Importância da revisão da saúde financeira da empresa
Dada a loucura dos últimos dois anos, você provavelmente não teve uma chance adequada de fazer um balanço de como seu negócio está indo.
Com tantas mudanças, é crucial que você faça isso. Não há melhor momento (pelo menos para a maioria das empresas) do que o momento de silêncio que vem depois da correria do Natal.
Revisar custos
Com a alta da inflação, acompanhar as despesas provavelmente será mais difícil este ano. Investigue onde os aumentos atingiram mais e o que pode ser feito para limitar seus impactos, incluindo:
- Taxas de juros – Se você ainda não o fez, revise seus empréstimos para ver se o refinanciamento e/ou a troca de credores podem reduzir os pagamentos crescentes.
- Mão-de- obra – explore formas de atrair/reter trabalhadores qualificados sem estourar sua folha de pagamento, por exemplo, descontos para funcionários, férias adicionais, treinamento ou recursos informativos.
- Instalações comerciais – dimensione suas instalações de acordo com as necessidades atuais da empresa. Se a maioria dos funcionários ainda estiver trabalhando remotamente desde a COVID, considere reduzir o tamanho e embolsar as economias. Como alternativa, subloque escritórios/armazéns/espaços de estacionamento não utilizados para compensar os custos.
- Marketing – mídia social, publicidade etc. são poços de dinheiro se seus custos e retornos não forem rastreados adequadamente. Revise-os objetivamente para ver se você está realmente alcançando seu público-alvo e gerando cut-through.
Obter previsão
Armado com seus números de 2022, você pode fazer boas previsões para o próximo ano. Preste especial atenção a:
- Impostos e benefícios do governo – então as coisas podem ter mudado ou mudar em breve para o seu negócio.
- Preços – cobre o que você vale, refletindo tanto o valor que você entrega quanto sua base de custo real.
- Taxas de câmbio – evite flutuações cambiais violentas implementando ordens de stop loss e outros mecanismos de controle com antecedência.
Revise os planos de contingência
As inundações, queimadas, a guerra na Ucrânia e o COVID são exemplos de por que os planos de contingência são necessários. Certifique-se de revisitar:
- Seguros – se você teve que reivindicar danos por incêndio ou inundação nos últimos anos, seus prêmios podem agora ser mais altos e/ou sua cobertura restrita. Determine se você está pagando mais, mas recebendo menos, e quais alternativas estão disponíveis. Além disso, se sua empresa cresceu e/ou adquiriu novos estoques, atualize sua cobertura ou corre o risco de ter um seguro insuficiente.
- Salvaguardas do fluxo de caixa – planejar com antecedência para calmarias no fluxo de caixa permitirá que você aja mais rápido e de maneira menos instintiva.
- Fundo de emergência – reserve um dinheiro para emergências. Se você teve que mergulhar nisso, planeje como reabastecer o dinheiro.
- Procedimentos de crise – planeje para desastres naturais, falhas de energia, ataques cibernéticos, ausências inesperadas de funcionários (incluindo a sua própria), etc.
Simplificar despesas
Um grande dreno de fluxo de caixa no final do ano são as despesas com funcionários. Reduza esse fardo simplificando o processo e incentivando a equipe a apresentar reivindicações com mais regularidade:
- Digitalize os sistemas – os aplicativos de despesas tornam isso tão fácil quanto fotografar um recibo no ponto de compra e enviar a reclamação instantaneamente.
- Lembretes semanais – um simples aviso pode levar as pessoas à ação.
- Cartões de crédito da empresa para funcionários importantes – (desde que você possa reembolsá-los no prazo). Acompanhe os gastos em tempo real e ganhe pontos de recompensa para compensar viagens/outras despesas.
Abrace o espírito da estação
Natal é tempo de ação de graças. Considere como você planeja reconhecer aqueles que ajudaram sua empresa a sobreviver (e, com sorte, prosperar) no ano passado.
- Clientes/clientes – Eles são a razão pela qual você tem um negócio, então um simples obrigado ajuda muito. Pode ser um brinde ou um cupom de desconto substancial, incentivando-os a comprar com você novamente.
- Funcionários – as festas de Natal funcionam como eventos de união de equipes. Presentes com desconto podem ser adquiridos em massa de um fornecedor/parceiro. Como alternativa, considere uma doação de caridade em seu nome – você ainda desfrutará de uma dedução fiscal em doações (à verificar)
- Você mesmo – Não se esqueça de recompensar seu próprio trabalho duro! No mínimo, atualize o pagamento de seus salários e super – você pode até se qualificar para um presente do governo na forma de uma co-contribuição em pagamentos adicionais que fizer!