Um Prestador de Serviços de designer de interiores é alguém que possui a criatividade, as habilidades e os conhecimentos necessários para projetar um espaço bonito e funcional. Se você é um designer de interiores que deseja iniciar um negócio de design de interiores, você vai gostar muito das nossas dicas.
Começar seu próprio negócio pode ser complicado, e estamos aqui para lhe dar o impulso necessário para fazer a a coisa dar certo. Com estas informações sobre como iniciar um negócio de design de interiores, você estará pronto e funcionando em pouco tempo.
10 etapas para ajudá-lo a iniciar um negócio de design de interiores
1. Determine quais serviços você oferecerá
A primeira coisa que você deseja planejar são os tipos de serviços que oferecerá. Como designer de interiores, você quer ter certeza de não assumir mais do que pode suportar. Se você deseja projetar apenas cozinhas e banheiros, por exemplo, precisa deixar isso claro desde o início.
Se você está seguindo o caminho do e-design, precisa fazer uma lista de produtos específicos.
- Paletas de pintura
- Modelos específicos
- Listas de compras
- Renderizações 3D
- Notas detalhadas
- Etc.
Isso pode ser um pouco diferente do que se você fosse oferecer a experiência completa de design de interiores (ou seja, lidar com empreiteiros, fabricantes e fornecedores).
2. Concentre-se no seu estilo e especialidade
Todos nós temos nosso próprio estilo e tendemos a nos destacar no que sabemos melhor. Se você se especializou em estilo moderno de meados do século, estilo rústico ou tradicional, é nisso que você deve se concentrar.
Isso não quer dizer que você precise apenas aceitar clientes que compartilham seu estilo, mas quando você abre um negócio de design de interiores, você quer ter como alvo seus clientes ideais.
Faça a si mesmo estas perguntas:
- Qual é o seu estilo de design?
- Você quer se concentrar em condomínios ou casas maiores? (ou ambos!)
- Você quer projetar casas para famílias com crianças ou apenas casais?
- Você quer projetar espaços internos e externos?
- Você quer projetar apenas cozinhas e banheiros?
Você chega aonde estamos indo com isso. Encontre seu nicho, encontre seu estilo e você atrairá o tipo certo de pessoas.
3. Escolha um nome comercial atraente e registre-o
Agora começa a verdadeira diversão! Você precisa encontrar um nome para sua empresa. Precisa ser cativante e refletir seu trabalho. Faça uma longa sessão de brainstorming e anote todas as suas idéias.
Algumas coisas para ter em mente:
- Não complique
- Não escolha palavras que são difíceis de pronunciar
- Você pode incluir seu nome se quiser (por exemplo, Camila Interiores)
- Use palavras que tenham a ver com design de interiores (por exemplo, interiores, espaços, designs, etc.)
- Certifique-se de que ninguém mais está usando o mesmo nome
Depois de escolher o nome da empresa, você precisa registrá-lo no INPI (registrador oficial de marcas e patentes) e no Registro.br (registrador oficial de domínios). Certifique-se de ter todas as licenças exigidas por lei para iniciar um negócio de design de interiores para que você não tenha problemas mais tarde.
4. Construir um lindo site
Este é um acéfalo. Você é um designer de interiores, cria belos espaços, então, ao iniciar um negócio de design de interiores, você precisa de um site que corresponda à sua carreira. Se você não tem experiência em construir um site, convém contratar alguém para fazer o trabalho.
Aqui está o que você precisa fazer:
- Registre um nome de domínio e hospedagem na web
- Use uma plataforma de criação
- Tenha um excelente layout
- Use imagens impressionantes
- Forneça informações adequadas (serviços, informações de contato, etc.)
- Incluir testemunhos
- Otimize seu site
Construir e aperfeiçoar seu site vai demorar um pouco. Não se apresse e não comece a promover seu site se ele estiver incompleto. Lembre-se – seu site é um reflexo de você como designer.
5. Construir um portfólio
Quando você começa um negócio de design de interiores, pode não ter um portfólio ainda – mas tudo bem. Você não precisa necessariamente de um grande portfólio no início de sua carreira.
Aqui está o que você pode incluir em seu portfólio:
- Imagens da sua própria casa
- Renderizações 3D de espaços (você precisará de um software de design de interiores para isso)
- Modelos
Se você tem imagens de espaços que projetou para clientes reais, melhor ainda! Definitivamente, você também deve incluí-los.
6. Defina sua taxa
Quando estiver pronto para definir sua taxa , você terá que fazer alguns trabalhos de casa. Quanto cobram outros designers da sua área? Você tem amigos / colegas designers de interiores a quem você possa perguntar? Quanta experiência você tem?
Diferentes tipos de taxas incluem:
- Taxa horária
- Porcentagem do custo geral
- Taxa fixa
- Custo por metro quadrado
Depois de decidir como deseja cobrar de seus clientes, você precisa redigir um contrato e fazer com que seus clientes assinem um contrato de design de interiores para selar o negócio.
7. Promova o seu negócio ao máximo
Você criou um site lindo e está pronto para conquistar novos clientes. Excelente! Lembre-se de que os clientes não encontrarão seu site apenas aleatoriamente com uma rápida pesquisa no Google (pelo menos não no início). Você terá que promover seu site e serviços, e precisa ser agressivo sobre isso.
- Seja ativo nas redes sociais
- Use anúncios pagos (mas não ultrapasse o seu orçamento)
- Faça cartões de visita
- Peça a seus amigos e familiares para espalhar a palavra e compartilhar seu site
- Participe de feiras comerciais e rede
- Junte-se ao Tá Contratado (temos excelentes planos de divulgação para Prestadores de Serviços)
Se você quiser saber mais sobre como você pode se anunciar e promover seus serviços, conheça nossa Plataforma.
8. Comece um blog
Depois que seu site estiver configurado e você começar a promover seus serviços, você deve começar um blog. Mesmo se você não for um escritor, você pegará o jeito. Escreva posts sobre dicas de design, tendências de design – qualquer coisa relacionada a design, na verdade.
Ao escrever uma postagem, você precisa ter algumas coisas em mente:
- É relevante para o design de interiores?
- Isto é interessante?
- Fornece informações úteis para seus leitores?
- É SEO otimizado ?
Se você vai começar um blog, precisa estar preparado para postar regularmente. Não comece um blog se for publicar conteúdo apenas uma vez a cada 3 meses, porque os clientes em potencial que visitarão o seu site verão que você é inconsistente.
9. Tenha um espaço de trabalho dedicado
Agora que você cuidou do lado digital de iniciar um negócio de design de interiores, pode se concentrar na criação de um espaço de trabalho para você. Sabemos que trabalhar com pijamas no sofá é sempre divertido, mas você será mais produtivo se tiver um espaço de trabalho dedicado.
Certifique-se de que seu escritório em casa …
- É livre de desordem
- Tem armazenamento suficiente
- Tem uma secretária / superfície
- Tem boa iluminação
Se você tem orçamento para alugar (ou até comprar) um espaço de escritório, vá em frente. Mas se você estiver com um orçamento apertado, pode trabalhar em casa e atender seus clientes em suas casas ou em cafeterias.
10. Construir relacionamentos com fornecedores e empreiteiros
Uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer ao iniciar um negócio de design de interiores é construir bons relacionamentos com fornecedores e empreiteiros. Você deseja ter contatos com pessoas confiáveis que entregarão exatamente o que você pede, no prazo e sempre.
Certifique-se de construir relacionamentos com:
- Fornecedores de gabinete
- Distribuidores de eletrodomésticos
- Empreiteiros gerais
- Fornecedores de bancada
- Fornecedores têxteis
Quanto mais pessoas você conhecer e mais conexões dentro do setor, melhor.