A dica de hoje é para Prestadores de Serviços que atuam como Professores de Dança, hoje é muito comum e também procurado por várias pessoas aulas de dança, também com tantos estilos de dança existentes tem sempre quem queira aprender algo novo e, diga-se de passagem, dançar faz muito bem para o corpo e a alma! Veja alguma dicas para Prestadores de serviços que atuam como professor (a) de dança:
Os professores de dança
A vivência docente é, comumente, um dos primeiros fatores que define a escolha de um aluno por um determinado professor particular. Assim, é necessário ter duas experiências diferentes: por um lado a experiência confirmada como dançarino/coreógrafo e, por outro, a prática enquanto docente que valide sua metodologia de ensino.
Existem basicamente três tipos de formação para professores de dança:
- O professor autodidata, que aprendeu tudo sozinho ou por meio de aulas particulares, sem nunca seguir uma formação musical oficial,
- O professor estudante, que faz parte de uma companhia ou escola de dança,
- O professor confirmado, que ensina ou ensinou em grandes escolas de música ou universidades e que deseja complementar a renda de dançarino profissional.
Os educadores podem ofertas diversos preços, isso varia conforme sua dedicação e evolução, algo é notório para prestações mais exigentes sob o aspecto técnico e musical.
A experiência e os estudos do professor também pesa na hora da definição quanto cobrar ou de como irá ofertas sua Prestação de Serviços, tais como:
- A carreira musical,
- Conhecimento das disciplinas da dança,
- Domínio de vários estilos;
- O currículo artístico seguido pelo professor,
- A vivência do instrutor em uma companhia de dança,
- A composição musical e talento para a música (piano, violão…),
- As opiniões de outros estudantes,
- O reconhecimento do tutor,
- A carreira profissional enquanto educador (professor em universidade, teatro ou companhia), etc.
Qualquer um pode ser dançarino, mas nem todo mundo tem as habilidades e a aptidão para ser um instrutor de dança eficaz. Transmitir conhecimento é mais do que apenas coreografar alguns passos e esperar que os aprendizes sigam o exemplo de maneira certeira. É preciso ter coragem para transformar iniciantes desajeitados em profissionais qualificados que possam exibir orgulhosamente seu ofício para o mundo.
Claro, as pessoas têm opiniões diferentes sobre o que significa ser um bom instrutor para quem dance. Alguns prefeririam um tutor com uma pedagogia mais relaxada, enquanto outros funcionam melhor com um instrutor que seja rígido e gerenciável. Não existe um estilo de docência que governe todos eles.
Não importa sua pedagogia, existem algumas qualidades de referência que todos eles devem possuir para fazer com que um aluno dance com eficácia. Aqui estão alguns dos atributos essenciais que um profissional da área, tenha ele uma licenciatura em uma faculdade de educação física ou seja um autodidata com anos de experiência em uma companhia no Brasil ou no exterior:
Excelente reputação, educação e experiência
Alguns dos melhores instrutores treinaram extensivamente desde a infância. Quando ficam mais experientes, a maioria deles já recebeu uma extensa educação em instituições especializadas e universidades de primeira linha, ou tem uma carreira estabelecida por grupos de dança e companhias de teatro.
Mas a bagagem educacional de um tutor de ritmos e movimentos às vezes não está diretamente relacionada ao seu conhecimento nesta arte. Ele ou ela também deve ter conquistado uma boa reputação na comunidade de dançarinos. Ser membro de uma organização de dança conceituada ou ter certificações e realizações também é uma grande vantagem.
Aja com paciência
A tutoria de dança é cansativa. Os alunos matriculados em uma escola especializada têm vários níveis de habilidade e, como tal, podem absorver e aprender o material em ritmos diferentes. Sempre haverá aqueles que aprenderão mais devagar do que seus colegas. Ter que ajustar o material de aprendizagem para acomodar os aprendizes pode ser desgastante para o educador.
Paciência é sempre uma virtude característica de qualquer bom educador. Para um aprendiz com dificuldades, um tutor paciente pode construir sua motivação na hora estudar.
Seja flexível e sensível
Um bom educador de bailado é sensível às necessidades de seus alunos. Ele ou ela deve ser capaz de fazer alterações e revisões na coreografia, de modo a garantir que cada pupilo seja capaz de acompanhar as aulas.
Atue sempre com Profissionalismo
Um instrutor eficaz e respeitável deve estar sempre no auge do profissionalismo. Ninguém gosta de ser ensinado por alguém que não leva a profissão a sério. Para muitos, dançar é mais do que uma arte; é um estilo de vida. E o docente deve ser capaz de mostrar respeito pela disciplina na forma como age em sala de aula – seja a maneira como se veste, fala e interage com os alunos.
Mantenha-se Organizado
Uma sessão de aprendizagem não envolve apenas passar por um conjunto aleatório de movimentos através de atividades ligadas a uma determinada coreografia. Cada lição deve ser adaptada para acomodar uma forma progressiva de aprendizagem, em que o aprendiz primeiro é ensinado o básico, o que formaria a base para as aulas posteriores.
O educador deve colocar ênfase em priorizar o domínio dos blocos de construção da arte, em vez de deixar seus pupilos fazerem movimentos complicados de uma só vez. Um tutor eficaz sabe que o corpo precisa de tempo para se adaptar gradativamente a novos movimentos.
Mais que Paixão
Um especialista na educação do movimento também é um aluno vitalício. Isso significa que ele ou ela deve estar disposto a aprender e experimentar coisas novas, para que os alunos nunca tenham momentos de tédio durante as sessões de aprendizado.
Alguns dos instrutores de dança mais eficazes não se concentram em apenas um estilo (ballet clássico, dança de salão, zumba, etc): eles são capazes de usar e adaptar diferentes estilos para suas aulas. A paixão do educador pela disciplina deve transparecer e ser transmitida aos pupilos. Ele ou ela deve saber o momento de encorajar, estimular, ajustar e corrigir um aprendiz que ainda não dance bem.
A lição de ballet, por exemplo, não é apenas uma coleção de aprendizes amadores, mas sim um grupo de pessoas apaixonadas pelo aprendizado e pelo bailado. Um instrutor memorável é sempre aquele que tem um sólido senso artístico para o ofício. Ele ou ela pode inspirar e mover os pupilos em suas futuras carreiras dentro da área.
Não basta gostar, é preciso adora o que se faz
Os melhores professores inspiram e expiram dança como oxigênio. A disciplina não é a única coisa na vida desses profissionais, mas é seguro dizer que eles mergulham de cabeça nesta área, o que os compele a compartilhar esse fascínio com os outros.
Tenha honra em ensinar
Além da compulsão de compartilhar o que amam com os outros, grandes professores de dança são fascinados pela disciplina e pelo ato de transmitir seus conhecimentos relacionados a ela. Eles reverenciam o ofício e seu papel como tutor. Por causa disso, um grande mestre continua trabalhando e aprendendo para desenvolver suas habilidades de docência e se dedica a fornecer a vivência da mais alta qualidade aos seus pupilos.
Lembre-se de como foi quando você era um aprendiz
Um grande tutor de dança sabe e se lembra de como é ser um aprendiz. Ela desenvolveu e dominou as habilidades que está passando para você e, no entanto, não para por aí. Ela não se contenta em descansar na busca de melhorar tanto a aquisição quanto a transmissão de conhecimento relacionado a esta atividade.
Apoio aos seus alunos
Ótimos tutores de dança são sensíveis às necessidades de cada aprendiz, independentemente da habilidade ou talento inato. Os profissionais trabalham para encontrar a melhor forma de incentivar cada pupilo. Um grande instrutor acredita, encoraja e elogia os sucessos dos seus aprendizes, assim como os ajuda a entender e corrigir seus erros.
Seja alguém motivador
O apoio de um professor geralmente envolve uma série de estímulos. Um grande mestre desafia e inspira seus aprendizes. De uma forma ou de outra, ele encontra uma maneira de conduzi-los ao pleno potencial.
Sempre respeitando seus alunos
Um excelente tutor não é apenas sensível às necessidades de quem aprende, mas também valoriza sua individualidade e humanidade. Embora o bom docente possa ter conhecimentos bem mais avançados que seus pupilos, ele mostra profunda consideração pelos sentimentos, pensamentos, corpo e progresso de seus aprendizes.
Um bom educador espera que seus alunos progridam e sempre façam seu melhor, sem desistir, mesmo quando alguém não consegue atender a essas expectativas. Pode-se dizer ainda que os tutores amam os aprendizes tanto quanto adoram dançar e ensinar.