Entenda como usar QR Code na sua estratégia
Os QR codes estão ao nosso redor há muito tempo, podem ser utilizados em um código de menu do seu restaurante favorito, em um anúncio no ponto de ônibus, ou até em caixas de cereais e rótulos de roupas. Esses códigos minimalistas, porém versáteis, conectam o espaço físico ao digital, trazendo-nos o melhor dos dois mundos.
Com isso em mente, você definitivamente vai querer começar a incorporar QR codes em seu negócio online e estratégia de marketing para encorajar a interação e fornecer a seus clientes informações relevantes imediatamente. O primeiro passo é obter o seu usando um gerador de QR codes. Em seguida, você pode explorar algumas maneiras práticas de aprimorar sua próxima campanha de marketing com seu código.
O que é QR code?
Os QR codes são um tipo de código de barras que permite aos usuários experimentar uma transação informativa ou monetária, apenas com uma ação rápida de apontar seu dispositivo móvel.
Eles podem ser lidos e entendidos por quase qualquer smartphone ou tablet, são rápidos, simples e podem direcionar os usuários a tomar uma atitude imediata, e é por isso que os profissionais de marketing seguem incorporando QR codes em suas estratégias de publicidade.
QR codes para pagamentos online
Inventados em 1994 por uma empresa automotiva japonesa para permitir a leitura rápida de componentes durante a fabricação, os QR codes vêm desempenhando um papel crucial revolucionando a indústria digital. Alguns dos principais aplicativos de pagamento do mundo, incluindo Alipay e PayPal, usam QR codes para se manterem competitivos e atender às necessidades em evolução de seu público-alvo.
Efetuar pagamentos através de um QR code é muito rápido em comparação com outras formas de pagamento. Em uma loja virtual ou física, um usuário escaneia o QR code em seu telefone, que abre uma tela de pagamento. Após a confirmação do pagamento, leva apenas alguns segundos para que o processo seja concluído.
No Brasil, 35% dos consumidores já usaram o celular para realizar pagamentos com QR Code. Esses códigos tendem a atingir ainda um novo patamar de popularização com a utilização do PIX, nova forma de pagamento do Banco Central do Brasil.
O PIX permite o pagamento instantâneo 24 horas por dia, 7 dias da semana, entre bancos e instituições do sistema financeiro, e tem também a opção de pagamento via QR code.
QR codes para compras
No lado do varejo dos negócios, os QR codes estão abrindo caminho para que as marcas criem novos pontos de entrada para seu mercado-alvo. Aqui, caso você possua um, reserve um momento para inspecionar a língua de seu adidas e verifique a etiqueta costurada dentro. Você pode encontrar um QR code impresso nele. Isso porque a fabricante americana de calçados, em conjunto com a Spotify, elaborou uma estratégia de marketing de sucesso para o lançamento da linha Boost HD. Esse código QR está vinculado diretamente a uma lista de reprodução personalizada com base em onde você estiver geograficamente, garantindo que você fique conectado a essas marcas em movimento.
Apesar de não ser uma novidade, a tecnologia é uma ferramenta flexível que tem ganhado novos usos e destaque por oferecer experiências seguras e eficientes ao cliente. Especialmente no mercado da gastronomia, especificamente em restaurantes, ele vem sendo utilizado para consultar cardápios, fazer pedidos e pagar com o smartphone sem que o contato físico seja necessário.
Com as diversas mudanças causadas pela pandemia que vivemos, a alta dessa ferramenta traduz exatamente umas das tendências comerciais mais vistas de 2020 para cá: a de compras e pagamentos “contactless“, ou em português, sem contato. De acordo com uma pesquisa realizada pela Visa, o uso do pagamento contactless cresceu cerca de cinco vezes durante a pandemia no Brasil, país onde quase 80% da população possui um smartphone.