com seus clientes.
Então, vamos usar o exemplo de software de gerenciamento de projetos acima. Se você estivesse alavancando uma estratégia de crescimento vertical, optaria por expandir seu produto existente. Se bem feito, isso pode expandir seus negócios e criar maior valor para seus clientes. Por exemplo, você pode adicionar a funcionalidade de bate-papo para facilitar a colaboração eficaz de equipes híbridas e remotas .
Alternativamente, você pode criar um novo produto líquido. Então, você pode vender seu novo produto que você pode vender junto com seu software de gerenciamento de projetos existente. Por exemplo, você pode expandir para outro tipo de software de produtividade, como uma ferramenta de capacitação de vendas .
O crescimento horizontal e o crescimento vertical são únicos de algumas maneiras diferentes. Aqui estão seis diferenças entre crescimento horizontal e vertical.
Crescimento horizontal
- Cria oportunidades ao lançar produtos ou serviços em novos mercados
- Permite que você cresça sem alterar nenhum dos fundamentos do seu produto ou serviço
- Expande o seu negócio crescendo “para fora”
Crescimento vertical
- Cria oportunidade expandindo produtos e/ou serviços atuais
- Permite que você cresça dentro de sua participação de mercado existente
- Expande seu negócio crescendo “para cima”
Exemplos de crescimento vertical e horizontal
Agora que você entende a definição de cada estratégia, vejamos alguns exemplos. Aqui estão dois exemplos de organizações que usam integração horizontal e vertical no mercado atual.
Crescimento horizontal: Uber
Quando o Uber foi lançado, era um serviço local. O aplicativo de carona só estava disponível em São Francisco.
Mas sua estratégia de expansão girava em torno do lançamento em novos mercados em todo o país. E, eventualmente, em todo o mundo. Atualmente, o Uber está disponível em mais de 10.000 cidades em mais de 80 países ao redor do mundo.
Este é um excelente exemplo de crescimento horizontal. A Uber pegou seu produto popular e expandiu seus negócios, poder e alcance oferecendo esse produto em novos mercados.
Além disso, a Uber lançou o UberEats, um aplicativo que usava a tecnologia principal da Uber e a aplicava à entrega de alimentos. O UberEats permitia que os usuários pedissem comida, que seria deixada em suas residências por um motorista do Uber.
UberEats foi um ganha-ganha. A Uber já tinha uma frota de motoristas Uber e uma base de clientes fiel. Assim, eles lançaram um novo produto, o Uber Eats, que oferecia um serviço complementar à sua oferta principal (entrega de comida versus carona compartilhada).
E esta estratégia de crescimento horizontal provou ser um enorme sucesso. Em 2021, o UberEats foi responsável por quase metade (45%) da receita total da empresa .
Crescimento vertical: Amazon
É fácil esquecer, mas a Amazon começou como um mercado online de livros. Mas à medida que a empresa crescia, tornou-se um estudo de caso de uma estratégia de crescimento vertical extremamente bem-sucedida em ação.
A Amazon continuou a expandir seus produtos e serviços. E hoje? A empresa é uma das marcas mais valiosas do mundo. A Amazon oferece produtos e serviços em várias verticais. Isso inclui comércio eletrônico, computação em nuvem e streaming de mídia, só para citar alguns.
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VOCÊ PRECISA DO TÁ CONTRATADO
Caro amigo do Tá Contratado, se você que está lendo esse post, respondeu sim para alguma das perguntas acima, você está precisando ter mais visibilidade e exposição, sua, da sua empresa, dos serviços que presta e nossa plataforma pode ajudar você a melhorar seus números de vendas.
Provavelmente você já ouviu falar no Tá Contratado, mas talvez você não entenda direito como nossa plataforma funciona.
Como funcionam as plataformas?
Desde que foi criada a plataforma, pensamos num sistema mais justo e transparente para as pessoas que precisam divulgar seus serviços, não deixando ela presa a comissões, moedas, ou investimentos que ela realmente não consiga visualizar. A maioria das plataformas de serviços são fechadas, quem intermedia o primeiro contato, seja através de e-mail, sms ou WhatsApp, é o gerenciador da plataforma, que recebe um interesse de serviço e repassa para a lista de prestadores de serviços interessados. Quando o prestador de serviços interessado recebe o chamado, havendo interesse, ele tem que abrir o orçamento o vincular o pedido de comissão. Você acha isso justo?
Justo ou não essas plataformas trabalham neste formato, mas nós do Tá Contratado idealizamos uma plataforma aberta, com páginas sendo ranqueadas nos principais buscadores de internet, como Google, Bing, Yahoo, Ecosia, a disposição de todos os interessados.
Mas como funciona o Tá Contratado?
Por ser uma plataforma aberta, tendo as suas páginas indexadas nos principais buscadores, o Tá Contratado fará suas páginas de Perfil e anúncios navegarem pela internet, ficando disponível e visíveis para as pessoas que precisam buscas e contratar serviços. Neste modelo de plataforma, o retorno é mais assertivo, tendo em vista que as pessoas que vão procurar seus serviços, estão realmente procurando por eles, na sua região e nas especificações que você divulga. Aqui você é procurado diretamente pelo cliente.
Você não manda convite, não manda mensagem ou e-mail para ninguém, você, havendo interesse de uma pessoa nos seus serviços, você será procurado por ela.
Mas como serei procurado?
Seus anúncios serão feitos de forma a ter a informação precisa dos seus serviços, localização e área de atendimento e terão seus contatos exposto nas suas páginas de anúncios, como e-mail, telefone, celular e WhatsApp, disponíveis para o interessado consultar na sua página. Por isso falamos ser uma forma mais assertiva, a pessoa que entrar em contato com você, muito provavelmente precisará dos seus serviços.
É garantido que terei chamados?
Não existe garantia de que haverá chamadas no seu perfil, nenhuma plataforma pode garantir isso, mesmo aquelas que enviam a existência de um interessado, não atesta que os serviços procurados, são realmente procurados, ou apenas um orçamento de uma pessoa curiosa. O que nós do Tá Contratado podemos afirmar é que, seu anúncio será feito com as melhores técnicas de SEO e persuasão para uma melhor interação com o interessado, porém, cabe ao anunciante o envio de detalhes dos serviços que executa.
Muitos cadastros chegam até nossa área técnica com poucos dados, sem fotos e nossos técnicos não podem inovar com fotos, podemos melhorar a parte escrita, melhorando o SEO da página e a interação com o usuário, porém pouco conteúdo, acarreta pouco interesse de quem procura.
Vamos dar um exemplo: “Realizo serviços de pintura” envia uma foto baixada na internet – Fazer um anúncio com apenas 4 palavras e uma foto de internet, não conseguiremos fazer nenhum ranqueamento dele junto aos buscadores de internet, por outro lado, seu anúncio não trará conectividade com o interessado, pois quem está procurando e está disposto a comparar, e um anúncio com baixa qualidade fica difícil essa comparação inicial.
CONECTE-SE COM SEUS CLIENTES
Vamos para outro exemplo “Pintor com grande experiencia em pintura lisas, grafiatos…….” colocando mais de 300 palavras – 10 fotos reais de obras já executadas e vídeos, explicando seus serviços, nossos técnicos farão todos os ajustes necessários para SEO e para conectar da melhor forma possível seu anúncio para pessoas que estão a procura e poderão comparar de forma satisfatória suas qualidades.
FIQUE CONECTADO
Portanto é bom lembrar, uma pessoa que busca encontrar um profissional, perde tempo na procura, verificando o site, tipos de páginas, cuidados em descrever seus serviços e qualidades e quando ele se depara com um anúncio pobre, com certeza ele pensará que se você não pode dedicar um tempo para elaborar um bom anúncio, porque ele perderá o tempo dele entrando em contato com você!
Meu perfil e anúncios são cobrados?
Todos os anúncios devem ter um plano de divulgação contratado. Para que nossa plataforma de bons resultados, investimos recursos financeiros e tempo de nossos colaboradores para que você e nossos usuários tenham a melhor experiência possível, portanto, o custo é alto, mas com certeza é uma das formas de marketing mais baratas disponível no mercado.
O Tá Contratado faz anúncios ADS?
Não, todo tráfego gerado pela nossa plataforma é orgânico, mas nada impede de fazermos ADS quando acharmos necessário para alguma campanha.
Em quais Estados estamos presentes:
- Acre
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Quais serviços posso anunciar?
Acupuntura, Adestrador, Advocacia, Agrimensura, Agronomia, Agência de Marketing, Agência de influencer, Agência de turismo, Ajudante de Pintor, Alfaiate, Alimentação para Pets, Alpinismo Industrial, Aluguel de Artigos para Festas, Aluguel de Container, Aluguel de veículos, Analista de Dados, Analista de Redes, Analista de Sistemas, Analista de T.I., Animação de Festas, Antenista, Aplicador de Sinteco, Aplicação de Película, Aplicação de papel de parede, Armação de ferragem, Arquiteto, Artesanato, Assistente técnico administrativo, Assistência Técnica e Manutenção equipamentos para pets, Assistência Técnica em Eletrônicos, Assistência Técnica em Elevadores, Assistência Técnica em Equipamentos Médicos, Assistência Técnica em Equipamentos Odontológicos, Assistência Técnica para Aparelhos de Ginástica, Assistência Técnica para Ar Condicionado, Assistência Técnica para Cortador de Grama, Assistência Técnica para Eletrodomésticos, Assistência Técnica para Fogão e Cooktop, Assistência Técnica 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O que mais pode ser anunciado no Tá Contrato?
Como a atividade relacionada a serviços é imensa, não conseguiremos dar exemplos de todos os serviços, por isso, listamos apenas alguns serviços de pessoas físicas e de pessoas jurídicas, empresas, mas temos certeza de que nossa plataforma, está preparada para divulgar todos os tipos de serviços.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e vamos trabalhar juntos, você prestando os melhores serviços e nós do Tá Contratado divulgando você e sua empresa para as pessoas que precisam contratar serviços. Venha conhecer!
Plataforma – https://tacontratado.com.br/
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