O que torna o seu negócio único? O que ajuda sua empresa a se destacar dos concorrentes? À medida que o mundo fica cada vez menor, o reconhecimento e a diferenciação da marca se tornam mais importantes para a sobrevivência de sua organização. Por que alguém escolheria trabalhar, passar tempo, comprar ou investir em sua empresa?
Essa sempre foi uma questão importante para os proprietários de pequenas empresas que buscam levantar capital, mas a diferenciação tornou-se ainda mais crítica para as empresas em meio à guerra por talentos. As pessoas não estão apenas procurando grandes pacotes de compensação , um título sofisticado ou benefícios estelares. Eles também querem saber se o trabalho que fazem está alinhado com seus valores fundamentais . Os funcionários estão procurando um lugar onde possam trabalhar e crescer, tanto pessoal quanto profissionalmente.
Compreender as competências essenciais da sua organização pode ser uma vantagem competitiva. Suas competências são fundamentais para o que o diferencia em seu mercado. Continue lendo para saber como distinguir suas competências essenciais – tanto como empresa quanto como indivíduo.
O que são competências essenciais?
A ideia de competências essenciais foi introduzida pela primeira vez em 1990. Os pesquisadores e acadêmicos de negócios CK Prahalad e Gary Hamel publicaram The Core Competence of the Corporation na Harvard Business Review. Esta peça ainda é considerada uma das teorias mais influentes sobre a gestão e a corporação moderna.
No artigo, Prahalad e Hamel afirmam que, para capturar uma categoria de mercado, uma empresa precisa se concentrar em mais do que apenas gerar receita. Eles precisam aprender a inventar uma nova demanda ou capitalizar rapidamente uma demanda crescente.
As empresas que conseguem dominar como mudar os “padrões de escolha do cliente” a seu favor estão prontas para serem líderes do setor. E o mesmo pode ser dito para empreendedores, freelancers, líderes e candidatos a emprego. Aprender a se diferenciar dessa maneira significa identificar suas competências essenciais.
O que são competências essenciais?
As competências essenciais são as habilidades, serviços, recursos e outras vantagens exclusivas que o diferenciam de seus concorrentes. Em suma, eles são o motivo pelo qual alguém escolhe você em vez de alguém ou outra coisa. Esses também são conhecidos como recursos essenciais, pontos fortes ou barreiras à entrada.
Se o mercado tem uma necessidade, suas competências são as maneiras pelas quais você atende a essa necessidade de maneira diferente, melhor ou mais eficaz do que outra pessoa ou empresa. Conforme mencionado, tanto os indivíduos quanto as organizações podem definir suas competências essenciais.
Competências essenciais de negócios versus pessoais
Seja você uma empresa ou um candidato a emprego, seu objetivo é o mesmo: fazer com que os outros reconheçam seu valor e paguem por suas habilidades ou serviços. Para fazer isso com sucesso, você precisa se destacar de todos e de tudo o que afirma fazer o trabalho da melhor maneira possível.
De muitas maneiras, podemos comparar isso com como você (como indivíduo) toma suas próprias decisões de compra. Se você está comprando creme de café, você procura a marca que conhece? O mais barato? O da fazenda local e sustentável? E se não estiver disponível? Existe um concorrente que também preencheria o trabalho ou você sairia daquela loja em busca da única marca em que confia?
Toda marca espera desenvolver esse tipo de lealdade – e algumas o fazem extremamente bem. Se pudermos ter esse tipo de paixão obstinada pelo creme de café, certamente podemos tê-lo para nossos negócios e funcionários.
Aqui estão alguns exemplos de competências essenciais nos níveis individual e organizacional:
Exemplos de competências essenciais pessoais
Se você se descrevesse em um currículo ou em uma biografia, quais adjetivos se destacariam? Quais são as coisas que você gostaria que os outros soubessem sobre você? Se você estivesse contratando para uma função específica, quais qualidades seu ajuste perfeito possuiria?
Aqui estão algumas competências distintas que podem vir à mente, seja você um candidato ou gerente de contratação:
- Atenção aos detalhes
- Excelentes habilidades de resolução de problemas
- Fortes habilidades de comunicação escrita e oral
- Bom relacionamento interpessoal, liderança e trabalho em equipe
- Bem organizado
Exemplos de competências essenciais de negócios
Se você está no negócio, provavelmente está intimamente familiarizado com seus concorrentes – e provavelmente tem algumas opiniões sobre seus produtos ou serviços. Onde eles te bateram? Anotá-la.
Por outro lado, onde você se destaca? O que você gostaria que cada um dos clientes de seus concorrentes soubesse sobre você antes de tomar uma decisão?
Suas respostas a essas perguntas o ajudarão a determinar as competências essenciais de sua empresa. Aqui estão algumas áreas onde você pode se destacar:
- Pensamento criativo , adaptabilidade e inovação
- Parcerias com outros líderes do setor
- Proporcionando uma excelente experiência ao cliente
- Confiabilidade e consistência
- Cultura empresarial empoderadora e única
Reconhecendo suas principais competências
Se você já elaborou um plano de negócios ou uma proposta, pode estar familiarizado com a ideia de barreiras à entrada . O termo refere-se às vantagens exclusivas, formas de fazer negócios ou recursos que sua empresa possui que dificultam a duplicação do que você faz.
Se você está pensando no conceito de competências essenciais no que se refere ao capital humano , é isso que torna você – ou sua equipe – diferente. Pode ser um conjunto de habilidades, um histórico profissional, experiência com um mercado alvo ou informações e processos proprietários.
Para determinar suas competências essenciais, você precisa identificar duas coisas. A primeira é o que você faz diferente ou melhor do que qualquer outra pessoa. A segunda é como essas habilidades se traduzem na demanda do mercado.
Veja 5 passos para determinar suas competências essenciais:
1. Pense estrategicamente
Dê uma boa olhada em sua organização – ou, se você estiver procurando emprego, em seu currículo e currículo. Pergunte a si mesmo “Pelo que sou conhecido?” Se você tiver problemas para responder a essa pergunta, pergunte às pessoas que trabalham com você regularmente ou aos seus principais clientes.
Como empresa, você pode usar as mídias sociais para saber mais sobre o que as pessoas estão dizendo sobre você e sua marca . Aproveite sua presença digital – como seu site – para entender o que as pessoas estão procurando e o que as faz escolher você (ou não).
2. Teste você mesmo
Depois de reunir uma lista das qualidades que fazem você se destacar, pergunte: elas são realmente competências essenciais. No geral, listam três condições que um traço deve atender para ser uma verdadeira competência essencial:
- Deve fornecer acesso potencial a uma ampla variedade de mercados
- Deve fazer uma contribuição significativa para a experiência do cliente
- Deve ser difícil para os concorrentes imitar
Se seus diferenciais atendem a esses três critérios, eles são competências realmente essenciais. O viés dos inovadores pode nos impedir de analisar com atenção as ideias e iniciativas pelas quais somos apaixonados. Mesmo que você identifique algo que seja exclusivo do seu negócio ou que faça muito bem, reserve um tempo para fazer essas perguntas. Isso pode economizar tempo, esforço e recursos em uma iniciativa que não está preparada para o sucesso.
Se seus recursos principais estiverem faltando em uma dessas três áreas, isso não significa que ela não possa ser uma área de foco para o seu negócio. Você pode ter que fazer algum trabalho para determinar como pode expandir seu alcance de mercado, fornecer um produto final mais forte ou criar barreiras à entrada no mercado.
Por exemplo, se você faz camisetas, pode enfrentar uma forte concorrência. Mas se você puder atender a uma necessidade específica (camisas de secagem rápida para atletas) ou apresentar designs exclusivos de um artista conhecido, poderá começar a identificar um nicho que ninguém mais possui.
3. Encontre uma necessidade
À medida que você determina sua competência, uma parte fundamental de seu planejamento estratégico é manter seu mercado alvo em mente. Quem é o seu cliente ideal? Se eles estão comprando um produto de você ou de seus concorrentes, como você pode criar uma experiência melhor ou resolver um problema que ninguém mais tem?
Quais são seus verdadeiros diferenciais?
4. Ligue os pontos
Determine como você pode se posicionar e seus serviços para atender às necessidades de seu cliente-alvo (ou empregador, se estiver procurando uma nova função ). Um modelo de competência forte o ajudará a determinar como estabelecer, manter e proteger suas vantagens diferenciadoras.
Como empresa, isso pode significar ir atrás de novos contratos comerciais ou se reinventar dentro de sua categoria estabelecida. Os membros da equipe podem começar (ou continuar) aprendendo novas habilidades e procurando maneiras de expandir seus portfólios e alcance profissional.
5. Diga a todos
Enfim, reinvente-se! Suas competências essenciais são o que você quer ser conhecido. Se as pessoas estão falando sobre seu setor, seja camisetas, vendas, software ou café, você quer que pensem em você. Aproveite a chance de criar mensagens e seja intencional sobre o que sua empresa é conhecida.
Certifique-se, seja como pessoa ou organização, que seus passos estejam alinhados com sua nova direção e marca (por assim dizer). Reescreva seus objetivos e atualize as partes interessadas em sua nova estratégia. Se seu objetivo é ser conhecido por um serviço e qualidade excepcionais, suas métricas de eficácia organizacional devem refletir isso.
Não se prenda a tentar ser tudo para todos. Seja bom no que só você pode fazer e terceirize o resto.
Apoie-se em seus pontos fortes
Tornar-se um adulto bem-sucedido não significava ser bom em tudo. “Todo mundo tem pontos fortes e fracos”, “Mas você deve se concentrar em seus pontos fortes . Se você não fizer isso, você nunca será ótimo em nada, e tudo o que você terá são fortes fraquezas.”
Há algo empolgante em se apoiar em seus talentos. Descobrir suas competências essenciais dá impulso ao seu trabalho. Ele permite que seus clientes tenham você no seu melhor – não a versão de você que está tentando acompanhar outra pessoa. Conhecer a si mesmo e ser você mesmo é sua vantagem competitiva sustentável.
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Caro amigo do Tá Contratado, se você que está lendo esse post, respondeu sim para alguma das perguntas acima, você está precisando ter mais visibilidade e exposição, sua, da sua empresa, dos serviços que presta e nossa plataforma pode ajudar você a melhorar seus números de vendas.
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Provavelmente você já ouviu falar no Tá Contratado, mas talvez você não entenda direito como nossa plataforma funciona.
Como funcionam as plataformas?
Desde que foi criada a plataforma, pensamos num sistema mais justo e transparente para as pessoas que precisam divulgar seus serviços, não deixando ela presa a comissões, moedas, ou investimentos que ela realmente não consiga visualizar. A maioria das plataformas de serviços são fechadas, quem intermedia o primeiro contato, seja através de e-mail, sms ou WhatsApp, é o gerenciador da plataforma, que recebe um interesse de serviço e repassa para a lista de prestadores de serviços interessados. Quando o prestador de serviços interessado recebe o chamado, havendo interesse, ele tem que abrir o orçamento o vincular o pedido de comissão. Você acha isso justo?
Justo ou não essas plataformas trabalham neste formato, mas nós do Tá Contratado idealizamos uma plataforma aberta, com páginas sendo ranqueadas nos principais buscadores de internet, como Google, Bing, Yahoo, Ecosia, a disposição de todos os interessados.
Mas como funciona o Tá Contratado?
Por ser uma plataforma aberta, tendo as suas páginas indexadas nos principais buscadores, o Tá Contratado fará suas páginas de Perfil e anúncios navegarem pela internet, ficando disponível e visíveis para as pessoas que precisam buscas e contratar serviços. Neste modelo de plataforma, o retorno é mais assertivo, tendo em vista que as pessoas que vão procurar seus serviços, estão realmente procurando por eles, na sua região e nas especificações que você divulga. Aqui você é procurado diretamente pelo cliente.
Você não manda convite, não manda mensagem ou e-mail para ninguém, você, havendo interesse de uma pessoa nos seus serviços, você será procurado por ela.
Mas como serei procurado?
Seus anúncios serão feitos de forma a ter a informação precisa dos seus serviços, localização e área de atendimento e terão seus contatos exposto nas suas páginas de anúncios, como e-mail, telefone, celular e WhatsApp, disponíveis para o interessado consultar na sua página. Por isso falamos ser uma forma mais assertiva, a pessoa que entrar em contato com você, muito provavelmente precisará dos seus serviços.
É garantido que terei chamados?
Não existe garantia de que haverá chamadas no seu perfil, nenhuma plataforma pode garantir isso, mesmo aquelas que enviam a existência de um interessado, não atesta que os serviços procurados, são realmente procurados, ou apenas um orçamento de uma pessoa curiosa. O que nós do Tá Contratado podemos afirmar é que, seu anúncio será feito com as melhores técnicas de SEO e persuasão para uma melhor interação com o interessado, porém, cabe ao anunciante o envio de detalhes dos serviços que executa.
Muitos cadastros chegam até nossa área técnica com poucos dados, sem fotos e nossos técnicos não podem inovar com fotos, podemos melhorar a parte escrita, melhorando o SEO da página e a interação com o usuário, porém pouco conteúdo, acarreta pouco interesse de quem procura.
Vamos dar um exemplo: “Realizo serviços de pintura” envia uma foto baixada na internet – Fazer um anúncio com apenas 4 palavras e uma foto de internet, não conseguiremos fazer nenhum ranqueamento dele junto aos buscadores de internet, por outro lado, seu anúncio não trará conectividade com o interessado, pois quem está procurando e está disposto a comparar, e um anúncio com baixa qualidade fica difícil essa comparação inicial.
CONECTE-SE COM SEUS CLIENTES
Vamos para outro exemplo “Pintor com grande experiencia em pintura lisas, grafiatos…….” colocando mais de 300 palavras – 10 fotos reais de obras já executadas e vídeos, explicando seus serviços, nossos técnicos farão todos os ajustes necessários para SEO e para conectar da melhor forma possível seu anúncio para pessoas que estão a procura e poderão comparar de forma satisfatória suas qualidades.
FIQUE CONECTADO
Portanto é bom lembrar, uma pessoa que busca encontrar um profissional, perde tempo na procura, verificando o site, tipos de páginas, cuidados em descrever seus serviços e qualidades e quando ele se depara com um anúncio pobre, com certeza ele pensará que se você não pode dedicar um tempo para elaborar um bom anúncio, porque ele perderá o tempo dele entrando em contato com você!
Meu perfil e anúncios são cobrados?
Todos os anúncios devem ter um plano de divulgação contratado. Para que nossa plataforma de bons resultados, investimos recursos financeiros e tempo de nossos colaboradores para que você e nossos usuários tenham a melhor experiência possível, portanto, o custo é alto, mas com certeza é uma das formas de marketing mais baratas disponível no mercado.
O Tá Contratado faz anúncios ADS?
Não, todo tráfego gerado pela nossa plataforma é orgânico, mas nada impede de fazermos ADS quando acharmos necessário para alguma campanha.
Em quais Estados estamos presentes:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Quais serviços posso anunciar?
Acupuntura, Adestrador, Advocacia, Agrimensura, Agronomia, Agência de Marketing, Agência de influencer, Agência de turismo, Ajudante de Pintor, Alfaiate, Alimentação para Pets, Alpinismo Industrial, Aluguel de Artigos para Festas, Aluguel de Container, Aluguel de veículos, Analista de Dados, Analista de Redes, Analista de Sistemas, Analista de T.I., Animação de Festas, Antenista, Aplicador de Sinteco, Aplicação de Película, Aplicação de papel de parede, Armação de ferragem, Arquiteto, Artesanato, Assistente técnico administrativo, Assistência Técnica e Manutenção equipamentos para pets, Assistência Técnica em Eletrônicos, Assistência Técnica em Elevadores, Assistência Técnica em Equipamentos Médicos, Assistência Técnica em Equipamentos Odontológicos, Assistência Técnica para Aparelhos de Ginástica, Assistência Técnica para Ar Condicionado, Assistência Técnica para Cortador de Grama, Assistência Técnica para Eletrodomésticos, Assistência Técnica para Fogão e Cooktop, Assistência Técnica para Geladeira e Freezer, Assistência Técnica para Gerador, Assistência Técnica para Gás, Assistência Técnica para Lava-Louças, Assistência Técnica para Lava-Roupas, Assistência Técnica para Micro-ondas, Assistência Técnica para Smartwatch, Assistência Técnica para máquina de costura, Aula de direção, Aulas de Idiomas, Aulas de Inglês, Aulas de Música, Automação Residencial, Automação de Processos, Auxiliar de carga e descarga, Auxiliar de cozinha, Auxiliar de saúde bucal, Auxiliar de veterinário, Azulejista, Açougueiro, Babá, Banho e Tosa de Pets, Barbearia, Barista, Bartender, Bombeiro, Bordadeira, Borracheiro, Carimbos, Carpintaria, Chaveiro, Chef de cozinha, Churrasqueiro, Cientista da Computação, Cientista da Informação, Comunicação visual, Confecção de cortinas, Confeitaria, Construção civil, Consultoria Ambiental, Consultoria Financeira, Consultoria Jurídica, Consultoria Pessoal, Consultoria de Mídia e Conteúdo, Consultoria de Negócios, Consultoria de Saúde, Consultoria de 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O que mais pode ser anunciado no Tá Contrato?
Como a atividade relacionada a serviços é imensa, não conseguiremos dar exemplos de todos os serviços, por isso, listamos apenas alguns serviços de pessoas físicas e de pessoas jurídicas, empresas, mas temos certeza de que nossa plataforma, está preparada para divulgar todos os tipos de serviços.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e vamos trabalhar juntos, você prestando os melhores serviços e nós do Tá Contratado divulgando você e sua empresa para as pessoas que precisam contratar serviços. Venha conhecer!
Plataforma – https://tacontratado.com.br/
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