Volte no tempo e encontre mais tempo para você
Por Tá Contratado
Um Gatilho é um evento que faz com que um comprador tenha uma necessidade clara, que geralmente se converte em um senso de propósito e urgência em seu processo de compra. Como exemplo em sua vida pessoal, você pode ter tido um vago interesse em comprar uma nova câmera. Isso pode ter feito você navegar na web, lendo vários comentários. Mas uma próxima viagem de safári pode funcionar como o gatilho que leva você a fazer compras com uma clara intenção de compra.
Outros exemplos de gatilhos:
O gatilho específico que impulsiona seus compradores não é apenas diferente de startup para startup, mas também diferente dependendo de sua função na organização. Ter uma compreensão muito clara desses gatilhos ajuda você a:
Vejamos isso em quatro etapas:
A Empresa Exemplo, como exemplo de como isso pode funcionar. Empresa Exemplo fornece um PaaS (Platform-as a-Service) que pode ser usado por desenvolvedores de aplicativos para reduzir drasticamente o tempo de lançamento no mercado para o desenvolvimento de novos aplicativos.
No caso Empresa Exemplo, existem quatro compradores:
Tomando apenas o proprietário da unidade de negócios como nosso exemplo, o que pode deixá-los interessados no Empresa Exemplo é a noção geral de que eles podem criar aplicativos muito mais rapidamente do que usando os antigos processos internos de TI. No entanto, é improvável que eles tentem fazer a transição de um projeto de desenvolvimento existente para um PaaS, pois já construíram a infraestrutura de TI necessária para isso. Isso significa que o gatilho necessário para começar a procurar ativamente a compra é um novo projeto.
Para entender melhor quais são os tipos mais comuns de novos projetos, a Empresa Exemplo conversou com seus clientes. Eles descobriram que o novo tipo de aplicativo que os proprietários de empresas desejam são aplicativos móveis para smartphones e tablets. Isso tornou ainda mais claro como construir suas mensagens.
Entender esse gatilho nos ajuda a criar mensagens para essa persona na primeira página do site. ou seja, abaixo do seu vídeo de introdução padrão etc., você pode colocar mensagens para cada persona. Nesse caso, isso pode ser: “Proprietário da empresa que deseja criar um aplicativo móvel em uma fração do tempo normal?”. Isso levaria a uma página de destino que contém conteúdo especialmente adaptado para esse caso de uso. O conteúdo deve ser projetado para ajudar a mover essa persona pelo ciclo de compra.
Se você está alimentando um monte de leads que chegaram ao seu site no início do ciclo de compra, seu objetivo com a nutrição de leads geralmente é esperar até que ocorra algum evento externo que os acione o modo de compra ativo. No entanto, quanto mais você entender sobre esses gatilhos, maior será a chance de realmente ajudar a criar o gatilho.
Um exemplo disso é a ferramenta Marketing Grader da HubSpot. Essa ferramenta gratuita fornece ao cliente uma indicação clara de onde eles têm lacunas em seu marketing em relação às práticas recomendadas. Eles também usam uma pontuação, que é um gatilho poderoso para fazer um cliente agir para tentar melhorar sua pontuação.
Se observarmos o caso Empresa Exemplo acima, podemos ajudar a criar o gatilho usando nosso blog e boletim informativo para falar sobre como os aplicativos móveis para clientes ajudaram a aumentar as vendas para outras empresas. Em seguida, discuta quão rápido e barato eles podem ser construídos. Com alguma sorte, isso pode plantar a ideia na mente do cliente de que ele precisa criar um novo aplicativo móvel. Esse é o gatilho necessário para que eles se envolvam seriamente com o Empresa Exemplo. O poder dessa mensagem pode ser aumentado aproveitando grupos de analistas altamente respeitados, como Gartner, Forrester, etc., citando-os sobre a necessidade de interagir com os clientes por meio de aplicativos móveis.
Muitos de vocês já viram a situação em que encontram um comprador no final do ciclo de compra. Eles já moldaram sua lista de recursos em torno do produto de algum outro fornecedor, e agora você é forçado a reagir.
Assim, em ciclos de vendas mais complexos, a situação ideal é conhecer os clientes mais cedo no processo e se tornar o jogador que ajuda a moldar e definir sua lista de compras (RFP). Isso significa encontrar clientes mais cedo em seu ciclo de compra e construir um relacionamento com eles ao longo do tempo.