Como usar a Manutenção Preventiva em sua Oficina Mecânica
O uso de Manutenção Preventiva em sua Oficina Mecânica ajudará seus clientes e ter opção adequada para manter seu veículo sempre bem cuidado. Os problemas de um carro podem surgir a qualquer momento, sem aviso prévio. Por isso, é importante estar sempre atento ao plano de manutenção preventiva. Ele é fundamental para garantir o bom funcionamento do veículo e evitar problemas futuros que possam afetar o desempenho do mesmo.
Uma ótima manutenção preventiva deve ser feita com frequência e de acordo com as recomendações técnicas. Além disso, é importante ficar atento aos sinais que o carro pode emitir, pois eles indicam que algo não está funcionando corretamente.
Confira os itens que serão abordados no conteúdo:
– Manutenção preventiva ajuda a salvar vidas
– Prevenir é 30% mais econômico
– Trás benefícios para as oficinas mecânicas
– Uso do plano de manutenção preventiva
– Vantagens em fazer um plano de manutenção
– Dicas de criação de um plano de manutenção eficiente
- Identifique as necessidades urgentes
- Analise o histórico de manutenção
- Determine o intervalo das revisões
- Faça uma lista de itens
- Anote as datas das próximas revisões
- Alerte sobre as pequenas manutenções
– Por que o plano de revisão aumenta a fidelidade do cliente?
– A importância do plano de manutenção preventiva
Manutenção preventiva ajuda a salva vidas
É de conhecimento de todos que os acidentes de trânsito são um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente. Nesse sentido, evitar situações de risco ganha ainda mais importância.
E isso foi constatado em números. Uma pesquisa foi realizada pelo Instituto Scaringella Trânsito e verificou que “a falta de manutenção preventiva dos veículos está relacionada a cerca de 30% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil”,
O instituto concluiu ainda que a falta de manutenção triplica os riscos. E que 80% dos veículos apresentam algum tipo de problema como pneu careca, lanterna queimada, falta de seta, motores desregulados entre outros.
Prevenir é 30% mais Econômico
Você certamente já ouviu frases como “prevenir é melhor que remediar” ou “o custo do cuidado será sempre menor do que o custo do reparo”.
Basta considerar que a manutenção preventiva pode evitar o excesso de consumo de combustível e possibilita programar gastos com revisão, contribuindo para uma maior vida útil do veículo.
O Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) fez uma pesquisa sobre isso. Ele é formado por várias entidades, como Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sindirepa Nacional.
O estudo comprovou o que já se sabia intuitivamente: a manutenção preventiva custa até 30% menos do que a corretiva.
Oferece benefícios para as oficinas mecânicas
Outra vantagem de se realizar um plano de manutenção preventiva é que ele pode ajudar a melhorar a receita das oficinas mecânicas.
Isso acontece porque elas conseguem identificar problemas antes que eles causem prejuízos maiores e, consequentemente, cobrar pelos serviços prestados. Como resultado, aumentam a receita.
Além disso, um plano de manutenção preventiva também pode contribuir para que as oficinas mecânicas sejam mais organizadas e tenham um melhor controle sobre os serviços prestados.
Uso do plano de manutenção preventiva
A manutenção preventiva é a execução de serviços de reparo e/ou substituição de componentes, com o objetivo de evitar falhas futuras nos veículos.
Esses serviços são planejados e executados conforme as recomendações técnicas, com base na quilometragem percorrida pelo veículo ou no tempo decorrido desde a última manutenção.
A manutenção preventiva tem como objetivo principal evitar falhas nos veículos, pois ela atua sobre os componentes que estão em maior risco de apresentar defeitos.
Além disso, ela também pode ajudar a identificar problemas em seus estágios iniciais, antes que eles causem danos maiores e mais custosos para serem consertados.
Vantagens em fazer um plano de manutenção
O plano ou tabela de manutenção preventiva de veículos é um documento que reúne todas as atividades realizadas durante a manutenção preventiva.
Ou seja, um checklist dos serviços que você deve revisar durante o processo.
É como se fosse a linha do tempo do veículo.
Ele deve conter a periodicidade das manutenções, o que foi revisado e trocado, além da lista dos profissionais responsáveis pelas manutenções.
Outro elemento importante do plano de manutenção preventiva é o cronograma.
Ele precisa ser claro e objetivo, com as informações bem organizadas.
É bom lembrar que o plano vai ser lido pelos clientes e também por diversos outros profissionais. Por isso, é aconselhável ter tudo registrado no computador ou, caso prefira, impresso e arquivado em papel.
Dicas de criação do plano de manutenção preventiva eficiente
Para que o plano de manutenção preventiva funcione, é importante seguir algumas regras básicas. Aqui estão algumas dicas:
1. Identifique as necessidades urgentes
Antes de mais nada, é importante identificar os reparos mais urgentes do veículo e o tipo de uso que ele tem. Isso significa saber quais são as peças e os sistemas que requerem mais atenção e cuidado. Tudo isso irá influenciar diretamente no tipo de plano de manutenção preventiva.
2. Analise o histórico de manutenção
Outra forma de identificar as necessidades reais do veículo é analisando o histórico de manutenções anteriores. Dessa forma, você poderá ter uma ideia dos problemas que mais costumam surgir e, assim, planejar melhor as ações de prevenção desses problemas para o futuro.
3. Determine o intervalo das revisões
O manual do carro contém informações sobre os intervalos recomendados para as revisões. No entanto, esses intervalos podem variar dependendo da marca e modelo, bem como da sua condução. Portanto, fale com o cliente para ter certeza dos intervalos corretos para cada carro.
4. Faça uma lista dos itens
Alguns itens que geralmente são verificados em uma revisão incluem o nível de óleo, os freios, as rodas e os pneus. No entanto, outros itens podem ser adicionados à lista dependendo da marca e modelo. Certifique-se de considerar também os itens verificados na última revisão.
5. Anote as datas das próximas revisões
Isso irá ajudá-lo a lembrar o cliente sobre as próximas manutenções. Além disso, anote o odômetro no momento da revisão para determinar exatamente quando o próximo serviço será necessário. Informe tudo ao proprietário do veículo. Ele vai gostar de saber que você cuida bem do carro dele.
6. Alerte sobre as pequenas manutenções
Alguns itens de manutenção simples podem ser realizados em casa, como checar o nível de óleo e encher os fluidos dos freios e da direção hidráulica. Se o motorista não tiver intimidade com tais tarefas, oriente sobre a importância e dê dicas de como fazer da melhor maneira possível.
O plano de manutenção preventiva aumenta a fidelidade do cliente
Em um mundo ideal, todos os motoristas fariam a manutenção preventiva de seus veículos religiosamente, sempre que recomendado. Infelizmente, isso nem sempre acontece.
Há muitas razões pelas quais as pessoas são negligentes com a manutenção preventiva de seus carros – algumas delas mais compreensíveis do que outras.
Uma das principais é o custo. Muitos itens de manutenção preventiva, como trocar o óleo e os filtros, são bastante baratos. No entanto, quando se trata de situações mais complicadas, algumas pessoas simplesmente acabam adiando a manutenção.
Outra razão é a falta de tempo. Muita gente tem uma vida extremamente agitada e não consegue encontrar um momento para levar o carro para uma revisão adequada.
A falta de conhecimento sobre a importância da manutenção preventiva também é uma questão importante aqui.
Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que compraram de segunda mão ou herdaram um carro de um parente ou amigo. Eles podem não ter recebido instruções claras sobre o bom funcionamento do veículo.
Observe a importância do plano de manutenção preventiva
Às vezes as pessoas simplesmente se esquecem da manutenção preventiva porque não têm um bom plano para ela.
Ou seja, o plano é uma forma de ampliar o comprometimento do cliente, despertando sua consciência para a garantia da segurança para si e para todos os envolvidos no trânsito. E isso aumenta a sua fidelidade à oficina.
Portanto, é importante ter em mente qual será o próximo item na lista de manutenções e já deixar combinada uma data na agenda para realizá-lo.