Reter clientes
O conceito de retenção de clientes é simples: significa mantê-los fiéis à marca, garantindo que eles permaneçam fazendo negócios com a empresa no médio e no longo prazo.
Como reter clientes? Como superar os desafios de um mercado super competitivo e em constante transformação?
E mais: como mensurar a retenção de clientes em uma empresa?
Se alguma destas dúvidas faz parte da sua rotina, não se preocupe. É hora de ir além e desmistificar a retenção de clientes perguntas e respostas relacionadas abaixo:
O que é retenção de clientes?
O que é taxa de retenção de clientes?
Como calcular a taxa de retenção de clientes?
Como fazer a retenção de clientes?
Quais os desafios da retenção de clientes?
Quais os níveis de retenção e fidelização de clientes?
Por que a retenção de clientes é importante?
O que é retenção de clientes?
Retenção de clientes é o nome dado ao conjunto de estratégias utilizado por uma empresa para ganhar novos consumidores recorrentes e, sobretudo, para manter crescente a lucratividade dos clientes existentes.
A retenção é um processo que tem, como base, a adoção de diferentes táticas de envolvimento de clientes (relacionamento, promoções, ações de fidelização etc). Dessa forma, uma empresa que sabe direcionar as táticas para seus diferentes perfis de clientes, de maneira personalizada desenvolve relacionamentos duradouros com os clientes, tornando-os leais ao negócio.
O que é taxa de retenção de clientes?
Taxa de retenção de clientes é a métrica de acompanhamento dos esforços da empresa em manter os clientes ativos no negócio por um determinado período.
Em resumo, e como o próprio nome diz, a taxa de retenção de clientes avalia o potencial de retenção de clientes da empresa em um determinado período de tempo.
Como calcular a taxa de retenção de clientes?
O cálculo da taxa de retenção de clientes é feito com base na análise do número de clientes ao fim do período pré-determinado (CE), do número de novos clientes adquiridos durante o mesmo período (CN) e o número de clientes no início deste intervalo de tempo (CS).
A fórmula para identificação da taxa de retenção é:
Taxa de retenção = ((CE-CN) / CS)) 100
Digamos que a sua empresa queira calcular a taxa de retenção em 2020 e tenha os seguintes números:
- Clientes em 31/12/2021 (CE): 150
- Clientes adquiridos em 2020 (CN): 32
- Clientes no início do período, em 01/01/2020 (CS): 125
Considerando esses dados, o cálculo será:
Taxa de retenção = ((150-32) / 125)) 100
Taxa de retenção = 94,4%
Como fazer a retenção de clientes?
Algumas dicas para fazer a retenção de clientes em sua empresa são:
- Conheça o perfil do seu cliente ideal;
- Prospecte com assertividade para gerar leads qualificados;
- Estude o comportamento do mercado;
- Faça um follow up de qualidade;
- Ofereça uma customer experience diferenciada;
- Nunca se esqueça do relacionamento com o cliente já fidelizado;
- Invista em up-sell e cross-sell;
- Acompanhe métricas como a taxa de retenção e o churn rate;
- Ouça feedbacks dos clientes;
- Invista na área de Customer Success;
- Aposte em produtos e serviços que garantam recorrência.
Quais os desafios da retenção de clientes?
Os principais desafios da retenção de clientes são:
- redução no número de leads captados;
- aumento nos custos comerciais;
- elevação nos custos de campanhas de captação;
- redução da taxa de conversão;
- queda no ticket médio de clientes fidelizados e de novos clientes;
- aumento da taxa de churn (cancelamento).
Todos esses itens, portanto, precisam ser monitorados continuamente pela liderança de vendas, com base nos dados presentes no sistema de controle, para que possam ser planejadas ações que evitem uma baixa retenção de clientes.
Quais os níveis de relacionamento para a retenção e a fidelização de clientes?
Existem 5 níveis de relacionamento que devem ser nutridos pelas empresas que buscam a retenção e a fidelização de clientes. São eles:
Nível básico: neste nível, o vendedor atua de forma pontual, simplesmente vendendo o produto. Em geral, este é o nível de relacionamento entre grandes corporações que fazem compras periódicas de determinados insumos.
Marketing reativo: aqui, o vendedor investe em relacionamento apenas após o fechamento da venda. É muito utilizado em empresas b2b que adquirem novos fornecedores por meio de processos de concorrência (sem relacionamento próximo em um primeiro momento);
Marketing responsável: neste caso, a ideia é que o relacionamento aconteça por meio da demanda do vendedor por feedbacks do consumidor. Este feedback pode ser dado por meio de conversas informais, e-mails ou pesquisas de satisfação.
Marketing proativo: nesta modalidade, o relacionamento com o cliente tem início ao longo da jornada do consumidor. O vendedor troca e-mails, abre canais de contato e oferece condições ao cliente para que ele feche a compra e se torne um consumidor recorrente.
Parceria: neste modelo de relacionamento, empresa e cliente trabalham juntos como parceiros. Os canais de contato estão sempre abertos e ambos sentem-se à vontade para contatar uns aos outros de forma espontânea.
Por que a retenção de clientes é importante?
A retenção de clientes é importante porque contribui diretamente para o equilíbrio da receita da empresa.
Além disso, ela também impacta em fatores como:
- propagação dos valores da marca;
- construção de credibilidade no mercado;
- captação de novos clientes por meio da indicação;
- estabilidade financeira e organizacional;
- motivação e autoestima da equipe de vendas;
- possibilidade de fazer novas aquisições e investimentos.
Além de atuar para retenção de clientes, se faz necessário uma prospecção adequada e para isso sua empresa ou negócio pode aproveitar a Plataforma Tá Contratado para ampliar a visibilidade do seu serviços, conheça nossos planos de divulgação.
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Caro amigo do Tá Contratado, se você que está lendo esse post, respondeu sim para alguma das perguntas acima, você está precisando ter mais visibilidade e exposição, sua, da sua empresa, dos serviços que presta e nossa plataforma pode ajudar você a melhorar seus números de vendas.
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Provavelmente você já ouviu falar no Tá Contratado, mas talvez você não entenda direito como nossa plataforma funciona.
Como funcionam as plataformas?
Desde que foi criada a plataforma, pensamos num sistema mais justo e transparente para as pessoas que precisam divulgar seus serviços, não deixando ela presa a comissões, moedas, ou investimentos que ela realmente não consiga visualizar. A maioria das plataformas de serviços são fechadas, quem intermedia o primeiro contato, seja através de e-mail, sms ou WhatsApp, é o gerenciador da plataforma, que recebe um interesse de serviço e repassa para a lista de prestadores de serviços interessados. Quando o prestador de serviços interessado recebe o chamado, havendo interesse, ele tem que abrir o orçamento o vincular o pedido de comissão. Você acha isso justo?
Justo ou não essas plataformas trabalham neste formato, mas nós do Tá Contratado idealizamos uma plataforma aberta, com páginas sendo ranqueadas nos principais buscadores de internet, como Google, Bing, Yahoo, Ecosia, a disposição de todos os interessados.
Mas como funciona o Tá Contratado?
Por ser uma plataforma aberta, tendo as suas páginas indexadas nos principais buscadores, o Tá Contratado fará suas páginas de Perfil e anúncios navegarem pela internet, ficando disponível e visíveis para as pessoas que precisam buscas e contratar serviços. Neste modelo de plataforma, o retorno é mais assertivo, tendo em vista que as pessoas que vão procurar seus serviços, estão realmente procurando por eles, na sua região e nas especificações que você divulga. Aqui você é procurado diretamente pelo cliente.
Você não manda convite, não manda mensagem ou e-mail para ninguém, você, havendo interesse de uma pessoa nos seus serviços, você será procurado por ela.
Mas como serei procurado?
Seus anúncios serão feitos de forma a ter a informação precisa dos seus serviços, localização e área de atendimento e terão seus contatos exposto nas suas páginas de anúncios, como e-mail, telefone, celular e WhatsApp, disponíveis para o interessado consultar na sua página. Por isso falamos ser uma forma mais assertiva, a pessoa que entrar em contato com você, muito provavelmente precisará dos seus serviços.
É garantido que terei chamados?
Não existe garantia de que haverá chamadas no seu perfil, nenhuma plataforma pode garantir isso, mesmo aquelas que enviam a existência de um interessado, não atesta que os serviços procurados, são realmente procurados, ou apenas um orçamento de uma pessoa curiosa. O que nós do Tá Contratado podemos afirmar é que, seu anúncio será feito com as melhores técnicas de SEO e persuasão para uma melhor interação com o interessado, porém, cabe ao anunciante o envio de detalhes dos serviços que executa.
Muitos cadastros chegam até nossa área técnica com poucos dados, sem fotos e nossos técnicos não podem inovar com fotos, podemos melhorar a parte escrita, melhorando o SEO da página e a interação com o usuário, porém pouco conteúdo, acarreta pouco interesse de quem procura.
Vamos dar um exemplo: “Realizo serviços de pintura” envia uma foto baixada na internet – Fazer um anúncio com apenas 4 palavras e uma foto de internet, não conseguiremos fazer nenhum ranqueamento dele junto aos buscadores de internet, por outro lado, seu anúncio não trará conectividade com o interessado, pois quem está procurando e está disposto a comparar, e um anúncio com baixa qualidade fica difícil essa comparação inicial.
CONECTE-SE COM SEUS CLIENTES
Vamos para outro exemplo “Pintor com grande experiencia em pintura lisas, grafiatos…….” colocando mais de 300 palavras – 10 fotos reais de obras já executadas e vídeos, explicando seus serviços, nossos técnicos farão todos os ajustes necessários para SEO e para conectar da melhor forma possível seu anúncio para pessoas que estão a procura e poderão comparar de forma satisfatória suas qualidades.
FIQUE CONECTADO
Portanto é bom lembrar, uma pessoa que busca encontrar um profissional, perde tempo na procura, verificando o site, tipos de páginas, cuidados em descrever seus serviços e qualidades e quando ele se depara com um anúncio pobre, com certeza ele pensará que se você não pode dedicar um tempo para elaborar um bom anúncio, porque ele perderá o tempo dele entrando em contato com você!
Meu perfil e anúncios são cobrados?
Todos os anúncios devem ter um plano de divulgação contratado. Para que nossa plataforma de bons resultados, investimos recursos financeiros e tempo de nossos colaboradores para que você e nossos usuários tenham a melhor experiência possível, portanto, o custo é alto, mas com certeza é uma das formas de marketing mais baratas disponível no mercado.
O Tá Contratado faz anúncios ADS?
Não, todo tráfego gerado pela nossa plataforma é orgânico, mas nada impede de fazermos ADS quando acharmos necessário para alguma campanha.
Em quais Estados estamos presentes:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Quais serviços posso anunciar?
Acupuntura, Adestrador, Advocacia, Agrimensura, Agronomia, Agência de Marketing, Agência de influencer, Agência de turismo, Ajudante de Pintor, Alfaiate, Alimentação para Pets, Alpinismo Industrial, Aluguel de Artigos para Festas, Aluguel de Container, Aluguel de veículos, Analista de Dados, Analista de Redes, Analista de Sistemas, Analista de T.I., Animação de Festas, Antenista, Aplicador de Sinteco, Aplicação de Película, Aplicação de papel de parede, Armação de ferragem, Arquiteto, Artesanato, Assistente técnico administrativo, Assistência Técnica e Manutenção equipamentos para pets, Assistência Técnica em Eletrônicos, Assistência Técnica em Elevadores, Assistência Técnica em Equipamentos Médicos, Assistência Técnica em Equipamentos Odontológicos, Assistência Técnica para Aparelhos de Ginástica, Assistência Técnica para Ar Condicionado, Assistência Técnica para Cortador de Grama, Assistência Técnica para Eletrodomésticos, Assistência Técnica para Fogão e Cooktop, Assistência Técnica para Geladeira e Freezer, Assistência Técnica para Gerador, Assistência Técnica para Gás, Assistência Técnica para Lava-Louças, Assistência Técnica para Lava-Roupas, Assistência Técnica para Micro-ondas, Assistência Técnica para Smartwatch, Assistência Técnica para máquina de costura, Aula de direção, Aulas de Idiomas, Aulas de Inglês, Aulas de Música, Automação Residencial, Automação de Processos, Auxiliar de carga e descarga, Auxiliar de cozinha, Auxiliar de saúde bucal, Auxiliar de veterinário, Azulejista, Açougueiro, Babá, Banho e Tosa de Pets, Barbearia, Barista, Bartender, Bombeiro, Bordadeira, Borracheiro, Carimbos, Carpintaria, Chaveiro, Chef de cozinha, Churrasqueiro, Cientista da Computação, Cientista da Informação, Comunicação visual, Confecção de cortinas, Confeitaria, Construção civil, Consultoria Ambiental, Consultoria Financeira, Consultoria Jurídica, Consultoria Pessoal, Consultoria de Mídia e Conteúdo, Consultoria de Negócios, Consultoria de Saúde, Consultoria de 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O que mais pode ser anunciado no Tá Contrato?
Como a atividade relacionada a serviços é imensa, não conseguiremos dar exemplos de todos os serviços, por isso, listamos apenas alguns serviços de pessoas físicas e de pessoas jurídicas, empresas, mas temos certeza de que nossa plataforma, está preparada para divulgar todos os tipos de serviços.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e vamos trabalhar juntos, você prestando os melhores serviços e nós do Tá Contratado divulgando você e sua empresa para as pessoas que precisam contratar serviços. Venha conhecer!
Plataforma – https://tacontratado.com.br/
Como funciona – https://tacontratado.com.br/como-funciona/
Planos – https://tacontratado.com.br/planos/
Cadastro – https://tacontratado.com.br/super-cadastro-de-servico/
Contato – [email protected]
YouTube – https://www.youtube.com/c/TaContratado
“Seus anúncios em primeiro lugar”