As principais marcas têm nomes de negócios memoráveis, mas qual é o segredo por trás de um grande? Aprenda a criar um nome de empresa que dure.
Escolher um nome comercial para seu novo empreendimento é uma das partes mais emocionantes e vitais da jornada.
Seu negócio é seu bebê, e você certamente quer escolher um nome que se adapte perfeitamente à sua empresa. Isso pode parecer uma tarefa fácil no começo, mas escolher o nome de uma empresa pode ser mais desafiador do que muitas pessoas imaginam.
Há tantos fatores a serem levados em consideração. O melhor é que também há muitas dicas, conselhos e estratégias excelentes sobre como criar um nome de empresa.
Como criar um nome comercial
Aqui estão algumas dicas para criar um nome de empresa atraente:
1. Conheça sua marca
Antes de tudo, conheça seu negócio e sua marca. Ao entender sua marca melhor do que qualquer outra pessoa, você pode entender melhor o objetivo do seu negócio e alinhar o nome da sua empresa com esse objetivo.
Para entender sua marca, faça a si mesmo perguntas como:
- Qual produto ou serviço minha empresa oferece?
- Quem é o meu mercado-alvo?
- Que resultados diários, semanais e anuais estou buscando?
- Que aparência eu quero que meu negócio tenha?
- Que sentimentos eu quero que minha empresa crie para meu cliente?
Antes de passar para as próximas etapas de como escolher um nome comercial, você precisa entender seu negócio e seu objetivo. Sem entender essas coisas, você estará atirando no escuro. O negócio é estratégico, e escolher o nome da sua empresa também deve ser.
2. Entenda seu mercado-alvo
Ao decidir quem será seu mercado-alvo, pinte uma imagem em sua cabeça da pessoa que está entrando em contato com você para fazer negócios. Seja muito específico, até mesmo nomeie a pessoa se isso ajudar.
Como é o seu cliente-alvo? Eles são uma mãe dona de casa que adora cozinhar, mas precisa de mais tempo para fazê-lo entre levar as crianças para a escola e praticar esportes? Eles são um estudante universitário que está lutando para acompanhar sua lição de casa?
Pergunte a si mesmo qual solução sua empresa está trazendo para a mesa e para quem essa solução é adaptada. Ao entender a pessoa para a qual você está fornecendo uma solução, você pode desenvolver mais facilmente um nome comercial que segmente essa pessoa e capture seu interesse.
3. Seja Específico
Se muito de contemplar e bater a cabeça contra a mesa tentando criar um nome de empresa ainda não deixou você sem nada, tente ser específico sobre o que sua empresa oferece. Uma das grandes vantagens de ser particular é que não há dúvidas sobre qual serviço ou produto você está fornecendo. Se um cliente precisa desse produto, ele sabe que você o está oferecendo.
Você pode até mesmo colocar seu nome ou sobrenome no início do nome da empresa e segui-lo com o serviço que você fornece, por exemplo, Carlos Táxi Aéreo, Marli’s Cabelos e Hudson Ar Condicionado. Esses podem não ser os nomes comerciais mais chamativos, mas não há dúvida sobre o serviço que eles oferecem.
Pense em todos os negócios de grande sucesso que usam o nome de uma pessoa:
- Coco Chanel
- Tommy Hilfiger
- McDonald’s (nomeado em homenagem aos irmãos McDonald)
- Abercrombie & Fitch
Ser específico também pode ajudar na otimização de mecanismos de pesquisa se você estiver administrando seus negócios online. Esse fator pode permitir que sua empresa seja selecionada quando clientes em potencial usarem termos de pesquisa específicos em seu mecanismo de pesquisa. Se o mecanismo de pesquisa encontrar uma correspondência, por exemplo, se alguém digitar “serviços de redação” e seu nome for “Serviço de redação do Ronaldo”, é mais provável que você seja visto.
Esta é uma explicação simplificada de SEO. Há mais do que apenas o nome da empresa, mas isso é algo a considerar antes de colocar sua empresa online.
4. Seja criativo
Também não há problema em ser criativo com o nome da sua empresa, especialmente ao construir uma marca. Pense em empresas de sucesso que criaram uma marca em torno de seu nome criativo. Observe que os nomes tendem a ser simples e relativamente fáceis de lembrar.
- Nike
- Girafas
- Amazon
- Walmart
- o Facebook
Você percebe que eles são todos compostos por uma única palavra? Ao manter a simplicidade, essas empresas criaram nomes fáceis de lembrar. Para que os clientes em potencial revisitem uma determinada empresa, eles precisam conhecer e lembrar o nome.
A chave para o sucesso dessas empresas é sua fantástica capacidade de se identificar. Cada um deles tem um logotipo ou visual que é muito memorável. Por exemplo, as cores primárias do logotipo do Google. O simples e preto Nike. O rosto azul sorridente da Amazon.
Essas empresas são especialistas em plantar a semente na cabeça do cliente e permanecer relevantes para ele. O cliente passa a conhecer tão bem as marcas que elas passam a fazer parte do seu dia a dia.
Ao escolher um nome de empresa, pense no seu cliente-alvo e em como você pode se tornar indispensável para ele. Seja fácil de lembrar para que eles continuem voltando para você para negócios.
5. Use sua localização geográfica
Usar sua localização geográfica pode ser uma jogada inteligente de negócios ao escolher um nome. A razão é que ele destaca você de um oceano de empresas que oferecem o mesmo serviço.
Por exemplo, se alguém tem um negócio chamado “Serviço de Táxi da Camila”, ela concorre com toda a internet para oferecer seus serviços relacionados a impostos. No entanto, suponha que ela chame sua empresa de “Campinas Serviços de Táxi” e mencione em algum lugar em seu site que ela fornece os melhores serviços fiscais em Campinas, São Paulo. Nesse caso, é mais provável que ela seja apanhada quando alguém pesquisar “Serviços fiscais em Campinas, São Paulo”.
As pessoas geralmente gostam de apoiar empresas em sua cidade natal, portanto, nomear sua empresa adequadamente e registrar o endereço de sua empresa pode ser uma tática de marketing inteligente para obter clientes locais.
6. Use siglas
Usar siglas é outra maneira de manter o nome de uma empresa simples e fácil de lembrar. Talvez você tenha inventado um ótimo nome, mas acha que é muito longo. Transformá-lo em um acrônimo pode ser uma maneira fácil de manter o nome, mas encurtá-lo para torná-lo memorável.
Alguns exemplos de empresas de sucesso com siglas como nome comercial são:
- A&W
- AT&T
- GEICO
- BMW
- CVS
- NASA
- WHO
- 3R Trader
Todos os nomes acima representam algo mais longo, mas foram encurtados em um acrônimo e são incrivelmente memoráveis, uma das chaves para repetir negócios.
7. Experimente histórias, mitologia e objetos
Outra maneira divertida e criativa de desenvolver um nome comercial é olhar para trás em histórias, mitologia ou objetos que significam algo para você. Pergunte a si mesmo: “Existe algo importante ou interessante para mim que eu possa usar como nome da minha empresa?”
Por exemplo, um novo empresário adora a história do deus da luz, Apolo, da mitologia grega. Eles podem optar por nomear sua empresa de eletricistas como Apollo Eletricidade. Há até um jogo de palavras lá porque o empresário é um eletricista e Apolo é o deus da luz.
Usar um objeto como nome comercial também pode ser uma ótima tática de marketing. Veja a Apple, por exemplo. A Apple é excelente em marketing e branding. Eles usaram um objeto simples como nome comercial e criaram um logotipo correspondente com uma maçã. Ambos os fatores o tornam único e memorável para o consumidor.
8. Coloque seus amigos e familiares na ação
Se você está lutando com a ideia de como nomear uma empresa ou criou alguns nomes comerciais e precisa de feedback, uma maneira é perguntar a seus amigos e familiares. Peça que eles não se preocupem em poupar seus sentimentos e que sejam honestos com você.
Se eles não forem honestos e apenas apoiarem, independentemente de seus pensamentos reais, eles não estarão fazendo nenhum favor a você. Sua família pode querer apoiá-lo, não importa quão mal você tenha estabelecido seu negócio, mas Josefa não terá interesse em ajudá-lo, a menos que seu negócio atraia o interesse dela porque atende a uma necessidade dela.
Família e amigos podem ser um ótimo recurso para obter opiniões diferentes e ideias criativas. A criação do melhor nome de empresa pode até se tornar um jogo divertido durante o jantar, com o vencedor do melhor nome para o seu negócio recebendo o prêmio de uma sobremesa extra.
Seja criativo com eles e aproveite o processo.
9. Use um gerador de nome comercial para ideias rápidas
Essas dicas acima são um ótimo ponto de partida para decidir o nome da sua empresa.
Se você não estiver se sentindo particularmente criativo ou não gostar das ideias de nomes de empresas que você criou até agora, experimente um gerador de nomes de empresas online. Existem várias opções gratuitas de geradores de nomes de empresas, apenas uma pesquisa no Google.
Para empreendedores e cofundadores que desejam uma experiência unificada, verifique a ideia do nome da sua empresa em relação a nomes de domínio de sites correspondentes, perfis de mídia social e marcas registradas existentes. Você não quer finalizar algo que já pode ser feito!
Se você tiver algumas ideias em estágio final para o nome da sua nova empresa, faça uma pesquisa de marca registrada primeiro para verificar se já existe algo com nome semelhante em um campo de negócios relacionado. Se você superar isso, veja se você pode proteger um nome de domínio de site sólido (por exemplo, nomedaempresa.com.br, nomedaempresa.com). Em seguida, faça o mesmo com os perfis de mídia social. Se você tiver sorte, terá sua identidade comercial marcada na sua lista de tarefas antes mesmo de configurar sua empresa ou corporação de responsabilidade limitada!
E, se isso falhar, infelizmente está de volta à prancheta. Dirija-se novamente aos geradores de nomes de negócios on-line ou, melhor ainda, envolva alguns amigos de confiança para debater nomes e ideias de negócios com você!
Um grande nome comercial é o seu aperto de mão com o mundo
Construir um negócio pode ser um desafio, mas com as informações e educação corretas, pode ser uma das coisas mais emocionantes que uma pessoa pode fazer.
O nome da sua empresa é uma das primeiras coisas que um cliente conhece sobre sua empresa. É o seu aperto de mão antes que eles o conheçam melhor para decidir se querem contratá-lo ou comprar seu produto, portanto, é essencial entender como criar um nome comercial e uma marca para sua empresa.
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Caro amigo do Tá Contratado, se você que está lendo esse post, respondeu sim para alguma das perguntas acima, você está precisando ter mais visibilidade e exposição, sua, da sua empresa, dos serviços que presta e nossa plataforma pode ajudar você a melhorar seus números de vendas.
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Provavelmente você já ouviu falar no Tá Contratado, mas talvez você não entenda direito como nossa plataforma funciona.
Como funcionam as plataformas?
Desde que foi criada a plataforma, pensamos num sistema mais justo e transparente para as pessoas que precisam divulgar seus serviços, não deixando ela presa a comissões, moedas, ou investimentos que ela realmente não consiga visualizar. A maioria das plataformas de serviços são fechadas, quem intermedia o primeiro contato, seja através de e-mail, sms ou WhatsApp, é o gerenciador da plataforma, que recebe um interesse de serviço e repassa para a lista de prestadores de serviços interessados. Quando o prestador de serviços interessado recebe o chamado, havendo interesse, ele tem que abrir o orçamento o vincular o pedido de comissão. Você acha isso justo?
Justo ou não essas plataformas trabalham neste formato, mas nós do Tá Contratado idealizamos uma plataforma aberta, com páginas sendo ranqueadas nos principais buscadores de internet, como Google, Bing, Yahoo, Ecosia, a disposição de todos os interessados.
Mas como funciona o Tá Contratado?
Por ser uma plataforma aberta, tendo as suas páginas indexadas nos principais buscadores, o Tá Contratado fará suas páginas de Perfil e anúncios navegarem pela internet, ficando disponível e visíveis para as pessoas que precisam buscas e contratar serviços. Neste modelo de plataforma, o retorno é mais assertivo, tendo em vista que as pessoas que vão procurar seus serviços, estão realmente procurando por eles, na sua região e nas especificações que você divulga. Aqui você é procurado diretamente pelo cliente.
Você não manda convite, não manda mensagem ou e-mail para ninguém, você, havendo interesse de uma pessoa nos seus serviços, você será procurado por ela.
Mas como serei procurado?
Seus anúncios serão feitos de forma a ter a informação precisa dos seus serviços, localização e área de atendimento e terão seus contatos exposto nas suas páginas de anúncios, como e-mail, telefone, celular e WhatsApp, disponíveis para o interessado consultar na sua página. Por isso falamos ser uma forma mais assertiva, a pessoa que entrar em contato com você, muito provavelmente precisará dos seus serviços.
É garantido que terei chamados?
Não existe garantia de que haverá chamadas no seu perfil, nenhuma plataforma pode garantir isso, mesmo aquelas que enviam a existência de um interessado, não atesta que os serviços procurados, são realmente procurados, ou apenas um orçamento de uma pessoa curiosa. O que nós do Tá Contratado podemos afirmar é que, seu anúncio será feito com as melhores técnicas de SEO e persuasão para uma melhor interação com o interessado, porém, cabe ao anunciante o envio de detalhes dos serviços que executa.
Muitos cadastros chegam até nossa área técnica com poucos dados, sem fotos e nossos técnicos não podem inovar com fotos, podemos melhorar a parte escrita, melhorando o SEO da página e a interação com o usuário, porém pouco conteúdo, acarreta pouco interesse de quem procura.
Vamos dar um exemplo: “Realizo serviços de pintura” envia uma foto baixada na internet – Fazer um anúncio com apenas 4 palavras e uma foto de internet, não conseguiremos fazer nenhum ranqueamento dele junto aos buscadores de internet, por outro lado, seu anúncio não trará conectividade com o interessado, pois quem está procurando e está disposto a comparar, e um anúncio com baixa qualidade fica difícil essa comparação inicial.
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Vamos para outro exemplo “Pintor com grande experiencia em pintura lisas, grafiatos…….” colocando mais de 300 palavras – 10 fotos reais de obras já executadas e vídeos, explicando seus serviços, nossos técnicos farão todos os ajustes necessários para SEO e para conectar da melhor forma possível seu anúncio para pessoas que estão a procura e poderão comparar de forma satisfatória suas qualidades.
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Portanto é bom lembrar, uma pessoa que busca encontrar um profissional, perde tempo na procura, verificando o site, tipos de páginas, cuidados em descrever seus serviços e qualidades e quando ele se depara com um anúncio pobre, com certeza ele pensará que se você não pode dedicar um tempo para elaborar um bom anúncio, porque ele perderá o tempo dele entrando em contato com você!
Meu perfil e anúncios são cobrados?
Todos os anúncios devem ter um plano de divulgação contratado. Para que nossa plataforma de bons resultados, investimos recursos financeiros e tempo de nossos colaboradores para que você e nossos usuários tenham a melhor experiência possível, portanto, o custo é alto, mas com certeza é uma das formas de marketing mais baratas disponível no mercado.
O Tá Contratado faz anúncios ADS?
Não, todo tráfego gerado pela nossa plataforma é orgânico, mas nada impede de fazermos ADS quando acharmos necessário para alguma campanha.
Em quais Estados estamos presentes:
- Acre
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O que mais pode ser anunciado no Tá Contrato?
Como a atividade relacionada a serviços é imensa, não conseguiremos dar exemplos de todos os serviços, por isso, listamos apenas alguns serviços de pessoas físicas e de pessoas jurídicas, empresas, mas temos certeza de que nossa plataforma, está preparada para divulgar todos os tipos de serviços.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e vamos trabalhar juntos, você prestando os melhores serviços e nós do Tá Contratado divulgando você e sua empresa para as pessoas que precisam contratar serviços. Venha conhecer!
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